O meu software para MPs

Tudo que seja relacionado com Projectos
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

O meu software para MPs

Mensagem por Volt »

Vivas a todos.

Este "projecto" não é sobre uma micro-produção, mas é, para todas as MPs.

Estou, como sabem, a criar um site onde possa ver a produção da minha MP online. Como sei que isso interessa a muitos, optei por criar este tópico onde disponibilizarei o que vou fazendo e, caso queiram, vos ajudarei a fazer o mesmo.

Para já, vejam o site do JDuarte em http://www.jgduarte.com/, pois a "inveja" do que ele fez foi uma das razões porque achei por bem avançar com isto. ;).

Entretanto, o meu site nasceu aqui: http://www.microproducao.isgreat.org/; e aqui: http://dl.dropbox.com/u/25250344/Diario.html.
O site do Pedro Lopes, aqui: http://www.solar.zezere.com/.
O site do jvmkite, aqui: http://josevazmartins.dyndns.org/.
O site do Patalhetas, aqui: http://dl.dropbox.com/u/35398787/Diario.html.
O site do sestevao, aqui: http://sestevao.wordpress.com/

E agora o material (podem fazer aqui o download ou aqui):
1º - "KacoGrafDiaV3.zip" - Ficheiro ZIP que contém o "KacoGrafDia.exe".
É um ficheiro que, quando executado, pega em todos os ficheiros "TXT" com o formato do KacoViso e gera quatro outros ficheiros por cada "TXT". Um é o "HTML" com um curto resumo dos dados do dia, outro é o ficheiro monitor.txt que resume as variáveis actuais para alimentar um flash (feito pelo pedrolopes) e os outros são um "JPG" e um "PNG" com o gráfico de dois eixos que mostra a produção diária e a produção "instantânea". Este ficheiro tem de ser executado na mesma directoria onde estão os ficheiros "TXT" com os dados. Este executável está descontinuado, pois foi substituído pelo que vem no ponto seguinte, o qual teve melhor aceitação.
2º - "KacoGrafDiaMinutoV11.zip" - Ficheiro ZIP que contém o "KacoGrafDiaMinuto.exe".
Faz o mesmo que o ficheiro anterior, mas, o gráfico tem detalhe ao minuto.
3º - "Xantrex2KacoV1.zip" - Ficheiro ZIP que contém o "Xantrex2Kaco.exe".
Converte os logs feitos para o Xantrex, de forma a que se possam usar os restantes executáveis deste projecto.
4º - "KacoMesCsvV2.zip" - Ficheiro ZIP que contém o "KacoMesCsv.exe".
É um ficheiro que, quando executado, pega nos ficheiro TXT de um mês e resume os seus dados num ficheiro CSV que cria para o efeito.
5º - "KacoGrafMesV8.zip" - Ficheiro ZIP que contém o "KacoGrafMes.exe".
É um ficheiro que, quando executado, pega nos ficheiros CSV criados pelo executável anterior e cria um gráfico com os totais diários e o acumulado mensal.


Próximos passos:
- Melhorar o conversor do Xantrex.
- Construir o mesmo para outros inversores que não o Kaco ou o Sunset ou o Xantrex.
- Melhorar o ficheiro HTML (ou criar um outro ficheiro, mas com o gráfico embutido).
- Desenhar um site onde se possa navegar por esta informação gerada.

Quaisquer sugestões e pedidos são aceites!

PS: Não coloco em público o código do que fiz, mas estou disposto a mostrá-lo a quem quiser ver. :)
PPS: Este meu trabalho é gratuito e partilho com todos, livremente.

Descrições dos ficheiros:
- BMP2JPG.exe - Este ficheiro não é meu, foi um "freeware" que encontrei na Net e é usado para comprimir a imagem com o gráfico para JPG;
- BMP2PNG.exe - Este ficheiro também não é meu e também foi um "freeware" que encontrei na Net para comprimir a imagem com o gráfico mas para PNG;
- mschrt20.ocx - Esta é a "livraria" da Microsoft que é usada para gerar o gráfico;
- 20110131.txt - Este é um ficheiro exemplo que sai do KacoViso;
- Parametros.txt - Este ficheiro é usado para parametrizar algumas opções;
- KacoGrafDia.exe - Este é o executável que cria o gráfico e a página do ficheiro diário.
- KacoGrafDiaMinuto.exe - Este é o executável que cria o gráfico ao minuto, a página do ficheiro diário e o TXT que alimenta o flash.
- Xantrex2Kaco.exe - Este é o ficheiro que converte o log do Xantrex para o mesmo formato do log do Kaco.
- KacoMesCsv.exe - Este é o executável que cria um ficheiro CSV com os dados totais dos ficheiros diários.
- KacoGrafMes.exe - Este é o executável que cria o gráfico para o mês.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: O meu software para MPs

