QUALIDADE DO BIODIESEL

Local onde se pode colocar tópicos com receitas e protocolos.
Também serve para fotos e vídeos sobre as nossas experiências.

Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

faça a reação à 70ºc
bem... a esta temperatura não pode ser de reactor aberto, mas também não pode ser fechado terá de haver um respiro para evitar pressão, mas sem dar liberdade ao metanol evaporar. cuidado que é preciso acertar. cuidado que é um processo demasiado perigoso, em contacto com a a mais pequena ignição.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas fry:

quando estávamos tendo problemas na transformação do sebo bovino em biodiesel, acontecia o mesmo que aconteceu com a tiane.
debatemos muito eu e o red baron, sobre o que poderia estar ocorrendo de errado no processo.
por sugestão dele, fiz um teste utilizando reator aberto e à 70ºc.
à principio, duvidei que teria resultado positivo, pois sabemos que o metanol evapora aos 65ºc.

a teoria do red baron ( que acabei comprovando na prática ) é de que o metanol evapora à partir de 65ºc, dependendo do meio em que ele está disperso.
por alguma razão, que não sei explicar, o metanol à 70ºc colocado dentro de sebo bovino, não evaporou.

estão na página anterior as fotos feitas após a reação a esta temperatura.
também foram feitos testes de qualidade, como 3/27, teste da garrafa, ph. em todos o bio passou, o que me dá uma confiança de que o processo está correto.

evidente que isso vale exclusivamente para o sebo bovino.
não saberia lhe dizer se para outros tipos de gordura funcionaria.
bio feito com banha de porco, segue o padrão de 55ºc.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Tiane
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 103
Registado: quarta jun 20, 2007 1:59 am

Mensagem por Tiane »

luciano amanha vou trabalhar nesta sua receita, fazer o bio a 70°c, e vou ver o q vai acontece p mim...postos todos os detalhes um por um.
"Peguei a regeição e a transformei em direçao."

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Mensagem por mnunespt »

tiane Escreveu:luciano amanha vou trabalhar nesta sua receita, fazer o bio a 70°c, e vou ver o q vai acontece p mim...postos todos os detalhes um por um.
cuidado com esses 70 graus, não vá acontecer como hoje aqui em portugal, num prédio em setúbal. uma fuga de gáz e púm! uns poucos de andares desapareceram

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Tiane
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 103
Registado: quarta jun 20, 2007 1:59 am

Mensagem por Tiane »

mas era com metanol essa historia do prédio? e muito metanol... não me assusta

vou ir lá agora fazer o bio a 70°c p amanha poder mostrar as fotos!!
"Peguei a regeição e a transformei em direçao."

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Mensagem por mnunespt »

não, era gáz natural. ao que parece houve uma fuga que foi a causa da explosão.

só estava a fazer a ligação deste assunto ao vosso dos 70º porque achei curioso calharem logo os dois assuntos no mesmo dia.

no entanto como o fry já disse, esses gazes do metanol, fechados e a 70º é melhor ter cuidado.

Avatar do Utilizador

Elios
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 181
Registado: terça ago 15, 2006 11:32 am

Mensagem por Elios »

boas marco,

eu salvaguardava melhor as minhas opiniões acerca do acidente em setubal, o ultimo que houve no porto se não estou em erro, as primeiras indicações eram que teria sido também devido ao gás natural e mais tarde a peritagem encontrou uma operação de transfega de gás ilegal ou seja enchimento de botijas pequenas a partir de pequenos descontos feitos ás de 55kg, ou seja o tipo chico esperto tuga a enganar os fornecedores e clientes e que devido a uma fuga acabou por resultar em prédio destruido não me recordando se houve vitimas ou não

voltando ao metanol eu também tomava precauções extras ao trabalhar a juntar o metoxido com o oleo a essas temperaturas

abraço
Verde por Excelência

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Mensagem por mnunespt »

"até ao lavar dos cestos é a vindima". ainda não se sabe ao certo.
foi por isso que escrevi: "ao que parece..."

as indicações que tenho foram as que relataram os telejornais.

também tinham anunciado um morto, mas depois desmentiram.
é para as audiencias.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Tiane
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 103
Registado: quarta jun 20, 2007 1:59 am

Mensagem por Tiane »

vamos rezar

mas q o bio de sebo sai a 70°c, este sai

agora vou rezer de novo, p q de certo!!

brigada pessoal, mas não posso ter muito medo, o bio de sebo nao vira a menos de 70°c
"Peguei a regeição e a transformei em direçao."

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas amigos:

volto a esclarecer: bio de sebo, tem que ser feito a reação à 70ºc em reator aberto.

o metanol não evapora e o bio de sebo fica maravilhoso.

passamos meses à achar a solução que hoje está aqui presente...

depois de tantos testes e produção, porque questionar a segurança, se estamos a fazer com ela em sua totalidade

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Tiane
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 103
Registado: quarta jun 20, 2007 1:59 am

Mensagem por Tiane »

Imagem


esse bio e o mesmo da outra foto, é um bio esquentado a 120c, pensei em eliminar a agua e colocar p o motor, qd esfriou levei um susto, uma parte estava viscosa e a outra, a parte superior estava visível do outro lado....q será essa camada em baixo? gostaria muito de saber.


brigadãooo por me encinar a colocar fotos!!! agora tenho q aprender a deixar grande as fotos...
bjs

Avatar do Utilizador

Elios
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 181
Registado: terça ago 15, 2006 11:32 am

Mensagem por Elios »

luciano kaefer Escreveu:boas amigos:

volto a esclarecer: bio de sebo, tem que ser feito a reação à 70ºc em reator aberto.

o metanol não evapora e o bio de sebo fica maravilhoso.

passamos meses à achar a solução que hoje está aqui presente...

depois de tantos testes e produção, porque questionar a segurança, se estamos a fazer com ela em sua totalidade

sds

luciano
boas luciano

não é duvidar da vossa eficiência, mas a produção de bio com o oleo a 50ºc e 55ºc tem sido feita durante anos e com centenas de pessoas, logo os prós, contras, consequências, acidentes, causas dos mesmos, etc já permitem coligir uma boa base de dados com informação e falar com um pouco mais de certezas em relação a segurança, ou seja já se recolheu uma amostragem significativa para se poder aplicar ao todo.

as vossas experiências com o bio a 70º a partir de sebo de boi, tem tudo para funcionar como está mas em minha opinião ainda não existe uma amostragem suficiente para considerar esta reação como segura dentro do que nos é habitual, não querendo dizer que não o seja, mas a recomendação extra de prudência não faz mal a ninguém, nem a nós próprios e é com este intuito que os avisos foram emitidos pelo menos pela minha parte
quando houver muitos a fazê-la e conhecendo-se resultados, problemas e afins como se conhece em relação ao bio de oleo então saberemos com toda a certeza que está tudo bem com os 70º, ou seja, o mais difícil está feito falta agora limar arestas


abraço
Verde por Excelência

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

boas a todos.

o bio de sebo não reage a menos de 70ºc utilizando naoh.

se for usado k oh não sei porque não experimentei.

quanto à questão do reactor é sempre preferível um reactor fechado que a unicá desvantagem que tem é ser mais caro.

o meu era do tipo aberto e fiz 120l de bio com oleo usado a 55ºc, com agitação durante 2 horas. quando destlilei a glicerina e o bio obtive menos de metade do metanol esperado.
este facto foi quantificado quando modifiquei o reactor para fechado.

cumps.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Tiane
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 103
Registado: quarta jun 20, 2007 1:59 am

Mensagem por Tiane »

o reator q uso é fechado!
mas para refazer os testes do luciano, nas mesmas %, eu o deixarei aberto.

mas a segurança é ultiplicada em reatores fechados, caso pegue fogo, q ninguém quer, provavelmente o fogo fique dentro do reator e não se estenda para fora, como aconteceria com um reator aberto...

obs: com reator aberto tenho medo, com reator fechado, não tenho medo.

bjos, vou fazer testes!!
"Peguei a regeição e a transformei em direçao."

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Mensagem por mnunespt »

com o reactor aberto, labareda.
com o reactor fechado, bomba.

eu mete-me mais respeito o reactor fechado, com metanol a essas temperaturas.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas elios e amigos:

aprecio sua forma de condução de discussões acerca da segurança. ponderado, responsável e antes de tudo cuidadoso com as palavras.

quando eu e o red baron defendemos a produção de bio com reação à 70ºc foi porque o nosso bio, repetidos diversas vezes, sempre nos apresentaram os mesmos resultados satisfatórios.

quanto à questão de segurança é muito importante saber a diferença entre labaredas e bombas...nunca presenciei a queima do metanol dentro do reator. e por não ter um reator fechado, não posso opinar. mas se tivesse, teria uma valvula de segurança que abriria em caso de pressão demasiada.
necessário também um manômetro de pressão, afim de poder olhar e saber a pressão que está dentro do reator.

no quesito de repetição, vc está completamente certo. somente o tempo é que irá firmar a convicção de que estamos certos, ou errados.
e quanto a estar sedimentado a questão de transesterificação à 55ºc, não estou a questionar isso. apenas relatei que o sebo não reage à essa temperatura e reage à 70ºc. demorou algumas semanas até que descobrissemos isso. e foi uma surpresa, mas funciona.

lembro quando comecei a pesquisar sobre sebo bovino, e vc pode constatar lá no tópico que abri sobre gordura animal, vc verá que no início tínhamos muito poucos subsídios. quase nenhum.

se vc ler o tópico, vai ver até uma certa infantilidade no início, mas depois, com o ingresso do red baron no circuíto, o tópico tomou forma.

os trabalhos devem continuar, mas hoje, qualquer forista que quiser fazer bio de sebo ou de banha, vai ter à disposição ferramentas que não tínhamos quando iniciamos.

e continuamos a trabalhar e a pesquisar.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Tiane
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 103
Registado: quarta jun 20, 2007 1:59 am

Mensagem por Tiane »

preciso de opiniões!!

ontem fiz um teste, hoje fui la ver o quanto de glicerina tinha conseguido, 16%.

mas , ficou uma camada da mesma cor do biodiesel na superfície de aspecto gelatinoso....o q é esta camada? porque aconteceu isto?

obrigada, aguardo resposta!!
"Peguei a regeição e a transformei em direçao."

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

tiane:

quando você usou de metanol

eu e o red baron temos conseguido apenas 13% de glicerina, quando usamos 20% de metanol.

o fry fala que o ideal é acima de 15%, sendo o bom, trabalhar com 17%.

nesse quesito, acho que vc está conseguindo resultados sarisfatórios.

quando a essa camada, não sei lhe explicar, sem antes vc relatar e colocar as fotos ( com qualidade ), para que possamos ver o que está ocorrendo. emitindo opinião logo depois.

além disso, vc tem que relatar, de forma pormenorizada, como fez todo o seu processo. sem essas informações, só no chute.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Tiane
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 103
Registado: quarta jun 20, 2007 1:59 am

Mensagem por Tiane »

fiz o bd

8,4g de naoh
350 ml de metanol
1400 ml de sebo

preparei o metóxido, sem perda do naoh.

misturei qd o sebo estava a 50°c, o metóxido, e elevei a temperatura a 70°c.

estava satisfeita com a minha amostra, está amostra eu podia ler dor outro lado da garrafa mas... , fui tentar tirar o metanol e a água desta amostra esquentando ela no fogão, a primeira dificuldade, foi q eu não consegui fazer o meu bio passar de 98°c, este formava muita espuma enquanto fervia, chegou a ir por cima da panela. pegou fogo o bio na panela... um pouco só já apaguei.

mas enquanto esperava esfriar, comecei a mexer este bio, e ele vinha se formando umas partes espessas, de alta viscosidade, da mesma cor do bio, nunca tinha visto , o q será q é? retirei estas partes da minha amostra...mas qd mais eu mechei este bio, mais formava isso.
parecia um xampu.

lembram q acima eu falei algo q parecia na superfície uma camada gelatinosa? acredito eu ser o mesmo.

e qd misturei esta mesma amostra com água ela não formou aquela camada branca entra a água e o bio. lavei três vezes a água sempre ficava na cor incolor só q este bio não esta nada translúcido.

vcs tem opiniões p poder me ajudar!!

vou tentar postar umas fotos!!!
"Peguei a regeição e a transformei em direçao."


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

ainda não tive tempo de analisar, mas há imensos erros cometidos. ássim que tiver tempo irei opinar dentro dos meus parcos conhecimentos.

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos”