Torre Agbar_ Jean Nouvel BARCELONA

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente
Responder

Autor do tópico
luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Torre Agbar_ Jean Nouvel BARCELONA

Mensagem por luimio »

inspirado na herança arquitectónica de gaudí e nos montes de monserrat, a torre agbar ergue-se do solo com a força e a leveza de um geyser tocando o azul do céu de barcelona.

de acordo com os princípios subjacentes à génese desta torre não se trata de uma torre ou arranha-céus no sentido americano do termo. não sendo também uma apropriação dos elementos das torres sineiras que pontuam verticalmente muitas cidades de cariz horizontal. é uma massa fuída que perfurou o solo, um geyser sob pressão constante.
a superfície desta construção evoca uma massa de água: suave e contínua, mas também vibrante e transparente manifestando diferentes profundidades – ambígua, luminosa e com nuances.
a torre é composta por dois cilindros não concêntricos coroados por uma cúpula de vidro e aço. o cilindro interior alberga as circulações verticais e as instalações. entre este eixo vertical e o exterior exitem 31 andares espaçosos inteiramente desprovidos de pilares.
a primeira “pele” da envolvente, directamente sobre o betão que constitui todo o exterior é uma camada de alumínio em tons de terra, azul, verde e cinzentos.
a segunda camada é constituída por 59 619 folhas de vidro transparente

arquitectura sustentável

4 500 janelas desenhadas para obter ventilação natural e tirar o maior partido da iluminação natural reduzindo assim os custos energéticos.

não são utilizados materiais que contenham formaldeído, amianto ou chumbo. foi prestada especial atenção na escolha de tintas.

o fluxo de ar é regulado pelo duplo envidraçado na cúpula, que permite a ventilação natural.

redução da temperatura interior do edifício graças à camada de ar que se forma entre as duas “peles”, favorecendo a ventilação.

optimização da circulação dos elevadores através de um sistema computorizado que minimiza consumos desnecessários e providência o serviço a pessoas com dificuldades de acesso.

algumas áreas de estacionamento serão destinadas e adapatadas para bicicletas.

a proporção do ganho de energia relativamente à radiação solar é em média de 25.11%

são utilizados gases de refrigeração que não contêm cfc’s para não danificar a camada de ozono.

a água do nível freático é utilizada para aplicações secundárias como limpeza dos pisos e ornamentação poupando água potável.

dados técnicos:

142 m de altura
50 500 m2 de área construída
25 000 m3 de betão
250 000 kg de aço
59 619 folhas de vidro
4 349 aberturas
4 500 janelas
40 cores diferentes

http://www.torreagbar.com


in: forumenergia.eu

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”