Grid tie inverter onde comprar em portugal


Autor do tópico
Under_pt
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: domingo out 06, 2013 9:27 pm

Grid tie inverter onde comprar em portugal

Mensagem por Under_pt »

Boas amigos , pretendia saber se hexiste algum fornecedor de inverters grid tie em Portugal , obrigado .


Cumps....Under_pt


Roger a Jazz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 160
Registado: domingo set 25, 2011 10:41 pm

Re: Grid tie inverter onde comprar em portugal

Mensagem por Roger a Jazz »

Só no olx.

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Grid tie inverter onde comprar em portugal

Mensagem por MRider »

Tens algumas empresas que vendem. É uma questão de procurar.

No eBay também tem .
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Grid tie inverter onde comprar em portugal

Mensagem por visitante1 »

Quando optarem por inversores desses optem por qq coisa que valha a pena, os Gti de baixo valor do ebay, xinocas que prometem altas eficiencias não passam de banha da cobra cara de mais para o que fazem.
É preferivel gastar mais um pouco de dinheiro e comprar algo que valha a pena, falo por experiencia propria com o Sma SB1100, o mastervolt Xs3200 e ainda o xantrex que esta pronto para começar a trabalhar um dia destes.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


bingo
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: quinta nov 11, 2010 3:33 pm

Re: Grid tie inverter onde comprar em portugal

Mensagem por bingo »

boas.
comprei á pouco um mastervolt xs2000 para instalar com 4 paineis 245w para autoconsumo, no entanto quando li no manual que que se em que ligar á rede diretamente, fiquei desiludido. (visitante1) como tem experiencia com o mastervolt xs.... é mesmo assim? não se consegue "dar a volta ao texto".
peço algumas dicas e ajuda.

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Grid tie inverter onde comprar em portugal

Mensagem por MRider »

Se é grid tie é mesmo assim.
Ou será que estaria a procura de um híbrido?
Live long and prosper!


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Grid tie inverter onde comprar em portugal

Mensagem por Quintas2 »

bingo Escreveu:boas.
comprei á pouco um mastervolt xs2000 para instalar com 4 paineis 245w para autoconsumo, no entanto quando li no manual que que se em que ligar á rede diretamente, fiquei desiludido. (visitante1) como tem experiencia com o mastervolt xs.... é mesmo assim? não se consegue "dar a volta ao texto".
peço algumas dicas e ajuda.
O que queres dizer com "ligar à rede diretamente"?

Como disse o MRider, se é grid tie, só funciona ligando à rede AC. Mas isso não significa ligar à entrada da rede nas tuas instalações (não sei se é isso que entendes com o "diretamente").

O que deves é ligar a um circuito AC (disjuntor próprio) dedicado unicamente ao inversor, sem ter quaisquer outras ligações ou cargas nesse circuito.
Cumprimentos,
Quintas2


bingo
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: quinta nov 11, 2010 3:33 pm

Re: Grid tie inverter onde comprar em portugal

Mensagem por bingo »

O que pretendia fazer era ligar a saida AC do inversor a uma tomada de casa. Para haver auto consumo.
.. ligar a rede diretamente, quis dizer, haver uma saida do inversor a um contador so e exclusivamente para injecao.
O que pretendia era consumir e injetar as sobras.


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Grid tie inverter onde comprar em portugal

Mensagem por Quintas2 »

Não precisas ligar a uma tomada para haver autoconsumo, embora também possa ser feito. Desde que ligues dentro da tua instalação, há sempre autoconsumo. O mais indicado é ligares diretamente a um disjuntor do quadro elétrico, disjuntor esse que será destinado unicamente ao inversor. A energia que injetares no quadro elétrico será consumida preferencialmente em tua casa (autoconsumo) e só será exportada para a rede se não tiveres consumos que a "absorvam". Tipo isto
Esquema gridtie.PNG
Esquema gridtie.PNG (90.91 KiB) Visto 4632 vezes
Nota que no desenho acima o quadro elétrico aparece fora da casa mas é o nosso comum quadro elétrico situado no interior da habitação.

