Página 1 de 1
Legionella - Tratamentos UV
Enviado: segunda fev 02, 2009 10:31 pm
por JPGVS
exmos. srs.
não sei se este será o local indicado, mas como não encontro nenhum sub tópico relacionado aqui vai.
estou neste momento a analisar uma central de aqs de um edifício que não funciona segundo o projecto pois a dgs - direcção geral de saúde não permitiu que houvesse um depósito com água a 45 ºc, temperatura esta que é o limiar superior de aparecimento da legionella, logo não foi permitido.
acontece pois que não podendo usar este depósito a 45ºc estou a perder eficiência tanto na central aqs como na central dos chillers, porque o pré-aquecimento da água neste depósito era feito a partir da recuperação nos chillers (ou seja, os condensadores dos chillers seriam arrefecidos a água e depois essa água iria a um permutador pré-aquecer a água da rede antes desta ser aquecida até à temperatura final na caldeira)
o chillers por sua vez quando trabalham em recuperação têm um cop melhor logo estou a perder eficiência nos dois sítios não pudendo usar a recuperação dos chillers para pré-aquecer água da rede para aqs, na central dos chillers e na central aqs.
já estudei diversas maneiras de contornar a questão inclusivamente de tempos a tempos dar um tratamento de choque neste depósito elevando a água para temperaturas altas de maneira a eliminar a legionella, mas mesmo assim não foi aceite pela dgs.
pensei então noutra solução, que até ao momento não se é viável ou não e se implica muitas alterações na central. ou seja, lembrei-me que existe um tratamento de ultravioleta específico para eliminar a legionella e que é bastante eficiente, não sei agora pois o que isto implica em termos de preços e logistica de alteração da central e se vale mesmo a pena.
será que com os uv posso usar a configuração da central de projecto e assim aumentar a eficiência tanto nos chillers como nas caldeiras e esse aumento de eficiência compensar rapidamente o investimento nos uv?
alguém tem conhecimento da tecnologia e sabe se implica muitas alterações na configuração? e se é muito caro?
pelo que já encontrei na net, parece-me ser bastante usual este tratamento uv, mas ainda não me responderam quanto a preços nem a logística que implica.
pareceu-me que seria uma questão de colocar uma tubagem transparente e aplicar raios uv nesse troço e assim garantia-se a eliminação da legionella!
ahh outra questão, como poderei saber se a dgs aceita isto?
bom fica aqui a questão.
cumprimentos.
Re: Legionella - Tratamentos UV
Enviado: segunda fev 02, 2009 10:44 pm
por Ferra
olá.
eu não estou dentro do assunto mas penso que efectivamente será só mesmo utilizar os tubos transparentes e submete-los á radiação uv. a unica questão que me ocorre é a que isso envolva uma certa quantidade de radiação para um certo caudal, mas isso é so questão de aumentar o numero de lampadas conforme os caudais envolvidos.
essa radiação é originada por lampadas fluorescentes com mercurio (hg) no interior!
em principio nada de mais... mas as burocracias...
ahh outra questão, como poderei saber se a dgs aceita isto?
que tal submeter o projecto a apreciação?
recordo que não estou por dentro deste assunto, apenas me interessou...
Re: Legionella - Tratamentos UV
Enviado: segunda fev 02, 2009 11:26 pm
por pseudominus
.
- o tratamento por uv é muito usual no tratatamento de águas, quer nas redes de abastecimento (inclusive hospitais), quer em tratamento de águas de piscinas.
- o equipamento é basicamente aquilo que foi descrito, tubo, lâmpada(s), e detector de funcionamento.
- é só colocar á saida do depósito em série. se o depósito tiver postigo que permita existem dispositivos para colocar dentro do depósito, mas dependerá da pressão.
- se procurar em piscinas, aparecem muitos fornecedores.
- não é barato, dependendo do caudal.
- podia construir, mas nunca aceitariam sem ser homologado.
quanto à aceitação da dgs, penso que sim, mas não tenho experiência ou conhecimento de tal.
mesmo que seja normalmente aceite, convém sempre perguntar-lhes, de preferência por escrito, se o prazo assim o permitir.
outra solução era colocar um segundo depósito onde aqueceria dos 45ºc até aos 60ºc. não conheço os pormenores, logo fica como ponto de análise.
cumpts.
