Kit OVD4 caseiro - 2 depósitos
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Kit OVD4 caseiro - 2 depósitos
com algum frio apercebi-me da necessidade de alterar o sistema de um depósito para de dois depósitos, para poder andar com altas percentagens do ov. no final de outubro fiz a seguinte alteração:
- acrescentei o segundo depósito para gasóleo aproveitando o tubo de retorno
- comprei, por 20 € (usada no gpl) uma electroválvula para ligar o gasóleo
antes disso, com um depósito, já tinha ligado o retorno da bi à admissão da bomba de combustível, tinha as velas incadescentes nos tubos de chegada aos injectores (com um termocontacto de 90 ºc).,
e tinha o filtro de combustível com uma peça que aquece a entrada do óleo (arranjei na sucata de um opel astra, com suporte - anda entre 30 a 40 €).
este montámos hoje, eu e jossef, também no land rover dele.
assim o arranque matinal é feito a gasóleo e dentro de alguns km desligo a válvula de gasóleo e ando só à mistura do ov (90% ov, 5% gasóleo e 5% de gasolina).
ao fim do dia, uns km antes de chegar à casa, ligo a válvula do gasóleo e, como o gasóleo tem uma viscosidade menor que ov, este substitui o ov no circuito bomba-filtro-bi. basta neste circuito uma mistura de 50/50 para o carro pegar bem, mesmo com frio.
na parte interior do carro tenho os elementos de comando e controle:
- o primeiro interuptor (vermelho) serve para ligar e desligar o aquecimento dos tubos dos injectores. é muito feio, eu sei, mas vai ser substituído por um mais decente.
- o segundo interuptor serve para ligar ou desligar a válvula do gasóleo
- ao lado há 2 led's, primeira (verde) indica que o aquecimento dos tubos dos injectores está ligado; a segunda (amarela) indica a válvula do gasóleo ligada
- há um orifício para terceira led (vermelha) - se houver algum problema - ainda tenho de pensar, como faço isso
- acrescentei o segundo depósito para gasóleo aproveitando o tubo de retorno
- comprei, por 20 € (usada no gpl) uma electroválvula para ligar o gasóleo
antes disso, com um depósito, já tinha ligado o retorno da bi à admissão da bomba de combustível, tinha as velas incadescentes nos tubos de chegada aos injectores (com um termocontacto de 90 ºc).,
e tinha o filtro de combustível com uma peça que aquece a entrada do óleo (arranjei na sucata de um opel astra, com suporte - anda entre 30 a 40 €).
este montámos hoje, eu e jossef, também no land rover dele.
assim o arranque matinal é feito a gasóleo e dentro de alguns km desligo a válvula de gasóleo e ando só à mistura do ov (90% ov, 5% gasóleo e 5% de gasolina).
ao fim do dia, uns km antes de chegar à casa, ligo a válvula do gasóleo e, como o gasóleo tem uma viscosidade menor que ov, este substitui o ov no circuito bomba-filtro-bi. basta neste circuito uma mistura de 50/50 para o carro pegar bem, mesmo com frio.
na parte interior do carro tenho os elementos de comando e controle:
- o primeiro interuptor (vermelho) serve para ligar e desligar o aquecimento dos tubos dos injectores. é muito feio, eu sei, mas vai ser substituído por um mais decente.
- o segundo interuptor serve para ligar ou desligar a válvula do gasóleo
- ao lado há 2 led's, primeira (verde) indica que o aquecimento dos tubos dos injectores está ligado; a segunda (amarela) indica a válvula do gasóleo ligada
- há um orifício para terceira led (vermelha) - se houver algum problema - ainda tenho de pensar, como faço isso
Última edição por hynek em segunda out 30, 2006 12:03 am, editado 1 vez no total.
Um abraço
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boa!
o aquecimento do filtro parece-me fundamental, e uma falta grave no kit monotanque que referes nos classificados. o aquecimento dos tubos também me parece uma boa ideia e a unica alternativa possível aos injectores elsbett, uma vez que estes não podem ser feitos em casa.
cinco questões:
-a electrovalvula parece-me ser apenas de uma via, como é que é realizada realmente a comutação?