Vê também estes tópicos:
https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... da#p249809
https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... da#p200079
https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... 96&t=19396
Cumprimentos,
Quintas2


bingo
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: quinta nov 11, 2010 3:33 pm

Re: Grid tie inverter onde comprar em portugal

Mensagem por bingo »

tenho que por um dijuntor com quantos amperes?

o inversor tem um output de:

Grid voltage 230 V single phase (184 - 265 V)
------> Nominal output power 1500 VA
Max. output power 1575 VA
-------> Nominal output current 7 A
Frequency 50/60 Hz
Power factor > 0.99 at full power
Harmonic distortion (THD) < 3% at full power
Standby power < 0.5 W
EU efficiency at 300 V: 94.4 %
Max. efficiency 95.7 %
AC connection 2.5-10 mm² terminal block
Fuse internal PCB fuse


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Grid tie inverter onde comprar em portugal

Mensagem por CrOhN »

Não sei que campo solar pretendes colocar, mas, para ficar protegido ao máximo, podes colocar um de 6A. Se for a baixo muitas vezes (duvido), 10A.


bingo
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: quinta nov 11, 2010 3:33 pm

Re: Grid tie inverter onde comprar em portugal

Mensagem por bingo »

vou colocar 6 paineis de 245W.

por painel em serie
30.20 Volts
8.16 amp

ponho dijuntor de 10A ?


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Grid tie inverter onde comprar em portugal

Mensagem por alexjp4 »

bingo Escreveu:O que pretendia fazer era ligar a saida AC do inversor a uma tomada de casa. Para haver auto consumo.
.. ligar a rede diretamente, quis dizer, haver uma saida do inversor a um contador so e exclusivamente para injecao.
O que pretendia era consumir e injetar as sobras.
parece que as outras questões já estão respondidas quanto ao contador podes coloca-lo em paralelo com o inversor antes do dijuntor (assim o dijuntor protegia o inversor e respectivos circuitos e o contador) mas ele vai-te contabilizar o total que os painéis produzem não contabiliza em separado "as sobras" que são injectadas na rede, aí terias que colocar outro contador que só contabilizasse num sentido (o que vai para a rede) para poderes saber o que vai para a rede não sei se terás interesse nisso.


bingo
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: quinta nov 11, 2010 3:33 pm

Re: Grid tie inverter onde comprar em portugal

Mensagem por bingo »

a ideia era mesmo NÃO DAR nada á rede. (eles também nunca me deram nada, antes pelo contrario)
tenho que deixar passar mais uns meses e pretendo por um "grid-zero" a ir para 2 tomadas, de inverno aquece a casa e de verão... ainda não sei.

agradeço a todos que me ajudaram.

entretanto tenho que por umas fotos.


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Grid tie inverter onde comprar em portugal

Mensagem por alexjp4 »

Já mediste os consumos minimos (stand By) que tens durante o dia? é que pode ser mais vantajoso economicamente instalares menos potência de paineis do que instalares um grid-zero, se não tiveres um AQS e se os excessos de produção forem significativos podes por a hipotese de um termoacomulador para aproveitares o que desvias do grid zero nos dias em que estão limpos, ou pores a hipotese de alimentares os circuitos de iluminação através de baterias mas tudo isto tens custos e tens que ver o que é mais vantajoso.
Ficamos a aguardar as fotos.


bingo
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: quinta nov 11, 2010 3:33 pm

Re: Grid tie inverter onde comprar em portugal

Mensagem por bingo »

sim, já medi quase tudo.
. standbys, frigorifico, arca vertical, arca horizontal, micro-ondas, maq. loiça, maq. roupa, TV, computadores, aquario, só falta o pior.....
..... fogão de vidroceramica e o respetivo forno eletrico. isso é que me estraga tudo.


bingo
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: quinta nov 11, 2010 3:33 pm

