MP 4.6Kw - Ribatejo

Tudo que seja relacionado com Projectos
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Bubas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 176
Registado: segunda set 07, 2009 2:50 pm

MP 4.6Kw - Ribatejo

Mensagem por Bubas »

após muita consulta, indecisões, pedidos de ajuda, trocas e baldrocas, etc, etc e etc, eis que chegou a minha vez de me juntar ao clube dos produtores .
só falta a associação !!! j
o meu sistema é composto por:
- 20 painéis schott solar poly 230w;
- inversor solarmax 4200s;
- contador actaris sl7000 smart;
e mais:
- 70 mts inversor-contador;
- inclinação cerca de 30º;
- orientação desfazada em relação ao sul, ou seja, uma pazada. devo ser o gajo que está mais desorientado . será bom para o forúm, porque de toda a informação disponibilizada, o mais desviado ao sul anda perto dos 20º. eu tenho mais . será bom partilhar, não só o que temos de bom, mas também, o quanto poderá afectar negativamente uma instalação. espero que não seja muito.
a inspecção correu xpto e agora, aguardo contrato.
ficam umas fotozitas:
Painéis1.JPG
Painéis1.JPG (67.65 KiB) Visto 7137 vezes
Paineis2.JPG
Paineis2.JPG (103.75 KiB) Visto 7137 vezes
Inversor.JPG
Inversor.JPG (54.68 KiB) Visto 7137 vezes
fiquem bem, o meu obrigado ao pessoal do forúm e até breve.


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: MP 4.6Kw - Ribatejo

Mensagem por JDuarte »

fico contente por mais uma pessoa pensar no planeta e na partilha de experiências...

o inversor solar max 4200s possui alguma versão especial para portugal (a informação que encontrei tinha como potência nominal 4800w o que não serve para o nosso bonificado)?

votos de muito sol!


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: MP 4.6Kw - Ribatejo

Mensagem por PaulOL »

boas! bubas

parabéns e boa sorte

na verdade é a 1ª vez que vejo esse tipo de inversor

vai ser interessante verificar realmente o efeito na produção do desvio que tem em relação ao sul (este ou oeste?), no meu caso anda por volta dos 12º este, beneficio a radiação de manhã, por sinal na minha zona é quando existem alguns nevoeiros ou nebulosidade, pelo que lá se vai esse beneficio, normalmente as tardes são mais solarengas, mas paciência não se pode ter tudo a favor ...

até

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Bubas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 176
Registado: segunda set 07, 2009 2:50 pm

Re: MP 4.6Kw - Ribatejo

Mensagem por Bubas »

boas,

este inversor serve para os dois regimes. consulta a página das renovaveis na hora (equipamentos), tens o link da marca também disponivel e onde está a especificação completa do equipamento. mais para a frente poderei dizer como a minha abelha (só lhe falta as riscas) se comporta. espero que trabalhe tanto e bem como elas .

bubas


nikofield
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: segunda jan 05, 2009 9:35 am

Re: MP 4.6Kw - Ribatejo

Mensagem por nikofield »

bubas Escreveu:boas,

este inversor serve para os dois regimes. consulta a página das renovaveis na hora (equipamentos), tens o link da marca também disponivel e onde está a especificação completa do equipamento. mais para a frente poderei dizer como a minha abelha (só lhe falta as riscas) se comporta. espero que trabalhe tanto e bem como elas .

bubas

boas

faço apenas a alerta que esse inversor está limitado de fábrica potencia (ac) max. sm4200s=3680w
vejam o pdf!?
Anexos
Country-specific setting_1001.pdf
(149.02 KiB) Transferido 5063 vezes

Avatar do Utilizador

jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: MP 4.6Kw - Ribatejo

Mensagem por jama »

olá bubas, ate que enfim, venha dai essa ligaçao a rede, e votos de muitos kws na rede, esse inversor tem um excelente rendimento, cerca de 97% salvo erro, muito bom.
1 abraço
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM


nikofield
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: segunda jan 05, 2009 9:35 am

Re: MP 4.6Kw - Ribatejo

Mensagem por nikofield »

jama Escreveu:olá bubas, ate que enfim, venha dai essa ligaçao a rede, e votos de muitos kws na rede, esse inversor tem um excelente rendimento, cerca de 97% salvo erro, muito bom.
1 abraço
tem um bom rendimento mas não é de 97%!
european efficiency
95.8 % @ 400 vdc
95.1 % @ 300 vdc

maximum efficiency = 97%

ver pdf, pagina 23.
http://www.solarmax.com/pub/download.php?file=672

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Bubas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 176
Registado: segunda set 07, 2009 2:50 pm

Re: MP 4.6Kw - Ribatejo

Mensagem por Bubas »

paulol Escreveu:boas! bubas

parabéns e boa sorte

na verdade é a 1ª vez que vejo esse tipo de inversor

vai ser interessante verificar realmente o efeito na produção do desvio que tem em relação ao sul (este ou oeste?), no meu caso anda por volta dos 12º este, beneficio a radiação de manhã, por sinal na minha zona é quando existem alguns nevoeiros ou nebulosidade, pelo que lá se vai esse beneficio, normalmente as tardes são mais solarengas, mas paciência não se pode ter tudo a favor ...

até
boas paulol,

o desvio em relação ao sul está para sueste, sensivelmente entre os 35 e os 38 graus (azimute 165/168). continuo a aguardar contrato.

cumps,

bubas

"abelhas sem comida, colmeia perdida "

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Bubas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 176
Registado: segunda set 07, 2009 2:50 pm

Re: MP 4.6Kw - Ribatejo

Mensagem por Bubas »

bubas Escreveu:
paulol Escreveu:boas! bubas

parabéns e boa sorte

na verdade é a 1ª vez que vejo esse tipo de inversor

vai ser interessante verificar realmente o efeito na produção do desvio que tem em relação ao sul (este ou oeste?), no meu caso anda por volta dos 12º este, beneficio a radiação de manhã, por sinal na minha zona é quando existem alguns nevoeiros ou nebulosidade, pelo que lá se vai esse beneficio, normalmente as tardes são mais solarengas, mas paciência não se pode ter tudo a favor ...

até
boas paulol,

o desvio em relação ao sul está para sueste, sensivelmente entre os 35 e os 38 graus (azimute 165/168). continuo a aguardar contrato.

cumps,

bubas

"abelhas sem comida, colmeia perdida "

correcção, azimute 142/145. a ver a bola e a fazer cálculos é o que dá!


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: MP 4.6Kw - Ribatejo

Mensagem por PaulOL »

bubas Escreveu:
bubas Escreveu:
paulol Escreveu:boas! bubas

parabéns e boa sorte

na verdade é a 1ª vez que vejo esse tipo de inversor

vai ser interessante verificar realmente o efeito na produção do desvio que tem em relação ao sul (este ou oeste?), no meu caso anda por volta dos 12º este, beneficio a radiação de manhã, por sinal na minha zona é quando existem alguns nevoeiros ou nebulosidade, pelo que lá se vai esse beneficio, normalmente as tardes são mais solarengas, mas paciência não se pode ter tudo a favor ...

até
boas paulol,

o desvio em relação ao sul está para sueste, sensivelmente entre os 35 e os 38 graus (azimute 165/168). continuo a aguardar contrato.

cumps,

bubas

"abelhas sem comida, colmeia perdida "

correcção, azimute 142/145. a ver a bola e a fazer cálculos é o que dá!

boas! bubas

venham é boas manhãs o resto é conversa
vamos lá ver a prova dos 9 com esses valores de produção, então depois...


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: MP 4.6Kw - Ribatejo

Mensagem por JDuarte »

boas,

então já temos data para a ligação à rede?

cmps

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Bubas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 176
Registado: segunda set 07, 2009 2:50 pm

Re: MP 4.6Kw - Ribatejo

Mensagem por Bubas »

infelizmente não . se o carteiro não se perder, deverei receber o contrato ainda hoje. na melhor das hipoteses, durante a semana que vem, a abelha e a respectiva colmeia estarão a produzir. os meus planos sairam furados. a data que eu tinha previsto para iniciar a produção (01 de julho), afinal, foi-se! . mas, como dizia o outro, o caminho faz-se caminhando.

"abelhas sem comida, colmeia perdida "

bubas

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Bubas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 176
Registado: segunda set 07, 2009 2:50 pm

Re: MP 4.6Kw - Ribatejo

Mensagem por Bubas »

confirmou-se. o impecável carteiro não se perdeu e atenciosamente entregou-me o contrato em mão, que pouco tempo depois e já nos correios, foi devolvido à precedência.

mais noticias? perguntem ao carlos queiroz. cansado, eu? nani, o quê? haja máquina que aguente o lavar de tanta roupa suja durante os proximos dias.

fui...até para a semana.

"abelhas sem comida, colmeia perdida "

bubas

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Bubas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 176
Registado: segunda set 07, 2009 2:50 pm

Re: MP 4.6Kw - Ribatejo

Mensagem por Bubas »

e ao dia 8 perto da hora do almoço, fez-se luz.
e assim, começa mais uma etapa. para inicio, 16kw e alguns problemas de tensão.
vamos aguardar.

"abelhas sem comida, colmeia perdida "

bubas


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: MP 4.6Kw - Ribatejo

Mensagem por JDuarte »

bubas Escreveu:e ao dia 8 perto da hora do almoço, fez-se luz.
e assim, começa mais uma etapa. para inicio, 16kw e alguns problemas de tensão.
vamos aguardar.

"abelhas sem comida, colmeia perdida "

bubas
hoje aqui pelo oeste esteve um dia muito "manhoso", vinte minutos de sol sem nevoeiros, de forma que eu e mais 2 colegas locais não fomos além dos 14,5kw. por isso 16kw em meio dia não está mau.

quanto aos problemas de tensão, aguardo que a edp baixe a tensão dos 245 habituais, na quinta-feira passada esteve cá o piquete e disse que iria ser feito... mas até hoje.
também só hoje no final da tarde é que consegui alterar os parametros do inversor, deixa de desligar aos 253v ac e passa a suportar até 260v.

boa sorte, e que venham muitos dias de sol.

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: MP 4.6Kw - Ribatejo

Mensagem por Volt »

parabéns. vai dando dados. .
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Bubas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 176
Registado: segunda set 07, 2009 2:50 pm

Re: MP 4.6Kw - Ribatejo

Mensagem por Bubas »

cá para este lado é normal a tensão estar a 244v/245v, e os técnicos que prestam serviço para a edp, dizem que é normal . grande parte do tempo o inversor está acima dos 253v. dai que ele dê alarme por estar acima de 253v mais de 10 minutos, fique um periodo de tempo em stand-by e mais o restart de 20s, e assim vão quase 3 minutos á viola. pelo o que eu tenho visto no forúm, parece que não há grande vontade da edp em mexer na tensão. será que a linha de apoio à microprodução ajuda? pois, também tenho as minhas dúvidas. sendo assim, a minha produção vai sendo afectada e o inversor, se calhar, vai-se degradando. assinamos contratos, e pelo que lá consta, temos de precaver qualquer avaria do nosso lado. e do outro, será assim? fico deslumbrado quando vejo camaradas aqui no fórum com 236v e menos. gostava que no meu caso fosse assim. o que faço? terei que colocar mais equipamentos que consumam na fase da mp? e o que poderá acontecer com eles? ou eu estava bêbado ou a dormir, mas penso que cheguei a ver 260v no display do inversor !


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: MP 4.6Kw - Ribatejo

Mensagem por JDuarte »

olá bubas,

eu tenho "chateado" a edp, na terça-feira esteve de novo o piquete lá em casa e voltou a verificar que tinha 245v, mas estes 245v ao final da tarde não são nada quando comparados com os 250 e muitos das horas de pico (11h - 15h) ou dos fins de semana.
foi informado que a edp não vai baixar a tensão e que eu teria de subir os limites do inversor. se voltasse a ligar para as avarias a reportar excesso de tensão na rede iria pagar a deslocação dos técnicos porque a lei prevê que possam haver 230+10%(253v).
como tenho feito alguns logs do inversor, imprimi um gráfico e "ofereci" aos srs do piquete, disseram que era impossível.
AC_18Juho2010.JPG
AC_18Juho2010.JPG (29.83 KiB) Visto 6091 vezes
como podemos ver no domingo das 12h às 16h a tensão esteve sempre acima dos 246v e chegou a atingir 261,8 por 5 vezes.
ontem ao chegar a casa detectei que durante o dia o contador de compra foi aberto (os selos de segurança estavam no chão) e dentro da caixa tinha um equipamento qualquer, trata-se de um logger de tensão.

vamos aguardar por novos desenvolvimentos,

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: MP 4.6Kw - Ribatejo

Mensagem por Volt »

não lhes dês descanso jduarte. estás em grande.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Bubas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 176
Registado: segunda set 07, 2009 2:50 pm

Re: MP 4.6Kw - Ribatejo

Mensagem por Bubas »

boas ,
a abelha e a respectiva colmeia vão trabalhando, com problemas de tensão que a fazem arriar várias vezes ao dia, mas vai produzindo o que pode, ou, o que nos deixam . nos últimos dias, a média é de 26kw. nota-se que a tensão tem saltos de 5 a 6v, ou seja está a 250v e de repente, 255/256v. mas com me disseram, é normal, não sei se reclamo ou pago uma multa por reclamar .
ficam umas fotozitas de como faço a minha monitorização arcaica ao sistema. ligação ethernet, um cabo cruzado de 7 metros (rj45), e o meu portátil velhote. já agora, uma máquina de lavar roupa para pousar o computas . a aplicação onde de visualizam os dados saca-se do site em segundos. extremamente fácil. pior, só o programa que compila os dados e faz os respectivos gráficos que na quer trabalhar o magano.
e assim vai indo. e por aí essas produções? o pessoal está muito calado! férias?
fiquem bem.

"abelhas sem comida, colmeia perdida "

bubas
Anexos
Big Machine.JPG
Big Machine.JPG (47.95 KiB) Visto 5994 vezes
Inv a bulir.JPG
Inv a bulir.JPG (43.57 KiB) Visto 5994 vezes
Cabo cruzado.JPG
Cabo cruzado.JPG (60.63 KiB) Visto 5994 vezes

Responder

Voltar para “Projectos”