QUALIDADE DO BIODIESEL

Local onde se pode colocar tópicos com receitas e protocolos.
Também serve para fotos e vídeos sobre as nossas experiências.
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Tiane
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 103
Registado: quarta jun 20, 2007 1:59 am

QUALIDADE DO BIODIESEL

Mensagem por Tiane »

por gentileza poderiam instruir-me quanto a qualidade do biodiesel?
o ph do mesmo tem q manter-se na média de 7. para q não haja a corrosão das peças e o mesmo tem q estar isento de água.

esses dois testes são qualitativos para a exposição do bio ao motor?

o bio com ph 7, já é um bio sem sabão? a retirada do sabão é outro processo?

nas lavagens com água existe sempre a formação de sabão. depois de realizadas as limpezas seja por borbulhas, sílica gel, pó de talco, estas arrastam os sabões com elas?

o que forma o sabão? é a água e o excesso de catalisador?

toda a água presente e formada durante a reação reagirá na forma de sabão?

o que interfere o excesso de catalisador se o ph estará a 7?


quanto maior a conversam em glicerina menor a formação de sabão? esta comparação existe alguma proporcionalidade?

o bio que passa nos teste de massa e viscosidade está pronto o ser adicionado ao motor?

se o bio que foi transesterificado passar nos processos de limpeza química e testes físicos citados acima, ele esta viável para o uso?

qual a diferença na produção de bio por motor e por bombeamento?

alguém aqui no fórum sabe medir a % de água do bio? que faz o uso bureta e iodo, e mede a % de água na amostra analisada...poderia me ajudar a chegar na técnica de realizar este teste, seria muito útil p todos aqui.

não me referi aos testes organolépticos como cheiro e visibilidade, considerando que bio passe nestes testes também.
possuo muitas duvidas, mas é q tenho receio e medo de colocar o bio no motor. conto a ajuda de vocês. grata!

...aguardo. espero ter conseguido ser clara e objetiva.
"Peguei a regeição e a transformei em direçao."

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

olá tiane.

se procurares aqui no fórum tens resposta para tudo isso.
por gentileza poderiam instruir-me quanto a qualidade do biodiesel?
o ph do mesmo tem q manter-se na média de 7. para q não haja a corrosão das peças e o mesmo tem q estar isento de água.


o ph quando maior que 7 quer dizer pouca limpeza, presença de sabão, presença de catalizador.
quando está abaixo de 7 quer dizer presença de ffa´s, ou águas ácidas de lavagens ou uso de ácido de forma inadequada durante o processo de quebra de emulsão.
o uso de ácidos para quebra de emulsão deve ser evitado a todo o custo pois existem outros métodos (sal calor e descanso),que não quebram o sabão gerando ffa´s. se for usado ácido deve-se optar por acético ou fosfórico que são os menos agressivos, nunca o ph deve descer abaixo de 7 durante o processo ( aqui começa o ataque ao sabão).
deve-se medir a acidez no fim da lavagem e secagem.
mesmo com um "acid number de 0.5 (máximo admitido pela astm) o ph deste bio está muito próximo de 7.
isto mostra a importância do ph ser o mais próximo possível de 7.
no entanto já algures que é preferível que o bio fique ligeiramente alcalino do que ácido porque tem melhor estabilidade na armazenagem.
na questão dos motores o bio alcalino é menos corrosivo que o bio acido, visto que o ácido é que corrói o metal e não a soda.

esses dois testes são qualitativos para a exposição do bio ao motor?
claro que são.
o bio com ph 7, já é um bio sem sabão? a retirada do sabão é outro processo?
o bio com ph=7 é um bio limpo sem sabão desde que tenha sofrido um processo de limpeza e não de neutralização.

explicando melhor:
pego em duas amostras de bio.
uma submeto-a a um processo de limpeza qualquer ( sílica, lavagem com agua, resina de troca iónica, talco etc.) faço a limpeza até o ph ficar em 7. este bio está limpo.

