E-BYCLA

Local ideal para diário de bordo das bicicletas com motor auxiliar eléctrico

Autor do tópico
electroV
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: quinta mai 28, 2009 4:58 pm

E-BYCLA

Mensagem por electroV »

olá todos.
tenho uma bicicleta robusta que quero transformar num ev.
aceito conselhos de quem percebe!
deem uma sugestão como se fosse para vocês.
o valor das peças não é importante, de certo irão aparecer ideias de 10 a 1000€.
as limitações legais não são contempladas, a idéia é costruir uma e-bycla com os seguintes requisitos:
velocidade até 70km/h(sem pedalar)
autonomia até 50kms(sem pedalar)
baterias que vão durando e aceitem carga pelo menos durante 2 ou 3 anos.
algo que faça em média 30/40 kms por dia, diariamente.

resumindo, a ideia é saber se é possivel construir um ev fiavel que desmistifique a ideia que isso ainda são coisas de ficção cientifica, porque conheço muuuuuuita gente que não acredita em evs... e são pessoas com um estilo de vida em que um ev se enquadrava como uma moldura num quadro!

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: E-BYCLA

Mensagem por jmal »

acho melhor reveres aquilo que queres, velocidade 70 kmh de bicicleta ?????? e sem pedalar ?????

não será melhor ires para uma scooter.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: E-BYCLA

Mensagem por Volt »

e nao ha uma limitaçao qualquer legal? tipo, 25kph...

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: E-BYCLA

Mensagem por jmal »

volt Escreveu:e nao ha uma limitaçao qualquer legal? tipo, 25kph...

como o user disse na apresentação que queria andar fora da lei nem liguei a isso, agora andar a 70 kmh numa bicicleta, provavelmente é melhor trocar de nome, em vez de bicicleta passa a ser caixão eléctrico.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: E-BYCLA

Mensagem por Volt »

tens razao. eu li os numeros com tanto entusiasmo que ateh me esqueci de ler essa frase...

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: E-BYCLA

Mensagem por visitante »

vivam ...
jmal Escreveu:
volt Escreveu:e nao ha uma limitaçao qualquer legal? tipo, 25kph...

como o user disse na apresentação que queria andar fora da lei nem liguei a isso, agora andar a 70 kmh numa bicicleta, provavelmente é melhor trocar de nome, em vez de bicicleta passa a ser caixão eléctrico.
mas deveriamos ligar a isso..e proponho desde já que ninguem auxilie este user nos seus propositos..já que entendo que este forum nunca poderá ser considerado como meio de informação para ilegalidades..

sei que a comparação é exagerada..mas o principio é o mesmo..e se um qualquer user aparecesse no off-topic a pedir conselhos ou dicas de como cometer um assassinato sem deixar rasto da autoria ?..

apesar de achar que o que este user pretende é ajuda para o seu suícidio... tipo de ajuda que tambem considero não ser este forum o indicado para recorrer..

e pelos vistos..dadas as respostas já dadas..estamos todos alinhados..

abraços
[***************]

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: E-BYCLA

Mensagem por jmal »

nem mais fernando, dai eu ter começado logo por sugerir uma scooter.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: E-BYCLA

Mensagem por Volt »



concordo. peço desculpa ao utilizador, que na volta ateh pode ter as melhores das intençoes, mas creio que nao se deve ajudar alguem num forum publico a cometer uma ilegalidade. alem de que, qualquer autoridade pode ler o que aqui se escreve, podendo inclusive, o utilizador se estar a prejudicar a si e ao forum.

o meu conselho eh: se o dinheiro nao eh problema, entao compre uma vectrix.

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


tavares
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1079
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: E-BYCLA

Mensagem por tavares »

peço desculpa mas não concordo com as respostas dadas anteriormente , é claro que 70kmh numa bicicleta é muito mas se calhar o user nem viu o que escreveu.

falaram em 25 kmh, não é só a velocidade que conta para se estar ilegal , e a potencia ? a lei diz até 250 w . agora mostrem-me as vossas bikes alteradas com potencias de 800 w para cima , e então as vendidas nos hipermercados e chineses em que muitas teem 350 w ?

acho que se deve sim ajudar o user , pq até pode ser novo nisto e desconhecer que existe uma lei .