Re: Grid tie inverter onde comprar em portugal

Mensagem por bingo »

junto envio fotos

1. inversor Mastervolt xs2000
2. cabo eletrico junto ao teto da garagem bonito
3. tomada que depois vai ao disjuntor da garagem( cabo eletrico de 4mm)
Anexos
mastervolt xs2000 20160515_11edeeerr.jpg
mastervolt xs2000 20160515_11err.jpg
mastervolt xs2000 20160515_111139.jpg


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Grid tie inverter onde comprar em portugal

Mensagem por Quintas2 »

Eu usaria o disjuntor de 10A: a corrente nominal de saída do XS2000 é de 7A (vais ter 6x245Wp = 1470Wp, pelo que dificilmente passarás os 6A na saída do XS2000, mas não será impossível), fica já feito para um eventual aumento do campo solar - o XS2000 admite até 2000Wp, com output máximo de 1575W (6,85A), tens cabo de secção 4mm2, que aguenta perfeitamente os 10A. Evitas desde já possíveis disparos do disjuntor e o preço será equivalente.
Cumprimentos,
Quintas2


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Grid tie inverter onde comprar em portugal

Mensagem por Quintas2 »

bingo Escreveu:sim, já medi quase tudo.
. standbys, frigorifico, arca vertical, arca horizontal, micro-ondas, maq. loiça, maq. roupa, TV, computadores, aquario, só falta o pior.....
..... fogão de vidroceramica e o respetivo forno eletrico. isso é que me estraga tudo.
Não estraga não. Esses são equipamentos de uso por curta duração e potência muito superior ao do teu fotovoltaico. Vais ter sempre que ir buscar à rede. Uma potência como a tua de quase 1500W em autoconsumo é excessiva numa habitação normal, sem gente em casa durante o dia e sem armazenagem. Bem sei que tens frigorífico + congelador vertical + arca, mas não vi termoacumulador elétrico nos teus equipamentos. Uma potência destas e injeção zero vais ser virtualmente impossível sem ter alguma carga a consumir excessos de produção, conforme disse o alexjp4. E, sem isso, vais ter que usar o máximo de equipamentos durante o dia e escaloná-los ao longo do dia, uns a seguir aos outros, para autoconsumo ao máximo, e mesmo assim dificilmente não exportarás alguma coisa. Aí, cozinhar com eletricidade será mais um contributo válido para diminiur a exportação.

Estás a pôr uma tomada + ficha por algum motivo? É que parece que tens a tomada só para o fotovoltaico e aí mais valia ligares diretamente. A não ser que queiras intercalar um medidor de tomada.
Cumprimentos,
Quintas2


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Grid tie inverter onde comprar em portugal

Mensagem por alexjp4 »

Quintas2 Escreveu:
bingo Escreveu:sim, já medi quase tudo.


Estás a pôr uma tomada + ficha por algum motivo? É que parece que tens a tomada só para o fotovoltaico e aí mais valia ligares diretamente. A não ser que queiras intercalar um medidor de tomada.
Eu tinha (agora está avariado) um medidor desses que se compra no Lidl mas ele não contava se o ligasses aí porque a corrente entra ao contrario tive que o "enganar" porque ele só lia o que entrava pelos bornes machos e não o que entrava pelo lado femea, por isso se ainda não tiveres nenhum medidor pensa em comprar um medidor de painel que fica até mais barato (no Ebay) do que esses de tomada.
Dizes que já mediste tudo mas não dizes quanto é o consumo do stand by e se não estiver sempre gente em casa e que ande a ligar e a desligar os equipamentos grande parte da produção é desperdiçada.
Quando o tempo está sem nuvens ainda consegues programar os equipamentos para se irem ligando e desligando mas quando o tempo está com nuvens passageiras vai ser muito complicado porque ou estás a aproveitar o que produzes quando não está a nuvem e depois vem uma nuvem e passas a consumir da rede quando o que está ligado por exemplo poderia estar a consumir a noite no bi-horário, é que com 1500w deves ter aí umas 4 a 5h (nos dias grandes) a produzir uns 1300W que não deves conseguir gastar tudo, mas é uma questão de veres o que realmente é melhor.

Responder

Voltar para “Energia Solar”