pego na segunda amostra e junto-lhe acido vinagre (ácido acético) com agitação até o ph ficar em 7. neste caso fiz uma neutralização e o bio não está limpo.
tem lá tudo (metanol, sabão etc.), a única diferença é que a soda que é alcalina virou acetato de sódio que tem um ph neutro.
neste o bio não está limpo mesmo com ph=7.
nas lavagens com água existe sempre a formação de sabão. depois de realizadas as limpezas seja por borbulhas, sílica gel, pó de talco, estas arrastam os sabões com elas?
nem mais quando o ph=7 fazer o teste da garrafa para confirmar que a agua fica límpida e sem camada intermédia.

toda a água presente e formada durante a reacção reagirá na forma de sabão?
toda a água presente e formada durante a reacção reagirá na forma de sabão?
toda a água presente no meio reaccional reage com óleo e forma sabão diminuindo deste modo a quantidade de catalizador.
durante a transesterificação não ocorre a formação de água, só ocorre na esterificação que é com catalizador ácido.
o que interfere o excesso de catalisador se o ph estará a 7?
explica melhor.

q
quanto maior a conversam em glicerina menor a formação de sabão? esta comparação existe alguma proporcionalidade?
não existe conversão em glicerina. a glicerina aparece porque é deslocada do triglicérido por substituição por metanol.
não existe relação entre sabão e glicerina, ambas aparecem por reacções diferentes( saponificação e transesterificação) mas ambas libertam glicerina.
nas lavagens com água existe sempre a formação de sabão. depois de realizadas as limpezas seja por borbulhas, sílica gel, pó de talco, estas arrastam os sabões com elas?
não obrigatoriamente. o sabão já existe no bio porque havia água na reacção ou então forma-se durante a lavagem com água quente quando existe óleo por reagir e excesso de catalizador.
depois da limpeza, os sabões são arrastados.
se o bio que foi transesterificado passar nos processos de limpeza química e testes físicos citados acima, ele esta viável para o uso?
se passar no teste da garrafa, 3/27, ph, acidez, e estiver bem límpido (seco) é só filtrar até 1 mícron e usar.
qual a diferença na produção de bio por motor e por bombeamento?
o processo é diferente mas o objectivo é o mesmo. com bomba recirculadora é normalmente mais rápido devido ao efeito misturador da turbina que roda a velocidade muito superior.
alguém aqui no fórum sabe medir a % de água do bio? que faz o uso bureta e iodo, e mede a % de água na amostra analisada...poderia me ajudar a chegar na técnica de realizar este teste, seria muito útil p todos aqui.
não conheço este método.
não me referi aos testes organolépticos como cheiro e visibilidade, considerando que bio passe nestes testes também.
possuo muitas duvidas, mas é q tenho receio e medo de colocar o bio no motor. conto a ajuda de vocês. grata!
a visibilidade já foi referida, o bio deve ficar límpido podendo ler-se perfeitamente uma folha colocada do outro lado de um copo.
não deve cheirar a metanol. quando o bio está bem limpo e sem metanol o cheiro é muito suave a ...........biodiesel.

bjs.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Tiane
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 103
Registado: quarta jun 20, 2007 1:59 am

Mensagem por Tiane »

obrigada da resposta...red? eu li muito e não tinha conseguido organizar um pensamento p tanta informação. e tenho duvidas ainda, fiquei parada muito tempo

se o ph for maior q 7 não tenho ffas no meu bio?

o que são estas emulsões? poço ver fotos delas? quando elas se formam? que características elas tem?

se o ph se mantiver a baixo de 7 vai haver uma maior formação de sabão?

o uso dos ácidos nas lavagens de bio são para facilitar q o bio chegue mais rápido ao ph 7? tem alguma outra utilidade?

a sílica é um processo de limpeza? eu aprendi q ela absorve água.

no processo de transesterificação acorre a liberação de água, para cada ácido graxo (cooh) à liberação de uma molécula de água, totalizando três moléculas de água p cada triglicerídeos. e p preparo da soda e do metanol também acontece à formação de água. alem do excedente de água no álcool e na % do catalisador.
hidróxidos + álcool = alcolato + água
alcolato é isento de água

se adicionarmos ácido quando aparecer bastante sabão haverá a transformação novamente para ácidos. (na teoria)

que interfere o excesso de catalisador se o ph estará a 7? quero pedir se com o ph 7 ainda existe excesso de catalisador?