- os suportes das velas de incandescência parecem danificados no contacto com os tubos de injecção. isto deve-se a quê, mau contacto?
- as velas estão ligadas todas em paralelo (mais consumo de corrente) ou duas a duas em série (menos calor)?
- qual a temperatura que atinge o oleo à saída desse filtro aquecido?
-o fluxo de retorno é ligado á entrada da bomba de injecção, quais as vantagens e desvantagens relativamente à sua ligação à entrada do filtro.
- este sistema de aquecimento dos tubos dos injectores é estavel?
o aquecimento do filtro parece-me fundamental, e uma falta grave no kit monotanque que referes nos classificados. o aquecimento dos tubos também me parece uma boa ideia e a unica alternativa possível aos injectores elsbett, uma vez que estes não podem ser feitos em casa.
cinco questões:
-a electrovalvula parece-me ser apenas de uma via, como é que é realizada realmente a comutação?
- os suportes das velas de incandescência parecem danificados no contacto com os tubos de injecção. isto deve-se a quê, mau contacto?
- as velas estão ligadas todas em paralelo (mais consumo de corrente) ou duas a duas em série (menos calor)?
- qual a temperatura que atinge o oleo à saída desse filtro aquecido?
-o fluxo de retorno é ligado á entrada da bomba de injecção, quais as vantagens e desvantagens relativamente à sua ligação à entrada do filtro.
- este sistema de aquecimento dos tubos dos injectores é estavel?
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talvez não será necessário caso houver um aquecimento noutro ponto e retorno ligado à admissão da bomba. a circulação do combustível quente aquce rápidamente todo o circuito.manuelcar Escreveu:boa!
o aquecimento do filtro parece-me fundamental, e uma falta grave no kit monotanque que referes nos classificados.
o aquecimento dos tubos de chegada aos injectores faz uma diferença notável no desempenho do motor e na quantidade dos fumos. segundo as experiências que fiz, a partir de 55 ºc da temperatura do combustível o motor já trabalha bastante bem, com 75 ºc muito bem e com 90 ºc excelente. não precisa de uma temperatura mais alta, não notei diferença para melhor. o meu método, na base de velas incadescentes, não funciona ainda bem. primeiro, as velas consomem muita energia, segundo, aquecem demasiado e isso encurta e vida útil da vela (1 mês). tenho de desenvolver uma alternativa diferente que elimine estes pontos negativos. vai ser a minha contribuição para incluir nos kit's. só vou disponibilizar quando estiver 100% ok. testado e garantido.o aquecimento dos tubos também me parece uma boa ideia e a unica alternativa possível aos injectores elsbett, uma vez que estes não podem ser feitos em casa.
é de uma via (gpl), quando ligada, deixa passar o gasóleo e este, sendo menos viscoso que o ov, vence melhor as perdas nos tubos e substitui o ov no circuito. basta diluição para 50/50 para assegurar um arranque normal, mesmo com friocinco questões:
-a electrovalvula parece-me ser apenas de uma via, como é que é realizada realmente a comutação?
estás-te referir àquela coisinha castanha? é o ov quimado pela vela aquanto a purga do sistema após de ter desmontado os injectores. os suportes não estão danificados. na parte de ligação do fio há um plástico que derrete com facilidade, este vai à vida.- os suportes das velas de incandescência parecem danificados no contacto com os tubos de injecção. isto deve-se a quê, mau contacto?
não se consegue ligar as velas doutra maneira senão em paralelo. o corpo da vela é o contacto com massa (-)- as velas estão ligadas todas em paralelo (mais consumo de corrente) ou duas a duas em série (menos calor)?
demora algum tempo a aquecer o filtro e a temperatura não ultrapassa 55 a 60 ºc. por isso nem cheguei a instalar o termocontacto. mesmo se atingir temperaturas mais elevadas, a passagem pela bi vai regular a temperatura para igual do motor e da própria bi.- qual a temperatura que atinge o oleo à saída desse filtro aquecido?
