+ Outlander PHEV Sintra

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico



Responder
Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 15486
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora
Estado: Desligado

Re: + Outlander PHEV Sintra

Mensagem por serges » quarta dez 16, 2015 7:15 pm

Muito bem sempre a rolar...

Parabéns... Adorei o dito a rolar...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5409
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos
Estado: Desligado

Re: + Outlander PHEV Sintra

Mensagem por Mumia » quinta dez 17, 2015 2:00 pm

eu devo dizer que.... Muito bom de se conduzir! :D :D
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 34800Km

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2381
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra
Estado: Desligado

Re: + Outlander PHEV Sintra

Mensagem por t3lmo » quinta dez 17, 2015 2:21 pm

Desde que comprei tenho um consumo de Imagem
Que só existe pelas viagens grandes e dias mais atarefados em que os 50km não chegam mas também não preocupam. De resto 90% do consumo é elétrico e a mobilidade é excelente ;)

Fica um testemunho recente: http://www.zeev.pt/testemunhos/telmo-az ... ev-my2014/
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74
Estado: Desligado

Re: + Outlander PHEV Sintra

Mensagem por O_volt » quinta dez 17, 2015 4:43 pm

Realmente impressionante.
Já fiz as minhas contas e teria 2 ou 3x o teu consumo, mas ajuda-me a pensar melhor.
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3315
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte
Estado: Desligado

Re: + Outlander PHEV Sintra

Mensagem por visitante1 » quinta dez 17, 2015 11:25 pm

Telmo há aqui 2 questões que não me parecem coerentes!
Passo a citar:
1a
Utiliza este veículo como principal meio de transporte?
É atualmente o único carro da família e faz plenamente as funções dos 2 TDI’s que tínhamos anteriormente.

2a
Da sua perceção e experiência, o seu veículo elétrico oferece uma maior, menor ou igual fiabilidade em comparação com o de combustão?
Da experiência anual que tenho presumo que a fiabilidade seja maior em virtude de não existirem tantos componentes (e derivados) de desgaste, assim como a menor complexidade dos mecanismos de locomoção envolvidos. Por outro lado, veremos qual o comportamento e vida útil das baterias com o decorrer do tempo e a utilização diária destas.

Fim de citação

Deduzo que na primeira questão existiria um veículo que não era utilizado, certo? Caso contrário 1 veículo não pode estar em 2 locais ao mesmo tempo, certo!

Na segunda questão há certamente uma confusão entre um puro VE e um plugin, o veículo que tens não tem menos peças de desgaste, tem mais, ou seja tem as de um CI e as de um VE, certo!!

Vá lá corrige esse testemunho... ;)
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74
Estado: Desligado

Re: + Outlander PHEV Sintra

Mensagem por O_volt » sexta dez 18, 2015 8:47 am

E qto à manutenção? Revisões?
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2381
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra
Estado: Desligado

Re: + Outlander PHEV Sintra

Mensagem por t3lmo » sexta dez 18, 2015 10:34 am

visitante1 Escreveu:Deduzo que na primeira questão existiria um veículo que não era utilizado, certo? Caso contrário 1 veículo não pode estar em 2 locais ao mesmo tempo, certo!
Durante a semana era scooter elétrica (1) e VW Polo TDI 90cv (4), e ao fim de semana familiar, férias e viagens era S-Max TDCI 200cv (5).
visitante1 Escreveu:Na segunda questão há certamente uma confusão entre um puro VE e um plugin, o veículo que tens não tem menos peças de desgaste, tem mais, ou seja tem as de um CI e as de um VE, certo!!
O motor CI pouco desgaste tem pois a sua utilização é esporádica, exemplo, antes da última viagem a Coimbra não foi usado durante 3.400km, quase 3 meses sempre em elétrico.
Isso para mim é obviamente menos desgaste e a usual manutenção de um CI normal.
O_volt Escreveu:E qto à manutenção? Revisões?
Estão tabeladas:
t3lmo Escreveu:
Jorge Rocha Escreveu:Como é feito o plano de revisões?
O plano é anual e já está tabelado:
Imagem
Já foi à 1ª revisão anual que ficou dentro do expetável e ainda esteve 1 noite a balancear o pack para obter o valor de 38Ah de capacidade que pretendia obter:

Imagem
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74
Estado: Desligado

Re: + Outlander PHEV Sintra

Mensagem por O_volt » sexta dez 18, 2015 11:05 am

A balancear? Existe algum protocolo no concessionário que permite isso?
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1739
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am
Estado: Desligado

Re: + Outlander PHEV Sintra

Mensagem por jmlflorencio » sexta dez 18, 2015 11:49 am

Tinha ideia que os concessionários tentavam puxar mais por essas revisões, até me lembro de ver um caso em que o valor apresentado ao cliente depois da primeira revisão tinha passado dos 300 eur... (Não foi aqui??).

De resto concordo com a análise do t3lmo ;-)

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2381
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra
Estado: Desligado

Re: + Outlander PHEV Sintra

Mensagem por t3lmo » sexta dez 18, 2015 12:17 pm

O_volt Escreveu:A balancear? Existe algum protocolo no concessionário que permite isso?
Devem ter forma de fazer uma descarga e carga completa para aferir a capacidade total do pack, algo que não consigo fazer por meios próprios.
Como em qualquer VE, o acabar da autonomia elétrica nunca é o zero do SOC. Neste caso ronda os 28-30% SOC:

Imagem

Em breve uma aplicação Android de monitorização do PHEV ;)
jmlflorencio Escreveu:Tinha ideia que os concessionários tentavam puxar mais por essas revisões, até me lembro de ver um caso em que o valor apresentado ao cliente depois da primeira revisão tinha passado dos 300 eur... (Não foi aqui??))
Eu levei-lhes essa fatura dos 300€ com as diferenças do preço da mão de obra e oleos, etc. Só para deixar claro que não queria ser enganado.
Bem haja estes foruns e facebooks pela partilha de informação ;)
Já dai ter criado um grupo internacional sobre o tema: https://www.facebook.com/groups/outlanderphev/
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74
Estado: Desligado

Re: + Outlander PHEV Sintra

Mensagem por O_volt » sexta dez 18, 2015 12:49 pm

Com 28% de SOC a bateria tem 3,79v...isso não é o minimo, pois não? Está lá ainda muita coisa?
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2381
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra
Estado: Desligado

Re: + Outlander PHEV Sintra

Mensagem por t3lmo » sexta dez 18, 2015 1:27 pm

Sim, SOC 28%, pack com 303,6V, célula mais baixa tinha 3,79V e a mais alta 3,799V.

Esta reserva permite continuar a usar ambos os motores elétricos para pedidos de potência instantanea, 4WD e obviamente proteção das células.
O sistema entra em modo híbrido série (MCI = gerador) para manter este valor.
Se pedir mais potência acima dos 60kW entra o modo híbrido paralelo (MCI = gerador + eixo frontal, eixo traseiro elétrico)

Imagem

E depois de carregado:

Imagem Imagem
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2381
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra
Estado: Desligado

Re: + Outlander PHEV Sintra

Mensagem por t3lmo » terça mar 29, 2016 10:16 am

Em consonância com o silêncio da natureza...


Link
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3967
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira
Estado: Desligado

Re: + Outlander PHEV Sintra

Mensagem por MRider » sábado abr 02, 2016 2:13 pm

Só falta acrescentar que existem peças nos motores CI que precisam de ser mudadas ao fim de X tempo. Mesmo que o motor de combustão interna não seja usado.
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2381
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra
Estado: Desligado

Re: + Outlander PHEV Sintra

Mensagem por t3lmo » sexta abr 15, 2016 10:26 am

Pela primeira vez usei o modo SAVE uma vez desde que tenho o PHEV, à cerca de 2 semanas na A23 para depois fazer a subida da Covilhã até à torre sempre em elétrico.

Nessa viagem fiz:

Sintra -> A1- > Aveiras (carga rápida, 30 a 80%) -> A23 (SAVE) -> Covilhã (almoço), com total de 290 km com o consumo de 6,2 L/100

Imagem

Imagem

Depois subi a serra em elétrico, esgotei o pack, e na descida regenerei meio pack para 28km de autonomia para chegar a Gouveia.

No regresso fiz:

Gouveia -> Coimbra (almoço e meia carga lenta no Forum Coimbra) -> A1-> Pombal (carga rápida, 30 a 80%) -> Sintra, com total de 338 km com o consumo de 4.6 L/100

Imagem

Imagem

Adoro o ACC a 95 km/h, é quase autónomo pois ainda tenho que ir virando o volante.

Os 130 de velocidade máxima foi a descer a Serra dos Candeeiros que larguei as redeas em glide B0 :)

Nesse fim de semana fiz um total de 691 km com 33 litros perfazendo uma média de 4,7 L/100 e no MMCS subi a média final de 1,4 par 1,5 L/100.

Lá em cima tive o prazer de testar o 4WD na neve e é excepcional a sensação da ausência de ruído a pisar neve a quebrar.

Imagem

Imagem

Imagem
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5409
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos
Estado: Desligado

Re: + Outlander PHEV Sintra

Mensagem por Mumia » sexta abr 15, 2016 11:41 am

diria....muitoooo bom!!!

E tendo em conta que no dia-a-dia anda em modo eléctrico, enfim é o que digo uma escolha acertada!!

gostei bué da ultima foto ;)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 34800Km

Avatar do Utilizador

meira78
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 209
Registado: quarta jan 19, 2011 3:54 am
Estado: Desligado

Re: + Outlander PHEV Sintra

Mensagem por meira78 » sexta abr 15, 2016 12:31 pm

Excelente, mesmo!

A Serra da Estrela é sempre um dos melhores destinos para se cumprir.

O Outlander sente-se como peixe na água.

A única imperfeição só devia ter sido o piso da N17 entre Oliveira do Hospital e a entrada para Tábua, via IC6, que se apresenta muito lastimoso e nem ao eléctrico deixa de fazer marcas...

De resto gostei muito.

Obrigado pela tua partilha.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2381
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra
Estado: Desligado

Re: + Outlander PHEV Sintra

Mensagem por t3lmo » sexta abr 15, 2016 12:43 pm

Esqueci-me de incluir a subida até á torre a partir da Covilhã...


Link
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

meira78
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 209
Registado: quarta jan 19, 2011 3:54 am
Estado: Desligado

Re: + Outlander PHEV Sintra

Mensagem por meira78 » sexta abr 15, 2016 12:45 pm

t3lmo Escreveu:Esqueci-me de incluir a subida até á torre a partir da Covilhã...
Um mimo esta paisagem.

Mas a descida até Gouveia via Sabugueiro também é digna de registo.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2381
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra
Estado: Desligado

Re: + Outlander PHEV Sintra

Mensagem por t3lmo » sexta abr 15, 2016 12:53 pm

meira78 Escreveu:Mas a descida até Gouveia via Sabugueiro também é digna de registo.
Também registei essa... e sempre em regeneração ;)

Imagem

Imagem
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Responder

Voltar para “Automóveis”