se na minha reação há pouca formação de glicerina, o q devo fazer? o que isto significa?

glicerina. ambas aparecem por reações diferentes( saponificação e transesterificação). a saponificação é uma reação que se desloca para a direita, enquanto a reação de transesterificação é uma reação de equilíbrio, haverá a formação de sabão no deslocamento do equilíbrio...quanto mais naoh, mais sabão, mais impurezas. a reação de saponificação é uma a frente dos ésteres.

o sabão já existe no bio porque havia água na reacção ou então forma-se durante a lavagem com água quente quando existe óleo por reagir e excesso de catalisador. essa informação se fosse assim seria fácil retirar o sabão do bio, secá-lo bem antes de transeterifica-lo e depois não acrescentar água, e sim deixar a temperatura alta p a eliminação da água. mas a formação de sabão acontece pela liberação da água da transesterificação e o preparo do hidróxido com o excesso de soda forma-se o sabão. se não existisse excesso de soda não existiria sabão?

quando realizo a secagem final, para a eliminação de água qual temperatura é ideal? elevo a tempera acima de 120 130°c vejo muito evaporação, estou evaporando bio também? a água evapora a 100°c, li aqui q a secagem final a quem deixe secando com a temperatura inferior a 100°c, mas a água evaporará estando inferior a esta temperatura?
"Peguei a regeição e a transformei em direçao."

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas baron:

em sua resposta, gerou-me uma dúvida que você poderá esclarecer:
quando está abaixo de 7 quer dizer presença de ffa´s, ou águas ácidas de lavagens ou uso de ácido de forma inadequada durante o processo de quebra de emulsão.
quando faço a leitura, utilizo 10ml de alcool isopropílico estabilizado em 7.0. adiciono 1 ml de bio a ser testado. em volume, temos 11 ml.
esse 1 ml de bio, corresponde à apenas 9% do volume de líquidos.

se o ph final do volume ( 11 ml ) ficar em 6.5 e o ph do alcool estava estabilizado em 7, quanto na verdade possuia o ph do bio

se fosse um teste de 50% de alcool e 50% de bio, eu iria afirmar que se após a mistura obtivesse um ph de 6.5, que o ph do bio era de 7.5. mas no caso exposto nas proporções de 91% de alcool estabilizado em 7.0 e 9% de bio, esse bio teria um ph extremamente alto.

o que vc pensa sobre isso

sds

luciano

e.t. só você mesmo para responder ao questionário da tiane...
quando vi o tópico pensei: se alguém pode responder tudo isso, é o red baron, o nosso incansável moderador...
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Tiane
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 103
Registado: quarta jun 20, 2007 1:59 am

Mensagem por Tiane »

luciano...não é uma questão de % os 10ml de álcool e 1 ml de bio, é sim apenas p diluir, diminuir a concentração do bio, pois assim fica mais fácil a medição do ph.

já q tens uma solução com ph 7, o álcool isopropilico, vc pode fazer um teste...mudar a quantidade de bio e de álcool, p a ver se o resultado vária..

coloca 15 ml de álcool issopropilico e 1 ml de bio. resultado?

coloca 10ml de álcool isopropilico e 1 ml de bio. resultado?

realiza estes testes na mesmo intervalo de tempo, pois o bio se oxida, fazendo com q ele fique mais ácido com a tempo.

pelo q sei isso não deveria mudar o ph....e sim dar a mesma resposta nos dois testes.

alguém podia me responder as questões acima?
"Peguei a regeição e a transformei em direçao."

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Tiane
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 103
Registado: quarta jun 20, 2007 1:59 am

Mensagem por Tiane »

vou ir fazer testes bjossssssss
"Peguei a regeição e a transformei em direçao."

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

boas tiane.
se o ph for maior q 7 não tenho ffa´s no meu bio?
o ph maior que 7 pode indicar uma de duas coisas ou as duas ao mesmo tempo:
1-presença de ácidos gordos em grande quantidade (isto normalmente não acontece porque os ffa´s são mais reactivos que o óleo, por isso a primeira soda caustica que vai ser usada é para gerar sabão com os ffa´s presentes na transesterificação).