não, o retorno está ligado à chegada do depósito, ie. antes de bomba de transferência. assim com o aquecimento beneficia esta bomba, filtro, etc...-o fluxo de retorno é ligado á entrada da bomba de injecção, quais as vantagens e desvantagens relativamente à sua ligação à entrada do filtro.
mantém temperatura entre 85 e 100 ºc. os ensaios comprovaram que é suficiente- este sistema de aquecimento dos tubos dos injectores é estavel?
nota: acrescentei uma foto com painel de controle, com led's.
Um abraço
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quanto tempo é preciso para que o sistema fique livre do ov e passe a ter apenas gasoleo?ao fim do dia, uns km antes de chegar à casa, ligo a válvula do gasóleo e, como o gasóleo tem uma viscosidade menor que ov, este substitui o ov no circuito bomba-filtro-bi. basta neste circuito uma mistura de 50/50 para o carro pegar bem, mesmo com frio.
Um abraço
Adriano Karlo
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uns 2 a 3 km, mas não deve ter só gasóleo, tem uma mistura que não causa problemas com o arranque no dia seguinte.
para assegurar que fique no circuito só gasóleo, tem de ter pelo menos 2 válvulas de 2 vias, para separação completa dos circuitos.
vou fazer uns esquemas e vamos discutir, no tópico que abriu o manuelcar ( http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=1460 ), uns prós e contras.
para assegurar que fique no circuito só gasóleo, tem de ter pelo menos 2 válvulas de 2 vias, para separação completa dos circuitos.
vou fazer uns esquemas e vamos discutir, no tópico que abriu o manuelcar ( http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=1460 ), uns prós e contras.
Um abraço
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ola!
esse filtro da astra, tb existe no opel corsa gasoleo!! como fucniona??? é uma resistencia , que está em contacto com o oleo directamente?
entao é possível fazer uma resistencia dessas que trabalhar no máximo a 90ºc! isso era o ideal.
conheço uma empresa que faz elementos de aquecimento, para tudo. e vou descobrir se é possivel fazer as velas apenas a 90ºc, asuperficie destas estar a 90ºc.
sobre as velas que estão nos tudos dos injectores, tenta colocar uma resitencia em paralelo para baixares a temperatura da vela.
isso é preciso ser calculado. vou fazer a experiencia hoje sobre isso.
obrigado
mtavares
esse filtro da astra, tb existe no opel corsa gasoleo!! como fucniona??? é uma resistencia , que está em contacto com o oleo directamente?
entao é possível fazer uma resistencia dessas que trabalhar no máximo a 90ºc! isso era o ideal.
conheço uma empresa que faz elementos de aquecimento, para tudo. e vou descobrir se é possivel fazer as velas apenas a 90ºc, asuperficie destas estar a 90ºc.
sobre as velas que estão nos tudos dos injectores, tenta colocar uma resitencia em paralelo para baixares a temperatura da vela.
isso é preciso ser calculado. vou fazer a experiencia hoje sobre isso.
obrigado
mtavares
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hynek, estive pensar porque é que as velas queimam aí e não queimam no interior de um permutador.
parece-me que a superfície, e a massa, das peças que usas para permutar o calor é demasiado pequena. uma maior massa e superfície tería uma vantagem adicional de possuir maior inércia térmica (mais tempo a aquecer, mas também mais tempo a arrefecer, para além de permitir uma mais eficaz transferência e menos tempo de activação. colocaste o termocontacto nestas peças?
existem velas de incandescência de dois contactos, já vi referência a isso. se uma vela aquece até 70º o fluxo de gasoleo da bomba de injecção, em poucos segundos, não devería ser necessário 4 vezes esse consumo para aquecer um fluxo muito inferior...
parece-me que a superfície, e a massa, das peças que usas para permutar o calor é demasiado pequena. uma maior massa e superfície tería uma vantagem adicional de possuir maior inércia térmica (mais tempo a aquecer, mas também mais tempo a arrefecer, para além de permitir uma mais eficaz transferência e menos tempo de activação. colocaste o termocontacto nestas peças?
existem velas de incandescência de dois contactos, já vi referência a isso. se uma vela aquece até 70º o fluxo de gasoleo da bomba de injecção, em poucos segundos, não devería ser necessário 4 vezes esse consumo para aquecer um fluxo muito inferior...
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aqucedor filtro
o0 meu corsa tb tem esse alicador no filtro qual e a temperatura que aquece o filtro
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mtavares
no livro que tens a venda do corsa la nao diz a que temperatura aquece a peça que ta no flitro de gasoleo do corsa
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mtavares Escreveu:ola!
esse filtro da astra, tb existe no opel corsa gasoleo!! como fucniona??? é uma resistencia , que está em contacto com o oleo directamente?
entao é possível fazer uma resistencia dessas que trabalhar no máximo a 90ºc! isso era o ideal.
conheço uma empresa que faz elementos de aquecimento, para tudo. e vou descobrir se é possivel fazer as velas apenas a 90ºc, asuperficie destas estar a 90ºc.
sobre as velas que estão nos tudos dos injectores, tenta colocar uma resitencia em paralelo para baixares a temperatura da vela.
isso é preciso ser calculado. vou fazer a experiencia hoje sobre isso.
obrigado
mtavares
é uma espécie de chapa, ou melhor, duas chapas sobrepostas e no interior, provavelmente, está qq que aquece.
por favor, pergunta naquela empresa se vendem um fio de resistência, uns 20 m e quanto custa.
é melhor limitar a temperatura por um termocontacto. a resistência em paraleo só aumenta consumo. se for em série, o consumo diminui mas aquece, desnecessariamente, a outra resistência. há outras soluções.
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as velas queimam porque estão ligadas tempo demais e aquecem a partir da resistência (sobreaquecem). hoje de manhã instalei no suporte de uma vela um termocontacto de 140 ºc. isso parece ter resolvido o problema. as velas mantém, na mesma, a temperatura na chegada aos injectores entre 85 e 105 ºc, mas não sobreaquecem.manuelcar Escreveu:hynek, estive pensar porque é que as velas queimam aí e não queimam no interior de um permutador.
parece-me que a superfície, e a massa, das peças que usas para permutar o calor é demasiado pequena. uma maior massa e superfície tería uma vantagem adicional de possuir maior inércia térmica (mais tempo a aquecer, mas também mais tempo a arrefecer, para além de permitir uma mais eficaz transferência e menos tempo de activação. colocaste o termocontacto nestas peças?
existem velas de incandescência de dois contactos, já vi referência a isso. se uma vela aquece até 70º o fluxo de gasoleo da bomba de injecção, em poucos segundos, não devería ser necessário 4 vezes esse consumo para aquecer um fluxo muito inferior...
se eu tiver uma massa maior para aquecer, demora mais tempo a aquecer. eu preciso é aumentar a superfície de contacto com o tubo a aquecer.
Um abraço
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Re: aqucedor filtro
tem um termocontacto que não permite aquecimento para ov. julgo que não vai além dos 25 a 30 ºc. podes é fazer uma ligação paralela. na entrada do combustível há um conector, com 2 fios. estes dois fios ligas a um interruptor (comutador). não sei se não terá de ser através de um relé.opelcorsa15d Escreveu:o0 meu corsa tb tem esse alicador no filtro qual e a temperatura que aquece o filtro
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Re: mtavares
olaopelcorsa15d Escreveu:no livro que tens a venda do corsa la nao diz a que temperatura aquece a peça que ta no flitro de gasoleo do corsa
o livro fala sobre as manutenções e identifica todos os componentes do carro.
esta imagem vale mais de mil palavras.
como a cabeça do filtro tem 1 termocontacto , podes ver pela peça, ao consultar um catálogo da concorrencia aque temperaturas dispara as tais resistencia.
eu tb reparei, que na minha opel campo de motor izuzo tem uma rosca para introduzir o dito termocontacto mas nao tem pre aquecedor de gasoleo.
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hynek
que valvula usaste p controlar o aquecedor que montaste no filtro
ja agora como fizeste a ligaçao
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Re: hynek
o aquecedor do filtro não tem válvula (?)opelcorsa15d Escreveu:que valvula usaste p controlar o aquecedor que montaste no filtro
ja agora como fizeste a ligaçao
a ligação está feita ao circuito do isqueiro que tem um fusível de 20 a. liga, quando se mete chave na 1.ª posição. durante o trabalho do motor está sempre ligado.
Um abraço
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Re: hynek
hynec no meu corsa a tem este aquecedor e tem um termocontacto que o controla que por sua vez ta ligado a uma rele com um fusivel que dizer5 quando chega a temperatura desliga la p os 30ºchynek Escreveu:o aquecedor do filtro não tem válvula (?)opelcorsa15d Escreveu:que valvula usaste p controlar o aquecedor que montaste no filtro
ja agora como fizeste a ligaçao
a ligação está feita ao circuito do isqueiro que tem um fusível de 20 a. liga, quando se mete chave na 1.ª posição. durante o trabalho do motor está sempre ligado.
eu queria saber se ele pos algo p controlar o aqucimento?
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hynec
termocontaco do filtro gasoleo opel corsa!
ola hynec.
hoje falei com uns individos de aquecimento electrico, e ... as velas incandescencia que colocas-te nos tubos dos injectores nao sao uma coisa interessante, interessante sera envolver o tubo injector com um metal, dentro desse metal colocar a dita resistencia, e essa sim teria um contacto ideal com o tudo o tubo injecto, com as chapas que tens, apenas 2 linhas finas de transmissao de calor, ou pontes termicas...
nao falei isso com eles mas ele isolam electricamente a resistencia com mica, será que nao se poderia fazer o mesmo aqui , isolar electricamente o tubo de injeccao e colocar a reistencia e novamente mica pra isolar !! talvez fosse interesante, a superficie de contacto seria total!!
vou apresentar-lhes isso estes dias.
sobre a valvula de temperatura do teu filtro, já tb tenho um igual, e tentei saber por catalogo a sua referencia, a opel so me identificou e informou o preço +- 12€.
já agora sabes qual a resistencia desse aquecimento pra calcular a potencia, é que assim comparo com o meu, so tenho de encotrar o meu multimetro, que a pinça amperimetrica nao tem resolucao para tal.
abraço
mtavares
ola hynec.
hoje falei com uns individos de aquecimento electrico, e ... as velas incandescencia que colocas-te nos tubos dos injectores nao sao uma coisa interessante, interessante sera envolver o tubo injector com um metal, dentro desse metal colocar a dita resistencia, e essa sim teria um contacto ideal com o tudo o tubo injecto, com as chapas que tens, apenas 2 linhas finas de transmissao de calor, ou pontes termicas...
nao falei isso com eles mas ele isolam electricamente a resistencia com mica, será que nao se poderia fazer o mesmo aqui , isolar electricamente o tubo de injeccao e colocar a reistencia e novamente mica pra isolar !! talvez fosse interesante, a superficie de contacto seria total!!
vou apresentar-lhes isso estes dias.
sobre a valvula de temperatura do teu filtro, já tb tenho um igual, e tentei saber por catalogo a sua referencia, a opel so me identificou e informou o preço +- 12€.
já agora sabes qual a resistencia desse aquecimento pra calcular a potencia, é que assim comparo com o meu, so tenho de encotrar o meu multimetro, que a pinça amperimetrica nao tem resolucao para tal.
abraço
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ate me passo, na busca por diesel filter heater aparece isto !!!!
http://vegburner.co.uk/heat.htm
dahh ja tive um filtro destes !!!! aparenta ser mais simples a brincadeira !!!
http://vegburner.co.uk/heat.htm
dahh ja tive um filtro destes !!!! aparenta ser mais simples a brincadeira !!!