O Meu primeiro 1/2 litro! :)

Local onde se pode colocar tópicos com receitas e protocolos.
Também serve para fotos e vídeos sobre as nossas experiências.
Responder

Autor do tópico
Pocas
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: quarta jan 03, 2007 8:29 pm

O Meu primeiro 1/2 litro! :)

Mensagem por Pocas »

viva pessoal,

sou novo nestas bandas... e antes de fazer o meu primeiro biocombustivel li com muita atenção praticamente todo o forum!

comecei com 0,5 litros de oleo usado... 20% de metanol... e cerca de 5 gramas de soda... (que já é bem velha)

desfiz a soda no metanol (com bastante custo... não aqueceu) usei a trituradora da sopa.
aqueci o oleo a cerca de 50 graus. retirei do lume e mexi com a batedeira dos bolos durante 15 minutos na velocidade mais baixa (para não salpicar!) no final não puz 5% de agua... esquecime!

e deixei a repousar...

no final de 30 minutos já tinha cerca de 10% de glicerina... podem ver a foto tirada cerca de 10h depois. http://img178.imageshack.us/my.php?imag ... caobf7.jpg

deixei repousar um total de 24 horas... a quantidade de glicerina pouco alterou... apenas ficou mais escura e o "bio" mais claro...

depois das 24 horas tentei lavar... um bocadinho dentro dum copo para ver o resultado. borrifei com agua e agitei ligeiramente... ficou tudo meio esbranquiçado e 10 minutos depois tem este aspecto... http://img345.imageshack.us/my.php?image=lavagemdg7.jpg

desculpem a qualidade terrivel das fotos... mas foi com o telemovel....

gostaria de comentarios... posso lavar o resto? volto a processar? correu mal?? o que devo melhorar? tenho cerca de 20 litros de oleo usado para processar, mas queria fazer bem feito...

abraço a todos e desde já o meu obrigado ao forum... já aprendi muito aqui!


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

e cerca de 5 gramas de soda... (que já é bem velha)
a soda velha não tem efeito.
usei a trituradora da sopa.
a trituradora já não deve servir mais par a sopa ta?
a batedeira dos bolos
também não faças bolos com ela ta?

para começar têns de aprender a fazer a titulaçao tá?

borrifar não serve de teste. têns de agitar 10 segudos na garrafa para ver o efeito.

10% de glicerina não é suficiente.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

vicnuno
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 45
Registado: sábado dez 23, 2006 8:48 pm
Localização: Lisboa

Mensagem por vicnuno »

a lavagem é que me faz confusao

anda um gajo a tentar arranjar oleo sem água e depois mete água lá pra dentro

desculpa não te saber dizer nada sobre os teus resultados, mas e depois de mais tempo, como ficou o bd?


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

o processo tem de ser feito com oleo bem seco e depois têns mesmo de o lavar se pretendes ter qualidade e segurança no que fazes.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

vicnuno
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 45
Registado: sábado dez 23, 2006 8:48 pm
Localização: Lisboa

Mensagem por vicnuno »

e nao voltar a usar nada em utensilios de alimentação

acerca da agua eu já percebi, mas não deixa de ser "engraçado" tirares a agua toda para depois lavares com agua


Autor do tópico
Pocas
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: quarta jan 03, 2007 8:29 pm

Mensagem por Pocas »

viva fry...

obrigadinho pelos teus comentários sobre os electrodomesticos!? és revendedor da "mulinex"... ou tens acções!???

gostava era que comentasses o biozito...

thanks

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

pocas, o facto de não de dever voltar esses electrodomesticos a usar para cozinhar tem a ver com segurança.. nada a ver com acções da "mulinex"..

as regras de segurança são muito importantes..
3º sócio novaenergia


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

pocas Escreveu:viva fry...

obrigadinho pelos teus comentários sobre os electrodomesticos!? és revendedor da "mulinex"... ou tens acções!???

