A ultima do Socrates!!
-
system32
Autor do tópico - Membro Silver

- Registado: quarta nov 19, 2008 5:51 pm
A ultima do Socrates!!
ouvi ontem (da boca dele, não que valha muito) que o socrates vai pagar metade do valor de uma instalação de aqs e manter a dedução dos 30% do restante!!!
isso é mesmo assim???
seria o incentivo que me faltava para avançar de uma vez por todas !
isso é mesmo assim???
seria o incentivo que me faltava para avançar de uma vez por todas !
Última edição por system32 em sexta fev 13, 2009 4:14 pm, editado 1 vez no total.
Novo Objectivo: Solar fotovoltaico. Reduzir ao minimo consumos em Horario de Cheias (Bi-Horario).
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!
-
hugoriba
- Membro Silver

- Registado: domingo abr 06, 2008 9:56 pm
Re: A ultima do Socrates!!
realmente foi isso que eu entendi da tv, mas quando a esmola é muita....
fiquei
eu já possuo painel solar para aquecer a água dos banhos, mas se o que o sócrates disse for verdade (!), vou ponderar adquirir um sistema solar para aquecimento da casa. tenho a pré-instalação feita, faltam os radiadores e a fonte de energia.
fiquei
eu já possuo painel solar para aquecer a água dos banhos, mas se o que o sócrates disse for verdade (!), vou ponderar adquirir um sistema solar para aquecimento da casa. tenho a pré-instalação feita, faltam os radiadores e a fonte de energia.
-
Pedro Dias
- Membro Dedicado

- Registado: terça out 14, 2008 9:33 am
parece que é mesmo para avançar a partir de março.
este esquema permitiria a portugal recuperar de uma só vez muitos anos de atraso no solar térmico. uma das caracteristícas interessantes, pelo que vi nas notícias, é o sistema chave-na-mão. ou seja, inclui instalação e tudo.
mas parece-me que isto significará que o comprador não pode escolher o sistema. será assim?
e estou curioso para ver se os preços serão interessantes.
alguém sabe algo mais sobre isto?
este esquema permitiria a portugal recuperar de uma só vez muitos anos de atraso no solar térmico. uma das caracteristícas interessantes, pelo que vi nas notícias, é o sistema chave-na-mão. ou seja, inclui instalação e tudo.
mas parece-me que isto significará que o comprador não pode escolher o sistema. será assim?
e estou curioso para ver se os preços serão interessantes.
alguém sabe algo mais sobre isto?
-
hugoriba
- Membro Silver

eu só estou para ver vendedores menos escrupulosos a aumentarem a margem de lucro....
é esperar para ver, que souber mais detalhes que diga algo.
é esperar para ver, que souber mais detalhes que diga algo.
-
pseudominus
- Membro Silver

- Registado: domingo nov 30, 2008 11:05 pm
.
é claro que a história está mal contada, pagamos apenas 35% ou menos do custo???
tá bem tá !
uma coisa é certa, já criaram o primeiro impulso nos consumidores.
cumpts
é claro que a história está mal contada, pagamos apenas 35% ou menos do custo???
tá bem tá !
uma coisa é certa, já criaram o primeiro impulso nos consumidores.
cumpts
-
tofeliz
- Membro Dedicado

- Registado: sexta fev 13, 2009 9:11 am
pois, no inicio também estava todo animado, mas com estas noticias, http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=354042 , parece-me mais uma para ajudar os bancos, e 2 ou 3 grandes empresas.
a ver vamos ...
a ver vamos ...
-
Master
- Membro Silver

- Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
realmente é muito limitativo.
3 bancos... e os outros? e quem não têm conta? tem que abrir? e quem quer pagar a pronto tem que ter o banco por intermediario porque?
serão escolhidas apenas alguns prestadores e serão escolhidos pelos bancos.
ou seja os 3 bancos fazem tudo....
quer dizer que se eu gostar da minha marca de painel e não quiser mudar e/ou não ter conta num desses bancos .... azar....não há crédito nem apoio.
lembro-me de algo que me aconteceu na compra do meu painel, ao consultar vários preços, eu consultei o site da edp e os preços e acordos com a banca fazia os paineis ficarem quase ao dobro do que eu comprei.
realmente o nosso sócrates...
3 bancos... e os outros? e quem não têm conta? tem que abrir? e quem quer pagar a pronto tem que ter o banco por intermediario porque?
serão escolhidas apenas alguns prestadores e serão escolhidos pelos bancos.
ou seja os 3 bancos fazem tudo....
quer dizer que se eu gostar da minha marca de painel e não quiser mudar e/ou não ter conta num desses bancos .... azar....não há crédito nem apoio.
lembro-me de algo que me aconteceu na compra do meu painel, ao consultar vários preços, eu consultei o site da edp e os preços e acordos com a banca fazia os paineis ficarem quase ao dobro do que eu comprei.
realmente o nosso sócrates...
Dos Fracos Não Reza a História...
-
jmal
- Membro Platinium

- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
à um ponto em que tenho de concordar, vejam na noticia referida em cima:
mas fica outro ponto por esclarecer, se conseguem uma redução de 20 % por quantidade, o estado paga mais 45%, mas afinal esta ultima percentagem é referente a que valor.... fazendo as contas assim directamente, parece que só os bancos vão lucrar com 15 %.
ou seja, eles escolhem o fornecedor de acordo com as negociações que fizeram com esse mesmo fornecedor para obtenção de uma quantidade muito maior, ou seja, compram mais e mais barato.os equipamentos custam cerca de metade, face ao preço normal de venda ao público, segundo dados do ministério da economia e inovação. esta redução é conseguida, em 20%, por via do efeito de escala (ou seja, os bancos negoceiam em bloco com os fornecedores) e, em 45%, pela comparticipação pública de 100 milhões de euros (financiada pela iniciativa do governo "investimento e emprego"). o mei diz que, desta forma, o consumidor consegue uma poupança superior a duas vezes o valor que investiu, durante a vida útil do equipamento (20 anos).
mas fica outro ponto por esclarecer, se conseguem uma redução de 20 % por quantidade, o estado paga mais 45%, mas afinal esta ultima percentagem é referente a que valor.... fazendo as contas assim directamente, parece que só os bancos vão lucrar com 15 %.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
pseudominus
- Membro Silver

- Registado: domingo nov 30, 2008 11:05 pm
pode seros equipamentos custam cerca de metade, face ao preço normal de venda ao público, segundo dados do ministério da economia e inovação. esta redução é conseguida, em 20%, por via do efeito de escala (ou seja, os bancos negoceiam em bloco com os fornecedores) e, em 45%, pela comparticipação pública de 100 milhões de euros (financiada pela iniciativa do governo "investimento e emprego"). o mei diz que, desta forma, o consumidor consegue uma poupança superior a duas vezes o valor que investiu, durante a vida útil do equipamento (20 anos).
100 - (20%+45%) = 35 que dá diferença de 15%
ou pode ser assim
100 - 20%= 80, 80 - 45% = 44 que dá diferença de 6%
agora não se iludam, está tudo mal contado.
se com estas ajudas são precisos 10 anos para amortizar a parte que o consumidor investe, então o valor de base deve ser .... cerca do dobro de um normal.
isto tudo sem falar na parte fora dos paineis, que podem não estar a ser abrangidos, como por exemplo
adaptações, depósitos, válvulas, um novo esquentador, etc.
por cada 100 empregos perdidos, perdem tempo a gabar-se da recuperação de 3.
este governo que temos, está cheio de pinóquios, com saber adquirido em cursos tipo novas oportunidades.
fdp, é o termo correcto.
oxalá esteja enganado.
cumpts
-
hugoriba
- Membro Silver

