QUALIDADE DO BIODIESEL

Local onde se pode colocar tópicos com receitas e protocolos.
Também serve para fotos e vídeos sobre as nossas experiências.
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Tiane
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 103
Registado: quarta jun 20, 2007 1:59 am

Mensagem por Tiane »

valeu fry!!! espero!!
"Peguei a regeição e a transformei em direçao."


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

olá tiane

como te disse existem alguns erros. o luciano tem mais experiência na feitura de bd de gordura animal. ele certamente vai esclarecer melhor.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas fry e tiane:

agora investido da mais alta responsabilidade...

no seu relato, tiane, vc informa que numa amostra com 1400 ml de sebo, vc adicionou 8,4 gramas de naoh e que quando o bio estava à 50ºc, vc adicionou 25% de metanol.

o fry está certo. imensos erros no processo.

se a receita que está dando certo é a de 11g/l de naoh, vc deveria ter usado 15,4g de naoh, e não 8,4.

você usou a metade da base necessária.

ainda não testei deitar o metanol quando a temperatura estivesse à 50ºc ( e creio que não o farei ), mas acho que se vc coloca 25% de metanol à 50ºc, esta temperatura deve baixar para uns 40ºc, para depois começar a subir lentamente.

as mudanças de formula podemos fazer quando dominamos uma técnica segura. tentativa e erro. aprimoramento da formula, como o elios referiu em posts anteriores.

é o passar do tempo que vai fazer com que a formula se sedimente. e isso só conseguimos, quando mais e mais testes forem feitos.

eu tenho por regra trabalhar à exaustão até conseguir um bio bom. depois, uso essa fórmula para fazer bio normalmente e sigo investigando alternativas em quantidades pequenas até convencer-me de que a nova supera a velha... ( sem trocadilhos... )

tempo de reação: 2 horas.

aproveite que vc tem equipamento bom de testes e faça tudo de novo...

ah, e cuide da qualidade do metanol e da soda... eles podem estragar o seu bio...

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Tiane
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 103
Registado: quarta jun 20, 2007 1:59 am

Mensagem por Tiane »

luciano, eu sei q me passou está fórmula, eu vou refazê-la, e posto as fotos, amanhã devo conseguir refazê-la. nem q eu peça p o meu mano , pois como já sabe, estou sem condições alguma! para ver os resultados e postá-los aqui no fórum a sua fórmula. e as conclusões dela.

mas eu queria saber o q são aquelas gomas no meu bio? alguém tem respostas p isso?

red me desculpe de coração se te magoei em algo, gosto muito de vc.

para mim a formula não tem tantos erros assim, fiz a técnica toda, mas com outras quantidades!

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

tiane, não é que tenha tantos erros, mas 1 deles foi fundamental:
colocar a metade de naoh. determinou o resultado.
sds
luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Tiane
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 103
Registado: quarta jun 20, 2007 1:59 am

Mensagem por Tiane »

luciano!!
fiz sua receita de bio a alguns dias
amanhã postos as fotos

alguém sabe ha q temperatura o bio destila? li q a 78°c
"Peguei a regeição e a transformei em direçao."

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

olá tiane.

o biodiesel destila num intervalo de temperatura entre 182 - 338 ºc.

já o petrodiesel tem um intervalo de destilção 188 - 343 ºc .

isto à pressão atmosférica.

http://www.ybiofuels.org/bio_fuels/biospecs.html

atenção segurança.


tentar destilar biodiesel sem equipamento apropriado pode levar a graves acidentes.



sds.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Tiane
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 103
Registado: quarta jun 20, 2007 1:59 am

oi

Mensagem por Tiane »

ola
Imagem
imagem redimensionada por luimio

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Tiane
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 103
Registado: quarta jun 20, 2007 1:59 am

Mensagem por Tiane »

ficou um pouco grande a foto kkkk

luciano, este é o bio q fiz com a sua formula, recomendada nos comentários anteriores...

formou-se bastante glicerina, e branca, acredito eu ser o responsável o excesso de naoh usado no processo.

e na próxima foto q vou postar agora, tens as gomas que se formam dentro do bio, eu não sei o q é, alguém já viu? sabe identificar estas tais gomas?

ela fica na extensão todo da parte amarela da garrafa, em suspensão, este tanto q consigo mostrar na foto, foi o q eu consegui reter para tirar a foto.

red a sua formula q me passou também formou-se essas gomas mas em bem menores quantidades.

bjos, espero suas considerações.


proxima foto com as gomas
"Peguei a regeição e a transformei em direçao."

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Tiane
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 103
Registado: quarta jun 20, 2007 1:59 am

Mensagem por Tiane »

Imagem

comentários??

imagem redimensionada por luimio

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

as fotos, além de enormes, ficaram desfocadas, impossível de avaliar.
quando postar a foto no imageshak, vc pode redimensiona-las para publicação em foruns. mas tem que ser outra foto. com essa não consigo ver o que está ocorrendo.
mais do que a foto, é necessário a descrição completa do processo. e a descrição tem que ser a mais honesta possível, sem esconder detalhes que podem ter influenciado no resultado.

sds
luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Tiane
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 103
Registado: quarta jun 20, 2007 1:59 am

Mensagem por Tiane »

essas fotos sei q estão grande, não aparece as gomas em suspensões na parte amarela do bio, apenas quando removido da garrafa, partes liquidas, mas da mesma cor. a parte líquida, e as gomas são amarelas no mesma tonalidade de cor, as gomas da segunda foto são perceptíveis na mesma proporção que a fofo menor que possuo.

qd postar mais fotos eu vou tentar diminuí-las de tamanho!! tenho umas bem legais tbm!!

nesta amostra tenho em torno de 30 a 40% de glicerina
"Peguei a regeição e a transformei em direçao."

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

nesta amostra tenho em torno de 30 a 40% de glicerina
30 a 40% de glicerina usando 20% de metanol

tem algo no teu processo que foi executado errado.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

olá tiane.

penso que o problema da focagem das tuas fotos terá ver com o facto de o objecto a fotografar estar fora do campo de focagem da tua máquina. afasta a máquina mais do objecto a fotografar ( entre 50cm a 1metro).
só as máquinas com função designada de macro conseguem fazer boas fotos de tão perto.
depois, se tiveres um programa de edição, podes editar a foto num programa e cortar só a parte que interessa.
quanto ao tamanho podes, como disse o luciano, utilizar a função "resize" disponível no imageshack

Imagem

ou, no mesmo programa de edição onde se faz o corte da parte que interessa, fazes zoom até o tamanho parecer razoável para apresentação na tela do computador, tomas nota da percentagem de zoom que estás a utilizar e depois disso usas o comando "resize" e aplicas essa percentagem para o tamanho da nova foto.
de seguida guardas essa foto no comando " ficheiro,guardar como" e atribuis um novo nome.
a foto assim preparada está pronta para ser inserida no imageshack sem ser redimensionada.
dúvidas é só perguntar.
bjs.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

se puderes fazer a correção que o red baron ensinou já nas 2 fotos anteriores, a moderação do forum agradece, visto que as mesmas superdimensionaram a largura da página, fazendo que todos, para lerem os posts, tenham que deslizar a barra de rolagem horizontal para poder ler, o que prejudica a leitura.

agradecemos as providências.

sds

luciano
Última edição por Luciano Kaefer em segunda dez 10, 2007 11:11 pm, editado 1 vez no total.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Tiane
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 103
Registado: quarta jun 20, 2007 1:59 am

Mensagem por Tiane »

exclui as fotos q as exposto novamente
"Peguei a regeição e a transformei em direçao."


luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Mensagem por luimio »

tiane Escreveu:exclui as fotos q as exposto novamente
redimensionei as fotografias. pra a próxima faça como o red baron explicou.

cumprimentos:
luís oliveira

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

tiane:

agora com as fotos redimensionadas pelo luimio, analisando com calma, posso lhe dizer:

sem o relato preciso de como vc fez o processo e fotos mais nítidas, não posso emitir um parecer.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Tiane
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 103
Registado: quarta jun 20, 2007 1:59 am

Mensagem por Tiane »

qt problema estas fotos....

quando fiz uma batida de bio ficou bonito, logo começou a se formar umas bolhas na parede da garrafa, e eu não sabia o q era, é sabão. agora sei.

logo q decantei esse bio fiz a lavagem com água, se eu ver este bio q limpei, hoje, no fundo do frasco tem um monte de sabão, em torno de uns 4 milímetros.
como conferi na lavagem por água, ele ficou legal, transparente, mas o sabão continuou-se a formar e está depositado no fundo do frasco.


essa garrafa q formou-se as bolas de sabão na parede, depois de um tempo, desceram, e se colocaram entre o bio e a glicerina, ou seja, sabão, hoje passado um mês, acredito q a mostra tenha se estabilizado, quanto a formação de sabão, vc acredita q devo limpa-lo somente depois de um tempo, quando todo o sabão já estiver formado?

que maneira eu devo proceder?

vou postar as fotos
"Peguei a regeição e a transformei em direçao."

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

tiane, não sei o que pode ter acontecido, talvez a qualidade do metanol, da soda. sebo isento de água tempo de reação, velocidade da bomba circuladora.
do seu relato onde 20% de matanol resultou em 30 a 40% de glicerina é tecnicamente impossível. acredito que a reação não aconteceu, por algum erro que vc cometeu no processo.

não conheço seu reator, nem as condições técnicas dele. pode ter errado o projeto.

talvez o red baron possa ajudar.

o bio de sebo que faço, dá sempre certo, com as receitas já publicadas.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos”