fruto das normas europeias no que respeita à protecção do meio ambiente, os automóveis são obrigados a respeita valores máximos de emissões de gases nocivos, nomeadamente o monóxido de carbono (co), os óxidos de azoto (nox), os hidrocarbonetos não queimados (hcs) e as partículas. no sentido de minimizar estas emissões foram introduzidos os catalisadores, os filtros de partículas assim como a recirculação dos gases de escape (egr).
http://www.xl.pt/autopedia/motores/emi_poluentes.shtml
Emissão de poluentes
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Emissão de poluentes
Última edição por Tó Miguel em terça nov 14, 2006 8:17 pm, editado 1 vez no total.
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
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EGR
exhaust gas recirculation
sistema de recirculação dos gases de escape. com o egr parte dos gases de escape são reenviados para dentro dos cilindros.
os objectivos do egr são vários. por um lado, permite reduzir substancialmente as emissões de monóxido de carbono (co) e de hidrocarbonetos (hcs) uma vez que os gases são de novo queimados. adicionalmente, o egr leva a uma diluição da mistura carburante e logo a que as temperaturas após a queima sejam inferiores. este aspecto contribui para reduzir as emissões de nox, o terceiro poluente controlado pelas normas ambientais em vigor. mas o aspecto mais importante está relacionado com a redução das perdas de admissão. falamos da perdas associadas à depressão na admissão (causada pela borboleta do acelerador) a vencer pelo pistão quando aspira o ar para dentro dos cilindros. ao recircular os gases de escape estamos a reduzir a quantidade de ar que passa pela borboleta do acelerador. este aspecto leva a reduções apreciáveis nos consumos de combustível.
sistema de recirculação dos gases de escape. com o egr parte dos gases de escape são reenviados para dentro dos cilindros.
os objectivos do egr são vários. por um lado, permite reduzir substancialmente as emissões de monóxido de carbono (co) e de hidrocarbonetos (hcs) uma vez que os gases são de novo queimados. adicionalmente, o egr leva a uma diluição da mistura carburante e logo a que as temperaturas após a queima sejam inferiores. este aspecto contribui para reduzir as emissões de nox, o terceiro poluente controlado pelas normas ambientais em vigor. mas o aspecto mais importante está relacionado com a redução das perdas de admissão. falamos da perdas associadas à depressão na admissão (causada pela borboleta do acelerador) a vencer pelo pistão quando aspira o ar para dentro dos cilindros. ao recircular os gases de escape estamos a reduzir a quantidade de ar que passa pela borboleta do acelerador. este aspecto leva a reduções apreciáveis nos consumos de combustível.
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Catalisador
catalisador
componente responsável por reduzir drasticamente as emissões de poluentes emitidas por motores a gasolina. as emissões que são controladas pelo catalisador são os óxidos de azoto (nox), hidrocarbonetos não queimados (hc) e o monóxido de carbono (co). hoje em dia, todos os carros equipados com motores ciclo otto (isto é alimentados a gasolina, gpl ou gás natural) vêm obrigatoriamente equipados com catalisador.
componente responsável por reduzir drasticamente as emissões de poluentes emitidas por motores a gasolina. as emissões que são controladas pelo catalisador são os óxidos de azoto (nox), hidrocarbonetos não queimados (hc) e o monóxido de carbono (co). hoje em dia, todos os carros equipados com motores ciclo otto (isto é alimentados a gasolina, gpl ou gás natural) vêm obrigatoriamente equipados com catalisador.
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Gases de escape
gases de escape
produtos resultantes da combustão da mistura carburante dentro dos cilindros. os gases de escape abandonam os cilindros pelas válvulas de escape, percorrendo posteriormente as condutas de escape até atingirem o exterior.
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Poluentes atmosféricos
poluentes atmosféricos
a queima da mistura carburante dentro dos cilindros (seja em motores diesel, seja em motores a gasolina) nunca é perfeita aparecendo nos gases de escape componentes químicos considerados indesejáveis para a natureza e/ou para a saúde humana. os principais poluentes que se encontram fortemente regulamentados são:
• óxidos de azoto (nox)
• hidrocarbonetos não queimados (hcs)
• monóxido de carbono (co)
• partículas
• enxofre
• chumbo
os quatro primeiros são essencialmente tratados durante a combustão e ao longo das condutas de escape (através de catalisadores ou filtros). os dois últimos têm sido controlados mediante a redução da sua concentração no próprio combustível usado.
a queima da mistura carburante dentro dos cilindros (seja em motores diesel, seja em motores a gasolina) nunca é perfeita aparecendo nos gases de escape componentes químicos considerados indesejáveis para a natureza e/ou para a saúde humana. os principais poluentes que se encontram fortemente regulamentados são:
• óxidos de azoto (nox)
• hidrocarbonetos não queimados (hcs)
• monóxido de carbono (co)
• partículas
• enxofre
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os quatro primeiros são essencialmente tratados durante a combustão e ao longo das condutas de escape (através de catalisadores ou filtros). os dois últimos têm sido controlados mediante a redução da sua concentração no próprio combustível usado.
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Sonda Lambda
sonda lambda
para que o catalisador funcione correctamente, reduzindo as emissões dos três principais poluentes, é necessário que a relação entre a quantidade de ar e de combustível admitidos para dentro dos cilindros seja perfeitamente controlada. esta relação deve rondar os 14,6:1, ou seja, para cada 14,6 gramas de ar deve ser admitido um grama de gasolina. a sonda lambda mede as características dos gases de escape (nomeadamente concentração de oxigénio) e informa a central electrónica que controla o sistema de injecção sobre a qualidade da mistura. por exemplo, se a sonda acusa demasiado oxigénio no escape, a central corrige esse facto enriquecendo ligeiramente a mistura carburante.
para que o catalisador funcione correctamente, reduzindo as emissões dos três principais poluentes, é necessário que a relação entre a quantidade de ar e de combustível admitidos para dentro dos cilindros seja perfeitamente controlada. esta relação deve rondar os 14,6:1, ou seja, para cada 14,6 gramas de ar deve ser admitido um grama de gasolina. a sonda lambda mede as características dos gases de escape (nomeadamente concentração de oxigénio) e informa a central electrónica que controla o sistema de injecção sobre a qualidade da mistura. por exemplo, se a sonda acusa demasiado oxigénio no escape, a central corrige esse facto enriquecendo ligeiramente a mistura carburante.
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