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: E-BYCLA

Mensagem por visitante »

vivam ...

tavares..as respostas dadas ao user estão de acordo com o que o user propôs..
electrov..
as limitações legais não são contempladas, a idéia é costruir uma e-bycla com os seguintes requisitos:
velocidade até 70km/h(sem pedalar)
se alguma das respostas lhe indicásse a forma de obter o que ele já de antemão sabe ser ilegal (e perigoso) que problemas poderiam daí advir ?..certamente que muitos..para ele e não só..

claro que estás no teu direito de discordares mas eu estou no meu direito de contribuir para a manutenção do bom nome do fórum..

abraços
[***************]

Avatar do Utilizador

Zerocool
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 147
Registado: quinta jul 06, 2006 2:21 am
Localização: Coimbra

Re: E-BYCLA

Mensagem por Zerocool »

concordo com algumas coisas aqui ditas e discordo de outras...

1ºos 70km/h é muito para uma bicicleta, a 50km\h as coisas já passam bem rapido, e já é muito peso em movimento... e para parar já precisas de um bom setup travoes/pneus, imagino a 70.....

2ºao fornecer-mos o material que é necessario, acho que não morre ninguem... apenas tem que ser usado com cabeça.
qual é a pessoa que quando tem a estrada "aberta" sem transito sem nada..., nao tenta ver o max da scooter/bike?

3ºem relação ao limite de velocidade/watts, o maximo é 25km\h e 250w , mas por algumas respostas acho que todos cumprem o codigo a risca...

4ºcomo ja foi dito o melhor era uma scooter, claro que montas um bike por metade do preço da scooter e andar bem mais, lá fora os limites são +/- iguais aos de portugal, e andam pessoas diariamente com bicicletas com 2/3kw.... mas sem duvida que uma scooter dá outro conforto...( se não for das chineses ), apenas volto a reforçar é preciso ter cabeça!
Diario de bordo da Chopper
E-Chopper(White): :badgrin:
Motor: Hub 1,2KW c\ DELTA/WYE
Controller by e-crazyman
Twist Grip by Crystalyte
Battery by A123(26650A) and SONY KONION(US18650V)


Autor do tópico
electroV
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: quinta mai 28, 2009 4:58 pm

Re: E-BYCLA

Mensagem por electroV »

caros entendidos, obrigado desde já a todos.
a minha principal duvida era se vós experts no assunto achavam que o que eu propunha era viavel numa relação preço/funcionalidade.
eu não sou da pj nem sou suicida, sou um admirador e um entusiasta.
uma scooter já reparei aqui no fórum que é viavel em termos economicos, mas não é o que eu estou à procura.
modéstia á parte, a minha bicicleta está habituada a altas velocidades, é um canhão de dh e pesa mais de 35kg, tem bons travões e uns pneus de fazer inveja a algumas motas.
claro que "puxar" por um canhão assim só a pedalar é duro, ela só dá bom rendimento a descer.
resumindo, as capacidades máximas do "projecto" não seriam para o defenir mas sim para o reforçar.

"uma bicicleta??? issso não anda nada" ; "a bateria??? isso não tem força nenhuma, tem de ser a gasolina" ; "uiiiiiiii isso fica bué de caro porque baterias e motores bons gastas para aí uns 2000€".

são ideias deste tipo que eu queria desmistificar, eu acredito na capacidade dos ev, conheço muita gente a quem um assentava na perfeição e começando por mim vou tentar faze-lo.
com ajuda chego lá mais depressa, e melhor. sem ajuda, vou gastar mais dinheiro e demorar mais tempo.
se uma muita potente for "demasiado", tanto melhor! reforça a ideia da funcionalidade. limitar a potencia é facil, exibi-la é que é dificil.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: E-BYCLA

Mensagem por jmal »

ok, sendo assim podes ver aquilo que eu e outro rapaz (meu irmão) fizemos, não dá essas velocidades nem é preciso, mas força não lhe falta.

http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=62&t=8343
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: E-BYCLA

Mensagem por RJSC »

na volta a portugal em bicicleta muitas vezes passam os 70 km/h e ainda não morreu ninguém
mas claro que têm a estrada reservada só para eles.


Autor do tópico
electroV
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: quinta mai 28, 2009 4:58 pm

Re: E-BYCLA

Mensagem por electroV »

jmal Escreveu:ok, sendo assim podes ver aquilo que eu e outro rapaz (meu irmão) fizemos, não dá essas velocidades nem é preciso, mas força não lhe falta.

http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=62&t=8343


olá, já conhecia. para dizer a verdade foram a fonte de inspiração...
usando tudo como tu tens, mas com um motor de 800w, qual achas que seria o rendimento? aumento da velocidade máx?

se formos pedalando a "ajuda" do pedalar poupa bateria?

em vez da tração ser na cubo da roda traseira, se fosse com uma pedaleira de roda-livre (como também já vi por aqui) usando depois a desmultiplicação das mudanças traseiras para dar mais força ou mais velocidade, como achas que seria o rendimento neste caso?

e nesta opção ainda (pedaleira roda-livre) o esforço de pedalar aumenta a performance do motor? numa mudança mais "pesada" por ex.

desculpa as perguntas mas como já és um e-bike user com certeza tens ton de info e sugestões.
obrigado

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: E-BYCLA

Mensagem por jmal »

electrov Escreveu:olá, já conhecia. para dizer a verdade foram a fonte de inspiração...
usando tudo como tu tens, mas com um motor de 800w, qual achas que seria o rendimento? aumento da velocidade máx?
com 800w talvez chegasse aos 60 kmh.
electrov Escreveu:se formos pedalando a "ajuda" do pedalar poupa bateria?
sim, quanto mais pedalares menos bateria usas.
electrov Escreveu:em vez da tração ser na cubo da roda traseira, se fosse com uma pedaleira de roda-livre (como também já vi por aqui) usando depois a desmultiplicação das mudanças traseiras para dar mais força ou mais velocidade, como achas que seria o rendimento neste caso?
também já tínhamos pensado nisso, mas na nossa aplicação o motor serve apenas como auxilio e utilizamos potências na ordem dos 200watts, nesse tipo de aplicação iria-mos perder as mudanças na pedaleira, o que não tem interesse pelo menos para nós, e também pela dificultade da montagem deste motor nesse local, existem outros motores que são adaptados na corrente da pedaleira, mas perde-se sempre as mudanças da pedaleira.
electrov Escreveu:e nesta opção ainda (pedaleira roda-livre) o esforço de pedalar aumenta a performance do motor? numa mudança mais "pesada" por ex.
quanto mais esforço ele fizer, mais consumo faz também, o uso das mudanças serve apenas para termos mais torque e menos rotação ou o contrário, menos torque e mais rotação. portanto tem vantagens de ter mudanças, mas como digo não vejo necessidade disso já que se trata de apenas uma assistência ao ciclista.
electrov Escreveu:desculpa as perguntas mas como já és um e-bike user com certeza tens ton de info e sugestões.
obrigado
também estou aqui a apreender.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Zerocool
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 147
Registado: quinta jul 06, 2006 2:21 am
Localização: Coimbra

Re: E-BYCLA

Mensagem por Zerocool »

jmal Escreveu:
electrov Escreveu:olá, já conhecia. para dizer a verdade foram a fonte de inspiração...
usando tudo como tu tens, mas com um motor de 800w, qual achas que seria o rendimento? aumento da velocidade máx?
com 800w talvez chegasse aos 60 kmh.
nem tudo é potencia. tem que ter atenção ao tamanho da roda.

para teres uma ideia, a minha tem roda 20" e 350w(36v)(o motor é no eixo, e tem baterias chinesas ), e o max em plano é 35km\h

o unico problema que eu vejo, em usar um motor ligado as mudanças, é que com potencias mais elevadas, 800w por exemplo, os carretos/eixo podem não aguentar a força, e começam a partir,principalmente nos arranques mais fortes.

o uso de pneus tubeless também é algo a pensar para essas potencias, assim não corres o risco de a jante andar e o pneu não. assim como pneus slicks são uma grande ajuda para a performance da bike.

vi que estas a pensar usar um quadro de dh, acho que esse quadro não é o melhor para uma bicicleta de estrada, alem de serem dificeis de pedalar em plano, o peso é ponto contra a performance dele em plano. por isso acho que devias pensar em adquirir outro quadro, com geometria de estrada/xc, e deixar o quadro de dh fazer o que ele faz melhor descer e saltar.
Diario de bordo da Chopper
E-Chopper(White): :badgrin:
Motor: Hub 1,2KW c\ DELTA/WYE
Controller by e-crazyman
Twist Grip by Crystalyte
Battery by A123(26650A) and SONY KONION(US18650V)


Autor do tópico
electroV
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: quinta mai 28, 2009 4:58 pm

Re: E-BYCLA

Mensagem por electroV »

boas.

