BMW i4 White Alpine
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1922
- Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am
Re: BMW i4 White Alpine
Na concessão em que faço revisões (Carby SMF), Leaf's de cortesia (chegaram a ter 2 ao mesmo tempo) foram todos substituidos por Micra, juke e qashqai's... vê-se onde apostam
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
-
Autor do tópico - Moderador
- Mensagens: 1466
- Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
- Localização: viseu
Re: BMW i4 White Alpine
Mais um numero grande passado, carro fantástico, quer é andamento.
Nissan LEAF 2018 40kWh
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
45 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
45 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1922
- Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am
Re: BMW i4 White Alpine
Sempre a andar
Aqui na zona já se vê uns quantos i4's .... aliás cada vez se vê mais BEV's o que sempre bom!
Aqui na zona já se vê uns quantos i4's .... aliás cada vez se vê mais BEV's o que sempre bom!
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
-
Autor do tópico - Moderador
- Mensagens: 1466
- Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
- Localização: viseu
Re: BMW i4 White Alpine
Sim, o mês passado a BMW foi a marca que mais carros entregou, pricipalmente para empresas.
Nissan LEAF 2018 40kWh
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
45 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
45 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1922
- Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am
Re: BMW i4 White Alpine
Vejo muita diversidade no meu commute 25kms (cada lado) nos outskirts area metropolitana Porto (Espinho-Ovar):
Teslas, Renaults, BMW's, Nissan, Cupra, Vag's, Mercs... pena ainda preços não baixarem significativamente.... a ver se com o citroen e-c3 coisa melhora...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
-
Autor do tópico - Moderador
- Mensagens: 1466
- Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
- Localização: viseu
Re: BMW i4 White Alpine
1 ano, 32 000kms e 2 pneus.
Nissan LEAF 2018 40kWh
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
45 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
45 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1922
- Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am
Re: BMW i4 White Alpine
Atrás certo? (os pneus gastos)
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
-
Autor do tópico - Moderador
- Mensagens: 1466
- Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
- Localização: viseu
Re: BMW i4 White Alpine
Sim, neste carro a potência nota-se, no LEAF mudei os primeiros aos 80 000kms (frente), não é só pela potência em si, parece-me que este é muito mais pontudo, o LEAF é mais progressivo, isso deve fazer alguma diferença nos pneus.
Note-se que aos 25 000kms já estavam quase no limite, não fosse a questão de entrar o Inverno e nunca teriam chegado a esta marca, de qualquer das formas é de salintar que nunca tive qualquer problema no molhado com os pneus mesmo com alguns dos rasgos abaixo do limite, 1,6mm, não sei se do carro ou dos Continental, agora vou experimentar os Hankook, coloquei no LEAF e são muito melhores do que os Michelin que trazia de origem, vamos ver neste.
Note-se que aos 25 000kms já estavam quase no limite, não fosse a questão de entrar o Inverno e nunca teriam chegado a esta marca, de qualquer das formas é de salintar que nunca tive qualquer problema no molhado com os pneus mesmo com alguns dos rasgos abaixo do limite, 1,6mm, não sei se do carro ou dos Continental, agora vou experimentar os Hankook, coloquei no LEAF e são muito melhores do que os Michelin que trazia de origem, vamos ver neste.
Nissan LEAF 2018 40kWh
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
45 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
45 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
-
Autor do tópico - Moderador
- Mensagens: 1466
- Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
- Localização: viseu
Re: BMW i4 White Alpine
Tenho andado para aqui às voltas com esta questão e não consigo explicar estes numeros, por exemplo, em Janeiro tenho 2884 kms percorridos e um acumulado de carregamentos de 485kWh, o que dá 16,8kWh/100km, o consumo do carro para este mesmo periodo dá 16,2kWh e 467,5kWh acumulado.
Será que o carro contabiliza já algumas perdas?
É que é impossivel esta eficiencia no carregamento, ainda por cima só tive um carregamento rapido de resto é tudo entre os 10A e os 16A.
Gostava de ver outras realidades para poder comparar estes numeros.
Vou fazer este exercicio para o LEAF...
Será que o carro contabiliza já algumas perdas?
É que é impossivel esta eficiencia no carregamento, ainda por cima só tive um carregamento rapido de resto é tudo entre os 10A e os 16A.
Gostava de ver outras realidades para poder comparar estes numeros.
Vou fazer este exercicio para o LEAF...
Nissan LEAF 2018 40kWh
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
45 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
45 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1922
- Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am
Re: BMW i4 White Alpine
Do que me lembro do leaf, o carregador interno tem um consumo (por hora) muito semelhante seja a que amperagem trabalhar (será mesmo?), logo carregando a 30amp terá uma perda 3x inferior a 10amp (pelo menos teoricamente).
Nunca fiz esta contabilidade a sério no Leaf...para isso tinha de pôr um shelly e antigamente nem tinha net na garagem...agora já tenho mas outros projetos no imediato...talvez um dia (até porque tenho aquele super EVSE com adaptação dinâmica/automática de carga)...
