Página 1 de 1

Energia Eolica Submarina

Enviado: domingo abr 05, 2009 5:37 pm
por Player 1
boas a todos

certamente já viram o seguinte artigo (http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=25806&op=all).

estou a trabalhar para um projecto que tem como objectivo a monitorização de uma área marítima, mais concretamente perto do canhão da nazaré, próximo das ilhas berlengas. uma ideia que ocorreu foi fazer o fornecimento de energia às bóias colocadas em determinados locais (encarregues de suportar os equipamentos de recolha e transmissão de dados e leituras) através de pequenos geradores (colocados nas bóias) que aproveitassem a energia da deslocação das correntes oceânicas para o seu accionamento, mas estou com dificuldades em obter informações sobre as correntes marinhas e a sua força, nessa região costeira, que é um dado essencial para averiguar se esta hipótese seria viável ou não.

se alguém tiver informação, ou um link onde possa consultar, fico agradecido

cumps a todos

Re: Energia Eolica Submarina

Enviado: terça abr 28, 2009 8:24 pm
por jeanuc
em relação à eolica submarina posso te dizer que não é novidade e que em frança já instalaram uma. o objectivo não era utilizar as correntes marinhas mas sim as marés, pois existem em frança locais com grandes diferenças nas marés (vejam o monte san michel por exemplo). aquilo que vi foi estrutura parecida com uma ventoinha de chão. agora procuram financiamento para um modelo maior.
em relação à produção de energia em meio marinho uma solução que achei interessante foi aproveitar o diferencial de temperatura entre a superficie e o fundo.
não conheço muito da tecnologia, mas em principio um liquido volátil, ou gás facilmente liquifeito (freon, propano, butano), estão contido em dois reservatórios, um na superficie, outro no fundo.
aumentando a temperatura o liquido evapora-se e pressão aumenta, abrindo a valvula de escape que está ligada a pequena turbina. depois de turbinado o vapor é conduzido ao reservatório inferior onde pelo aumento da pressão faz subir o liquido para o segundo reservatório fechando o ciclo.
esta é a teoria, se é fácil de fazer não sei,mas de certo que tendo em conta o baixo diferencial de temperatura as areas dos reservatorios tem que ser grande.