Diario Micro Produção Vila Nova Gaia (com Seguidor)

Tudo que seja relacionado com Projectos
Responder

Autor do tópico
Nuno_Vicente
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 97
Registado: quarta mar 31, 2010 11:34 pm

Diario Micro Produção Vila Nova Gaia (com Seguidor)

Mensagem por Nuno_Vicente »

olá a todos,

vou iniciar agora a minha aventura no mundo da microgeração.
há já uns meses que vejo com muita atenção todos os tópicos deste fórum no sentido de aprender alguma coisa convosco.
o meu registo foi aceite a 17 de fevereiro (não me conseguiram registar em dezembro, o que foi pena ...)

o meu sistema é para 3.45kva e será composto por:
- 18 x paineis fotovoltaicos s energy 220wp
- inversor sma sunny boy 3300
- cabo ac xv 2g16mm2 ( seguidor encontra-se a 65 metros do contador)
- contador janz a1700 e modem de dados
- sunny beam c/antena
- seguidor solar com 2 eixos de alta precisão + quadro de controlo + extensão de mastro de 5.5mt
- trabalhos construção civil e tratamento de todas as burocracias

preço:23500€ (iva incluído)

neste momento as obras já iniciaram. vou postar as fotos de seguida, porque já sei que o pessoal gosta e agradece.

conto convosco para darem as vossas opiniões e poderão contar comigo para quando o sistema começar a "bombar" apresentar valores de produção a ver se convencemos os indecisos que por um lado ganhamos uns trocos e por outro contribuímos um pouco para apagar a nossa pegada ambiental .

um abraço


Autor do tópico
Nuno_Vicente
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 97
Registado: quarta mar 31, 2010 11:34 pm

Re: Diario Micro Produção Vila Nova Gaia (com Seguidor)

Mensagem por Nuno_Vicente »

boas,
fotos do local e equipamento:

1º dia: abertura da vala
1º Dia - Abertura Vala
1º Dia - Abertura Vala
IMG_0090.JPG (34.27 KiB) Visto 9863 vezes
2º dia: colocação do mastro na vala
2º Dia -Colocação Mastro 5.5 metros
2º Dia -Colocação Mastro 5.5 metros
IMG_0096.JPG (113.31 KiB) Visto 9863 vezes
amanhã espero que me coloquem a estrutura e paineis no mastro, mas como o terreno está muito lamacento... não sei não...

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Diario Micro Produção Vila Nova Gaia (com Seguidor)

Mensagem por mauri »

parabéns nunovicente pela tua aderência ao verde: toca produzir sem fumo e ganhar dinheiro!
como é a tua primeira intervenção convinha te apresentares em apresentações, para todos nós conhecermos um pouco mais de ti.
sds!
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


SOLDOURADO
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: terça nov 17, 2009 5:26 pm

Re: Diario Micro Produção Vila Nova Gaia (com Seguidor)

Mensagem por SOLDOURADO »

seja muito bem vindo.
e espero que coloque mais fotos, acho que
todos gostamos de ver.
um abraço e muito sol


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Diario Micro Produção Vila Nova Gaia (com Seguidor)

Mensagem por PaulOL »

boas! nuno_vicente

parabéns, mais um brevemente no "green club"

é óptimo postar no forum estas experiências pessoais e com fotos é *****


jose jose
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 89
Registado: quarta out 21, 2009 7:58 am

Re: Diario Micro Produção Vila Nova Gaia (com Seguidor)

Mensagem por jose jose »

boas nuno

esses eucaliptos nao vao tapar um pouco o sol ?

abraço:


Autor do tópico
Nuno_Vicente
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 97
Registado: quarta mar 31, 2010 11:34 pm

Re: Diario Micro Produção Vila Nova Gaia (com Seguidor)

Mensagem por Nuno_Vicente »

jose jose Escreveu:boas nuno

esses eucaliptos nao vao tapar um pouco o sol ?

abraço:
boas,

pode não parecer mas os eucaliptos estão muito longe. além disso estão a norte do seguidor. o sul está virado precisamente do local onde tirei a 2ª foto. o obstáculo mais proximo é mesmo esse muro. o seguidor encontra-se a 5 metros dele e optou-se pelo mastro de 5.5 metros de altura para não haver problemas com os muros.

um abraço,
nv


Autor do tópico
Nuno_Vicente
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 97
Registado: quarta mar 31, 2010 11:34 pm

Re: Diario Micro Produção Vila Nova Gaia (com Seguidor)

Mensagem por Nuno_Vicente »

boas,

infelizmente hoje o tempo não ajudou e continuou a chover. portanto ainda não foi hoje que vi os meus meninos no ar (paineis).
mas as obras lá continuaram, colocaram-me o contador no exterior e começaram a montar o quadro onde ficará o inversor.

foto muro exterior:
Muro Contador
Muro Contador
IMG_0101.JPG (80.23 KiB) Visto 9748 vezes
foto contador:
Contador Actaris SL7000
Contador Actaris SL7000
IMG_0099.JPG (92.68 KiB) Visto 9748 vezes
foto caixa extra:
Caixa Extra
Caixa Extra
IMG_0100.JPG (92.2 KiB) Visto 9748 vezes
como não perguntei o que é e para que serve esta caixa, alguém me sabe dizer o que é?

e para os mais atentos que repararam que o contador não é o janz a1700, podem dizer-me se com este actaris sl700 estarei melhor servido?

um abraço,
nv


Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 404
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
Localização: Curia - Anadia - Bairrada!

Re: Diario Micro Produção Vila Nova Gaia (com Seguidor)

Mensagem por Valter Silva »

nuno_vicente Escreveu:boas,

infelizmente hoje o tempo não ajudou e continuou a chover. portanto ainda não foi hoje que vi os meus meninos no ar (paineis).
mas as obras lá continuaram, colocaram-me o contador no exterior e começaram a montar o quadro onde ficará o inversor.

foto muro exterior:
img_0101.jpg
foto contador:
img_0099.jpg
foto caixa extra:
img_0100.jpg
como não perguntei o que é e para que serve esta caixa, alguém me sabe dizer o que é?

e para os mais atentos que repararam que o contador não é o janz a1700, podem dizer-me se com este actaris sl700 estarei melhor servido?

um abraço,
nv
essa caixa é a pcp... serve para seccionar a tua casa da instalação da edp ... identica à "portilhola", mas tb para produção!...
será selada aquando da ligação à rede, só a edp terá acesso a ela.
o contador.... devia ser o que o instalador tinha à mão... verifica é se o inversor é mesmo o 3300... andam por aí umas histórias tramadas...
abraço
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem


Autor do tópico
Nuno_Vicente
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 97
Registado: quarta mar 31, 2010 11:34 pm

Re: Diario Micro Produção Vila Nova Gaia (com Seguidor)

Mensagem por Nuno_Vicente »

olá valter,

obrigado pela informação da portinhola. qual é o motivo pelo qual apenas a edp terá acesso?
esse impedimento fez-me colocar a seguinte questão:
o inversor basicamente transforma a corrente dc em ac, certo? a edp paga-nos cerca de 5x mais do que o que compramos, certo?
então o que impede a qualquer microprodutor de, desligar o inversor e nos fios que ligavam à saida do inversor ligar uma tomada ac da energia que consumimos?
sei que a pergunta poderá ser muito parva mas foi uma ideia que me veio à cabeça.

e já agora fiquei com a pulga atrás da orelha quanto às maroscas que por aí andam em relação aos sma3300. como posso ter a certeza que é original. tenho-o ainda embalado na caixa. a caixa é da sma. explica melhor por favor o teu comentário.

um abraço,
nv

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Diario Micro Produção Vila Nova Gaia (com Seguidor)

Mensagem por mauri »

nuno_vicente Escreveu: qual é o motivo pelo qual apenas a edp terá acesso?
a edp paga-nos cerca de 5x mais do que o que compramos, certo?
então o que impede a qualquer microprodutor de, desligar o inversor e nos fios que ligavam à saida do inversor ligar uma tomada ac da energia que consumimos?
o contrato feito com a edp foi de ela comprar toda a produção, daí ela é a única proprietária da produção obtida! e ter o exclusivo acesso ao contador. mas como a que compras à edp é 5 x mais barata não tem qualquer importância.
isso é para que não haja falsos intrusos e possam alterar a medição do contador: tanto a entrada como saída para a edp é selada: tem lógica.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


Autor do tópico
Nuno_Vicente
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 97
Registado: quarta mar 31, 2010 11:34 pm