Mensagem por JDuarte »

viva grande marcos,

podes acrescentar a opção para o xantrex, basta tirar um dos ficheiros de log na página de gráficos diários no meu site.
eu tentei junto de algumas empresas que instalam mps patrocinio para desenvolver um website gratuito em que cada microprodutor poderia criar uma conta/área e aí armazenar e publicar graficamente os dados da sua mp.
a posição que recebi da maioria foi que seria um desperdicio de verbas, pois os fabricantes dos inversores já possuem essa ferramenta e em alguns casos até é gratuita. ( a kaco tem a powador web, a sma tem o sunnyportal, etc).
como tenho outros projectos em mãos, não vou investir num que estaria condenado à morte. no entanto expresso a minha disponibilidade para te ajudar no desenvolvimento se necessário.

cmps,
jduarte
Última edição por JDuarte em quarta mar 23, 2011 10:55 pm, editado 1 vez no total.


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: O meu software para MPs

Mensagem por O_volt »

apoiado...só me falta um minilog que nunca mais encontrei no ebay....
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: O meu software para MPs

Mensagem por JDuarte »

o_volt Escreveu:apoiado...só me falta um minilog que nunca mais encontrei no ebay....
estive a dar uma vista de olhos e nada... o que vai aparecendo é o solarlog funciona bem com o kaco e permite enviar/publicar os dados no portal da solarlog. novo custa cerca de 350€ e aparecem no ebay na casa dos 200...
claro que por menos de 200€ já se compra um netbook o problema são os consumos... são totalmente diferentes.
cmps,
jduarte


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: O meu software para MPs

Mensagem por O_volt »

isso para mim é chinês!!!!
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: O meu software para MPs

Mensagem por Volt »

jduarte Escreveu:
o_volt Escreveu:apoiado...só me falta um minilog que nunca mais encontrei no ebay....
estive a dar uma vista de olhos e nada... o que vai aparecendo é o solarlog funciona bem com o kaco e permite enviar/publicar os dados no portal da solarlog. novo custa cerca de 350€ e aparecem no ebay na casa dos 200...
claro que por menos de 200€ já se compra um netbook o problema são os consumos... são totalmente diferentes.
cmps,
jduarte
já há netbooks a 100 euros. vejam no site da fnac.

ps: esqueci-me de colocar no zip que disponibilizei o ocx do gráfico (acho que, pelo menos o windows vista não o traz, por isso convém extraí-lo também) e, já agora, um ficheiro txt de exemplo. assim, vou fazer upload de um zip novo e editar o primeiro post deste tópico com o novo link.

pps: obrigado jduarte. vou ver se adapto uma versão para o xantrex, aproveitando um dos teus logs.

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: O meu software para MPs

Mensagem por mauri »

boa partilha de software e bom site de micro geração do jduarte.
agora netbooks a €100! são do magalhães?
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: O meu software para MPs

Mensagem por JDuarte »

mauri Escreveu:boa partilha de software e bom site de micro geração do jduarte.
agora netbooks a €100! são do magalhães?
boas,

o asus eecpc 701 (512ram, 4gb sdd e 7,1") já se encontra nos usados na casa dos 50€... em termos de consumo fica-se pelos 16w transformador sempre ligado.
no meu, estou a fazer 2 horas de carregador / 2 horas bateria, o que em média implica 8w/hora de consumo (o lcd lá de casa gasta mais em standby (11w)).

cmps,

Avatar do Utilizador

lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: O meu software para MPs

Mensagem por lopes »

já agora em termos de webserver, como consegues fazer arrancar a aplicação para te aparecerem os dados em browser? presumo que isso seja feito em php... nunca foi o meu forte...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: O meu software para MPs

Mensagem por Volt »

viva pedro.

por enquanto, é puro html. a única coisa que é preciso, é abrir o html com o browser.
o que precisas? vou te dar o meu exemplo.