2-presença de um outro acido orgânico ou mineral que tenha sido acrescentado no processo de lavagem ou quebra de emulsão e não tenha sido devidamente arrastado durante a limpeza.
ainda pode ser devido a agua de lavagem ser acida e o bio não estar completamente seco contendo deste modo alguma agua com ph maior que 7.
nota: se a acidez da água for devida a presença de dióxido de carbono, a acidez desaparece durante a secagem do bio porque com o aquecimento o co2 vai-se libertar para a atmosfera.
mas se for devido à presença de outros ácidos tais como sulfúrico sulfídrico, sulfuroso e nítrico ( que entra na agua durante as chuvadas acidas) quando se der o processo de secagem o acido vai passar para o bio porque estes não se decompõem com a mesma facilidade do acido carbónico.
o que são estas emulsões? poço ver fotos delas? quando elas se formam? que características elas tem?
emulsão é uma substancia dividida em partículas microscópicas no seio de outro liquido com o qual não é imiscível, ex. maionese.

ImagemImagem
by red_baron at 2007-06-23

fotos de emulsão de biodiesel, completa e parcialmente quebrada.
se o ph se mantiver a baixo de 7 vai haver uma maior formação de sabão?
quando? na lavagem?
o uso dos ácidos nas lavagens de bio são para facilitar q o bio chegue mais rápido ao ph 7? tem alguma outra utilidade?
o uso de ácidos nas lavagens deve ser evitado.
na internet há literatura que refere a neutralização do catalizador antes da lavagem porque a soda, tal como a glicerina é um emulsionante e ninguém gosta de emulsão de bio....só de maionese
este processo só deve ser efectuado com um rigoroso control de ph e procedimento adequado na junção do acido ( concentração e tempo de adição da totalidade do acido a usar).
a sílica é um processo de limpeza? eu aprendi q ela absorve água.
a sílica não é um processo mas um produto de limpeza e também absorve a agua.
no processo de transesterificação acorre a liberação de água, para cada ácido graxo (cooh) à liberação de uma molécula de água, totalizando três moléculas de água p cada triglicerídeos.
na transesterificação ocorre a libertação da glicerina e não há libertação de agua.
este processo onde os ffa´s regem com a soda chama-se de saponificação e dá sabão e não bio.
se adicionarmos ácido quando aparecer bastante sabão haverá a transformação novamente para ácidos. (na teoria)
se adicionarmos ácido quando aparecer bastante sabão haverá a desdobramento do sabão em ffas e um sal sódico do acido utilizado. (se o catalizador for a soda)
que interfere o excesso de catalisador se o ph estará a 7? quero pedir se com o ph 7 ainda existe excesso de catalisador?
se o ph do bio for= a 7 não existe catalizador.
se na minha reação há pouca formação de glicerina, o q devo fazer? o que isto significa?
significa que as quantidades soda e/ou metanol não foram respeitadas para a quantidade de óleo, ou que a temperatura, e agitação não foram as correctas. ou ainda muita agua no meio reaccional.

o sabão já existe no bio porque havia água na reacção ou então forma-se durante a lavagem com água quente quando existe óleo por reagir e excesso de catalisador. essa informação se fosse assim seria fácil retirar o sabão do bio, secá-lo bem antes de transesterificá-lo e depois não acrescentar água, e sim deixar a temperatura alta p a eliminação da água. mas a formação de sabão acontece pela liberação da água da transesterificação e o preparo do hidróxido com o excesso de soda forma-se o sabão. se não existisse excesso de soda não existiria sabão?


para não existrir sabão no bio são necessárias duas condições:

1- ausência absoluta de agua no processo.
2- ausência absoluta de ffa´s no óleo ou gordura a ser tratada.

quando realizo a secagem final, para a eliminação de água qual temperatura é ideal? elevo a tempera acima de 120 130°c vejo muito evaporação, estou evaporando bio também? a água evapora a 100°c, li aqui q a secagem final a quem deixe secando com a temperatura inferior a 100°c, mas a água evaporará estando inferior a esta temperatura?
a temp. depende do processo utilizado para a secagem e da rapidez com que se quer ter o bio seco.
numa secagem por chuveiro ou aspersor bastam uma a duas horas a 60 ou 70 graus para secar 100l.
quanto mais fechado for o reactor e menor a agitação mais tempo leva e maior deverá ser a temperatura. acima de 100 graus não há agua que resista no bio e basta uma pequena saída para equalizar a pressão.
120 ou 130 graus não parece que o bio evapore a estas temperaturas mas se for usada agitação forte ou aspersão durante algum tempo é de esperar alguma degradação do bio devido a que as fortes temperaturas favorecem a oxidação.

sds.

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

boas luciano.

estou a preparar um texto para compreensão do ph e forma de interpretar os resultados de soluções diluídas como é o caso do 1ml de bio e 10ml de álcool isopropilico mas ainda não está pronto. o tempo não dá para tudo.
prometo ser breve.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Tiane
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 103
Registado: quarta jun 20, 2007 1:59 am

Mensagem por Tiane »

o q são ffas?
"Peguei a regeição e a transformei em direçao."


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

free - fat - acids

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Tiane
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 103
Registado: quarta jun 20, 2007 1:59 am

Mensagem por Tiane »

olá

o meu bio está com problemas!!

alguém me ajuda a entender porque ele tem umas partículas brancas dentro da garrafa em toda a sua extensão. o q são estas partículas?

bio de sebo!!

obrigada, bj
"Peguei a regeição e a transformei em direçao."

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

parecido com este:

[img][img]http://img404.imageshack.us/img404/5719 ... 002us1.jpg[/img][/img]
Última edição por Luciano Kaefer em quinta nov 22, 2007 3:58 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

se não for, tire uma foto bem clara para que possamos analisar.
se não souber como postar, mande-me por e-mail que eu publico.
sds
luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Mensagem por mnunespt »

isso parece o oleo de um restaurante onde ia buscar...

aquilo era um oleo que se fizesse frio ficava todo branco em pasta. perguntei aqui no forum, mas nunca consegui entender se aquilo era hidrozenizado ou não.

deixei de lá ir, porque o bio feito com aquilo ficava bom enquanto estava quente, mas assim que arrefecia começava a coagular... lol ficava com essa papa branca em baixo. enquanto usando oleos em condições não tenho problemas.

(ás tantas o restaurante fritava em banha de porco , querem lá ver )

marco.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas marco:

a foto era de um bio feito com sebo bovino, bem no início, quando comecei os testes e dava tudo errado.

depois veio as melhoras: passamos a fazer a reação com 70ºc e usávamos 11g/l de naoh ou 16g/l de koh. foi o que bastou para o bio de sebo ficar assim:

[img][img]http://img76.imageshack.us/img76/4179/dsc00684jr7.jpg[/img][/img]

a vantagem do erro é você guardar as fotos e ajudar quem está começando.

sds

luciano

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Mensagem por mnunespt »

muito engenhoso esse suporte de garrafas...

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

aqui usamos isso para suporte de chimarrão...

e para segurar garrafas de bio...

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Tiane
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 103
Registado: quarta jun 20, 2007 1:59 am

Mensagem por Tiane »

brigada luciano!!! é estou por ai, esta parecido, vou tirar uma fotos melhor e envio para o teu e-mail, dai publica elas p mim....

estão sim, sua fotos parecidas com as minhas , muito triste

bjos

foto inserida pelo moderador à pedido de tiane:

[img][img]http://img88.imageshack.us/img88/3516/tianemd7.jpg[/img][/img]

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

tiane:

alto lá!

se a primeira foto está parecida com o resultado de seu bio, o problema está resolvido, pois depois de ter errado, modificamos a fórmula e obtivemos o que está na segunda foto.

esta sim, é um bio de sebo com qualidade.

e olha que na foto, ainda não havia sido lavado e secado.

bote um sorriso nesse rosto. e aprenda a rir dos problemas...

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

tiane:

a foto é realmente do problema existente no processo.

faça a reação à 70ºc, e utilize 11g/l de naoh ou 16g/l de koh.

não esqueça que no metóxido, feito com 20% metanol ( melhor se for 25% ), tem que usar a totalidade do catalisador.

se depois de reagido, sobrar catalisador no fundo, tem que compensar, senão a reação fica incompleta.

repita os testes e nos avise.

estamos sempre de plantão, para lhe dar a mão...

sds

luciano

O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos”