VLS1 O misterioso lançamento
Enviado: segunda fev 09, 2009 7:57 am
a notícia acima foi divulgada j.pravda e cmi - centro de mídia independente só não divulgaram o tipo de combustível.talvez, excessivamente preocupados com a crise financeira, os órgãos de informação brasileiros não tiveram a oportunidade de informar o sucesso do lançamento do míssil espacial vls-1, feito com sucesso no dia 20 de outubro de 2008, partindo da base de são josé dos campos, e não de alcântara, como era costume.
a última experiência foi desastrosa. com problemas de pré-ignição, o lançamento fracassou dando causa a incêndio que destruiu grande parte da base maranhense, além de matar 21 pessoas. grande lástima, sem dúvida.
mas o que permitiu o audacioso feito, foi elaboração de uma rampa aeroplânica (rampa voadora) integrada à fuselagem de um avião convencional que permitiu liberar a ignição , dos estágios restantes, numa orbita estratosférica acima de 16.000 m.
o lançamento foi assistido (da nave ao lado) e filmado , talvez pelo ministro da defesa, nelson jobim ou pelo comandante da aeronáutica, brigadeiro juni saito. mas ainda não se entende a causa da notícia não ter sido divulgada na imprensa mais cedo. pode ser que para muitos países não interessam por esse tipo de alarde o que significa também o seu notável desenvolvimento bélico, pois mísseis de muito longo alcance não são bem vistos pelas nações que os possui. mesmo as poderosas potências, que além do vetor têm a ogiva nuclear, não ficam muito satisfeitas quando um fato desta natureza é tornado publico como foi o caso dos soviéticos.
é sabido pela comunidade mundial que o brasil não desenvolve corrida armamentista, e não possui artefatos nucleares agressivos, mas pode construir em pouco tempo, já que a tecnologia permite com folga que eles sejam construídos em pouco tempo.
talvez tenha sido esta a razão do fato não ter sido divulgado com alardes. vizinho nossos podem interpretar o sucesso como uma ameaça, quando na realidade o fato não é este. quem acompanha o lançamento dos "sacis", sempre com fracasso, sabe disto.
foi um feito respeitável, sem dúvida. são muito poucos países capazes de operações de tamanha envergadura, e é uma consolidação dos velhos sonhos dos cientistas brasileiros, que por sinal, estão de parabéns.
o brasil, apesar dos pesares do mundo e dele mesmo, caminha fácil para um futuro de brilho. todo este trabalho vem sendo desenvolvido com auxilio da tecnologia russa, de acordo com um protocolo firmado entre brasil e rússia. segundo este acordo, os russos auxiliam na transferência de tecnologia de ponta, e o governo brasileiro compromete-se a emprestar a base de alcântara, para o lançamento de mísseis russos. a base está próxima a linha do equador, o que facilita os lançamentos e diminui os gastos.
alguem sabe?