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CONCLUSÃO dO PROJ. de FILTR. de OV USADO
Enviado: sábado ago 19, 2006 2:41 pm
por jossef
finalmente e depois de muitos projectos o mais simples é o melhor esta concluindo um sistema de filtragem fácil (q até parece mentira).
o sistema é composto por uma máquina eléctrica de tirar óleo um filtro de gasóleo, um de óleo e 2m de mangueira fina.
é tão pequena q até podemos por na mala do carro para quando formos em viagem e ficarmos sem combustível em vez de pararmos na bomba paramos num restaurante e pedimos óleo usado.
mas depois de me ter gabado bastante vamos ao q querem ver o sistema de filtragem.
esta é a máquina de puxar óleo.
este o filtro de gasolina para quem n sabe o de gasoleo é em rede este é em papel.
aqui vai o de gasoleo
agora todo o sistema montado
agora uma amostra de oleo usado antes da filtragem
o sistema pronto a ser testado neste momento é na bateria do carro mas vai ser transformado para 220v
depois de filtrado fui testar o mesmo num filtro q tinha novinho em tecido branco para ver se restava algum tipo de sujidade
foi passado e nem uma amostra de sujidade como podem ver (mal)
agora o mesmo oleo q estava no copo mas já filtrado
e por fim mas o melhor o land que anda a ov sei q a cor pode ferir os olhos a quem n esta habituado mas assim nunca o perco nos estacionamentos dos hiper mercados
por fim gostaria de op para melhorar.
Enviado: sábado ago 19, 2006 4:55 pm
por padrinho
parece-me um bom sistema e uma boa ideia.
tenho uma bomba dessas que serve para efectuar mudanças de oleo sem tirar o bojão do carter, vou experimentar.
como não lhe toco ha uns anos nem sei onde se encontra....
umas perguntas...
os filtros que me lembre não vem junto com o equipamento.
onde comprar os filtros.
qual a ordem dos filtros?
primeiro o do gasoleo a entrada da bomba e o da gasolina para a saida, ou ao contrário?
ou não tem importancia?
experimentaste passar o resultado final por um filtro de tinta de 5 microns?
abraços do padrinho
Enviado: sábado ago 19, 2006 5:01 pm
por padrinho
outra pergunta.
mandas tudo directo para dentro do deposito ou fazes mais algum tipo de lavagem?
abraços
Enviado: sábado ago 19, 2006 8:20 pm
por jossef
boas primeiro é o filtro do gasoleo pois é mais largo (em rede) depois da maquina é o de gasolina.
ainda n fiz nada a n ser isto por isso estou á espera de op para melhorar mas vou fazer 505 de ov usado e 50% novo.
Enviado: sábado ago 19, 2006 10:18 pm
por padrinho
e o sal e a agua?
dizem no forum que é bastante arriscado keimar oleo com esse tipo de ingredientes.
dou-te um conselho, akece o oleo antes de o utilizares, que pode ser ke se tiver alguma agua essa se evapore, kuanto ao sal acho ke setem de fazer o processo com o metanol e a soda caustica.
se experimentares e arriscares assim sem nenhuma alteração depois vai relatando como correu, porke eu tenho oleo usado filtrado mas tenho medo de utilizar.
abraços do padrinho
Enviado: domingo ago 20, 2006 8:12 pm
por EnergiaDiesel
***** estrelas jossef
Enviado: segunda ago 21, 2006 2:59 pm
por hynek
jossef,
parabéns, uma belíssima solução. onde se arranja e quanto custa este tipo de bomba?
Enviado: segunda ago 21, 2006 3:02 pm
por jossef
viva amigo a maquina foi comprada no jumbo e o preço 18€ se n encontrares posso comprar e mandar-te.
Enviado: segunda ago 21, 2006 3:05 pm
por hynek
obrigadíssimo, por aqui não há jumbos. vou andar a ver com atenção e só se não encontrar, aproveito a tua proposta.
