aquecimento central...bomba de calor?

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente
Avatar do Utilizador

Curioso
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 60
Registado: quarta jun 20, 2007 9:29 pm
Localização: a 50cm do monitor em Casal do Marco

Mensagem por Curioso »

so uma pequena nota qualquer ciblo frigorifico (bomba de calor) quando faz frio não tem tanto rendimento como quando só estão feitas para produzir calor.

apesar da certitempo ter uma que faz andas as coisas em simultâneo e que funciona muito bem para pavimento radiante ou tectos radiantes ao mesmo tempo que faz frio faz aqs ou se tiver piscina envia todo o calor produzido para a água aumentando assim o seu rendimento pois a temp. da piscina esta inferior á temperatura do ar.

cumprimentos
curioso
Be Smart Be You!!!


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Mensagem por Ferra »

provavelmente esse maior rendimento está associado ao aquecimento do motor da própria máquina. é calor que se vai juntar ao que já está a ser produzido. no caso de estar a ser "produzido frio" e estando o motor a ser banhado pelo gás de arrefecimento,o calor que o motor produzir vai interferir na produção de frio. mas posso estar enganado...
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

há outra coisa, pelo menos nas bombas de calor do ar condicionado: libertação de calor latente. o ar ao ser arrefecido provoca condensação do vapor de água o que liberta calor que se opõe ao arrefecimento. nem nos apercebemos da libertação dessa energia mas é bem real. a água para passar ao estado gasoso absorve energia do ambiente, portanto é lógico que na condensação ele é de novo libertado.


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Mensagem por Ferra »

orbis Escreveu:há outra coisa, pelo menos nas bombas de calor do ar condicionado: libertação de calor latente. o ar ao ser arrefecido provoca condensação do vapor de água o que liberta calor que se opõe ao arrefecimento. nem nos apercebemos da libertação dessa energia mas é bem real. a água para passar ao estado gasoso absorve energia do ambiente, portanto é lógico que na condensação ele é de novo libertado.
nunca tinha pensado nisso , mas é uma verdade.
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”