buri77 Escreveu:viva. até ver tem corrido tudo 5 estrelas....é só carregar e andar. estou mesmo muito satisfeito com a minha cantabrico, ando todos os dias nela e até agora ela nunca se negou...haja electrões....
buri77 porque não crias o teu diário de bordo, e postas umas fotos ?
já não posto aqui notícias há bastante tempo. não há novidades! a máquina continua excelente e a dar-me muitos kms de satisfação. e que prazer andar á chuva! os meus colegas chegam ao emprego todos molhados. vêm no seu carro, páram longe e têm de vir a pé com o guarda-chuva que pouco ao nada serve em dias de muita chuva e vento e ficam molhados dos pés à cabeça...... eu chego todo molhado por fora... tiro o fato da chuva... e por dentro estou seco! já não basta poupar euros na eléctrica para fazer inveja!... ehehehe...
arturaraujo Escreveu:já não posto aqui notícias há bastante tempo. não há novidades! a máquina continua excelente e a dar-me muitos kms de satisfação. e que prazer andar á chuva! os meus colegas chegam ao emprego todos molhados. vêm no seu carro, páram longe e têm de vir a pé com o guarda-chuva que pouco ao nada serve em dias de muita chuva e vento e ficam molhados dos pés à cabeça...... eu chego todo molhado por fora... tiro o fato da chuva... e por dentro estou seco! já não basta poupar euros na eléctrica para fazer inveja!... ehehehe...
comprei o fato no lidl. eles costumam ter uma promoção pelo menos duas vezes por ano. o primeiro que comprei estava justo e com o uso abriu as costuras na zona das vrilhas e alguma água acabava por entrar por lá.... pelo que na segunda vez comprei um que é dois tamanhos acima. solução simples.... como está largo no casaco posso ter mais roupa por baixo... e como as calças estão compridas ainda tapam os sapatos/botas.
ontem fui à aerosolar fazer um teste da thunder 5000 li 60 ah. gostei muito. por fora é quase idêntica à cantábrico. há apenas algumas diferenças: a qualidade dos plásticos parece melhor e nalguns sítios (pára-lamas e protecção lateral) deixaram de usar plástico e passaram para fibra de vidro.
o painel de controle, chamemos-lhe assim, também é diferente. testei às escuras e vê-se melhor a informação do que no meu devido ao novo sistema de iluminação do painel. o sistema de luzes indicadoras do estado da mota também é útil, bem como o voltímetro dgital, o qual, apesar de não ser a solução ideal, ajuda a ter uma ideia da carga que as baterias ainda terão antes do controlador ou do bms cortaram... o conta kms parcial será bem vindo,,, mas já estou habituado a fazer as contas de cabeça! «quando saio de manhã registo automaticamente os kms que tenho e até onde posso ir.... e nunca fiquei apeado!
em termos de andamento: a suspensão é mais macia que a minha que peca por ser muito dura. a travagem é boa e semelhante à minha. em termos de velocidade esta thunder 5000 60 ah é mais rápida cerca de 20/30 km e em termos de autonomia, segundo a informação no site, deve ter cerca de 30 kms a mais que a minha. já a batlight li 5000 40 ah não tem grande diferença da minha e ambas têm valores muito semelhantes.
nas subidas inclinadas sente-se a diferença dos 4000 para os 5000 e ela galga com mais á vontade....
tem uma particularidade curiosa: quando chegas aos 60 kms/h parece que se lhe abre o apetite e começa a acelerar mais chegando aos 100 num instante. no entanto não sei se a velocidade é real ou não. não levei o gps comigo e não pude verificar isso. em termos de ruído é muito silenciosa. o meu motor não é silencioso e faz algum ruído.
finalmente ela tem bms e travagem regenerativa. a minha ainda não tem o bms. lá para o natal vou encostá-la às boxes no representante para ele lhe colocar um.
fiquei contente com o teste! venham mais motas da batlight e de outras marcas para que haja mais opções. os consumidores agradecem a chegada da concorrência! e as outras empresas também pois obriga-as a igualar, melhorar, competir, superar.....
concordo contigo arturaraujo, as empresas de venda de veículos eléctricos, mais do que quaisquer outras, deviam considerar a maior concorrência, como uma oportunidade de melhorarem, e de aumentar venda de veículos amigos do ambiente em portugal, esta devia ser a grande prioridade, os lucros vêm por arrasto, se só se preocuparem com dinheiro e perderem tempo com guerras mesquinhas não vão longe.
