MP Fixo - 5,25kW Fluitecnik + SMA 4000 -Charneca da Caparica

Tudo que seja relacionado com Projectos

mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: MP Fixo - 5,25kW Fluitecnik + SMA 4000 -Charneca da Capa

Mensagem por mcarneiro »

não há crise , ninguem fez nada de ilegal, a lei só reguala a potencia nominal não a potencia maxima

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
DEUSCronio
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 42
Registado: quarta dez 21, 2011 4:28 am
Localização: Almada

Re: MP Fixo - 5,25kW Fluitecnik + SMA 4000 -Charneca da Capa

Mensagem por DEUSCronio »

mcarneiro Escreveu:Agora precisas é de fazer o download do SUNNY EXPLORER , ligas-te ao inversor e saca os dados , o pessoal é curioso :D , acho que és o unico com um sma 4000 por aqui...


https://www.sma.de/en/service/downloads.html


saca lá os dados :lol:

Mario
Já saquei o programa, mas não estou ainda a viver na casa onde tenho a MP, por isso só no próximo fds poderei configurar o programa e tentar perceber o que ele faz.

No entanto tenho alguns ficheiros em csv, com os dados de alguns dias de produção. Existe algum programa em que possa carrega-los e ver o gráfico de produção no meu portatil ou site?
MP Fixo - 3,68 kW- SMA 4000TL
5,25kW = 21x250Wp Fluitecnik
Charneca da Caparica, Almada

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
DEUSCronio
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 42
Registado: quarta dez 21, 2011 4:28 am
Localização: Almada

Re: MP Fixo - 5,25kW Fluitecnik + SMA 4000 -Charneca da Capa

Mensagem por DEUSCronio »

A sombra assassina!
A Sombra assassina começa às 17h10. A imagem é já da sombra das 18h50:
Imagem
A sombra resulta do depósito termossifão que está ao lado dos painéis. Também se pode ver que os painéis estão todos sujos. Foi numa manhã que mal choveu, e a chuva sujou em vez de lavar. Não sei bem quanto(kwh) poderá prejudicar esta sujidade.

Uma manhã que se estendeu até às 13h com céu muito nebulado, deu nesta "fraca figura":
Imagem
MP Fixo - 3,68 kW- SMA 4000TL
5,25kW = 21x250Wp Fluitecnik
Charneca da Caparica, Almada


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: MP Fixo - 5,25kW Fluitecnik + SMA 4000 -Charneca da Capa

Mensagem por mcarneiro »

Boas ,

é melhor mesmo limpares os paineis, porque afecta um bocadito ou talvez mais, quanto à sombra , nao sei se vale a penamexer no painel , porque não é só um, eu conto 4 com sombra. não consegues mover o solar termico ?


Mario

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: MP Fixo - 5,25kW Fluitecnik + SMA 4000 -Charneca da Capa

Mensagem por Volt »

Se a sombra começasse antes das 17, ainda te dizia que devias tentar arranjar solução para ela, mas, a essa hora o sol já fraqueja... O que gostava de saber, é se de inverno a sombra não começa mais cedo...

Lavar os painéis, devias lavar de vez em quando, mas não creio que um pouco de pó (pelo que aparenta a foto) afecte muito a produção. Isto não quer dizer que devas deixar acumular (especialmente tendo pinheiros na zona e não tendo chuva há algumas semanas)...

:-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


cupMH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: sábado fev 18, 2012 10:29 pm

Re: MP Fixo - 5,25kW Fluitecnik + SMA 4000 -Charneca da Capa

Mensagem por cupMH »

Uma boa solução para essas sombras era tentares colocar pelo menos esse dois painéis de cima ao alto,isso caso seja possível e ai diminuirias e atrasarias o aparecimento das sombras!!!


cmm
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 74
Registado: sexta jun 19, 2009 9:18 pm

Re: MP Fixo - 5,25kW Fluitecnik + SMA 4000 -Charneca da Capa

Mensagem por cmm »

Boa tarde,
Em primeiro lugar parabens pela instalação seja bem vindo ao grupo dos micro-produtores.
No meu caso não sou porque moro num prédio, mas no entanto já executei masi de 300 instalações e sei bem o que é.
Quanto a instalação a ser um SMA, com 2I modúlos pensso que devem ter feito 3 stringues, se tem só duas ter 20 ou 21 vai dar ao mesmo vist ficarem desiquilibradas o rendimento será praticamente igual, agora com a potência que tem instalada se o inversor fosse o Solarmax e duas stringues teria energia para vender e ainda dar alguma, não quero dizer com isto que o seu inversor não é dos melhores antes pelo contrário, desejo-lhe que tenha uma boa produção.


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: MP Fixo - 5,25kW Fluitecnik + SMA 4000 -Charneca da Capa

Mensagem por mcarneiro »

cmm Escreveu:Boa tarde,
Em primeiro lugar parabens pela instalação seja bem vindo ao grupo dos micro-produtores.
No meu caso não sou porque moro num prédio, mas no entanto já executei masi de 300 instalações e sei bem o que é.
Quanto a instalação a ser um SMA, com 2I modúlos pensso que devem ter feito 3 stringues, se tem só duas ter 20 ou 21 vai dar ao mesmo vist ficarem desiquilibradas o rendimento será praticamente igual, agora com a potência que tem instalada se o inversor fosse o Solarmax e duas stringues teria energia para vender e ainda dar alguma, não quero dizer com isto que o seu inversor não é dos melhores antes pelo contrário, desejo-lhe que tenha uma boa produção.
Caro cmm

Que quer dizer com com strings desiquilibradas?! , este inversor tem duas mppt´s , o que quer dizer que cada string é completamente independente da outra , cada uma tem o seu processador, é quase como tem dois inversores, um para cada string , com tres strings o inversor nem sequer funcionava, o problema ponha-se se o inversor tivesse só uma mppt como os SMA 3300 e 3800 , ou o solarmax por exemplo. Eu nem estou aqui a defender a SMA , porque não gosto da atitude deles em relação ao mercado Português .

Responder

Voltar para “Projectos”