Tequila Zum Zum - Vectrix

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico



Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 15218
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora
Estado: Desligado

Re: Tequila Zum Zum - Vectrix

Mensagem por serges » sexta nov 02, 2018 2:04 pm

Muito bem 500kms mês acho perfeito...

Parabéns e mais kms nela...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Avatar do Utilizador

Autor do tópico
XaYu
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 566
Registado: quarta fev 03, 2010 10:48 pm
Localização: V.N.Gaia
Estado: Desligado

Re: Tequila Zum Zum - Vectrix

Mensagem por XaYu » domingo mar 17, 2019 4:08 pm

Boa tarde pessoal.

Há 2 carregamentos que me acontece algo estranho.
Há dias cheguei à garagem de manha para ir trabalhar e esperava encontrar a mota com os displays desligados (como é habito) depois de ter ficado a noite a carregar. Tal não acontceu. Cheguei ao pé dela e verifiquei que a 1ª barra a contar de cima não estava carregada. Como já estava atrasado para uma reunião n dei muita importância e segui viagem normalmente. Sensivelmente 1 ou 2 km depois de sair de casa verifiquei que a LED de bateria estava a piscar. Piscou cerca de 2 ou 3x (desde o momento em que reparei que estava a piscar, n sei se já estava a piscar há algum tempo) e desligou-se. Fiz a viagem de ida e volta para o trabalho normalmente. Ao chegar a casa, e por descargo de consciência, coloquei a mota de novo à carga que começou a carregar normalmente até aos 1000Ah q é o q tenho configurado. Deixei a carregar e fui pra casa.

Na manhâ seguinte (sábado) fui verificar como estava a mota e lá estava ela com os displays ligados de novo.... E desta vez a faltar carregar 3 barras. Desliguei a mota da ficha. Passado umas horas voltei a colocar à carga. Desta vez fiquei ao pé dela a ver se algo de anormal se verificava. E verificou-se: passado nem 1min de estar à carga o display passou de CC 150 para CU 150, o ponteiro começou a baixar (indicador Cur) e passado uns tempos estava em EO 150 e, pelo que me aperecebi a mota deixou de carregar ou estava num estado MUITO LENTO (Cur marcava 04).

Tentei procurar na net por respostas mas n consigo encontrar nada de muito relevante àcerca destes códigos: CU e EO. Apenas o que passo a citar de um post do V for Voltage:
Constant Current mode – C.C.153

In constant current mode the charger output current is set at 3.0 Amperes and is intended to complete the charging process.

The Constant Current mode is 'terminated' by one of the following reasons:

The battery voltage reaches 151 to 154volts (C.C. 151 to 154)

The battery input power (C.C.mode) reaches a preset limit (6.0 Ah)

The charge time (C.C.mode) reaches a preset limit (2.5hrs)

The battery temperature reaches the preset limit (50Degrees C)

Opinion
At 10% of Battery Capacity, 3.0 Amperes does not seem an unreasonable level of current. However, considering that the battery has already been overcharged by the C.P. Mode, it actually only serves to add to the damage. Again the 'Cut off limits' allow further damage to accumulate. Even 3.0 amperes, under the battery's present overcharged, overheated condition, can only result in further overheating and further damage.

The remaining modes are:-

C.C. To E.Q Cool off mode.- C.O. 000
Consists of a One hour cool off period which precedes the E.Q. mode if the battery temperature exceeds some 30 degrees C. and is followed by the:-

Equalisation mode – E.O. is brought into action only every 12 or so hours of discharge and is terminated by one of the following:

The battery voltage reaches 153volts (E.O.153)

The charge time (E.Q. mode) reaches a preset limit. (3.0hrs)

The battery temperature reaches the preset limit (50Degrees C)

Opinion

The Equalisation mode is intended / designed to 'repair' the damage or, as we know it, the imbalance (the inequality of state of charge between the cells). What it actually does is to further add to the damage. It results in further charging the cells which are already full causing more heat damage (cell bulging resulting from excessive internal pressure and heat). Yes, any cells which were below capacity are now receiving the extra charge which they need to bring them up to 'full', but this is at the expense of damaging yet more cells and, due to the heating effects, causing further imbalance.

Note:-

This script is a description of the Vectrix battery charging techniques as I understand them. Some of the figures are variable due to temperature compensations within the programme, others are variable with different software issues. The basic pattern of charging is a reasonably accurate report on what I have found to be the case.

Estou com problemas? Precisa de equalização demorada?

Vou voltar a por a mota à carga (1 dia depois) e ver o que acontece.

Opiniões e informações são bemvindas.

Abraço

PS: Ah, está com cerca de 8.600km.
(24 Abril 2010) PREDATOR Cinza Modelo C 40AH Lithium CHEGOU!!
(Junho de 2016) 'Parou' com certa de 50.000KM

(Outubro de 2017) Vectrix Cinza 55AH Lithium Golf GTE CHEGOU!!
A rolar e com: 11.200KM

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 998
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am
Estado: Desligado

Re: Tequila Zum Zum - Vectrix

Mensagem por zeuz » segunda mar 18, 2019 1:14 am

CU = CV = Constant Voltage

Sent from my Edison 3 using Tapatalk

Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Avatar do Utilizador

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1150
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57
Estado: Desligado

Re: Tequila Zum Zum - Vectrix

Mensagem por Barrocas » terça mar 26, 2019 1:28 am

Boas Xayu,

Ando praqui a ver as novidades, e vi que estás com dificuldades.