Re: Legionella - Tratamentos UV
Enviado: segunda fev 02, 2009 11:58 pm
por JPGVS
obrigado.
vou tratar de aferir junto da dgs quem será o responsável pela apreciação de projectos desta natureza.
Re: Legionella - Tratamentos UV
Enviado: terça fev 03, 2009 5:55 pm
por jbaptista
boas. sei que n se pode fazer pub mas a caleffi tem umas válvulas misturadoras chamadas legiomix que são programadas para eliminar a legionella.
peço desde já desculpa pela publicidade mas tive uma situação idêntica em mãos e vi-me aflito
abraço
Re: Legionella - Tratamentos UV
Enviado: quarta fev 04, 2009 12:04 am
por pseudominus
jbaptista Escreveu:boas. sei que n se pode fazer pub mas a caleffi tem umas válvulas misturadoras chamadas legiomix que são programadas para eliminar a legionella.
peço desde já desculpa pela publicidade mas tive uma situação idêntica em mãos e vi-me aflito
abraço
boas, jbatista
do que conheço e como disse a legiomix é apenas uma misturadora, não tem a função de eliminar a legionella.
serve apenas para dosear a temperatura da água, que vem de depósitos onde a temperatura é mais alta que 45ºc, e contém um controlador onde se programa a desinfecção, controlando uma bomba, uma electroválvula, ou uma resistência.
cumpts.
Re: Legionella - Tratamentos UV
Enviado: quarta fev 04, 2009 10:00 am
por jbaptista
boas! de facto é uma misturadora... a aplicação certamente não será igual á de um filtro uv ou mesmo osmose inversa, nesta situação, temos de pensar no objectivo final que é a eliminação da bactéria, sem gastar um balúrdio. certo? para mais info é melhor consultar os ppls da calefff
segue em baixo o texto das funções da misturadora. citado da caleffi:
função
a misturadora electrónica é utilizada nas instalações centralizadas para a produção de água quente sanitária.
a sua função é garantir e manter a temperatura da água quente sanitária distribuída ao utilizador, ainda que variem as condições de temperatura e pressão de alimentação da água quente e fria na entrada ou o caudal pedido.
esta particular série de misturadoras electrónicas é dotada de um regulador próprio que gere uma série de programas de desinfecção térmica do circuito contra a legionella.
para além disso, permite verificar se, de facto, se atingem as temperaturas e os tempos para a desinfecção térmica e possibilita a implementação das devidas acções correctivas.
todos os parâmetros são diariamente actualizados e memorizados num histórico, com um registo horário das temperaturas.
preparada para a ligação para telegestão.
patenteada.
abraço
Re: Legionella - Tratamentos UV
Enviado: quarta fev 04, 2009 10:10 pm
por tome santos
boa noite
o meu nome e paulo santos e fiquei curioso esse bicho a legiqualquer coisa pode aparecer por eu ter um sistema
de aquecimento central com aguas sanitarias, aonde o deposito tem aguas a cerca 65 graus???
a luz uv destroi mesmo ?
cumps
Re: Legionella - Tratamentos UV
Enviado: quinta fev 05, 2009 9:27 am
por jbaptista
a legionella pneumophila é uma bactéria associada com a contaminação do ar interior de edifícios. tem sido também encontrada em fontes luminosas, chuveiros, zacuzzis, humidificadores, e outros equipamentos de água, incluindo na água potável de residências. esta bactéria, implicada em pneumonias de consequências graves e por vezes fatal, tem merecido especial destaque nos principais meios de comunicação através da europa e outras partes do mundo.
a doença dos legionários é um tipo de pneumonia que para além de afectar os pulmões tem efeitos noutros órgãos. esta doença manifesta-se inicialmente por febres altas, “chills”, dores musculares e de cabeça, surgindo rapidamente o aparecimento de tosse seca e dificuldades respiratórias. em alguns pacientes desenvolve-se por vezes diarreias, vómitos, estados de uma certa confusão e delírio. a falta de tratamento adequado e imediato poderá ser de consequências fatais.
