pemifer Escreveu: ↑terça out 15, 2019 10:36 am
Eu sei que o Ampera tem uma percentagem da bateria "escondida", isto é, quando carrega a 100% no carro corresponde, senão me engano, a 80% na bateria.
E por isso a autonomia mantém-se por muitos anos, pois para alem de não estar sempre a carregar a bateria até 100%, a degradação vai "comendo" a parte escondida.
E no Outlander? Será idêntico?
Uma boa pergunta... talvez seja identico....
Fui consultar o histórico dos carregamentos noturnos que são muitas vezes feitos a partir de uma autonomia de zero.
A capacidade da bateria é 13,8 kWh, no entanto o carregamento mair que tenho é de 10,8 kWh. Mas mesmo assim, só encontrei um. O normal é abaixo de 10,3.
É provável que exista uma reserva acima. Mas também há de certeza uma reserva abaixo.
No modo "Normal" funciona em EV até gastar toda a bateria. Mas quando indica "-----" de autonomia EV, o MCI começa a funcionar com alguma frequencia, mas ainda andando muito apenas em EV...
Ou seja, há uma boa reserva para funcionar apenas como um simples híbrido. Como um Toyota HSD.
Isso pode justificar a variação da carga completa... mas 3 kWh na reserva abaixo, parece-me muito.
Curiosamente, na carga rápida é indicado o tempo de 25 min para atingir 80%. Não fala no manual em carga completa. Nunca experimentei. Como já disse antes, é algo que vou evitar.
Nestas cargas há claramente um cuidado especial. Por exemplo é indicado que o ar condicionado poderá entrar em funcionamento automaticamente apenas arrefecer as baterias durante a carga...
Também o manual alerta para os possuidores de pacemaker não utilizarem os PCR... será que nos outros EVs existe avisos do género?
Não é o meu caso... mas é uma precaução importante.