Página 1 de 1

Atribuição de incentivos à compra de painéis solares "é uma

Enviado: quarta mar 25, 2009 11:38 pm
por raposo
atribuição de incentivos à compra de painéis solares "é uma fraude"

atribuição de incentivos à compra de painéis solares "é uma fraude"

o autor da política energética do actual governo, oliveira fernandes, classificou como "uma fraude" a atribuição de incentivos à compra de painéis solares fotovoltaicos como sendo produtores de energia solar.
"estar a utilizar as verbas que foram anunciadas para a energia solar como incentivos para a compra de painéis fotovoltaicos é uma fraude", disse à agência lusa oliveira fernandes, professor da faculdade de engenharia do porto e presidente da agência de energia do porto.
oliveira fernandes acusou a empresa energie, cuja fábrica na póvoa de varzim foi visitada quinta-feira pelo primeiro-ministro, josé sócrates, de estar a fazer "publicidade enganosa", ao referir no seu site que os painéis solares fotovoltaicos têm rendimento superior aos colectores solares.
"o site diz que o sistema deles funciona com sol, céu nublado, chuva e à noite. vê-se logo que não é solar. é por isso que tenho vergonha deste país", afirmou oliveira fernandes, criticando josé sócrates e o ministro da economia, manuel pinho, por se terem associado ao "embuste" da energie, ao apelarem aos portugueses para que comprem os seus painéis.
"o lapso político do senhor primeiro-ministro e do senhor ministro da economia acontece manifestamente por falta de competência técnica no governo, por falta de assessoria, aconselhamento", afirmou o ex-secretário de estado da energia.
na opinião do professor universitário, a energie "é uma fábrica de bombas de calor", dado que os painéis que produz "até podem captar calor da água ou do solo".
oliveira fernandes salientou que o coeficiente de performance (cof) dos painéis da energie "deverá andar à volta de dois, o que é um valor ridículo".
o especialista explicou que a bomba dos painéis fotovoltaicos necessita de electricidade para funcionar, produzindo em média apenas o dobro da energia que consome.
"muitos dos colectores solares também precisam de uma bombinha. mas, em média, a energia que captam do sol é 50 vezes superior à que consomem. a relação é de dois para 50. não estamos a falar do mesmo campeonato", frisou.
oliveira fernandes realçou que, dadas as características climatéricas do país, "são os colectores solares que interessam a portugal", e não os painéis fotovoltaicos, mais adequados a países frios do norte e centro da europa.
em comunicado distribuído hoje, a energie garante que os seus painéis solares "estão certificados pela solarkeymark, a primeira marca de qualidade reconhecida internacionalmente para os produtos solares térmicos, e dingetpruft, atestadas pelo organismo alemão mundialmente conhecido dincertco".
"estas certificações atestam o produto da energie como sistema solar térmico", realça a empresa, anexando cópia de um dos certificados.
oliveira fernandes argumentou que o certificado atribuído à energie "não é nada do que estão a comercializar", mas fonte da empresa garantiu à lusa que "os painéis que a energie vai vender com base no protocolo assinado com o governo são certificados como sistema solar térmico".
o primeiro-ministro apelou segunda-feira à compra de painéis solares pelos portugueses, no âmbito do programa do governo de incentivo ao uso de energias renováveis, destacando o impacto positivo que terá na economia a vários níveis.
"se [os portugueses] querem dar um bom contributo para, em primeiro lugar, reduzirem a sua factura energética e gastarem menos dinheiro com o aquecimento da água, se querem dar um contributo para o seu país, para haver mais emprego e mais dinamismo económico, por favor instalem painéis solares nas suas casas, aproveitem este programa do governo", afirmou josé sócrates durante uma visita à empresa produtora de painéis solares termodinâmicos energie, na póvoa de varzim.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

este não é o primeiro confronto entre a energie e o sector, fragmentado por diversas marcas. em setembro de 2007, perante uma iniciativa de publicitação desta tecnologia por parte da energie, a sociedade portuguesa de energia solar (spes) emitiu então um comunicado, alertando que o equipamento publicitado surgia “abusiva e erroneamente” designado por colector solar, quando – acrescentava -“não é mais do que uma simples bomba de calor, visto que o suposto painel não é mais do que um evaporador”.

no comunicado, a spes notava ainda que a própria empresa, na sua página na internet, “reconhece que os painéis solares captam de noite e do vento, deixando para a incidência do sol uma situação de apenas benefício suplementar ao equipamento mas não essencial, o que, desde logo, condena o equipamento enquanto colector solar”.

"é claro que a temperatura do ar, o vento e a chuva - tudo é comandado pelo sol. mas é evidente que o promotor se baseia na associação à energia solar, isto é, da radiação do sol para vender as suas bombas de calor”, escreveu a spes na altura.

o actual presidente da spes e presidente da endesa portugal, nuno ribeiro da silva, disse hoje ao público que reitera a posição assumida em 2007 pela spes sobre os painéis termodinâmicos. quanto ao certificado anunciado ontem, adianta que a “associação tomará uma posição quando souber do que se trata”.

a spes é uma associação que congrega os interesses do sector, criada em 1980 e inclui entre os seus objectivos prioritários a promoção da energia solar em portugal, “assegurando a qualidade dos equipamentos e serviços”. é também a delegação portuguesa da international solar energy society.

do ponto de vista técnico, sistemas como o da energie são classificados fora da energia solar, por consumirem substancialmente mais energia eléctrica. neste caso concreto, o sistema termodinâmico consome 10 vezes mais energia eléctrica do que um colector solar térmico.

Re: Atribuição de incentivos à compra de painéis solares "é uma

Enviado: quinta mar 26, 2009 12:54 pm
por Filho da Natureza
o que o senhor oliveira disse já muitos aqui o disseram.

Re: Atribuição de incentivos à compra de painéis solares "é uma

Enviado: sexta mar 27, 2009 2:07 pm
por serges
mais uma vez o governo ficou bonito na foto!