"Mobilidade Suave" - projectos para promover bicicleta
Enviado: quinta jan 22, 2009 10:25 pm
in públicoin público Escreveu:ps aprova projectos para promover bicicleta mas chumba plano nacional de ciclovias
22.01.2009
lusa
o ps vai viabilizar os projectos do bloco de esquerda (be) e de "os verdes" (pev) para estimular a utilização de bicicletas como meio de transporte, mas vai "chumbar" o diploma para criar uma rede nacional de ciclovias. a assembleia da república debateu hoje vários diplomas, do be e do pev, quanto aos meios de "transporte suave", como a bicicletas, em que se gerou um quase consenso, do cds-pp ao bloco.
isabel jorge, deputada do ps, anunciou que a maioria socialista irá chumbar o projecto de lei do be com vista a criar uma rede nacional de ciclovias, dado que, se fosse aprovado, o governo estaria a "imiscuir-se na esfera de competências dos municípios". quanto às propostas de alteração do código da estrada, para dar maior segurança aos ciclistas, do pev e be, vão todas baixar à comissão para discussão.
os socialistas vão igualmente votar os projectos de resolução de “os verdes” e dos bloquistas para promover a bicicleta como meio de transporte. todas as bancadas reconheceram a importância ambiental e até energética da utilização da bicicleta como meio de transporte em meio urbano. francisco madeira lopes, deputado do pev, manifestou a vontade de debater, em comissão, na especialidade, as propostas dos partidos.
in os verdespartido ecologista os verdes Escreveu:comunicado de imprensa 21-01-2009
amanhã - projectos de “os verdes” na assembleia da república - mobilidade suave em discussão
o direito à mobilidade suave é um imperativo das sociedades modernas visando melhorar o ambiente e a qualidade de vida nas vias públicas e nas cidades.
não se pode, ademais, continuar a desprezar o papel que a mobilidade suave, designadamente o pedestrianismo e o uso da bicicleta, podem e devem desempenhar, não apenas como fontes de lazer e bem estar, mas como verdadeiras alternativas ao uso do automóvel particular em muitas das deslocações que fazemos todos os dias, ajudando a combater as emissões de gases para atmosfera e a nossa dependência energética do petróleo.
neste âmbito, “os verdes” entregaram na assembleia da república três iniciativas legislativas, que se discutem amanhã, quinta-feira, dia 22 de janeiro:
• projecto de lei nº580/x que prevê a criação de um plano que defina a rede nacional de ciclovias, com vista garantir o direito a pedalar em segurança;
• projecto de lei nº581/x que altera as normas para velocípedes sem motor do código da estrada, reconhecendo na bicicleta um meio de transporte com todos os direitos e legitimidade de circulação na via pública;
• projecto de resolução nº376/x que recomenda a criação do plano nacional de promoção da bicicleta e outros modos de transporte suaves, que pretende impulsionar o reconhecimento e a expansão da mobilidade suave no nosso país.
com estes projectos, o pev pretende contribuir para uma mudança definitiva do actual paradigma de mobilidade, com uma forte aposta nos meios suaves de transporte como a pedonabilidade e as bicicletas.
“os verdes” consideram urgente que o estado assuma uma nova postura, com responsabilidades concretas no planeamento urbano e ordenamento territorial, adaptando a legislação nacional, e promovendo o uso da bicicleta, pedestrianismo e outros modos de mobilidade suave e, por isso, esperam ver aprovadas as iniciativas agora divulgadas.
ainda que o conteúdo presente nestas duas fontes não seja muito esclarecedor, parece que estamos finalmente no bom caminho.