Micro-Produção, Gondomar

Tudo que seja relacionado com Projectos
Avatar do Utilizador

jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: Micro-Produção, Gondomar

Mensagem por jama »

bondadesua Escreveu:
cumprimentos a todos

hoje (13/06), o tempo não esteve mal. alguma névoa em altitude. a temperatura não subiu muito. parece-me não ter sido um dia ideal, mesmo assim, acho que a produção foi boa 28 kv. levando em conta que desde o dia 8, só hoje é que o sol foi quase constante, o total 110 kv, já é animador, ou estou enganado? quem sabe do assunto que me diga se estou enganado


boa semana de trabalho e com muita energia

bondadesua
nao, nao estas enganado ,muito bom, lembras-te eu dizer-te por mp. que os 3840wp de paineis que querias meter ou seja 240x16=3840w que era um bocado curto?e aconselhei-te a meter mais?com os 3840w de certeza absoluta que nao tinhas hoje esse valor parece que nao mas os 400w a mais que meteste estao a fazer a diferença.é por isso que eu deixo o conselho tudo o que é menos de 4200wp de paineis é pouco.
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Micro-Produção, Gondomar

Mensagem por BondadeSua »

.......
.......de paineis que querias meter ou seja 240x16=3840w que era um bocado curto?e aconselhei-te a meter mais?com os 3840w de certeza absoluta que nao tinhas hoje esse valor parece que nao mas os 400w a mais que metes-te estao a fazer a diferença.é por isso que eu deixo o conselho tudo o que é menos de 4200wp de paineis é pouco.[/quote]


viva

pois é "ilustre"
foi isso mesmo, e porque cá aprendi e concordei com essa necessidade, tentei seguir o conselho.
como o cavalheiro mesmo diz, o algodão não engana. para se ter boa produção, antes de mais, é preciso ter bom e bastante, "cilicio" a "corar" ao sol. se assim não for, "não haverá inversor que nos valha!!! ".
a parte do inversor, foi a que me ficou mais atravessada, no momento da escolha "preto no branco". mas, apesar dos seus bons conselhos e referências, segui por outro caminho. nas características do ingecon 3.68tl e se bem entendi, diz-se que a pot. max a 40º, é de 4048 w (110% pot. nominal). ora, isso deixou-me razoavelmente confiante de que dificilmente seria atingido, dado que a degradação/percas, que os 4230 wp do pv instalado sofrem inevitavelmente ao longo do dia. só não pensei que o inversor, pode ele próprio, impedir que se ultrapasse os 3680 w. não sei. no meu caso, embora apenas momentaneamente, já li 3690 e uma vez 3700. mesmo só por instantes.
foi este o meu entendimento. conjugando tudo isso, com os custos e os meus limites de investimento...3 x 9 ... 27.
muita energia ...verde, pra todos!!!


bondadesua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Micro-Produção, Gondomar

Mensagem por BondadeSua »


saudações "energéticas"

(...continuação)....

esta produção iniciou dia 8/06 (terça às 11 h), com nuvens e até algum chuvisco. a electricidade produzida no momento, dava mal para fazer o arranque. como a camada de nuvens diminuiu durante a tarde, fechou o dia com 7 kw. ontem dia 15, com apenas 5 dias de sol completo, (e também alguma névoa), fechou a contagem (dia 15) com 166 kw.

produção máxima obtida na segunda, (sol e céu limpo), 30kw.
potência máxima medida no contador 3576 wp.
terça e quarta, sol (e alguma névoa), 27 e 28 kw respectivamente.

total acumulado dia 16/06, 194kw.
potência máxima registada 16/06, 3617 wp.

curiosidade:
notei um ligeiro desfasamento no momento da mudança de contagem, (15/20 minutos), do valor indicado no contador e no inversor. o inversor somava mais 1, antes do contador.
no final do dia quase sempre coincidiram.
ambas as leituras (inversor e contador), apresentam valores inteiros.



bondadesua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Micro-Produção, Gondomar

Mensagem por BondadeSua »



viva a todos.
então como está a onda verde?


a minha parece bastante bem.
ontem 22/06, fechou o dia com 366kw. para 2 semanas, menos umas horas (e alguns dias nublados), não está nada mal!
que assim continue para todos. a bem do equilíbrio do planeta


bondadesua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Micro-Produção, Gondomar

Mensagem por Volt »

parece-me bom. acabou de me ultrapassar.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Micro-Produção, Gondomar

Mensagem por BondadeSua »

saudações verdes
e muita faísca... pra todos!!!


hoje (29/06), esta produção completou 3 semanas. até ao momento "bombou", 556 kw. no contador a diferença era apenas, menos 3 kw (0,5%). pelo que dizem os experimentados, muito bem. ou entendi mal as referências expressas noutros "relatos"?
na página da edp, já confirmei o fecho de contagem de junho, (dia 26 com 470 kw).
os números de retorno, aparecerão mais tarde com o "fecho das contas" e a devolução do excedente, no banco, já que tenho adesão à factura electrónica.
que venham muitos fechos a este nível..

bondadesua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]


Nuno_Vicente
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 97
Registado: quarta mar 31, 2010 11:34 pm

Re: Micro-Produção, Gondomar

Mensagem por Nuno_Vicente »

boas,

as suas perdas são de 0.5% segundo as minhas contas (3/556)*100. ainda assim está bem melhor do que eu que ando com cerca de 2.3%.

cumprimentos,
nv

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Micro-Produção, Gondomar

Mensagem por BondadeSua »

bondadesua Escreveu: saudações verdes
e muita faísca... pra todos!!!


hoje (29/06), esta produção completou 3 semanas. até ao momento "bombou", 556 kw. no contador a diferença era apenas, menos 3 kw (0,5%). pelo que dizem os experimentados, muito bem. ou entendi mal as referências expressas noutros "relatos"?
na página da edp, já confirmei o fecho de contagem de junho, (dia 26 com 470 kw).
os números de retorno, aparecerão mais tarde com o "fecho das contas" e a devolução do excedente, no banco, já que tenho adesão à factura electrónica.
que venham muitos fechos a este nível..

bondadesua
ps: solicito à moderação a substituição do "post" anterior, já que não sei se posso fazer a correcção da margem de erro que é de 0,5% e não de 0,01 como havia escrito. obg
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Micro-Produção, Gondomar

Mensagem por BondadeSua »

saúdações verdes

hoje às 11 h, esta instalação completa um mês.
ontem, fechou a contagem com 754 kw.


cumprimentos

bondadesua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]


flag21
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 80
Registado: terça abr 13, 2010 10:47 am

Re: Micro-Produção, Gondomar

Mensagem por flag21 »

16 paineis sannyo hit 235
1 inversor sunnyboy 3800v
2 sistemas de seguimento solar
contador siemens de venda á rede

com menos dois paineis fez 965 durante o mês de junho
tenho pena de não ter mais dois paineis mas mesmo assim não está mal pois mantem a produção entre os 3200 e 3500 durante bastante tempo.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Micro-Produção, Gondomar

Mensagem por BondadeSua »

saudações verdes



chegou a minha vez de actualizar. hoje (18-07), esta produção ultrapassou o "giga".


encerrou o dia com 1026 kw. a diferença entre contador e inversor mantém-se nos 0,05.

na semana anterior, segunda ou terça à noite, além das nuvens houve uma "chuvinha", tipo molha tolos. ficou no ar um cheiro intenso a pó. pela manhã, notei nos automóveis estacionados na garagem "estrela", que havia uma boa camada de poeira acumulada.
mesmo tendo havido nuvens grande parte do dia, constatei de imediato que tinha havido efeito do lixo nos painéis. a produção não chegou aos 15 kw.
a solução foi subir ao telhado e fazer limpeza. varrer e um pouco de esfregona foi a opção. tudo voltou à normalidade ou quase, pois acho que já tem algum pó. os máximos tem sido 29 kw. terei de lá voltar, enquanto há verão,.. ...penso eu de que!!!

bondadesua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Micro-Produção, Gondomar

Mensagem por BondadeSua »

bondadesua Escreveu:saudações verdes



chegou a minha vez de actualizar. hoje (18-07), esta produção ultrapassou o "mega".


encerrou o dia com 1026 kw. a diferença entre contador e inversor mantém-se nos 0,05.

na semana anterior, segunda ou terça à noite, além das nuvens houve uma "chuvinha", tipo molha tolos. ficou no ar um cheiro intenso a pó. pela manhã, notei nos automóveis estacionados na garagem "estrela", que havia uma boa camada de poeira acumulada.
mesmo tendo havido nuvens grande parte do dia, constatei de imediato que tinha havido efeito do lixo nos painéis. a produção não chegou aos 15 kw.
a solução foi subir ao telhado e fazer limpeza. varrer e um pouco de esfregona foi a opção. tudo voltou à normalidade ou quase, pois acho que já tem algum pó. os máximos tem sido 29 kw. terei de lá voltar, enquanto há verão,.. ...penso eu de que!!!

bondadesua


socorro!!! a moderação que me perdoe
não é giga, mas mega!!!
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Micro-Produção, Gondomar

Mensagem por Volt »

não te preocupes que ninguém se chateia com isso. .
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


nikofield
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: segunda jan 05, 2009 9:35 am

Re: Micro-Produção, Gondomar

Mensagem por nikofield »

bondadesua Escreveu:
bondadesua Escreveu:saudações verdes



chegou a minha vez de actualizar. hoje (18-07), esta produção ultrapassou o "mega".


encerrou o dia com 1026 kw. a diferença entre contador e inversor mantém-se nos 0,05.

na semana anterior, segunda ou terça à noite, além das nuvens houve uma "chuvinha", tipo molha tolos. ficou no ar um cheiro intenso a pó. pela manhã, notei nos automóveis estacionados na garagem "estrela", que havia uma boa camada de poeira acumulada.
mesmo tendo havido nuvens grande parte do dia, constatei de imediato que tinha havido efeito do lixo nos painéis. a produção não chegou aos 15 kw.
a solução foi subir ao telhado e fazer limpeza. varrer e um pouco de esfregona foi a opção. tudo voltou à normalidade ou quase, pois acho que já tem algum pó. os máximos tem sido 29 kw. terei de lá voltar, enquanto há verão,.. ...penso eu de que!!!

bondadesua
não há problema em lavar os painéis!? eles estão em carga, corrente continua é mais perigosa que a corrente alternada!!! podes ficar electrocutado!!


Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 404
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
Localização: Curia - Anadia - Bairrada!

Re: Micro-Produção, Gondomar

Mensagem por Valter Silva »

nikofield Escreveu:
bondadesua Escreveu:
bondadesua Escreveu:saudações verdes



chegou a minha vez de actualizar. hoje (18-07), esta produção ultrapassou o "mega".


encerrou o dia com 1026 kw. a diferença entre contador e inversor mantém-se nos 0,05.

na semana anterior, segunda ou terça à noite, além das nuvens houve uma "chuvinha", tipo molha tolos. ficou no ar um cheiro intenso a pó. pela manhã, notei nos automóveis estacionados na garagem "estrela", que havia uma boa camada de poeira acumulada.
mesmo tendo havido nuvens grande parte do dia, constatei de imediato que tinha havido efeito do lixo nos painéis. a produção não chegou aos 15 kw.
a solução foi subir ao telhado e fazer limpeza. varrer e um pouco de esfregona foi a opção. tudo voltou à normalidade ou quase, pois acho que já tem algum pó. os máximos tem sido 29 kw. terei de lá voltar, enquanto há verão,.. ...penso eu de que!!!

bondadesua
não há problema em lavar os painéis!? eles estão em carga, corrente continua é mais perigosa que a corrente alternada!!! podes ficar electrocutado!!
é o mesmo problema que a chuva ;);)

relativamenete à corrente contínua ser mais ou menos perigosa..... isso é mito urbano ...é exactamente o mesmo perigo....

se tiveres 10v com 1a de corrente continua tem o mesmo perigo que 10v eficazes com 1a eficazes ;)
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Micro-Produção, Gondomar

Mensagem por BondadeSua »


saudações verdes

ora bem, a operação foi feita no fim do dia. já o sol estava posto.
estes painéis, de facto, quase até ao final da sessão e sem sol, apresentam voltagem elevada (mais de 200), embora a amperagem seja 0 (zero) quer em ac quer em dc. estou a referir-me às indicações de leitura no inversor.
se alguém puder explicar-me esta parte, talvez eu entenda. quem sabe não haverá aí aproveitamento para a produção?


a esfregona estava bem escorrida, até para diminuir o efeito da deposição de calcário no vidro, (efeito do já muito falado e evitável banho de arrefecimento).

a parte de contacto da esfregona com o painel, é em tecido e "acrílico/pvc???".

se há perigo? francamente não sei. pensei que a protecção/isolamento/vidro, tornasse o painel estanque. na minha "ignorância", pelo sim pelo não, não iria tocar nos contactos.
pensei que por ser um conjunto preparado para estar exposto ao tempo/chuva, não constituiria problema e que daí, utilizar esfregona, não aumentaria o risco.
mas digam-me vocês. eu ando a aprender!!!

bondadesua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]


flag21
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 80
Registado: terça abr 13, 2010 10:47 am

Re: Micro-Produção, Gondomar

Mensagem por flag21 »

eu lavo os meus com alguma regularidade e nunca tive proplemas .
o que faço é escorrer a agua com uma regua de borracha propria para limpar vidros de forma a que não fique nehuma para secar e deoixar depósito calcáreo nos vidros .
os paineis são estanques e preparados para a chuva.

a única precaução que tomo é mesmo relativamente á temperatura,portanto ou os lavo de manhã cedo ou ao fim de tarde


nikofield
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: segunda jan 05, 2009 9:35 am

Re: Micro-Produção, Gondomar

Mensagem por nikofield »

bondadesua Escreveu::hello:
saudações verdes

ora bem, a operação foi feita no fim do dia. já o sol estava posto.
estes painéis, de facto, quase até ao final da sessão e sem sol, apresentam voltagem elevada (mais de 200), embora a amperagem seja 0 (zero) quer em ac quer em dc. estou a referir-me às indicações de leitura no inversor.
se alguém puder explicar-me esta parte, talvez eu entenda. quem sabe não haverá aí aproveitamento para a produção?


a esfregona estava bem escorrida, até para diminuir o efeito da deposição de calcário no vidro, (efeito do já muito falado e evitável banho de arrefecimento).

a parte de contacto da esfregona com o painel, é em tecido e "acrílico/pvc???".

se há perigo? francamente não sei. pensei que a protecção/isolamento/vidro, tornasse o painel estanque. na minha "ignorância", pelo sim pelo não, não iria tocar nos contactos.
pensei que por ser um conjunto preparado para estar exposto ao tempo/chuva, não constituiria problema e que daí, utilizar esfregona, não aumentaria o risco.
mas digam-me vocês. eu ando a aprender!!!

bondadesua
caso haja algum fio que esteja mal protegido ou alguma alteração do isolamento derivado as condições climatéricas, pode dar-se a condução eléctrica, quando se lava com agua!
estou certo que esteja tudo bem isolado porque senão haveria curto circuito quando chove...
hoje as 19h30 tenho 236v e 0,5a por string...

será que é 100% seguro lavar os paineis!?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Micro-Produção, Gondomar

Mensagem por BondadeSua »

saudações verdes


passado que estão dois meses de produção, (inicio a 8/06), a produção continua "razoável"! (1577 kw). valor no inversor.
na semana anterior, a diferença no contador continuava em 0,5%.
no dia 7-08, por cá pelo menos, foi o dia mais quente do ano.
o termómetro ultrapassou certamente os 40º... resultado cerca de 24 kw no final do dia.
ontem, apesar da baixa de temperatura, esteve nublado a maior parte do dia. resultado, 22kw.
é o verão, ... e fumo, ... e a poeira no ar...
é a vida!!! penso eu de que!!!



bondadesua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Micro-Produção, Gondomar

Mensagem por BondadeSua »


saudações verdes

hoje esta produção atingiu um novo patamar, o segundo mega. mesmo que para muitos já não crie grande entusiasmo, aqui fica a nota, (2008k).
este valor foi atingido ao fim de 2 meses e 20 dias. parece-me bem.
o tempo já fez todas as "caras" e o verão está no fim.
agora o sol já é menos (menos horas e mais inclinação). mesmo assim hoje ainda produziu 26kw.




bondadesua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

Responder

Voltar para “Projectos”