Re: Diario Micro Produção Vila Nova Gaia (com Seguidor)

Mensagem por Nuno_Vicente »

olá mauri,

creio que não me expliquei bem na minha pergunta, pois coloquei 2 questões diferentes no mesmo tópico.
a caixa que é selada penso que é apenas a exterior(a pcp), a do contador exterior eu terei acesso, pelo menos foi o que me disseram.
então as minhas perguntas são:

1- qual é o motivo da portinhola pcp ser selada?
2- a outra questão (que certamente é parva ) é se não é possível desligar os cabos que saem do inversor (os que injectam na rede) e ligar eses cabos numa tomada 220v. assim criava-se um circuito fechado em que comprámos a energia a x e vendíamos a 5x.
eu sei que isto seria crime ou burla. mas foi uma hipotese que me surgiu. sei que a edp e a certiel não andam a dormir, mas gostaria que alguém se pronunciasse.

cumprimentos,
nv

Avatar do Utilizador

jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: Diario Micro Produção Vila Nova Gaia (com Seguidor)

Mensagem por jama »

nuno_vicente Escreveu:olá mauri,

creio que não me expliquei bem na minha pergunta, pois coloquei 2 questões diferentes no mesmo tópico.
a caixa que é selada penso que é apenas a exterior(a pcp), a do contador exterior eu terei acesso, pelo menos foi o que me disseram.
então as minhas perguntas são:

1- qual é o motivo da portinhola pcp ser selada?
2- a outra questão (que certamente é parva ) é se não é possível desligar os cabos que saem do inversor (os que injectam na rede) e ligar eses cabos numa tomada 220v. assim criava-se um circuito fechado em que comprámos a energia a x e vendiamos a 5x.
eu sei que isto seria crime ou burla. mas foi uma hipotese que me surgiu. sei que a edp e a certiel não andar a dormir, mas gostaria que algém se pronunciasse.

cumprimentos,
nv
1º todas as portinholas por lei são seladas,a tua não pode ser excepção
2.podes perfeitamente desligar os cabos do inversor só que ficavas a perder porque a energia que o sistema produz ligado a uma ficha de casa,era consumida essa energia em casa e o excesso iria para a rede através do contador de consumo ficando ele a desmarcar,e nunca se criava um circuito fechado, está-te a falar quem antes da minha ligação à rede teve o sistema a produzir ligado a uma tomada de casa e passou-se precisamente isso.com respeito ao contador não tens acesso a ele porque fica selado a sete trancas
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM


Autor do tópico
Nuno_Vicente
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 97
Registado: quarta mar 31, 2010 11:34 pm

Re: Diario Micro Produção Vila Nova Gaia (com Seguidor)

Mensagem por Nuno_Vicente »

olá jama,

a minha questão foi saber o porque da caixa pcp ser selada(exteriormente). não estava a dizer que queria ser diferente dos outros.
o contador sei que tem de ser selado, mas a portinhola onde ele está não.
o que me disseram é que esta portinhola pcp estará mesmo selada por fora. e daí a minha questão.

quanto à minha segunda questão mais uma vez não me expliquei bem. desta vez vou fazer um "boneco".
à esquerda está o funcionamento normal, à direita aquilo que eu queria expressar por palavras.


cumprimentos,
nuno vicente
Anexos
Exemplo.JPG
Exemplo.JPG (21.38 KiB) Visto 9479 vezes

Avatar do Utilizador

jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: Diario Micro Produção Vila Nova Gaia (com Seguidor)

Mensagem por jama »

nuno_vicente Escreveu:olá jama,

a minha questão foi saber o porque da caixa pcp ser selada(exteriormente). não estava a dizer que queria ser diferente dos outros.
o contador sei que tem de ser selado, mas a portinhola onde ele está não.
o que me disseram é que esta portinhola pcp estará mesmo selada por fora. e daí a minha questão.

quanto à minha segunda questão mais uma vez não me expliquei bem. desta vez vou fazer um "boneco".
à esquerda está o funcionamento normal, à direita aquilo que eu queria expressar por palavras.


cumprimentos,
nuno vicente
nao , nunca jamais consegues meter energia no contador de produçao sem ser aquela que geras com o sistema fotovoltaico,
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM


Autor do tópico
Nuno_Vicente
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 97
Registado: quarta mar 31, 2010 11:34 pm

Re: Diario Micro Produção Vila Nova Gaia (com Seguidor)

Mensagem por Nuno_Vicente »

boas,

ontem após postar o esquema, falei com um técnico que trabalha em montagens de energias renováveise ele confirmou que é possível fazê-lo e que já houve quem o fizesse com sucesso. o problema é que é um risco muito grande fazê-lo, pois a edp tem meios que lhes permite suspeitar deste tipo de fraude. e as multas são bem pesadas....
e é perfeitamente compreensível que é possível implementá-lo, porque aquilo que colocámos na rede a partir do inversor é basicamente aquilo que consumímos.
seria bom que mais alguem se pronunciasse relativamente a este assunto pois assim estámos 1-1 nas opiniões.


um abraço


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Diario Micro Produção Vila Nova Gaia (com Seguidor)

Mensagem por CrOhN »

desde que o que se colocasse fosse constante e sem grandes exageros, só visitando fisicamante as montagens é que poderiam dar com o gato. e claro, produções noturnas não convem.

digo que funciona pelo seguinte:

parto do principio que as ligações do gerador solar não são lacradas.

imaginem que em vez do gerador solar, têm uma fonte de alimentação que dá a tensão e a corrente necessário para que o inversor funcione. aplicam esta fonte à entrada do inversor, e este produz em função do que a fonte debitar. falando em termos de eficiencia, isto não tem qualquer lógica, mas a verdade é o teu contador de entrada vai contar o que a fonte gastar, e o contador de saída vai contar o que o inversor produzir.

claro que o contador de saída vai contar menos que o de entrada, derivado das perdas do sistema. mas como a contagem do contador de saída vale bem mais que a de entrada...

o que poderia acontecer, é termos por exemplo um gerador hidrico e éolico, e conseguirmos parea-los com o gerador solar. o problema eram mesmo as produções noturnas.


Autor do tópico
Nuno_Vicente
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 97
Registado: quarta mar 31, 2010 11:34 pm

Re: Diario Micro Produção Vila Nova Gaia (com Seguidor)

Mensagem por Nuno_Vicente »

crohn Escreveu:desde que o que se colocasse fosse constante e sem grandes exageros, só visitando fisicamante as montagens é que poderiam dar com o gato. e claro, produções noturnas não convem.

digo que funciona pelo seguinte:

parto do principio que as ligações do gerador solar não são lacradas.

imaginem que em vez do gerador solar, têm uma fonte de alimentação que dá a tensão e a corrente necessário para que o inversor funcione. aplicam esta fonte à entrada do inversor, e este produz em função do que a fonte debitar. falando em termos de eficiencia, isto não tem qualquer lógica, mas a verdade é o teu contador de entrada vai contar o que a fonte gastar, e o contador de saída vai contar o que o inversor produzir.

claro que o contador de saída vai contar menos que o de entrada, derivado das perdas do sistema. mas como a contagem do contador de saída vale bem mais que a de entrada...

o que poderia acontecer, é termos por exemplo um gerador hidrico e éolico, e conseguirmos parea-los com o gerador solar. o problema eram mesmo as produções noturnas.

boas,

não concordo apenas com a parte do "constante". essa é uma formas pela qual a edp pode lhe cheirar a esturro. um sistema fotovoltaico não consegue a todo o instante debitar a mesma corrente e isso é um indício de que algo não bate bem. outro problema é estar a debitar para a rede em horário nocturno, como bem referiste, e de produzir fora de horas típicas de sol alto e em dias nublosos.

um abraço


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Diario Micro Produção Vila Nova Gaia (com Seguidor)

Mensagem por CrOhN »

se calhar o constante não é o termo mais apropriado. eu refiro-me a: se o estivesses a fazer, convinha que fosse sistemático, do género, se injectas 2 kw dia a mais, esses 2kw convem que sejam sempre o excesso, não é meters hoje 2, amanhã 4, alem 0. penso que percebes a ideia?


jasmim
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1068
Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
Localização: Stª Mª da Feira

Re: Diario Micro Produção Vila Nova Gaia (com Seguidor)

Mensagem por jasmim »

nuno_vicente, já há mais fotos da instalação?
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo

Responder

Voltar para “Projectos”