Projecto Central Fotovoltaica 150KWp
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Registado: quinta mar 06, 2008 4:42 pm
Projecto Central Fotovoltaica 150KWp
viva pessoal
actualmente estou a realizar um estudo previo para um grupo de projectistas para que seja feita uma central de 150kwp para entregar na totalidade a energia produzida a rede.
estou com alguns problemas entre os quais e passo a citar:
1 - dimensionamento dos inversores;
2 - qual o melhor esquemapara os inversores: (master/slaves) ou colocar apenas um inversor central;
ando as aranhas para arranjar espaço para por os paineis. outra coisa que se alguem tivesse, e que dava mto jeito era um esquema de principio onde constasse todos os componentes.
se alguem me pudesse ajudar...
obrigado
actualmente estou a realizar um estudo previo para um grupo de projectistas para que seja feita uma central de 150kwp para entregar na totalidade a energia produzida a rede.
2 - qual o melhor esquemapara os inversores: (master/slaves) ou colocar apenas um inversor central;
ando as aranhas para arranjar espaço para por os paineis. outra coisa que se alguem tivesse, e que dava mto jeito era um esquema de principio onde constasse todos os componentes.
obrigado
-
- Membro Silver
- Registado: sexta jul 27, 2007 12:11 pm
Re: Projecto Central Fotovoltaica 150KWp
tens um software gratuito, fácil de usar que podes usar para saber algumas dessas coisas
http://www.retscreen.net
eu optaria por sistemas com orientadores, cada um dos orientadores pode levar cerca de 5 kw , portando 1 inversor por orientador, isso ia dar 30 orientadores e 30 inversores , conta certa para distribuir 10 conjuntos desses por cada uma das fases .
o projecto liga directamente à rede de baixa tensão ou tem pt ?
cumprimentos
http://www.retscreen.net
eu optaria por sistemas com orientadores, cada um dos orientadores pode levar cerca de 5 kw , portando 1 inversor por orientador, isso ia dar 30 orientadores e 30 inversores , conta certa para distribuir 10 conjuntos desses por cada uma das fases .
o projecto liga directamente à rede de baixa tensão ou tem pt ?
cumprimentos
-
- Membro Silver
- Registado: terça jan 20, 2009 1:33 pm
baixa tensão com 150kwp? já agora, como funciona a nível de venda á rede? pelo que sei cada micro produtor só pode vender no máximo 3.48kw. estão certamente noutro regime. alguém sabe explicar?
abraço
abraço
-
isso dá muitos inversores. inicialmente pensei em 15 inversores, e o projectista torceu o nariz. portanto passei para a fase de colocar ou 2 ou 1 inversor. com orientadores tambem n sei se resultará mto bem pelo simples facto de falta da espaço. será tudo colocado nas coberturas e estas tem a sua propria inclinação.eu optaria por sistemas com orientadores, cada um dos orientadores pode levar cerca de 5 kw , portando 1 inversor por orientador, isso ia dar 30 orientadores e 30 inversores , conta certa para distribuir 10 conjuntos desses por cada uma das fases .
ainda se está a estudar as duas possiblidades. possivelmente será colocado um transformador elevador. nalgumas escolas a entrega é feita em media.o projecto liga directamente à rede de baixa tensão ou tem pt ?
o projecto não é de microprodução. a ideia é criar centrais fotovoltaicas a 330 escolas com potencias de 150kwp. a nivel de venda à rede é ao mesmo preço de consumo.baixa tensão com 150kwp? já agora, como funciona a nível de venda á rede? pelo que sei cada micro produtor só pode vender no máximo 3.48kw. estão certamente noutro regime. alguém sabe explicar?
cumprimentos
-
- Membro Silver
- Registado: terça jan 20, 2009 1:33 pm
150kwp cada escola? desculpa mas n entendi. é um projecto muito interessante.
-
- Membro Silver
- Registado: sexta jul 27, 2007 12:11 pm
oi
existem soluções centralizadas num só bloco, tipo "kiobet" com inversor e respectivo transformador para entrega em média-tensão, ou seja tens um "pt" onde iria ligar todos os painéis foto voltaicos, mas não me parece boa solução, já que é para colocar os painéis nas coberturas possivelmente ficam mais dispersos, ai sem duvida iria para vários inversores,no mínimo 1 por edifício.
a manutenção não é muito fácil em coberturas inclinadas, se for o caso colocar o inversor num locar mais acessível, se forem coberturas planas ai colocar o inversor o mais próximo possível dos painéis
ficam as fotos de 2 sistemas centrais , da siemens e da sma, agora não me lembro da mais marcas, mas procura que existem, certamente um representante da marca dará qualquer esclarecimento sobre o equipamento, e assim ficas com uma ideia da oferta de mercado, para poder tomar uma decisão,
cumprimentos
existem soluções centralizadas num só bloco, tipo "kiobet" com inversor e respectivo transformador para entrega em média-tensão, ou seja tens um "pt" onde iria ligar todos os painéis foto voltaicos, mas não me parece boa solução, já que é para colocar os painéis nas coberturas possivelmente ficam mais dispersos, ai sem duvida iria para vários inversores,no mínimo 1 por edifício.