exacto! em vez de investirem a sua energia onde devem, isto é a melhorar.... desperdiçam-na a dizer mal da concorrência. faz lembrar a conversa entre "putos": "o carro do meu pai é melhor que o teu". por isso acho óptimo que venham marcas novas, modelos novos, empresas novas para dinamizarem o sector. e a julgar pelas vendas anunciadas da batlight e da sw... estão a conseguir.
há quase um mês que não escrevo nada neste diário. não é preguiça... mas apenas o facto de não ter nada de relevante a relatar.
porém a semana passada aconteceu algo.... a ignição deixou de funcionar bem... uma vezes ligava logo outras era preciso andar com a chave um pouco mais para a esquerda até conseguir.... liguei ao sr. fernando da aerosolar e ele veio a minha casa. desmontou o "canhão" e levou-o com ele. durante dois dias andei com outro que ele me emprestou. e ontem voltou com o meu já arranjado.
agora "tudo como dantes qg em abrantes".... a ignição está a funcionar novamente!
marcopns Escreveu:pois, estes db sao monotonos porque nunca acontece nada de especial... felizmente.
quantos km tens? notas diferença nas baterias? tens os cuidados habituais?
exacto... é uma monotonia!... e ainda bem....
quanto às baterias: em dezembro, talvez durante a época natalícia, vou levá-la ao representante para que coloque o bms. estou curioso sobre a informação que o bms vai dar das baterias. depois partilho aqui a info.
jmal Escreveu:por vezes as pessoas perguntam se estas novas tecnologias dão problemas, o meu irmão tem uma resposta engraçada;
"problemas tudo dá, é preciso é que haja quem os resolva".
cumps
quem os resolva depressa e bem.... por isso não podia estar mais satisfeito com a assitência que me tem sido dada. e fico contente ao ler os outros db e verificar que isso se passa com a maioria das marcas.
decidi finalmente levar as duas meninas à aerosolar.... e trouxe emprestada uma cantábrico amarela para não ter que gastar euros em gasóleo ao longo destes dias.... caso contrário teria que andar de carro.... assim é que eu gosto da assistência! num carro, quando se leva à oficina, não nos emprestam outro....
a evt vai deixar lá as baterias de chumbo e levar umas de lítio, bms e carregador novo.... nunca escrevi o diário de bordo dela... o motor é dos antigos (ou seja com escovas), tem duas velocidades (normal e potência) e andava que se farta....mas também gastava muito! nunca consegui mais do que 25 kms de autonomia de prego a fundo e algumas subidas pelo meio....o indicador de carga restante é com luzes que vão passando de verde a verde claro, depois amarelo e por fim vermelho quando chega a altura de recolher à garagem. tem um apito associado que indica se a condução está a ser feita de modo económico... se estou a acelerar em demasia apita duas vezes.... e quando a carga está a chegar ao fim apita durante mais tempo ao mesmo tempo que acende o vermelho. vamos ver agora com as novas baterias e bms como é que se porta. mais leve vai ficar de certeza pois as antigas 4 baterias 12v/50ah pesam muito mais do que as novas de lítio.
por seu lado a cantábrico vai receber o bms , apertar alguns parafusos e descobrir um mau contacto que há nas luzes... deve ser algum interruptor... o bms já sei que foi instalado e programado e que as baterias estavam todas boas felizmente.
aguardo ansiosamente a chegada delas.... logo que as tenha posto aqui as novidades.
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi
a introdução dos apitos (desde que não sejam dourados ) é uma boa ideia... já me aconteceu na evo começar a piscar a luz do bms mas como ia todo entusiasmado com a condução nem me apercebia. por acaso olhei para baixo para ver a velocidade e só então reparei no pisca-pisca de aviso, senão só notava mesmo quando ela começasse a cortar na velocidade.
bolas, tenho-as visto com o ao longo de alguns dias, e nem tinha relacionado as motos contigo...
a evt é muito gira, e mais silenciosa do que esperava dum motor com escovas, com as novas baterias vai ficar um mimo
e a cantábrico até tenho uma foto do bms de quando se estava a instalar/programar, mas estão noutro computador, e tem pouca qualidade, depois se quiseres posso colocar aqui