é isso, vou ter de usar outro quadro, tenho um de fr bem resistente que vai ser o eleito.
os pneus tem meso de ser sliks porque os de xc em alcatrão a velocidades superiores provocam muita vibração.
os aros é que vou usar os meus porque é verdade que precisam de aguentar muita rotação (aquecimento, desgaste, resistencia ao torque).
só falta decidir onde aplicar, no quadro com tração a uma rp-livre ou na roda traseira.

as baterias do jmal devem ser de top, e as chinesas, portam-se bem? não em questão de "potencia" mas em duração e capacidade de recargas.
material para recarregar e utilizar tdos os dias duante uns 2 anos. aguentam?

numa loja de material electrico disseram-me que as de chumbo seriam a melhor opção... acham?

Avatar do Utilizador

Zerocool
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 147
Registado: quinta jul 06, 2006 2:21 am
Localização: Coimbra

Re: E-BYCLA

Mensagem por Zerocool »

electrov Escreveu:boas.

é isso, vou ter de usar outro quadro, tenho um de fr bem resistente que vai ser o eleito.
os pneus tem meso de ser sliks porque os de xc em alcatrão a velocidades superiores provocam muita vibração.
os aros é que vou usar os meus porque é verdade que precisam de aguentar muita rotação (aquecimento, desgaste, resistencia ao torque).
só falta decidir onde aplicar, no quadro com tração a uma rp-livre ou na roda traseira.

as baterias do jmal devem ser de top, e as chinesas, portam-se bem? não em questão de "potencia" mas em duração e capacidade de recargas.
material para recarregar e utilizar tdos os dias duante uns 2 anos. aguentam?

numa loja de material electrico disseram-me que as de chumbo seriam a melhor opção... acham?
se queres os 800w, acho que o ideal será na roda. um motor no quadro também pode ser viavel... tinhas era que fazer arranques suaves....

as do jmal são muito boas, e se queres por a bike a subir paredes é o ideal . as baterias chinesas só são boas no preço, a duração e capacidade de recarga são iguais a qualquer bateria de gel.

a duração das baterias, depende muito do uso\km que tem, e se estão bem dimensionadas.

se queres baterias baratas, vai para as de gel/chumbo, mas sofres com o peso. o ideal seria baterias de lithium, que já se arranja a um preço porreiro, e se forem a123 ainda melhor.
Diario de bordo da Chopper
E-Chopper(White): :badgrin:
Motor: Hub 1,2KW c\ DELTA/WYE
Controller by e-crazyman
Twist Grip by Crystalyte
Battery by A123(26650A) and SONY KONION(US18650V)


Autor do tópico
electroV
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: quinta mai 28, 2009 4:58 pm

Re: E-BYCLA

Mensagem por electroV »

a123, essas são as do jmal. num motor de 800w, quantas dessas recomendam?
e, sem mencionar vendedores, custam mais ou menos quanto?

colocar o motor no quadro se calhar vai ser a opção escolhida, quanto aos arranques, serão sempre progressivos.
a ideia é ter o motor a auxiliar-me, e não o contrario. primeiro pedalo eu e depois puxa ele.

já tenho esta proposta: motor (80,00€), 3 baterias (3x35,00€), carregador (30,00€), controlador (45,00€), perfazem 260,00€.
motor de 800w36v e as baterias 12v12ah.
mas há por aqui muita coisa na net. sem baterias há paks de motor(650w), carregador, controlador e rp-livre por 450€.
falta adaptar umas baterias capazes.
primeiro ão queria ultrapassar os 500€... agora já estou a tentar não passar os 1000€.

Responder

Voltar para “e-bike”