Enviado: segunda ago 21, 2006 5:19 pm
por padrinho
a pergunta que se põe é: (que eskeceste de responder no outro dia) é onde comprar os filtros e kuanto kustam?
e já agora kuais as referencias ou para que modelos de veiculos são usados esses filtros, ke é para sabermos o que pedir.
abraços do padrinho
Enviado: segunda ago 21, 2006 5:28 pm
por jossef
desculpa n ter dado resposta.
os filtros compras em qualquer casa do ramo automovel o preço 2.5€ gasoleo e 1.5€ o de gasolina e basta pedir que queres filtro de gasolina e de gasoleo depois é ver qual o melhor.
Enviado: segunda ago 21, 2006 9:01 pm
por sabelo
que tal usar um filtro de gasoleo igual ao que está nas próprias viaturas, ao invés de um de papel?(daqueles em metal).
é que se nao me engano tem um depurador de água incluido. sim porque o gasóleo que se vende por aí tras água e os filtros dos automóveis têm um depurador. (corrijam-me se estvier enganado, pois não sou mecânico).
1 oleoso abraço.
obs.: quando ao sal, isso é que já não tenho ideias.
Enviado: terça ago 22, 2006 12:19 am
por jossef
essa vai ser a proxima tentativa e ter 2 filtros de gasolina em x de 1 n sei é se a maquina aguenta.
Enviado: sexta ago 25, 2006 11:25 pm
por Tó Miguel
boas josse pela côr não está mau, mas diz o que fica nos filtros? já abris-te algum após algumas utilizações???
Enviado: sábado set 02, 2006 11:40 pm
por batatinhas
eu se fosse a ti 1º passa-va o oléo pela calça de ganga cosida no fim e pendurada por um sopurte na parede, depois arranja-va um filtro de ar ou de combustivel, ou oléo onde oleo sujo entra-va e sai por outro lado.
outra alternativa, que passei a utilizar é passar pela ganga depois, aqueçer o oléo e agua aõ sol, meter 2/3 de oléo com 1/3 de agua e misturar, decantar a agua, lavar outra vez e esperar 3 ou mais semanas para a porcaria decantar toda no fundo, neste proçesso, o oléo fica claro e mais importante não çheira a fritos.
falta-me saber se eu filtrar o oléo pela ganga, e polo a decantar sem lava-lo se passa-se o mesmo.
é logico que o grande defeito deste processo para mim é ter muito oleo a decantar e como faço muitos km/més a volta de 2000 e em media são 200 por mes tenho de comprar mas penso que protege mais o motor. l
Enviado: sábado set 02, 2006 11:53 pm
por jossef
viva, este sistema é muito simples e bastante bom (até agora) pois os filtros de gasolina são bastante apertados (n tanto como a ganga) depois da filtragem o oleo é aquecido para ver se tem água.
mas vou tentar a ganga mas acho q a maquina n vai ter power para isso .
Enviado: domingo set 03, 2006 12:39 am
por batatinhas
a ganga é so para deita-res o oléo la dentro, depois e coada para um balde, o esse bidão da foto, o então abres a calça pela custura e prendes por mola de roupa, ou molas das facturas.
Enviado: quinta set 07, 2006 10:34 pm
por manuelcar
boa jossef!
parece bem o teu sistema, e a bomba aguenta bem o serviço?
quanto á agua o problema mantém-se pois esta não fica nos filtros, mas não está nada mal
Enviado: sexta set 08, 2006 12:30 pm
por sabelo
manuelcar Escreveu:boa jossef!
parece bem o teu sistema, e a bomba aguenta bem o serviço?
quanto á agua o problema mantém-se pois esta não fica nos filtros, mas não está nada mal
como disse em cima:
que tal usar um filtro de gasoleo igual ao que está nas próprias viaturas, ao invés de um de papel?(daqueles em metal).
é que se nao me engano tem um depurador de água incluido. sim porque o gasóleo que se vende por aí tras água e os filtros dos automóveis têm um depurador. (corrijam-me se estvier enganado, pois não sou mecânico).
Enviado: sexta set 08, 2006 1:17 pm
por padrinho