Página 1 de 1

O QUE FAZER????

Enviado: quarta abr 15, 2009 3:20 pm
por michel silva
bom dia
eu sou proprietario de uma casa de 2 andares no norte de portugal.
neste momento , visto que resido na frança penso em alugar o 1 andar. como os 2 andares e como sao destintos guardarei o res de chao para garage e para armazenar e fazer pequenos travalhos particulares. o problema è que a casa so tem uma embaixada( contador preto) se é assim como lhe chamam, e gostaria de saber como fazer, para saber a consumaçao do caseiro e a minha, para evitar futuros problemas.
ja me falaram de acusadores mas sera que é legal???
poderei ter um segundo contador preto???
preciso de contactar a camara ou outro organismo qualquer??
por agora é tudo .
agradeço desde ja a vossa participaçao para clarificar as ideias e dar sugestoes
obrigado e parabens pelo site

Re: O QUE FAZER????

Enviado: quarta abr 15, 2009 4:55 pm
por crazyscientist
isso é fácil fale com um electricista que lhe aplica um contador (preto como diz) na garagem e assim subtraindo o gasto da garagem ao total tem o consumo da casa

Re: O QUE FAZER????

Enviado: quarta abr 15, 2009 5:26 pm
por rocker_pt
a montante do contador que está a seguir à baixada e portinhola, a instalação é sua, e como tal pode colocar qualquer equipamento eléctrico susceptivel de ser usado na rede eléctrica 230v. desde que não cause perturbações na rede, etc, etc.
no caso em questão, basta à cabeça do quadro principal de piso colocar um contador geral.

depende como é distribuida a instalação eléctrica, só vendo o projecto electrotécnico, mas colocar um contador de energia no quadro geral do 1º andar, outro no quadro geral do 2º andar, e outro na garagem, não me parece mal. assim, para além do contador propriedade da edp (o que se dá a contagem mensal), ficaremos a saber o consumo parcelar, por piso e garagem.

claro que isto só deve ser feito por quem sabe: electricista por exemplo.

Re: O QUE FAZER????

Enviado: quarta abr 15, 2009 5:29 pm
por rocker_pt
o este tópico tem a ver com energia solar?
moderadores: reposicionar este tópico, pf.

Re: O QUE FAZER????

Enviado: quarta abr 15, 2009 6:39 pm
por michel silva
desde ja agradeço as respostas dadas.
talvez nao tenha posto detalhes suficientes e realistas para que possam ser mais precisos . a primeira questao nao é exactamente correcta por isso as minhas desculpas pelo lapso!!
como eu disse a casa tem dois andares nos quais vivi sempre com a minha familia. casa essa que na altura tinha umas escadas pelo interior e duas exteriores nas extremidades . entretanto o meu pai resolveu fechar as escadas interiores para poder dividir o 1 andar com a intençao principal de diminuir a superficie porque era enorme( aproximadamente 50m2 cada apartamento) e com as segundas intençoes de um dia tudo alugar ficando somente com res de chao como garage e arrumos para nos. sublinho que tudo isto é ilegal , pois nunca foi pedido alvara a camara e a planta da casa é a mesma desde a sua construçao sem modificaçoes.
a embaixada electrica é unica e situada no res de chao assim como a caixa dos fusiveis.
a cerca de 2 anos , para ajudar um casal amigo da familia , os meus pais resolveram lhes alugar um dos apartamentos ( ao negro). claro que a factura da edp, esta ao nome do meu pai, mas desde que alugamos , todos os meses juntamos o valor da eletricidade a renda com o acordo e verificaçao do caseiro.
hoje o meu pai deu nos o patrimonio a gerir a mim e ao meu irmao , e eu sei que poderiamos tudo legalizar, mas a verdade é que nao temos meios para investir e nao queremos ao menos para ja de quadriplicar as contribuiçoes imobiliarias.
entao a nossa intençao agora é de alugar o outro apartamento e sublinho que este apartamento tem instalaçao electrica mas com um acusador de kw na despensa do mesmo.
resumindo : ha 2 apartamentos no 1 andar e o res de chao (mas nao tera nenhuma consumaçao) mas tera a caixa de fusiveis e o contador geral e ao qual todos os inquelinos terao acesso.
o problema é que eu sou emigrante e o meu irmao estudante numa universidade longe do domicilio, por isso sera um grande transtorno passar todos os meses pelos inquilinos para verificar o acusador e subtrair o valor deste pelo consumo geral..
o que fazer para que cada um pague a seu consumo evitando as confusoes ?
espero que tenha sido claro .
mais uma vez agradeço a vossa disponibilidade e simpatia
obrigado

Re: O QUE FAZER????

Enviado: quarta abr 15, 2009 10:23 pm
por crazyscientist
para isso ser automático ou seja a edp cobrar a cada divisão o seu valor de gasto, terá de legalizar, constituindo propriedade horizontal, o que desaconselho vivamente, o meu sogro fez isso, e foi um gasto de dinheiro e tempo que nem imaginam, é preciso planta como se fosse construir casa de raiz, licenças de obras pagas mesmo que não existam, vistorias e toda a porcaria que podem imaginar e depois a casa é avaliada como se fosse nova, resultado, a antiga décima agora imi dispara para números astronómicos.

por isso o conselho é falar com um electricista, mesmo que não profissional, que lhe desenrasque isso e os inquilinos que façam as divisões, pode deixar um deles a pagar a factura depois de receber dos outros.

já agora de que zona do norte é? pode ser que se arranje alguém para ajudar no local.

Re: O QUE FAZER????

Enviado: quinta abr 16, 2009 10:07 am
por michel silva
obrigado por confirmar aquilo que eu suponha.
a zona do norte é guimaraes.
mas gostaria de aprofundar mais um pouco.
sera possivel ter 2 contadores e receber 2 facturas mesmo que seja no mesmo nome? assim so teria de as entregar para receber o valor e evitaria provaveis problemas como por exemplo na altura da regularizaçao.
falo disto porque tenho conhecimento de um caso quase identico ao meu ,que é o seguinte:
numa casa dividida pra 2 habitaçoes em que havia um 1 contador geral num lado e um acusador do outro, em que o inquilino que tinha o acusador pagava todos os 2 meses(era assim a faturaçao) metade da taxa , a diferença da antiga contagem dos kw com a actual ,multiplicando pelo preço do mesmo e claro a sua percentagem do iva .tudo se passava bem ate chegar ao mes da regularizaçao. o valor da factura reguladora era enorme e tinha de ser paga ,mas o problema era saber por quem, principalmente quando o inquilino da habitaçao que tem o acusador se defende( ao meu ver com razao) que ao longo do ano , ele regularizou de 2 em 2 meses a sua situaçao. o outro inquilino para sua defesa argumentava que era impossivel ter sido ele a consumir tanta energia . acabou entao por ser o proprietario do imovel a pagar .
mas na minha opiniao no proximo vez vai acontecer o mesmo .
eu peço aqui as pessoas que passaram ou teem conhecimento de casos identicos se fazem o favor de me ajudarem
obrigado

Re: O QUE FAZER????

Enviado: quinta abr 16, 2009 11:55 am
por rastaparta
[quote="crazyscientist"]para isso ser automático ou seja a edp cobrar a cada divisão o seu valor de gasto, terá de legalizar, constituindo propriedade horizontal, o que desaconselho vivamente, o meu sogro fez isso, e foi um gasto de dinheiro e tempo que nem imaginam, é preciso planta como se fosse construir casa de raiz, licenças de obras pagas mesmo que não existam, vistorias e toda a porcaria que podem imaginar e depois a casa é avaliada como se fosse nova, resultado, a antiga décima agora imi dispara para números astronómicos.

para que fique tudo legal, é como este amigo diz!!

Re: O QUE FAZER????

Enviado: quinta abr 16, 2009 12:40 pm
por michel silva
eu sei isso e agradeço a disponibilidade
mas o que queria perguntar é: sera possivel ter 2 contadores, um em cada apartamento e ter 2 facturas em nome do proprietario do imovel para que este a entregue ao inquilino do respetivo n de contador. isto tudo para evitar as legalizaçoes.
obg

Re: O QUE FAZER????

Enviado: quinta abr 16, 2009 1:05 pm
por tavares
michel silva Escreveu:mas o que queria perguntar é: sera possivel ter 2 contadores, um em cada apartamento e ter 2 facturas em nome do proprietario do imovel para que este a entregue ao inquilino do respetivo n de contador. isto tudo para evitar as legalizaçoes.
não é possivel porque segundo o rsiuee , um local de consumo não pode ter duas entradas de electricidade , como o prédio não está divido em propriedade horizontal é impossivel.

para fazer isso tem que fazer o seguinte:
- dividir em propriedade horizontal
- alterar toda a instalação électrica e de acordo com o regulamento actualmente em vigor
- certificar as instalações eléctricas na certiel.
- se tudo correr bem com as instalações e certificações pode então fazer os diversos contractos com a edp.

os custos?

muito elevados.

Re: O QUE FAZER????

Enviado: quinta abr 16, 2009 2:24 pm
por michel silva
esclarecido obrigado