pois, isto parece um esquema encaputado para dar mama a uns quantos bancos e outros tantos importadores de paineis solares que muito provavelmente lá têm metidos um filho ou sobrinho de um qualquer politico....
quando foi o esquema da edp o meu pai andava todo empolgado e pediu vários orçamentos, todos bem eles acima dos 4.000 € para paineis de 300 litros tipo termosifão... conclusão, as empresas chulavam bem a parte deles....
mas este país é mesmo assim quer queiramos quer não. existem os vendedores que se aproveitam e chulam quanto podem da situação, e existem outros que dizem "há, eu vendo disso, mas não resulta, aquilo não aquece nada, mete caldeira a gasóleo!!".
enfim....
quando foi o esquema da edp o meu pai andava todo empolgado e pediu vários orçamentos, todos bem eles acima dos 4.000 € para paineis de 300 litros tipo termosifão... conclusão, as empresas chulavam bem a parte deles....
mas este país é mesmo assim quer queiramos quer não. existem os vendedores que se aproveitam e chulam quanto podem da situação, e existem outros que dizem "há, eu vendo disso, mas não resulta, aquilo não aquece nada, mete caldeira a gasóleo!!".
enfim....
-
jbaptista
- Membro Silver

- Registado: terça jan 20, 2009 1:33 pm
boas. isto realmente, só visto pq contado ninguém acredita. não é de estranhar uma "medida" deste género em ano de eleições. se não vejamos;
no ano de 2007 quando houve a campanha myenergy da edp foram 3 empresas "seleccionadas". aosol, suntechnics e vulcano. eu nessa altura colaborava com uma empresa instaladora exclusiva da suntechnics.
o meu boss na altura foi "apertado" para fazer os preços ditados pela st. e sei por colegas que as outras empresas tb o faziam. acham mesmo que a edp faz á borlix uma campanha daquela dimensão?
isto não vai ser diferente. os bancos agora vão começar a "entupir" as nossas caixas do correio com o "novo" produto. que vem revolucionar tudo! as pequenas empresas de instalação ficam na mesma. andamos aqui a esmifrar para pagar as contas, tentar arranjar soluções para a concorrência, formação, enfim, sermos melhores!
e vem este "socas" dizer isto... e deitar por terra todos esforços que temos que fazer. por isso digo 3 coisas
1 - o bpn não vai vender pq? estranho no mínimo já que tem lá 700m€ nossos
2 - povo! não embarquem na história dos bancos antes de falar com um instalador!
3 - instaladores - está a chegar a hora de nos unirmos contra esta pouca vergonha. metam os comerciais a bombar! não deixem que estes "malandros" levem o pouco trabalho que ainda nos resta...
abraço a todos e que "alguém" nos ajude, pq neste país a minha fé já nem no futebol está.
no ano de 2007 quando houve a campanha myenergy da edp foram 3 empresas "seleccionadas". aosol, suntechnics e vulcano. eu nessa altura colaborava com uma empresa instaladora exclusiva da suntechnics.
o meu boss na altura foi "apertado" para fazer os preços ditados pela st. e sei por colegas que as outras empresas tb o faziam. acham mesmo que a edp faz á borlix uma campanha daquela dimensão?
isto não vai ser diferente. os bancos agora vão começar a "entupir" as nossas caixas do correio com o "novo" produto. que vem revolucionar tudo! as pequenas empresas de instalação ficam na mesma. andamos aqui a esmifrar para pagar as contas, tentar arranjar soluções para a concorrência, formação, enfim, sermos melhores!
e vem este "socas" dizer isto... e deitar por terra todos esforços que temos que fazer. por isso digo 3 coisas
1 - o bpn não vai vender pq? estranho no mínimo já que tem lá 700m€ nossos
2 - povo! não embarquem na história dos bancos antes de falar com um instalador!
3 - instaladores - está a chegar a hora de nos unirmos contra esta pouca vergonha. metam os comerciais a bombar! não deixem que estes "malandros" levem o pouco trabalho que ainda nos resta...
abraço a todos e que "alguém" nos ajude, pq neste país a minha fé já nem no futebol está.
-
Pedro Dias
- Membro Dedicado