a manutenção não é muito fácil em coberturas inclinadas, se for o caso colocar o inversor num locar mais acessível, se forem coberturas planas ai colocar o inversor o mais próximo possível dos painéis
ficam as fotos de 2 sistemas centrais , da siemens e da sma, agora não me lembro da mais marcas, mas procura que existem, certamente um representante da marca dará qualquer esclarecimento sobre o equipamento, e assim ficas com uma ideia da oferta de mercado, para poder tomar uma decisão,
cumprimentos
- Anexos
-
- solução SIEMENS
- sinvert_eyecatcher_612x234_cactus.jpg (33.59 KiB) Visto 10313 vezes
-
- solução SMA
- SC250.png (62.17 KiB) Visto 10312 vezes
-
viva...
a solução adoptada neste caso foi a seguinte:
- 860 paineis 175w
- 18 inversores 8000w
estes inversores vao ser colocados junto ao gerador fotovoltaico diminuindo assim o cabo dc.
a configuração dos paineis foi de 4 strings com 12 paineis em cada inversor.
como andei na obra e projectei de maneira a que não houvesse qualquer sombreamento.
acredito que foi uma boa solução para este caso mas se alguem divergir da solução que me de uma apitadela, porque tenho ai mais para vir e se houver outra solução sou todo ouvidos.
cumprimentos
- 860 paineis 175w
- 18 inversores 8000w
estes inversores vao ser colocados junto ao gerador fotovoltaico diminuindo assim o cabo dc.
como andei na obra e projectei de maneira a que não houvesse qualquer sombreamento.
acredito que foi uma boa solução para este caso mas se alguem divergir da solução que me de uma apitadela, porque tenho ai mais para vir e se houver outra solução sou todo ouvidos.
cumprimentos
-
sim são 150kwp por cada escola. é um projecto interessante e muito ambicioso, e nunca antes feito. arranjar espaço para tanto painel foi tarefa ardua. é lógico que nalgumas escolas será de todo inviavel, não só pela falta de espaço mas tambem pelas caracteristicas das escolas.150kwp cada escola? desculpa mas n entendi. é um projecto muito interessante
cumprimentos
-
- Membro Dedicado
- Registado: quarta jun 11, 2008 8:36 pm
viva.bruno pereira Escreveu:viva...
- 860 paineis 175w
- 18 inversores 8000w
cumprimentos
não entendo porque não optaste por inversores de capacidade superior.
parece-me que três de 50 kwp ficava bem melhor.
já agora estes projectos são para portugal?
cumprimentos,
-
pois. se calhar até ficava. saía era mais caro e ocupava mais espaço. com esta solução temos entre 4/5 m^2 de area ocupada para os inversores. usei as sma towers que levam no max. 6 inversores. estes projectos são em portugal. apesar de já estarem a decorrer as obras nalgumas escolas nao sei para quando a implementação do fotovoltaico. nos projectos em que participei, estes já foram fechados junto dos arquitectos.viva.
não entendo porque não optaste por inversores de capacidade superior.
parece-me que três de 50 kwp ficava bem melhor.
já agora estes projectos são para portugal?
cumprimentos,
-
- Membro Dedicado
pois. se calhar até ficava. saía era mais caro e ocupava mais espaço. com esta solução temos entre 4/5 m^2 de area ocupada para os inversores. usei as sma towers que levam no max. 6 inversores. estes projectos são em portugal. apesar de já estarem a decorrer as obras nalgumas escolas nao sei para quando a implementação do fotovoltaico. nos projectos em que participei, estes já foram fechados junto dos arquitectos.[/quote]
tenho ideia que essas sma towers são caríssimas.
qual é a ordem de diferença de preços?
compreendo que a solução possa ser mais barata mas em manutenção e monitorização deve ser mais complexa, e cara...
o espaço parece-me um tanto exíguo para tanto inversor.
com o sunny central 150 não ocupavas menos espaço? confesso que primeiro não pensei nesse mas como referiste a sma...
a montagem dos parques deve aguardar nova lesgislação, com a actual não faz sentido. po acaso soube à pouco que a escola rodrigues de freitas do port já tem um projecto desse género.
tenho ideia que essas sma towers são caríssimas.
compreendo que a solução possa ser mais barata mas em manutenção e monitorização deve ser mais complexa, e cara...
com o sunny central 150 não ocupavas menos espaço? confesso que primeiro não pensei nesse mas como referiste a sma...
a montagem dos parques deve aguardar nova lesgislação, com a actual não faz sentido. po acaso soube à pouco que a escola rodrigues de freitas do port já tem um projecto desse género.
-
- Membro
- Registado: terça mar 03, 2009 7:59 pm
você é construtor ???bruno pereira Escreveu:viva pessoal
obrigado
sabe porque pergunto ???
pois recebi encomendas do estado português, para reconstrução de algumas escolas em portugal, e tem como principal objectivo; dotar a escola com 100kwats de potencia, em energia solar.
e andam aí algumas empresas como a martifer, em segredo; a contratar, e a subcontratar, nesse sentido.
eles não ganharam a medida solar termico, mas vão ganhar 4 vezes mais nas escolas !!!
manuel barbosa gomes
construtor
obrigado.
