Algumas duvidas para realizar projetos

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
fabioravila
Novo membro
Novo membro
Registado: sábado fev 07, 2009 3:47 pm

Algumas duvidas para realizar projetos

Mensagem por fabioravila »

ola pessoal, sou novo no forum, me desculpa se as perguntas já foram respondidas, eu procurei mas tem muita coisa solta e algumas informações que eu num achei.

bem vamos lá eu estou em mente com dois projetos:

o primeiro é um gerador éolico utilizando motores de impressora que tenho aqui em casa

segue a foto dos motores em anexo, eu penso que o motor de passo deve gerar muito masi energia que um motor continuo, partindo do principio que ele possui engranagens que a cada volta do eixo é multiplicada para os passos.
gostarai de saber sobre as ligações para faze-lo carregar baterias.
e tambem estava pensando em fazer uma macanica de correia para poder utilizar 1 catavento com 2 motores (idênticos) girando ao mesmo tempo, penso que assim poderia economizar espaço e ganahr em rendimento, estou errado??

bom é o seguinte vejo muitos tópicos sobre controlador de carga, banco de baterias mas tenho alguams duvidas
se eu pegar um no-break, é possivel adapta-lo para ser alimentado diretamente pelo gerador éolico?? no lugar da tomada?.....se for possivel acho qeu é uma otima solução já qeu todos os cirquitos estão prontos.

meu segundo projeto e montar uma turbina com imãns de hd, é uma turbina somente, pois ainda não decidi a fonte de força, já vih varios projetos sobre isso porem todos ficavam grandes e com baixo rendimento, e os que tinham bom rendimento eram com imãs comprados de formato triangular.

minas duvidas saum, é possivel fazer um gerador com imas deste formato (imagem em anexo)??.

outra duvida que tenho e sobre as bobinas, eles devem ser sempre triangulares?, qual o tamanho idéal baseado nos magnetos?, qual a quantidade de bobinas idéal baseada na quantidade de magnetos? ou depende to formato do magneto, se depender do formato qual o melhor formato para os meus magnetos???

bom acho que é só isso agradeço a todos que me ajudarem e desculpe se fiz alguam besteira pode me chamar atenção
Anexos
Imãs retirados de HD todos os que eu encontro são deste formato =]
Imãs retirados de HD todos os que eu encontro são deste formato =]
Imag048.jpg (36.77 KiB) Visto 2042 vezes
Motores de passo retirados de impressora
Motores de passo retirados de impressora
Imag043.jpg (54.04 KiB) Visto 2041 vezes

Autor do tópico
fabioravila
Novo membro
Novo membro

Re: Algumas duvidas para realizar projetos

estava procurando informassoes sobre um dos motores de passo que estão na foto (o maior)
e encontrei essas informações se for ajudar:

motor size pm55l-048
number of steps per rotation 48(7.5/step)
drive method 2-2 phase

#drive circuit unipolar const. volt.
drive voltage 24[v]
coil resistance/phase 30[ohms]

#drive circuit bipolar chopper
drive voltage 24[v]
coil resistance/phase 5.5[ohms]

fiquei empolgado e tambem meio desaponstado.rsrs.

bom pelo que eu vih, se eu não estiver errado fazendo uma ligação unipollar (não sei como faz isso =]), irei ter uma média de 0,8a, o que acho pouco..rsrs
a = 24 / 30
a= 800 ma

mas fazendo essa ligação bipolar chopper (mas uma vez não sei como se faz rs), eu teria

a= 24 / 5,5
a= 4,36 a

estou certo????

obs: o motor possui 5 fios.
vlw

Autor do tópico
fabioravila
Novo membro
Novo membro

bom galera, já comprei os materiais pra construir a ventoinha, será que vc´s podem me ajudar, pois eu nnão sei o formato das bobinas que eu faço, com esses ians dá para fazer....

agradeço desde já

dvs
Membro
Membro
Registado: segunda fev 09, 2009 11:15 am

Mensagem por dvs »

boas n sou nenhum expert nesta tematica, apenas um curioso que tenta inventar por gostar de o fazer, apesar de eu n saber ao certo fazer as bobines nem as ligações de um aerogerador "dinamo".

deixo te este link pensso que te ajuda.
http://www.windstuffnow.com/main/microw ... erator.htm

tens inclusive um post neste forum com algo mt parecido, do user "vergaranunes"

cumps

Johnny TER
Membro
Membro
Registado: domingo mar 15, 2009 9:08 pm

Mensagem por Johnny TER »

ola eu sou do curso técnico de energias renovaveis
para começares era melhor construir um aerogerador por draives de disquetes é muto melhor para começares a ficar a conhecer alguma coisa de eletronica foi como eu comessei e ate agora eu e os meus colegas d meu curso vamos começar a contruir um aerogerador com alternadores de carros e de autocarros

Responder

Voltar para “Energia Eólica”