Livro - MANUAL DO BIODIESEL

Local onde se pode discutir de tudo um pouco acerca do biodiesel.
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Rui Gomes
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: segunda ago 28, 2006 2:43 pm

Mensagem por Rui Gomes »

olá barbas, fui verificar e confirmo que o link para o forum é o primeiro!
Rui Gomes - Mafra


barbas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 464
Registado: sábado abr 01, 2006 10:40 am
Localização: Carnaxide/Oeiras

Mensagem por barbas »

rui,

só se alteraste isso de ontem para hoje...

porque ontem o primeiro link era para a monte.bom (que alias esta em baixo)

alias hoje está na mesma



barbas

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Rui Gomes
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: segunda ago 28, 2006 2:43 pm

Mensagem por Rui Gomes »

olá barbas,
eu pedi para adicionarem o link à página quando voltei a portugal, mas não sei quando foi alterado, julgo que isso não é importante.
Rui Gomes - Mafra

Avatar do Utilizador

vicnuno
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 45
Registado: sábado dez 23, 2006 8:48 pm
Localização: Lisboa

Mensagem por vicnuno »

eu já tenho o livro

Avatar do Utilizador

Iniciante
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: segunda out 23, 2006 4:40 pm

Mensagem por Iniciante »

eu também desde o passado dia 15 de dezembro...


vegetal
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: terça jan 16, 2007 5:11 pm

Mensagem por vegetal »

como e que faço para receber o livro em casa???

Avatar do Utilizador

Iniciante
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: segunda out 23, 2006 4:40 pm

Mensagem por Iniciante »

olá vegetal! eu fui pessoalmente até uma das livrarias bertrand espalhadas pelo país... talvez esteja disponivel na pagina on-line http://www.bertrand.pt.

-boas produções-

Avatar do Utilizador

casta_baga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 178
Registado: sábado jan 27, 2007 3:56 am

Mensagem por casta_baga »

existem aqui uma carrada de livros que nem sei qual o comprar, já tomei uma decisão, vou mandar vir esse...
obrigado..


VascoRibeiro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: sábado mai 03, 2008 12:27 pm

Re:

Mensagem por VascoRibeiro »

rui gomes,
o autor do livro?? comprei-o recentemente e tem-se revelado muito util.
tenho procurado um contacto do autor e parece que o encontro por aqui, é uma agradável surpresa.

calculo que tenha uma quantidade razoável de gente a requerer a sua atenção, eu apenas serei mais um deles. gostaria de lhe pedir algumas opiniões e/ou informações para um projecto que estou a iniciar.
o email [email protected] poderá ser usado para o efeito?

(espero não ter caído em off topic, caso contrario, as minhas desculpas).

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Re:

Mensagem por Luciano Kaefer »

vascoribeiro Escreveu:rui gomes,
o autor do livro?? comprei-o recentemente e tem-se revelado muito util.
tenho procurado um contacto do autor e parece que o encontro por aqui, é uma agradável surpresa.

calculo que tenha uma quantidade razoável de gente a requerer a sua atenção, eu apenas serei mais um deles. gostaria de lhe pedir algumas opiniões e/ou informações para um projecto que estou a iniciar.
o email [email protected] poderá ser usado para o efeito?

(espero não ter caído em off topic, caso contrario, as minhas desculpas).
apesar da repercussão, o user rui gomes teve como sua última participação:
última visita: sexta out 06, 2006 10:36 am
parece que o objetivo foi divulgar o livro e não partilhar a informação.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Rui de Carvalho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 141
Registado: quinta dez 27, 2007 2:22 am
Localização: Rio Maior
Contacto:

Re: Livro - MANUAL DO BIODIESEL

Mensagem por Rui de Carvalho »

luciano kaefer, em defesa do rui gomes.

eu tive o prazer de o conhecer e ler o seu livro, e sei que ele viajou para inglaterra para desenvolver um processo de produção de biodiesel em reactores contínuos. e isto foi pouco tempo depois do laçamento do livro.

o projecto deve estar a ocupa-lo muito visto que não tenho obtido nenhuma informação dele após essa partida, e da empresa onde ele teoricamente foi desenvolver o reactor não apresentou nada de revolucionário, por isso ou ele acabou por desistir do projecto e foi para outro ramo. ou esta ainda para sair o fruto do seu trabalho.