-
- Membro Dedicado
goste-se ou não a martifer tem alguma dimensão no fotovoltaico.mbg Escreveu:você é construtor ???bruno pereira Escreveu:viva pessoal
obrigado
sabe porque pergunto ???
pois recebi encomendas do estado português, para reconstrução de algumas escolas em portugal, e tem como principal objectivo; dotar a escola com 100kwats de potencia, em energia solar.
e andam aí algumas empresas como a martifer, em segredo; a contratar, e a subcontratar, nesse sentido.
eles não ganharam a medida solar termico, mas vão ganhar 4 vezes mais nas escolas !!!
manuel barbosa gomes
construtor
obrigado.
o mercado espanhol está parado, eles tem de rentabilizar a sua estrutura noutros mercados, nada melhor do que portugal.
frise-se que as estruturas da martifer das áreas térmicas fotovoltaicas são bastante diferentes.
porque diz que anda a contratar em segredo?
as empreitadas não são públicas?
-
não sou construtor... é de esperar que a martifer ganhe muitas escolas dado os grandes investimentos que já foram feitos pelo estado.você é construtor ???
sabe porque pergunto ???
manuel barbosa gomes
construtor
obrigado.
-
de todos os orçamentos que me forneceram na altura cada tower custava-me 2400 euros.tenho ideia que essas sma towers são caríssimas.
-
- Membro Dedicado
- Registado: terça out 27, 2009 5:36 pm
finalmente alguém aqui no fórum que fala em instalações superiores aos 3.68kwbruno pereira Escreveu:viva pessoal
obrigado
eu tenho andado a investigar e questionar em várias direcções mas só sabem falar nos 3.38 e mais nada…
eu tenho uma ideia e queria investir nesta área mas penso em algo superior a 6kw ou mesmo 10kw.
alguém aqui que saiba se é possível e viável?
qual o valor de comprar por parte da edp?
e já agora, alguém que esteja interessado num projecto em conjunto.
Ricardo Sá
Todos os dias a aprender, até morrer…
Todos os dias a aprender, até morrer…
-
- Membro Dedicado
a não ser que já tenha saído o novo decreto regulador de instalações fotovoltaicas até 150 kw não é.ricardosa Escreveu:finalmente alguém aqui no fórum que fala em instalações superiores aos 3.68kwbruno pereira Escreveu:viva pessoal
obrigado
eu tenho andado a investigar e questionar em várias direcções mas só sabem falar nos 3.38 e mais nada…
eu tenho uma ideia e queria investir nesta área mas penso em algo superior a 6kw ou mesmo 10kw.
alguém aqui que saiba se é possível e viável?
qual o valor de comprar por parte da edp?
e já agora, alguém que esteja interessado num projecto em conjunto.
teoricamente esse decreto deveria sair no fnal de 2009, princípio de 2010.
a edp só tem de pagar instalações até 3,68 kw, dai para cima não há tarifa verde.
se queres aprofundar instalações superiores a 3,68 sugiro que consultes fóruns espanhóis.
os inversores maiores acarretam maiores riscos na manutenção e esta pode ser bem cara...
novos projecto são sempre interessantes mas alguns são exequíveis, outros não.
-
- Membro
- Registado: quarta abr 21, 2010 4:59 pm
boa tarde,
este protejo também me chamou a atenção pois estou com um projecto em mãos de cerca de 50kw (350m2 de painéis fv). é com pena minha que vejo este tópico a sofrer uma queda nos seus comentários, espero com isto avivar um pouco a alma deste tópico interessantíssimo.
particularmente, eu gostava de saber como é a legislação para este tipo de produção (visto não se encaixar nos parâmetros da microgeração).
cumprimentos.
este protejo também me chamou a atenção pois estou com um projecto em mãos de cerca de 50kw (350m2 de painéis fv). é com pena minha que vejo este tópico a sofrer uma queda nos seus comentários, espero com isto avivar um pouco a alma deste tópico interessantíssimo.
particularmente, eu gostava de saber como é a legislação para este tipo de produção (visto não se encaixar nos parâmetros da microgeração).
cumprimentos.
-
- Membro Dedicado
que eu saiba neste momento não há legislação para projectos dessa envergadura.marcus_torres Escreveu:boa tarde,
cumprimentos.
há um decreto-lei que andava na calha mas tenho a impressão que a crise financeira encostou-o.
-
- Membro
- Registado: quarta abr 21, 2010 4:59 pm
é pena, porque há pessoas com vontade (e verbas) para investir nesta área. e só não o fazem devido a esta falta de legislação e informação. mas de qualquer das formas tenho que continuar com o meu estudo. obrigado pela resposta.lagafe Escreveu:que eu saiba neste momento não há legislação para projectos dessa envergadura.marcus_torres Escreveu:boa tarde,
cumprimentos.
há um decreto-lei que andava na calha mas tenho a impressão que a crise financeira encostou-o.
cumprimentos.