de entre as espécies pertencentes a esta família, a l. pneumophila é a que mais se destaca devido à acção patogénica quando da inalação de “airborne droplets” ou partículas contendo este microrganismo viável, com dimensões suficientemente pequenas para penetrarem nos pulmões e depositarem-se nos alvéolos. até ao momento não tem havido evidencias desta doença se transmitir por ingestão ou passar de pessoa para pessoa.
este microrganismo, encontra-se frequentemente associado à pneumonia, por vezes letal, e à “febre de pontiac”, sendo o seu período de incubação de 2 a 10 dias, sendo mais frequente de 3 a 6 dias. embora não se conheça a “dose” de legionella necessária para causar infecção em humanos, sabe-se que em cerca de 100 pessoas expostas geralmente uma desenvolve sintomas da doença e que os homens são mais afectados que as mulheres geralmente na proporção 3:1.
caracterização e condições de crescimento -é um aeróbico estrito, cujo o intervalo óptimo de temperatura e ph se encontra, respectivamente, entre 29 a 40ºc e 6,9. podem sobreviver em laboratório durante vários meses quer à temperatura ambiente, quer a 4ºc e durante pelo menos 1 ano na água potável isenta de cloro.
identificação das espécies de l. pneumophila - a l. pneumophila distingue-se das restantes espécies de legionella por testes serológicos e/ou bioquímicos como seja a cromatografia gás-liquido dos ácidos gordos da membrana que possuem um perfil bastante característico.
foram descritos 14 serogrupos de l. pneumophyla, sendo o serogrupo 1 o responsável por 90% dos casos da doença dos legionários. contudo, qualquer outra espécie de legionella pode causar severa pneumonia.
sempre que houver uma paragem longa dos locais que micronizem a água formando aerossóis (ventilo-convectores, chuveiros, jacuzzi, piscinas terapêuticas, aparelhos de tratamento por água, etc.) é aconselhável:
deixar correr a água durante um período de tempo de acordo com o caudal.
colocar os aparelhos em funcionamento sem a presença de ocupantes.
localização:
instalações de água quente dos sanitários
instalações de água fria
equipamentos de transferência de água em correntes de ar
torres de refrigeração
condensadores de vapor de água
radiadores de calor
depósitos de água
condutas de ar condicionado
piscinas terapêuticas
balneários aparelhos de tratamento de água
equipamentos de produção de vapor
desculpem o testamento. abraço
Re: Legionella - Tratamentos UV
Enviado: quinta fev 05, 2009 9:12 pm
por tome santos
boa noite
e o que podemos fazer para prevenir o contagio..
cumps
Re: Legionella - Tratamentos UV
Enviado: sexta fev 06, 2009 4:08 pm
por JPGVS
exmos. srs.
a imagem (diagrama
hogson - casey) abaixo pode dar uma noção das temperaturas da água quente em que é favorável o aparecimento de legionella.
sinceramente não tenho uma opinião muito bem formada sobre isto, pois conheço pessoas que são bastante alarmistas e muito preocupadas com isto da legionella e outras que não ligam tanto, mas enfim...eu prefiro jogar pelo seguro.
tudo o que sejam sprays de água para arrefecimento, ou por exemplo sistemas de ac com arrefecimento evaporativo, é de fugir...
o mesmo se aplica a grandes volumes de água quente, nas temperaturas do diagrama acima..
enfim quando se usa água dentro das temperaturas (20ºc a 45ºc) acima óptimas para a propagação de legionella convém ter cuidado.
cumps.
ps: peço desculpa pelo tamanho enorme da imagem.
Re: Legionella - Tratamentos UV
Enviado: sábado fev 07, 2009 12:53 am
por ajms
e nos sistemas de aquecimento por piso radiante, tem algum perigo? já que é um circuito fechado.
a agua circula por volta dos 40º,certo?
Re: Legionella - Tratamentos UV
Enviado: segunda fev 09, 2009 3:19 pm
por jbaptista
não há problema pq é um circuito fechado. é só através de contacto directo.