No meu caso, por um lado convém-me carregar a baixa amperagem para estar mais tempo a aproveitar o sol (paineis solares), por outro, é melhor altas amperagens para reduzir perdas do carregador....é um pau de dois gumes
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
-
Autor do tópico - Moderador
- Mensagens: 1466
- Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
- Localização: viseu
Re: BMW i4 White Alpine
É por aí, mas considero sempre o minimo para as perdas uns 15% em AC, no caso do i4 é muito abaixo disso, vou testar num carregamento e medir cá fora e ver o que o carro/app indica,
A ideia é saber se o valor que o carro indica já terá alguma contabilidade dessas perdas, no caso do LEAF é mais dificil de chegar lá pois não tenho indicação do que carregou.
A ideia é saber se o valor que o carro indica já terá alguma contabilidade dessas perdas, no caso do LEAF é mais dificil de chegar lá pois não tenho indicação do que carregou.
Nissan LEAF 2018 40kWh
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
45 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
45 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
-
Autor do tópico - Moderador
- Mensagens: 1466
- Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
- Localização: viseu
Re: BMW i4 White Alpine
Ainda às voltas com esta questão no LEAF e fiz um teste, carregar durante uma hora e ver o que sai da tomada e o que entrou na bateria.
O resultado:
Ou seja, saiu da ficha 2300W e entraram 2000W na bateria e perderam-se 300W, 15% de perdas, isto é mais ou menos o que pensava para esta velocidade de carga, no LEAF temos muito dados para analisar.
O teste que se segue será carregar até um ponto, fazer uns kms e voltar a carregar até esse mesmo ponto, e comparar o que ele indicou e o que saiu de facto da ficha.
Por acaso nunca vi tabelas com esta indicação.
O resultado:
Ou seja, saiu da ficha 2300W e entraram 2000W na bateria e perderam-se 300W, 15% de perdas, isto é mais ou menos o que pensava para esta velocidade de carga, no LEAF temos muito dados para analisar.
O teste que se segue será carregar até um ponto, fazer uns kms e voltar a carregar até esse mesmo ponto, e comparar o que ele indicou e o que saiu de facto da ficha.
Por acaso nunca vi tabelas com esta indicação.
Nissan LEAF 2018 40kWh
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
45 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
45 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
-
Autor do tópico - Moderador
- Mensagens: 1466
- Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
- Localização: viseu
Re: BMW i4 White Alpine
A assinalar a passagem de mais um numero, já passou os 40 000kms, para menos de 1 ano e meio está a bater recordes.
De referir que nunca fui muito adepto de carros alemães devido à pouca fiabilidade que eu achava que tinham, este está a bater recordes também, nunca tive um carro com este tempo de vida sem qualquer queixa ou melhoria a fazer, novos tive 2 Hondas e 1 Nissan.
De referir que nunca fui muito adepto de carros alemães devido à pouca fiabilidade que eu achava que tinham, este está a bater recordes também, nunca tive um carro com este tempo de vida sem qualquer queixa ou melhoria a fazer, novos tive 2 Hondas e 1 Nissan.
Nissan LEAF 2018 40kWh
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
45 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
45 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1922
- Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am
Re: BMW i4 White Alpine
O Nissan podia vir com mais cuidado no fabrico mas não é sequer Japonês ....
Meu Leaf 2018 começou à cerca de 1 2 meses a fazer um "squich" em mudanças de direção, em especial com mais frio... depreendo que seja mais uma suspensão a ir à vida, mas caramba a segunda em 115KKms?! não estou a ver que mais seja....mas vou ver num mecânico de confiança a ver se conseguem distrincar a coisa antes de ir à revisão 6 anos na nissan (última de borla ainda oferta da extinta nissan ibérica)
Meu Leaf 2018 começou à cerca de 1 2 meses a fazer um "squich" em mudanças de direção, em especial com mais frio... depreendo que seja mais uma suspensão a ir à vida, mas caramba a segunda em 115KKms?! não estou a ver que mais seja....mas vou ver num mecânico de confiança a ver se conseguem distrincar a coisa antes de ir à revisão 6 anos na nissan (última de borla ainda oferta da extinta nissan ibérica)
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
-
Autor do tópico - Moderador
- Mensagens: 1466
- Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
- Localização: viseu
Re: BMW i4 White Alpine
O meu LEAF foi apenas a situação cronica da roda da frente do lado direito.
A suspensão continua lá a de origem.
A suspensão continua lá a de origem.
Nissan LEAF 2018 40kWh
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
45 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
45 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1922
- Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am
Re: BMW i4 White Alpine
Pois...o meu tirando levar suspensão lá para os 80KKms (tenho de confirmar), nem levou sequer o famoso aperto de transmissão... vou ter que investigar coisa antes de ir em Maio à inspeção
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E