VascoRibeiro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: sábado mai 03, 2008 12:27 pm

Re: Livro - MANUAL DO BIODIESEL

Mensagem por VascoRibeiro »

é pena que ele não tenha voltado.
obrigado pelas vossas respostas, vou então limitar-me a enviar-lhe o mail e ver se me responde...

quanto ao que o luciano escreveu... eu não o vejo de forma perjurativa... é perfeitamente legitimo alguem querer divulgar uma obra ou trabalho seu, assim como compreendo o que o rui de carvalho disse, por isso até é possivel que tenha sido um pouco das duas coisas não é...

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Livro - MANUAL DO BIODIESEL

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas vasco:

acontece aqui diariamente. quem trabalha na moderação sabe disso.

constantemente, nosso forum recebe pessoas que divulgam idéias, apresentam-se como compartilhadoras de informação ( objetivo e pilar desse forum ), divulgam seu endereço para venda de seus livros, e nunca mais aparecem. é uma pena.

à esses, chamamos de paraquedistas, que "caem" no forum afim de divulgar seus produtos/serviços.

como nosso objetivo é partilhar informação, e por partilha, entendemos franquear conhecimento, fica um pouco difícil ver um membro que aqui entra, publicita suas informações e sites de venda de livros, nada explica e "desaparece".

alguns empresários sabem desse público alvo, e fazem, de muitos foruns, apenas uma ferramenta de trabalho.

não estou colocando em dúvida o trabalho do referenciado. apenas sua forma de expor a venda e depois sumir.

parece que a partilha da informação não é o seu objetivo.
desculpe quem entender de outra forma. essa é a minha opinião.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


VascoRibeiro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: sábado mai 03, 2008 12:27 pm

Re: Livro - MANUAL DO BIODIESEL

Mensagem por VascoRibeiro »

luciano kaefer Escreveu:boas vasco:

acontece aqui diariamente. quem trabalha na moderação sabe disso.

constantemente, nosso forum recebe pessoas que divulgam idéias, apresentam-se como compartilhadoras de informação ( objetivo e pilar desse forum ), divulgam seu endereço para venda de seus livros, e nunca mais aparecem. é uma pena.

à esses, chamamos de paraquedistas, que "caem" no forum afim de divulgar seus produtos/serviços.

como nosso objetivo é partilhar informação, e por partilha, entendemos franquear conhecimento, fica um pouco difícil ver um membro que aqui entra, publicita suas informações e sites de venda de livros, nada explica e "desaparece".

alguns empresários sabem desse público alvo, e fazem, de muitos foruns, apenas uma ferramenta de trabalho.

não estou colocando em dúvida o trabalho do referenciado. apenas sua forma de expor a venda e depois sumir.

parece que a partilha da informação não é o seu objetivo.
desculpe quem entender de outra forma. essa é a minha opinião.
luciano,
eu percebo o que dizes, e espero sinceramente que o eng. rui queira partilhar alguma informação comigo pois seria muito util para o meu trabalho. acontece que ele veio divulgar um livro... por um lado também é uma forma de partilhar conhecimento pois um pouco do que ele sabe encontra-se lá. penso que não ha partilha maior de conhecimento do que essa mesma.
o livro esta a ser muito util, e foi lá que obtive a en 14214 que terei de passar a computador para por no topico que abri (os procedimentos para cada norma de teste do biodiesel ainda não me foram entregues porque estão a passalos para um sitio sem registo de fontes).

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Re: Livro - MANUAL DO BIODIESEL

Mensagem por escalavardo »

vasco, se tiveres um bocado de paciência, poupas os 17 euros do livro. para isso basta leres alguns tópicos aqui do fórum. a informação está cá toda, e provavelmente melhor documentada. é que já li esse livro e vi lá coisas do arco da velha, que quem as escreve é quem nunca as fez na realidade..
3º sócio novaenergia


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Re: Livro - MANUAL DO BIODIESEL

Mensagem por Fry »

sem desprestigiar o autor....não existe nenhum manual tão valioso sobre bd, ov, e outras energias renováveis como o http://www.novaenergia.net
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4


Rui Pedrosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 101
Registado: quinta ago 09, 2007 5:46 pm

Re: Livro - MANUAL DO BIODIESEL

Mensagem por Rui Pedrosa »

fry Escreveu:sem desprestigiar o autor....não existe nenhum manual tão valioso sobre bd, ov, e outras energias renováveis como o http://www.novaenergia.net

subscrevo integralmente


rui pedrosa

Avatar do Utilizador

Rui de Carvalho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 141
Registado: quinta dez 27, 2007 2:22 am
Localização: Rio Maior
Contacto:

Re: Livro - MANUAL DO BIODIESEL

Mensagem por Rui de Carvalho »

eu pessoalmente tenho e li o livro, e posso dizer que não é nada de especial, mas para iniciados sempre dá algumas luzes em português. contudo aqui essas luzes são muito melhores, tem explicadores e são dinâmicas sempre a evoluir, por isso comprem o livro se quiserem fica sempre giro na estante do escritório.


VascoRibeiro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: sábado mai 03, 2008 12:27 pm

Re: Livro - MANUAL DO BIODIESEL

Mensagem por VascoRibeiro »

escalavardo, permite-me que discorde de ti. obviamente que não é o livro dos meus sonhos... eu sou um profissional de química (ou quase ), e para mim, termos e tecnicas tão "home made" naquele livro arrepiam-me. no entanto é o melhor que tenho de modo sistematizado. aqui no forum encontro coisas tão dispersas que se torna uma perda de tempo por-me a fazer um puzzle que às vezes está incompleto... essa é a grande vantagem do livro sobre o fórum.
é claro que se o forum não tivesse vantagens eu nem estaria aqui... não fosse o simples facto da interação.

ora bem, já que discutimos tão "arduamente" o manual do biodiesel, quero expor o meu dilema do momento:
quero construir um reactor e estou a seguirme pelo livro. o reactor não deve ser muito grande - nem tão grande como o de alguns users deste forum - quero ter como produto final cerca de 30 l de biodiesel de cada vez.
acham que ha algum/alguns tópicos que me possam ajudar mais do que o livro? quais?

uma coisa, essa sim, que o livro não tem e devia ter: lojas ou empresas onde adquirir o material.

mudando de assunto, mas ainda dentro do tema:
preciso de um deposito de hdpe para fazer o metoxido, e o reactor em inox para a reacção transesterificação - para este reactor preciso de uma bomba centrifuga de turbina metalica ou teflon e que aguente até 100ºc, um sistema de aquecimento com termostato, e lã de rocha (que posso comprar no leroy merlin)... entre outras coisas mais...
acontece o seguinte: não sou eu que vou comprar o material mas sim o meu curso. e para a minha proposta não ser recusada eu preciso de dar indicações no documento que vou apresentar, sobre a forma mais economica de adquirir todos os materiais que preciso...
o problema é: onde??? ...

Avatar do Utilizador

Rui de Carvalho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 141
Registado: quinta dez 27, 2007 2:22 am
Localização: Rio Maior
Contacto:

Re: Livro - MANUAL DO BIODIESEL

Mensagem por Rui de Carvalho »

permita-me ajudar

querem um topico onde descreve um reactor bom

http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... f=6&t=6839

Responder

Voltar para “BioDiesel”