eu, neste momento, estou a usar o schedule do windows para colocar o html num servidor público a cada minuto.
p - como fazer isto?
r - eu escrevo num ficheiro cmd (é um ficheiro txt mas com a extensão cmd, o que permite executar comandos de "linha de comandos") o seguinte:
1ª linha - "kacografdia.exe" (esta linha faz a execução do meu "programita" que gera o jpg e o html)
2ª linha - ftp -s:script.txt (nesta linha tenho o necessário para enviar os ficheiros criados para o servidor)
3ª linha - exit (comando para sair)

conteúdo do script.txt:
1ª linha - op (este comando abre a ligação)
2ª linha - ftp.servidor.com (aqui escreve-se o endereço do servidor)
3ª linha - utilizador (aqui escreve-se o utilizador)
4ª linha - password (aqui escreve-se a password)
5ª linha - cd directorianoservidor (aqui acede-se a uma directoria no servidor)
6ª linha - mput *.html (aqui colocamos os ficheiros html gerados)
7ª linha - cd directoriaparaimagens (aqui acede-se a outra directoria no servidor)
8ª linha - bin (aqui mudamos o tipo de transferência para binário)
9ª linha - mput *.jpg (aqui colocamos os gráficos gerados)
10ª linha - bye (e por fim, saímos)

não sei se fui muito esclarecedor... mas posso ajudar-te a fazer isto, caso não percebas alguma coisa.

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: O meu software para MPs

Mensagem por lopes »

muito bem explicado, já dá para me safar.

duas questões/sugestões para a imagem:
- é possivel gerar antes um ficheiro .png em vez de .jpg? ganhavas em qualidade.
- parece-me que o gráfico está a gerar um vértice a cada 15 minutos... é possivel que seja por exemplo a cada minuto? dava um ar mais real à linha do gráfico.

abraço,

Avatar do Utilizador

Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 552
Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm
Localização: Albufeira

Re: O meu software para MPs

Mensagem por Patalhetas »

boas, parabêns pela iniciativa.
eu posso disponiblizar um servidor linux para alojar dito !!
já está ligado e está, é só rentabilizar.
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: O meu software para MPs

Mensagem por Volt »

pedrolopes Escreveu:muito bem explicado, já dá para me safar.

duas questões/sugestões para a imagem:
- é possivel gerar antes um ficheiro .png em vez de .jpg? ganhavas em qualidade.
- parece-me que o gráfico está a gerar um vértice a cada 15 minutos... é possivel que seja por exemplo a cada minuto? dava um ar mais real à linha do gráfico.

abraço,
viva pedro.

- para o primeiro ponto, já lá coloquei uma versão (v3) que também passa o gráfico para png. esta foi fácil. ;
- para o segundo ponto, não sei se estás a ver bem o "filme"... neste momento, temos 13 horas de gráfico, que são 52 quartos de hora. um gráfico com 52 pontos no eixo do x, ainda se vê bem. se passasse a marcar os pontos por minuto, seriam 780 pontos... e o gráfico ficaria também com muitas oscilações... acho que fica melhor assim...

ps: já experimentaste o software? está a funcionar bem?


patalhetas Escreveu:boas, parabêns pela iniciativa.
eu posso disponiblizar um servidor linux para alojar dito !!
já está ligado e está, é só rentabilizar.
viva palhetas.

obrigado.
eu, neste momento, ainda tenho isto temporariamente em servidores públicos, pois o projecto ainda está meio no início... mas quando tiver uma coisa mais definitiva, falamos melhor. .
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: O meu software para MPs

Mensagem por JDuarte »

olá marcos e pedro,

quanto ao número de pontos, quantos mais melhor (melhor será a resolução do gráfico - deixa de ter os vértices), a única questão é o tamanho de ficheiro e o tempo de processamento.
eu tenho log minuto a minuto, no final do dia o txt tem cerca de 90k, o tempo de processamento do script é inferior a 100 milisegundos (o meu gráfico é criado pelo webserver, e não pelo logger).
se o pc não se queixar da execução, aumenta o número de pontos e vais ver que o gráfico melhora bastante (vê os gráficos do pedro (minuto a minuto)).

cmps,

Avatar do Utilizador

lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: O meu software para MPs

Mensagem por lopes »

volt Escreveu:viva pedro.

- para o primeiro ponto, já lá coloquei uma versão (v3) que também passa o gráfico para png. esta foi fácil. ;
- para o segundo ponto, não sei se estás a ver bem o "filme"... neste momento, temos 13 horas de gráfico, que são 52 quartos de hora. um gráfico com 52 pontos no eixo do x, ainda se vê bem. se passasse a marcar os pontos por minuto, seriam 780 pontos... e o gráfico ficaria também com muitas oscilações... acho que fica melhor assim...

ps: já experimentaste o software? está a funcionar bem?
boas! ainda não experimentei a v3, mas testei ontem a v2 e estava ok
estava a pensar implementar a coisa este fim-de-semana no meu servidor... já irá com a v3, ou v4 quem sabe... junto-me ao jduarte e lanço o desafio de implementares a constução da linha do gráfico a cada minuto, achas que era possível? as oscilações que falas tornam o gráfico mais próximo do que acontece na realidade. quanto ao eixo do x, falo por alto pois não estou por dentro da programação, mas podias por exemplo colocar um eixo com as marcações fixas por hora por exemplo.

abraço,

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: O meu software para MPs

Mensagem por Volt »

ok, ok... vou criar essa alternativa. .
mas olhem que, nos dias com nuvens, o gráfico fica muito estranho se for minuto a minuto... vejam este exemplo:
gráfico de hoje
gráfico de hoje
kacoviso20110325a.JPG (48.61 KiB) Visto 6135 vezes
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: O meu software para MPs

Mensagem por lopes »

se reparares, ao passares a actual versão sobre o log desse gráfico, vão-te desaparecer os picos e "baixas", pois o aplicativo vai-te fazer a média dos 15 minutos. deixas de ter noção de alguns acontecimentos ao longo do dia.

já agora, a v2 ontem deu-me um erro mas depois passou... hoje a v3 cria os ficheiros mas está a dar sempre este erro: "run-time error '13': type mismatch"
ainda outra informação: no meu caso o valor que aparece em "total diário (wh ac):" aparece sempre inferior ao real apresentado pelo kaco. por exemplo o kacoviso diz que hoje fiz 9,5kwh (treta de tempo ) e o html mostra "total diário (wh ac): 8825"

...logmein... lol também uso isso

editado
entretanto fiz aqui umas alterações ao teu script.txt, pois no meu pc estava a empencar numas linhas:
(no meu caso não criei pastas para os tipos de ficheiros, pelo que não usei o comando "cd" - tenho os ficheiros a irem todos para a raiz onde faço o login...)

op
ftp.servidor.com
username
password
prompt n ->> o comando mput pedia-me confirmação - esta linha desactiva a confrmação
mput *.html
bin
mput *.png
prompt n ->> voltar a colocar a ligar o prompt
bye
quit ->> adicionei pois no meu não estava a fechar a janela do cmd


abraço e força nisso... estamos contigo!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: O meu software para MPs

Mensagem por Volt »

viva pedro.

esqueci-me de referir que, era boa ideia copiar os ficheiros txt que o kacoviso gera para outra directoria (e aí executar o resto do processo)... acho que os erros que estás a ter estão relacionados com o facto de ambas as aplicações estarem a abrir o txt em simultâneo.

confirma-me isso sff.

abraço.

ps: se o erro continuar, envia-me os ficheiros txt que é para eu correr aqui no meu pc. acho que consegues ver o meu mail no link onde estão os ficheiros.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: O meu software para MPs

Mensagem por Volt »

coloquei mais um zip para download. chamei-o kacografdiaminutov1.zip. faz o mesmo que o anterior, mas o gráfico tem todos os pontinhos de todos os minutos...

ps: para próximo passo, estou a pensar adaptar isto ao ficheiro de log do xantrex. depois, colocar o gráfico mensal também a funcionar e publicá-lo aqui. e de resto? têm mais ideias para melhorar o bicho?
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: O meu software para MPs

Mensagem por lopes »

volt Escreveu:coloquei mais um zip para download. chamei-o kacografdiaminutov1.zip. faz o mesmo que o anterior, mas o gráfico tem todos os pontinhos de todos os minutos...

ps: para próximo passo, estou a pensar adaptar isto ao ficheiro de log do xantrex. depois, colocar o gráfico mensal também a funcionar e publicá-lo aqui. e de resto? têm mais ideias para melhorar o bicho?
estiveste até tarde de volta disso... estou a ver
quanto ao erro já não me aparece... estava realmente a copiar o ficheiro para outro lado como disseste, mas deve ter acontecido qualquer coisa que originava o erro... reiniciei o sistema, meti a nova versão kacografdiaminutov1 e está 5*
continua apenas a dar menos kw de produção (no total) do que o kacoviso... sabes porque será?
acho que me vou "pendurar" para uma versão personalizada para mim com uns pequenos pormenores!

Responder

Voltar para “Projectos”