Dúvidas sobre instalação solar

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Responder

Autor do tópico
Asatchaq
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: sexta dez 26, 2008 10:58 pm

Dúvidas sobre instalação solar

Mensagem por Asatchaq »

boas noites.

no começar do próximo ano, eu e dois amigos iremos passar a tomar conta de uma quinta na zona do gerês. a quinta tem já uma instalação feita com painéis fotovoltaicos e ainda com uma pequena eólica. neste momento tal instalação não se encontra a funcionar, desconhecendo-se o motivo para tal. sabe-se que este sistema está muito provavelmente parado há mais de um ano.
tendo em conta que somos leigos, peço-vos paciência para os nossos possíveis e prováveis erros de leitura e análise, a qual vos passo a expôr de seguida:



-os três painéis solares (bp 585) estão ligados em paralelo e não apresentam anomalias evidentes, não tendo motivos visiveis para não estarem a funcionar;



Imagem





-o inversor (trace inverter u2512), é para 2,5 kw, 12 volts, e também parece estar em boas condições de funcionamento, servindo também para carregar as baterias e controlador de corrente;


Imagem






-as baterias são 6 (da marca fulmen), ligadas em série, 900 ah, 2 volts cada. estas, ao contrário do restante equipamento, apresentam maior probabilidade de serem as culpadas pelo sistema não estar a funcionar. uma delas tem uma peça partida (uma peça azul que se encontra entre os dois eléctrodos);


Imagem

Imagem






-existe um quarto componente que cremos ser um dissipador, mas sobre o qual não temos certezas.



Imagem






agradecia que me dissessem a função da peça azul que pertence às baterias, bem como o preço de uma destas, ou se se pode comprar apenas a peça em questão.
seria extremamente útil também se pudessem apontar possíveis falhas de análise da nossa parte, e outras hipóteses para que este sistema não esteja a funcionar.

desde já obrigado a todos.

Avatar do Utilizador

Joana Freitas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 62
Registado: segunda set 29, 2008 11:28 pm

Re: Dúvidas sobre instalação solar

Mensagem por Joana Freitas »

eu sinceramente sugeria que contactassem o instalador!!
não tens garantia de manutenção?? em princípio deverá ser no mínimo 2 anos...
jf


jbaptista
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 149
Registado: terça jan 20, 2009 1:33 pm

Re: Dúvidas sobre instalação solar

Mensagem por jbaptista »

- verifiquem os fusíveis do inversor.
- cabos que detriorados, como se sabe, na corrente contínua temos sempre muito desgaste de cablagem
- nível de electórlito nas baterias (penso que as baterias possam ter ido já á vida).
- façam um teste de continuidade ao painéis para verificar se estão realmente ainda em condições.

caso tenham dúvidas em algum destes pontos, não façam nada. contactem um instalador para vos ajudar. tinha todo o prazer em vos ajudar mais mas estou no algarve... é um pouco longe....

abraço e boa sorte


giles
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 209
Registado: quinta dez 11, 2008 12:49 pm

Re: Dúvidas sobre instalação solar

Mensagem por giles »

boas.
caso queiras eu estou disponível para dar uma ajuda a colocar isso a funcionar.
as baterias poderão precisar de ser revistas. há tratamentos para se poderem revitalizar, poupando uma pipa de massa.
em termos eléctricos, tambem se pode ver isso, verificar os painéis, etc.
eu sou da zona de amares, por isso, ao gerês é um saltinho.
caso te interesse manda-me uma pm, ok ?
um abraço.


Arieira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 80
Registado: quinta jul 13, 2006 12:07 am
Localização: Viana do Castelo

Re: Dúvidas sobre instalação solar

Mensagem por Arieira »

exato so mesmo no local testando e medir onde está a avaria isso quem conseguir explicar como funciona é muito simples.
esse dissipador deve estar no fios + que vem do painel pode ser uma peça nao sei o nome certo mas acho que é um filtro... mas a funçao é para que a corrente de um painel nao vá para outro ou das proprias batarias!
Cumprimentos de Rafael Arieira


giles
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 209
Registado: quinta dez 11, 2008 12:49 pm

Re: Dúvidas sobre instalação solar

Mensagem por giles »

ainda fiquei um bocado preso neste tópico.
as fotografias são muito esclarecedoras da montagem que lá tens, simplesmente não consegui identificar a tal peça azul partida.
o dissipador tem 2 transístores montados. não sei exactamente qual a função, mas poderão estar ligados ao inversor para alguma função específica...
quanto ao inversor, seria muito útil ter a literatura do mesmo disponível, embora se consigam visualizar alguns ajustes no painel, tais como corrente máxima de carga, tempo de carga, etc. a carga devería ser controlada automáticamente em função do estado das baterias, ou seja, não deveria ser arbitrada por um tempo determinado.
quanto aos painéis, são bastante comuns e é fácil verificar se estão a funcionar em pleno. apenas é necessário ter sol e medir a tensão em vazio e a corrente isc. em princípio aí não deverá haver problemas.
as baterias é que apresentam um estado de aparente abandono. poderão até estar secas. adicionar água não ajuda. terão que ser medidas e ver o estado geral das mesmas. se for necessário a substituição de algum elemento, será aconselhável procurar que seja igual aos restantes, o ideal é ser da mesma marca e com as mesmas caracteríesticas 2v/900ah, t=100h.
tal como referi, se precisarem de ajuda, já sabem.


jbaptista
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 149
Registado: terça jan 20, 2009 1:33 pm

Re: Dúvidas sobre instalação solar

Mensagem por jbaptista »

a peça azul, segundo me parece é a tampa de reposição de electrólito. está na última bateria em baixo.

abraço

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”