Eu estou a trabalhar com o Jorge Rocha, se quiseres podes ligar e passar por ca quando te convier, para podermos ver o que se passa.

Sent from my MI MAX using Tapatalk


Avatar do Utilizador

Autor do tópico
XaYu
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 566
Registado: quarta fev 03, 2010 10:48 pm
Localização: V.N.Gaia
Estado: Desligado

Re: Tequila Zum Zum - Vectrix

Mensagem por XaYu » sexta mar 29, 2019 12:35 am

Boas Barrocas.

Bons olhos te vejam! Já lá vão uns aninhos... ;)

Para já penso que o 'problema' está resolvido. Acho q a mota estava mesmo a precisar que a deixasse com pouco 'sumo' nas baterias e de fazer um carregamento de + de 12h para fazer a equalização das células. Fiz isso e passado uma semana não sinto sintomas nenhum na mota.

Se tivesse visto que era algo impeditivo de andar com a mota já tinha ligado ao Jorge :) De qualquer forma agradeço a disponibilidade.
(24 Abril 2010) PREDATOR Cinza Modelo C 40AH Lithium CHEGOU!!
(Junho de 2016) 'Parou' com certa de 50.000KM

(Outubro de 2017) Vectrix Cinza 55AH Lithium Golf GTE CHEGOU!!
A rolar e com: 11.200KM

Avatar do Utilizador

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1150
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57
Estado: Desligado

Re: Tequila Zum Zum - Vectrix

Mensagem por Barrocas » sexta mar 29, 2019 12:42 am

Sim, passei uns tempos desligado, mas estou de volta à carga, e com energia redobrada ;)

Ok, ainda bem que a mota se esta a portar melhor, mas se precisares de alguma coisa, estamos ca para ajudar :)

Avatar do Utilizador

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1150
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57
Estado: Desligado

Re: Tequila Zum Zum - Vectrix

Mensagem por Barrocas » sexta mar 29, 2019 12:08 pm

Tenta ver quais sao os valores de tensões das celulas, valor da mais baixa e da mais alta.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
XaYu
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 566
Registado: quarta fev 03, 2010 10:48 pm
Localização: V.N.Gaia
Estado: Desligado

Re: Tequila Zum Zum - Vectrix

Mensagem por XaYu » segunda jul 29, 2019 11:16 pm

Ora a Tequilla quis ficar uns dias parada em casa... :oops: :evil: :? :?
Não, não são baterias, controladores, fusiveis (bato 3x na madeira), foi mesmo o pneu de trás que furou... :evil: :evil: :evil:

Andei a pesquisar e parece que o tão falado (e usado) Pirelli Diablo já está descontinuado :o :o :o :o pelo menos o 140/60 - 13'... de 13' só mesmo 130/70... não me estava muito apetecer por um pneu mais fino e mais alto :? :?

Alguem usa 1 penu destes (130/70-13')? Se sim, que dizem sobre ele: piso seco, molhado, durabilidade...

Andei a pesquisar alternativos para as medidas 'default' do pneu traseiro da vectrix. Deixo de seguida uma lista de alguns potenciais, gostaria de saber se algum tem algum destes e, em caso afirmativo, a experiencia com o mesmo. Deixei de fora desta lista o Continental Twist e o Dunlop ScootSmart (vi alguns relatos em vários sitios a falar 'mal' destes)...

Thanks ;)
(24 Abril 2010) PREDATOR Cinza Modelo C 40AH Lithium CHEGOU!!
(Junho de 2016) 'Parou' com certa de 50.000KM

(Outubro de 2017) Vectrix Cinza 55AH Lithium Golf GTE CHEGOU!!
A rolar e com: 11.200KM

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 998
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am
Estado: Desligado

Tequila Zum Zum - Vectrix

Mensagem por zeuz » terça jul 30, 2019 8:48 am

A minha catalã vinha equipada com um Michelin CityGrip na roda da frente e não gostei... o @klintzer está a usar esse modelo na roda traseira...

O Pirelli evo22 não era o pneu que equipava de origem às VX-1?

Sei que a Pirelli tem um modelo substituto do Diablo, mas não me recordo do nome...
Última edição por zeuz em terça jul 30, 2019 8:48 am, editado 1 vez no total.
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 15218
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora
Estado: Desligado

Re: Tequila Zum Zum - Vectrix

Mensagem por serges » terça jul 30, 2019 12:55 pm

tem um novo modelo que mudou um pouco mas mantem se igual em termos de performance eu gostei e pus a frente da minha e sim cinco estrela smelhor que o city grip que tinha...

Tambem não me recordo do nome!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”