Finalmente algo ao nível da Tesla (Rivian)
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 790
- Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
- Localização: Lisboa
Finalmente algo ao nível da Tesla (Rivian)
Para mim uma surpresa o aparecimento desta empresa, aparentemente, a rivalizar em termos de tecnologia com a Tesla.
A entrar no mercado das pickups que nos EUA são os veículos mais vendidos (se não me engano são os 10 primeiros, sendo a FORD F o veiculo mais vendido nos EUA).
Link
http://products.rivian.com/
http://products.rivian.com/suv/
A entrar no mercado das pickups que nos EUA são os veículos mais vendidos (se não me engano são os 10 primeiros, sendo a FORD F o veiculo mais vendido nos EUA).
Link
http://products.rivian.com/
http://products.rivian.com/suv/
-
- Membro Silver
- Mensagens: 439
- Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm
Re: Finalmente algo ao nível da Tesla (Rivian)
final de 2020? tarde demais, já foram.
-
- Administrador
- Mensagens: 16151
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
- Localização: Amadora
Re: Finalmente algo ao nível da Tesla (Rivian)
Yep, o novo ano maravilha agora é o 2020!!!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
-
- Moderador
- Mensagens: 1464
- Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
- Localização: viseu
Re: Finalmente algo ao nível da Tesla (Rivian)
Que tecnologia é essa tão boa?
Nissan LEAF 2018 40kWh
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1922
- Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am
Re: Finalmente algo ao nível da Tesla (Rivian)
O problema nas imensas startups que polutam nos EV's, é saber quais irão vingar...
Investir num carro (que até possa eventualmente ser construído) mas que empresa possa fechar num curto espaço e tempo (normalmente startups têm fundos limitados temporalmente) assusta-me... Não quero dizer que uma nissan ou outra tb não possam fechr, mas é diferente... existe assistência com (algum ) know how, etc, etc...
Uma coisa é comprarmos um gadget electronico de 5/100 USD, outra coisa um automóvel (ainda para mais eletrico que são tão caros)...
Posto isto de lado, os veiculos que até agora mais me impressionam (para lá dos Chineses que espero cheguem cá à Europa) são o Sion e esta pickup (não gosto dos SUVs)...O novo audi etron gt tb está giro...
Mas acho que ideal ideal vai ser comprar um model3 usado daqui a uns anos (o raio da minha garagem de casa - casa antiga - é que carro vai ficar parte de fora da garagem... ainda não tenho portão para fechar, mas mesmo Leaf a fechar vai ser mesmo rés vés...
Mas é como dizem, é sempre para 2020... LOL
Investir num carro (que até possa eventualmente ser construído) mas que empresa possa fechar num curto espaço e tempo (normalmente startups têm fundos limitados temporalmente) assusta-me... Não quero dizer que uma nissan ou outra tb não possam fechr, mas é diferente... existe assistência com (algum ) know how, etc, etc...
Uma coisa é comprarmos um gadget electronico de 5/100 USD, outra coisa um automóvel (ainda para mais eletrico que são tão caros)...
Posto isto de lado, os veiculos que até agora mais me impressionam (para lá dos Chineses que espero cheguem cá à Europa) são o Sion e esta pickup (não gosto dos SUVs)...O novo audi etron gt tb está giro...
Mas acho que ideal ideal vai ser comprar um model3 usado daqui a uns anos (o raio da minha garagem de casa - casa antiga - é que carro vai ficar parte de fora da garagem... ainda não tenho portão para fechar, mas mesmo Leaf a fechar vai ser mesmo rés vés...
Mas é como dizem, é sempre para 2020... LOL
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 790
- Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
- Localização: Lisboa
Re: Finalmente algo ao nível da Tesla (Rivian)
Não é uma questão de ser boa ou má.
Quanto a mim é uma questão de inteligência.
https://www.rivian.com/technology
Igualmente inteligente
Tesla
Para comparação com outras opções...
Mercedes
Audi
VW
Quanto a mim é uma questão de inteligência.
https://www.rivian.com/technology
Igualmente inteligente
Tesla
Para comparação com outras opções...
Mercedes
Audi
VW
-
- Moderador
- Mensagens: 1464
- Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
- Localização: viseu
Re: Finalmente algo ao nível da Tesla (Rivian)
Porque têm umas fotos mais bem arranjadas? Não mostram cablagens, controlador nem carregador.
Nissan LEAF 2018 40kWh
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 790
- Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
- Localização: Lisboa
Re: Finalmente algo ao nível da Tesla (Rivian)
Se quisermos assobiar para o lado e fingir que não se vê o óbvio...
Podemos fingir que não se vê aquele volume enorme na frente da plataforma em substituição do motor convencional.
Aliás, por algum motivo a Tesla e a Rivian tem enormes "frunks" enquanto os europeus não têm...
-
- Moderador
- Mensagens: 1464
- Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
- Localização: viseu
Re: Finalmente algo ao nível da Tesla (Rivian)
Isso define a tecnologia se é boa ou má?
Com carregador e controlador já não fica tudo tão arrumadinho.
Com carregador e controlador já não fica tudo tão arrumadinho.
Nissan LEAF 2018 40kWh
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 790
- Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
- Localização: Lisboa
Re: Finalmente algo ao nível da Tesla (Rivian)
Quanto a mim, sim!
Mostra o nível de empenho e de inteligência aplicado.
As imagens dos não arrumadinhos é mais do género... "vamos por aqui um mamarracho qualquer no sitio do motor convencional, temos espaço".
A tua imagem e a minha mostram a mesma coisa
-
- Moderador
- Mensagens: 1464
- Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
- Localização: viseu
Re: Finalmente algo ao nível da Tesla (Rivian)
Não mostram não, vê lá no eixo dianteiro se não tem o tal mamarracho do controlador por cima do tal motor arranjadinho, e sem cablagens a coisa fica muito limpinha, devem trabalhar por wireless.
E é por isso que consideras a tal tecnologia superior? Sinceramente gostava de perceber o porquê de dizeres isso olhando para umas fotos incompletas da base dos carros. Porque no aspeto que referes todos eles optaram pelo mesmo layout, baterias a fazerem o fundo do carro, neste aspecto a Tesla até teve montes de problemas por ter a carapaça das baterias muito frágil tendo várias perfurações das baterias, acabou por meter uma chapa de titânio a reforçar aquilo.
O facto de ter uma bagageira à frente é opção da marca, no LEAF, por exemplo, com mais uns milhares dava para arranjar ali um porta luvas, mas para manter o preço em baixo, ficou assim. São opções da marca, não acho que tenha a ver com tecnologia, mas com o preço final.
E é por isso que consideras a tal tecnologia superior? Sinceramente gostava de perceber o porquê de dizeres isso olhando para umas fotos incompletas da base dos carros. Porque no aspeto que referes todos eles optaram pelo mesmo layout, baterias a fazerem o fundo do carro, neste aspecto a Tesla até teve montes de problemas por ter a carapaça das baterias muito frágil tendo várias perfurações das baterias, acabou por meter uma chapa de titânio a reforçar aquilo.
O facto de ter uma bagageira à frente é opção da marca, no LEAF, por exemplo, com mais uns milhares dava para arranjar ali um porta luvas, mas para manter o preço em baixo, ficou assim. São opções da marca, não acho que tenha a ver com tecnologia, mas com o preço final.
Nissan LEAF 2018 40kWh
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1922
- Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am
Re: Finalmente algo ao nível da Tesla (Rivian)
Não sei se seriam milhares de euros...talvez umas centenas de euros e Nissan conseguia "meter" ali ao menos o tal porta-luvas para meter os cabos sem ter de ocuparem lugar na mala...ainda por cima com porta de carregamento ali...fazia todo o sentido... primeira vez que abri frente do Leaf 2 (para mostrar ao meu mecânico), pensei logo nisso...tanto espaço aqui desperdiçado
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 790
- Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
- Localização: Lisboa
Re: Finalmente algo ao nível da Tesla (Rivian)
Haverá mais inteligência, mais empenho a fazer isto...
...do que a fazer isto?
Quanto a mim, sim!
...do que a fazer isto?
Quanto a mim, sim!
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 790
- Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
- Localização: Lisboa
Re: Finalmente algo ao nível da Tesla (Rivian)
Afinal a Audi até tentou...
mas, para mim, isto é que é evolução...
mas, para mim, isto é que é evolução...
-
- Membro Silver
- Mensagens: 439
- Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm
Re: Finalmente algo ao nível da Tesla (Rivian)
Conhecendo os americanos isso está mesmo a pedir uma geleira ou um jacuzzi, ou os dois
-
- Moderador
- Mensagens: 1464
- Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
- Localização: viseu
Re: Finalmente algo ao nível da Tesla (Rivian)
Então para ti isso é tecnologia superior, é só isso que a define? Antes era a base sem cabos e equipamentos, agora vamos no porta luvas frontal...
Sinceramente acho que as pessoas comem com o olhos, mas a comida costuma ser com a boca, no caso, é ter em conta os custos de produção e venda, conforme o budjet assim se faz o preço final, no caso a Nissan, por exemplo, podia fazer isso facilmente, mas para isso iria ter que alterar toda a plataforma já existente, o espaço está lá, mas a linha de montagem teria que ser alterada e a localização de algumas coisa para colocar esse porta luvas, isso não é tecnologia, é uma opção de preço, para fazer isso iria encarecer o produto final uns mihares de euros e eu prefiro os euros a ter esse porta luvas frontal.
Para já nos EV e na tecnologia que os define não tem havido grande evolução, tem noutros campos, como a informática, a condução autónoma,... as diferenças de produtos que existem tem apenas a ver com o preços que damos por eles, vamos ver se essa evolução vem com as baterias de grafeno ou de fluor, pois para já as tecnologias são muito idênticas, seja com bufadores de ar, arrefecimento a liquido ou sem nada, isso é apenas o reflexo do preço, mais nada.
Sinceramente acho que as pessoas comem com o olhos, mas a comida costuma ser com a boca, no caso, é ter em conta os custos de produção e venda, conforme o budjet assim se faz o preço final, no caso a Nissan, por exemplo, podia fazer isso facilmente, mas para isso iria ter que alterar toda a plataforma já existente, o espaço está lá, mas a linha de montagem teria que ser alterada e a localização de algumas coisa para colocar esse porta luvas, isso não é tecnologia, é uma opção de preço, para fazer isso iria encarecer o produto final uns mihares de euros e eu prefiro os euros a ter esse porta luvas frontal.
Para já nos EV e na tecnologia que os define não tem havido grande evolução, tem noutros campos, como a informática, a condução autónoma,... as diferenças de produtos que existem tem apenas a ver com o preços que damos por eles, vamos ver se essa evolução vem com as baterias de grafeno ou de fluor, pois para já as tecnologias são muito idênticas, seja com bufadores de ar, arrefecimento a liquido ou sem nada, isso é apenas o reflexo do preço, mais nada.
Nissan LEAF 2018 40kWh
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 790
- Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
- Localização: Lisboa
Re: Finalmente algo ao nível da Tesla (Rivian)
Considero o Rivian mais bem pensado pois os principais elementos do carro estão na plataforma como provei por foto.
Os principais elementos do carro estão MESMO na plataforma como provei com foto da bagageira frontal.
Se há aquele espaço todo disponível para uma bagageira é porque não há motores, carregadores, inversores, etc. fora da plataforma.
Os principais elementos do carro estão MESMO na plataforma como provei com foto da bagageira frontal.
Se há aquele espaço todo disponível para uma bagageira é porque não há motores, carregadores, inversores, etc. fora da plataforma.
-
- Moderador
- Mensagens: 1464
- Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
- Localização: viseu
Re: Finalmente algo ao nível da Tesla (Rivian)
Os elementos que provastes com fotos são os que quiseram incluir na foto, pois não vês o controlador, nem o carregador nessas fotos, eles estão acima dela quer queiras quer não, no caso da TEsla até tens o motor frontal acima da plataforma, além disso, sendo o Rivian um TT ou no mínimo um carro com essas aptidões eu como possível cliente ficaria um pouco com o pé atrás num TT com o motor tão baixo, vÊ como se sentirá o condutor desse carro a atravessar um rio, num TT não seria expectável ter o motor o mais alto possível?
Nissan LEAF 2018 40kWh
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 790
- Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
- Localização: Lisboa
Re: Finalmente algo ao nível da Tesla (Rivian)
Se nas fotos faltam elementos, como dizes, como explicas o espaço disponível para o porta luvas frontal como tu lhe chamaste?civic Escreveu: ↑terça dez 18, 2018 10:13 am Os elementos que provastes com fotos são os que quiseram incluir na foto, pois não vês o controlador, nem o carregador nessas fotos, eles estão acima dela quer queiras quer não, no caso da TEsla até tens o motor frontal acima da plataforma, além disso, sendo o Rivian um TT ou no mínimo um carro com essas aptidões eu como possível cliente ficaria um pouco com o pé atrás num TT com o motor tão baixo, vÊ como se sentirá o condutor desse carro a atravessar um rio, num TT não seria expectável ter o motor o mais alto possível?
Que eu saiba, um motor elétrico não precisa de oxigénio para andar, precisa?
Como explico o espaço disponível? mas já o fiz, até te disse que se a Nissan alterasse a frente do carro poderia disponibilizar esse espaço que está lá, e não tem o motor/controlador/carregador abaixo da plataforma.
O motor eléctrico não precisa de oxigénio, mas daí a ser submersível são outros quinhentos, ou achas que trabalha debaixo de água? Isso sim, seria um salto tecnológico.
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1922
- Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am
Re: Finalmente algo ao nível da Tesla (Rivian)
Elementos poderão (eventualmente) esar melhor acomodados que nos legacy makers que metem ao centro do veiculo... nos tesla por exemplo ara chegar à bateria não é processo mais rápido do mundo... mas conseguiram oferecer uma frunk waterproof... Até o Bjorn ficou à nora para encontrar bateria num dos recentes vídeos dele onde ajuda alguém ...
São tudo opções dos fabrcantes... mas o que é certo é que em espaço disponível, tesla e rivian oferecem muito mais apra mesmo espaços... no caso do nissan leaf (completamente desaproveitado no 2), e do mercedes eqc... no audi tem frunk mas ao mesmo tempo fácil acesso a bateria...acho que bem pensado mesmo sacrificando parte da bateria.
No caso do TT, o que pode eventualmente ser mais danoso é se protecções não forem suficientemente fortes (pedras) na bateria e motor... e sua estanquecidade... ao que ouvi por exemplo do leaf é top para atravessar "rios" hihihi...
São tudo opções dos fabrcantes... mas o que é certo é que em espaço disponível, tesla e rivian oferecem muito mais apra mesmo espaços... no caso do nissan leaf (completamente desaproveitado no 2), e do mercedes eqc... no audi tem frunk mas ao mesmo tempo fácil acesso a bateria...acho que bem pensado mesmo sacrificando parte da bateria.
No caso do TT, o que pode eventualmente ser mais danoso é se protecções não forem suficientemente fortes (pedras) na bateria e motor... e sua estanquecidade... ao que ouvi por exemplo do leaf é top para atravessar "rios" hihihi...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E