gostava era que comentasses o biozito...

thanks
ho amigos pocas....já leste as normas de segurança bem lidinhas para fazer o biozito? luvas, mascara e viseira...e tal porque é jovem...

faz lá tudo novamente, com soda nova e pura, depois retiras a glicerina, que terá de ser acima dos 15%, agitas o bd vigorosamente 10 segundos, com metade de água fria, deixas repousar 30 minutos, tiras umas fotos com melhor qualidade e então comento, pode ser?

quanto aos electrodomésticos... se quizeres, podes usá-los novamente na alimentação, mas depois não te queixes... os hospitais tem um departamento de toxicologia
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

luismiguel
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 101
Registado: domingo jul 09, 2006 10:41 pm

Mensagem por luismiguel »

pelo que percebi nao fizeste titulaçao certo?
o primeiro passo seria esse para começares a fazer tudo direitinho.
á primeira vista deitaste muita soda e isso nao é bom.
para a proxima faz a titulaçao com soda nova em grao, e faz com 1 litro em vez de meio. já agora que quantidade de metanol colocas-te? 20% de meio litro?

vai tentanto vais ver que chegas lá , e quando o teu biod estiver como este é porque está bom
Imagem

cumprimentos
VW Golf3 TD 190kkm
->B50


Autor do tópico
Pocas
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: quarta jan 03, 2007 8:29 pm

Mensagem por Pocas »

viva luismiguel,

é verdade que não fiz titulação... sim 20% de 500ml de oleo... 100ml e 5 gramas de soda em grão... mas já é um prouco "velha" e receio que tenha capturado alguma humidade...

podes-me dizer qual é o problema de ter soda a mais?? supostamente como a soda é um mero catalizador não devia de haver problema...

tentei fazer a lavagem mas tive alguma emulsão... aqueci o bio juntamente com a água e a respectiva emulsão e agitei muito bem... saio fantástico!!! bio em cima e água em baixo... nada pelo meio! separei a água e sequei o bio aquecendo até a agua evaporar por completo e está com muito bom aspecto! assim como o teu...

não sei se isto é biodiesel ou outro bio qualquer... mas vou esperimentar num tractor! iseki 1910! vou retirar o gasóleo do filtro e enche-lo com o bio... vou ver se trabalha!?


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

podes-me dizer qual é o problema de ter soda a mais?? supostamente como a soda é um mero catalizador não devia de haver problema...
a titulação é mesmo para que o bd seja bem feito. se levar soda a menos, tens glicerina no bd, se for a mais, têns sabão.

se ao agitares, fez emulsão, é porque não está em condições. o facto de aqueceres estás a mascarar um erro. por isso terás de tentar com a titulação. é apenas um conselho...
abraço
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4


Autor do tópico
Pocas
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: quarta jan 03, 2007 8:29 pm

Mensagem por Pocas »

viva fry,

obrigado pelas dicas...

já tenho soda nova e um medidor de ph daqueles baratuchos da hanna... vou fazer os 20 litros de oleo usado que aqui tenho, desta vez fazendo a titulação e com 5 gramas de soda de base....

e quanto a exprimentar este "bio" no tractor??? pode ser perigoso?? devo ou não experimentar??

abraço

Avatar do Utilizador

luismiguel
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 101
Registado: domingo jul 09, 2006 10:41 pm

Mensagem por luismiguel »

bem quimicamente acho que soda a mais significa que vai haver muita soda no biod depois de feito, ora quando fores a lavar ou seja misturar agua vais ter problemas, penso que é isso, mas o que o fry disse é o resultado de muita experiencia e que por isso deves acreditar.

se agora vais começar a fazer a titulaçao, acho que devias ir experimentando com 1 ou 2 litros em vez de 20, porque assim vais obtendo mais sensibilidade com o processo, e só assim começas a perceber o que tens de acertar para que tudo corra bem, se fores fazer com 20l e der pro torto se calhar ficas mais desanimado, é o que eu acho mas tu é que sabes...