já está em andamento, mas há muito pouca informação. a única informação oficial que encontrei foi esta http://www.min-financas.pt/comunicados/ ... 0212_2.pdf
curiosamente a única informação disponível vem do min. finanças. no da economia não sabem nada... http://sic.aeiou.pt/programasinformacao ... 372fdbd28}
curiosamente a única informação disponível vem do min. finanças. no da economia não sabem nada... http://sic.aeiou.pt/programasinformacao ... 372fdbd28}
-
tomeses83
- Membro

- Registado: quinta out 16, 2008 6:34 pm
boas!!
incentivos são sempre bem-vindos, mas quando eles vêm há sempre uma razão lógica para isso. pela informação que me chegou, o estado tem metas a cumprir para instalação de energia solar em portugal. assim, se essa meta não foi cumprida, o estado tem que pagar uma multa. o objectivo do estado é então, instalar energia solar de modo a evitar a multa.
quanto a valores concretos, isso não sei. relativamente à empresa que vai instalar os painéis é a vulcano. no entanto, falei com outro construtor de painéis e dizem eles que houve anomalias no concurso.
o melhor é mesmo estar atento e ver o que surge dai.
cumprimentos!!!
incentivos são sempre bem-vindos, mas quando eles vêm há sempre uma razão lógica para isso. pela informação que me chegou, o estado tem metas a cumprir para instalação de energia solar em portugal. assim, se essa meta não foi cumprida, o estado tem que pagar uma multa. o objectivo do estado é então, instalar energia solar de modo a evitar a multa.
quanto a valores concretos, isso não sei. relativamente à empresa que vai instalar os painéis é a vulcano. no entanto, falei com outro construtor de painéis e dizem eles que houve anomalias no concurso.
o melhor é mesmo estar atento e ver o que surge dai.
cumprimentos!!!
-
tvcrabo
- Membro Silver

- Registado: sexta fev 16, 2007 12:53 pm
por acaso tem piada que esse documento oficial que se encontra no site do min das finanças tem erros.
para começar enumera os bancos cgd, bes, bpi e milleniumbcp e diz que sao 3 bancos !!!!!
e na segunda pagina em vez de paineis solares termicos diz tecnicos
para começar enumera os bancos cgd, bes, bpi e milleniumbcp e diz que sao 3 bancos !!!!!
e na segunda pagina em vez de paineis solares termicos diz tecnicos
-
henriquefala
- Membro Dedicado

- Registado: terça jan 13, 2009 6:11 pm
mais uma vez nada a acrescentar a nao ser que so temos o país que merecemos um sitio cheio de compadrios onde so os mais fortes vencem. incentivos em que se da predominio a um consumo baseado no credito não conseguimos aprender nada mesmo hirra.
-
Joana Freitas
- Membro Dedicado

- Registado: segunda set 29, 2008 11:28 pm
a associação portuguesa da indústria solar irá lutar pelos interesses dos associados!!
jinstaladores e fornecedores juntem-se a esta corrente de força.
as grandes empresas não têm sempre de ter o monopólio.
jf
jinstaladores e fornecedores juntem-se a esta corrente de força.
as grandes empresas não têm sempre de ter o monopólio.
jf
-
Oinq
- Membro Silver

- Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
henriquefala Escreveu:incentivos em que se da predominio a um consumo baseado no credito não conseguimos aprender nada mesmo hirra.
diz lá que podes pagar a pronto se quiseres, mantendo todas as condições...
Cumprimentos
Nuno Leitão
Nuno Leitão
-
Master
- Membro Silver

- Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
mesmo pagando a pronto, temos que passar por um dos 3 bancos, não podemos negociar directamente com o fornecedor.
era mais fácil colocar um site na net com os preços de cada marca e dos instaladores, tudo preço final (tudo incluído) e o cliente escolhe o que achar melhor para o caso dele.
já existe o site da anacom para as comunicações, o site para combustiveis, etc...
era mais fácil colocar um site na net com os preços de cada marca e dos instaladores, tudo preço final (tudo incluído) e o cliente escolhe o que achar melhor para o caso dele.
já existe o site da anacom para as comunicações, o site para combustiveis, etc...
Dos Fracos Não Reza a História...
-
Pedro Dias
- Membro Dedicado

a mim parece-me caricato que um programa desta dimensão (225 milhões de euros de investimento, 95 dos quais vindos do estado) venha a público de repente e que não exista informação concreta sobre o que se passa. tanto quanto deu para ver no mei estavam à nora, o que me parece sintomático. alguém que mande um destak ao ministro, sff
de qualquer forma vai ser importante ver o que a apisolar tem a dizer sobre isto, para que o programa possa de facto beneficiar a indústria em geral.
eu tenho várias questões sobre este plano.
o plano prevê quadruplicar o mercado português num ano. mesmo considerando que deverá ficar aquém dos objectivos, é natural que se dê um crescimento entre os 250 e os 300%. e depois? o que se fará para que este crescimento seja sustentável?
as empresas produtoras e instaladoras, bem como os empregos criados, podem ser afectados se não existir ao nível da indústria e ao nível político planos traçados para que este crescimento seja sustentável. ou será que existem já mais planos na calha que não se conhecem? esperemos ao menos ver finalmente uma boa implementação da nova regulamentação sobre eficiência energética.
além do mais, haverá condições para instalar 150 a 200.000 m² nos próximos 9 meses? há suficientes instaladores certificados? há cursos de formação suficientes?
porque com isto corre-se o risco de fazer tudo à pressa, e no fim de tentar compor a coisa contratando "feiticeiros" para fazerem as instalações. e se as instalações não forem bem feitas, o rendimento dos colectores será afectado, ou seja teremos milhares de clientes insatisfeitos. o risco seria de destruir a credibilidade desta indústria em portugal durante anos, tal como aconteceu nos anos 80!
mais uma vez, espero que isto seja feito com quem sabe e representa o sector, neste caso a apisolar.
de qualquer forma vai ser importante ver o que a apisolar tem a dizer sobre isto, para que o programa possa de facto beneficiar a indústria em geral.
eu tenho várias questões sobre este plano.
o plano prevê quadruplicar o mercado português num ano. mesmo considerando que deverá ficar aquém dos objectivos, é natural que se dê um crescimento entre os 250 e os 300%. e depois? o que se fará para que este crescimento seja sustentável?
as empresas produtoras e instaladoras, bem como os empregos criados, podem ser afectados se não existir ao nível da indústria e ao nível político planos traçados para que este crescimento seja sustentável. ou será que existem já mais planos na calha que não se conhecem? esperemos ao menos ver finalmente uma boa implementação da nova regulamentação sobre eficiência energética.
além do mais, haverá condições para instalar 150 a 200.000 m² nos próximos 9 meses? há suficientes instaladores certificados? há cursos de formação suficientes?
porque com isto corre-se o risco de fazer tudo à pressa, e no fim de tentar compor a coisa contratando "feiticeiros" para fazerem as instalações. e se as instalações não forem bem feitas, o rendimento dos colectores será afectado, ou seja teremos milhares de clientes insatisfeitos. o risco seria de destruir a credibilidade desta indústria em portugal durante anos, tal como aconteceu nos anos 80!
mais uma vez, espero que isto seja feito com quem sabe e representa o sector, neste caso a apisolar.
-
jmal
- Membro Platinium

- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
isto é mais uma manobra de gigantes, quem ganha são os grandes, mas quem fica com os problemas são os pequenos, ou seja, negoceias com o banco, mas quando houver problemas no equipamento tens de ir ter com o instalador, e não com o banco.
Cumps Inovadores