quanto a experimentar esse biod no tractor, bem poder experimentar podes, mas se fosse a ti juntava esse ao gasoleo do tractor, tambem nao é assim muito, e depois quando fizesses mais e melhor aí sim experimentavas.

cumprimentos
VW Golf3 TD 190kkm
->B50


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

completamente de acordo.....
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4


Autor do tópico
Pocas
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: quarta jan 03, 2007 8:29 pm

Mensagem por Pocas »

viva...

antes de testar o bio no tractor ainda fui fazer mais uma lavagem, pois algum tempo depois o bio ficou com opaco e parecia estar a "coalhar" como o azeite com o fio...

fiz uma lavagem num garrafão de 5 litros. pus lá o 1/2 litro de bio e 4 litros de água e 10ml de vinagre! agitei vigorosamente!! as fazes separam-se perfeitamente a água estava um pouco esbranquiçada! e sem nada pelo meio e logo ao fim de 30 minutos... separei a água do bio. voltei a lavar o 1/2 litro do bio e 3 litros de água e voltei a agitar... resultado perfeito! água translusida no fundo e o meio litrinho em cima!
sequei o bio num tacho ao fogão e meti numa garrafa de vidro. este é o resultado:

Imagem

amanhã vou testar no tractor... só não sei se vai ser puro ou misturado com gasoleo...

ps: coloquei a foto directamente (barbas)


Autor do tópico
Pocas
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: quarta jan 03, 2007 8:29 pm

Mensagem por Pocas »

viva...

hoje finalmente testei o bio no tractor....

os resultados foram algo desanimadores....

com b100 (100% bio) o tractor nem sequer pegou! nem sinal!

com b80 (80% bio e 20% gasoleo) pegou mas com muita dificuldade! e tive de aumentar o relentim senão ia abaixo... a acelaração também é muito má! depois de acelerado a 2200 rpm's e tirando o pé do acelerador a rotação cai abruptamente e por vezes vai mesmo abaixo!

com b50 (50% bio e 50% gasoleo) não tem dificuldades em pegar (também já estava quente!) já não é necessário aumentar o relentim mas ainda se nota alguma perda de potência durante a acelaração.

tenho um golf ii gtd com cerca de 720.000 km (sim 720 mil kilometros! sem nunca levar um parafuso. só revisões!) e queria por a trabalhar a biodiesel... mas com estes resultados tou um bocado relutante...

tenho também um golf iv tdi (150cv) que definitivamente não vai funcionar a biodiesel!!

alguem quer comentar!?

abraço.

Avatar do Utilizador

luismiguel
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 101
Registado: domingo jul 09, 2006 10:41 pm

Mensagem por luismiguel »

bem, tive um amigo que experimentou biod, comprado nao sei onde, num motor de rega a gasoleo, ele disse que o motor nao gostou nada daquilo... contudo fiquei sempre na duvida, seria do biodiesel ou do motor...
no meu carro nunca andei mesmo a 100% biod, mas costumo arranjar uns litritos a outro meu colega que já andou só a biodiesel fetito por mim. ele tem uma ford fiesta comercial das mais antigas, eu disse-lhe para ele meter b50 mas nao ele pimba 10l de bio para o deposito já a meio da reserva, diz ele que nao notou diferença absolutamente nenhuma, apenas o cheiro

se eu fosse a ti fazia mais uns testes com o bio, para tentar melhorar, e ja que tens o tractor vais experimentando a ver as diferenças de uns batchs para outros que fazes.

quando é que me deixas dar uma volta no 150cv?
VW Golf3 TD 190kkm
->B50


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

esse bd não foi bem feito certamente. todos os carros cá de casa (são 6, tdi,jdt,commonrail) sistemas por sinal bastante sensiveis á qualidade do bd, andam presentemente a b100+2% de gasolina. não noto qualquer diferença.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos”