Kit OVD4 caseiro - 2 depósitos

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Kit OVD4 caseiro - 2 depósitos

Mensagem por hynek »

com algum frio apercebi-me da necessidade de alterar o sistema de um depósito para de dois depósitos, para poder andar com altas percentagens do ov. no final de outubro fiz a seguinte alteração:

- acrescentei o segundo depósito para gasóleo aproveitando o tubo de retorno

Imagem

- comprei, por 20 € (usada no gpl) uma electroválvula para ligar o gasóleo

Imagem

antes disso, com um depósito, já tinha ligado o retorno da bi à admissão da bomba de combustível, tinha as velas incadescentes nos tubos de chegada aos injectores (com um termocontacto de 90 ºc).,

Imagem

e tinha o filtro de combustível com uma peça que aquece a entrada do óleo (arranjei na sucata de um opel astra, com suporte - anda entre 30 a 40 €).

Imagem

Imagem

este montámos hoje, eu e jossef, também no land rover dele.

assim o arranque matinal é feito a gasóleo e dentro de alguns km desligo a válvula de gasóleo e ando só à mistura do ov (90% ov, 5% gasóleo e 5% de gasolina).

ao fim do dia, uns km antes de chegar à casa, ligo a válvula do gasóleo e, como o gasóleo tem uma viscosidade menor que ov, este substitui o ov no circuito bomba-filtro-bi. basta neste circuito uma mistura de 50/50 para o carro pegar bem, mesmo com frio.

na parte interior do carro tenho os elementos de comando e controle:

- o primeiro interuptor (vermelho) serve para ligar e desligar o aquecimento dos tubos dos injectores. é muito feio, eu sei, mas vai ser substituído por um mais decente.
- o segundo interuptor serve para ligar ou desligar a válvula do gasóleo
- ao lado há 2 led's, primeira (verde) indica que o aquecimento dos tubos dos injectores está ligado; a segunda (amarela) indica a válvula do gasóleo ligada
- há um orifício para terceira led (vermelha) - se houver algum problema - ainda tenho de pensar, como faço isso

Imagem
Última edição por hynek em segunda out 30, 2006 12:03 am, editado 1 vez no total.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

boa!
o aquecimento do filtro parece-me fundamental, e uma falta grave no kit monotanque que referes nos classificados. o aquecimento dos tubos também me parece uma boa ideia e a unica alternativa possível aos injectores elsbett, uma vez que estes não podem ser feitos em casa.
cinco questões:
-a electrovalvula parece-me ser apenas de uma via, como é que é realizada realmente a comutação?
- os suportes das velas de incandescência parecem danificados no contacto com os tubos de injecção. isto deve-se a quê, mau contacto?
- as velas estão ligadas todas em paralelo (mais consumo de corrente) ou duas a duas em série (menos calor)?
- qual a temperatura que atinge o oleo à saída desse filtro aquecido?
-o fluxo de retorno é ligado á entrada da bomba de injecção, quais as vantagens e desvantagens relativamente à sua ligação à entrada do filtro.
- este sistema de aquecimento dos tubos dos injectores é estavel?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

manuelcar Escreveu:boa!
o aquecimento do filtro parece-me fundamental, e uma falta grave no kit monotanque que referes nos classificados.
talvez não será necessário caso houver um aquecimento noutro ponto e retorno ligado à admissão da bomba. a circulação do combustível quente aquce rápidamente todo o circuito.
o aquecimento dos tubos também me parece uma boa ideia e a unica alternativa possível aos injectores elsbett, uma vez que estes não podem ser feitos em casa.
o aquecimento dos tubos de chegada aos injectores faz uma diferença notável no desempenho do motor e na quantidade dos fumos. segundo as experiências que fiz, a partir de 55 ºc da temperatura do combustível o motor já trabalha bastante bem, com 75 ºc muito bem e com 90 ºc excelente. não precisa de uma temperatura mais alta, não notei diferença para melhor. o meu método, na base de velas incadescentes, não funciona ainda bem. primeiro, as velas consomem muita energia, segundo, aquecem demasiado e isso encurta e vida útil da vela (1 mês). tenho de desenvolver uma alternativa diferente que elimine estes pontos negativos. vai ser a minha contribuição para incluir nos kit's. só vou disponibilizar quando estiver 100% ok. testado e garantido.
cinco questões:
-a electrovalvula parece-me ser apenas de uma via, como é que é realizada realmente a comutação?
é de uma via (gpl), quando ligada, deixa passar o gasóleo e este, sendo menos viscoso que o ov, vence melhor as perdas nos tubos e substitui o ov no circuito. basta diluição para 50/50 para assegurar um arranque normal, mesmo com frio
- os suportes das velas de incandescência parecem danificados no contacto com os tubos de injecção. isto deve-se a quê, mau contacto?
estás-te referir àquela coisinha castanha? é o ov quimado pela vela aquanto a purga do sistema após de ter desmontado os injectores. os suportes não estão danificados. na parte de ligação do fio há um plástico que derrete com facilidade, este vai à vida.
- as velas estão ligadas todas em paralelo (mais consumo de corrente) ou duas a duas em série (menos calor)?
não se consegue ligar as velas doutra maneira senão em paralelo. o corpo da vela é o contacto com massa (-)
- qual a temperatura que atinge o oleo à saída desse filtro aquecido?
demora algum tempo a aquecer o filtro e a temperatura não ultrapassa 55 a 60 ºc. por isso nem cheguei a instalar o termocontacto. mesmo se atingir temperaturas mais elevadas, a passagem pela bi vai regular a temperatura para igual do motor e da própria bi.
-o fluxo de retorno é ligado á entrada da bomba de injecção, quais as vantagens e desvantagens relativamente à sua ligação à entrada do filtro.
não, o retorno está ligado à chegada do depósito, ie. antes de bomba de transferência. assim com o aquecimento beneficia esta bomba, filtro, etc...
- este sistema de aquecimento dos tubos dos injectores é estavel?
mantém temperatura entre 85 e 100 ºc. os ensaios comprovaram que é suficiente

nota: acrescentei uma foto com painel de controle, com led's.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

adrianobrasil
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: quinta mai 11, 2006 7:21 pm
Localização: Brasília, DF. Brasil

Mensagem por adrianobrasil »

ao fim do dia, uns km antes de chegar à casa, ligo a válvula do gasóleo e, como o gasóleo tem uma viscosidade menor que ov, este substitui o ov no circuito bomba-filtro-bi. basta neste circuito uma mistura de 50/50 para o carro pegar bem, mesmo com frio.
quanto tempo é preciso para que o sistema fique livre do ov e passe a ter apenas gasoleo?
Um abraço
Adriano Karlo

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

uns 2 a 3 km, mas não deve ter só gasóleo, tem uma mistura que não causa problemas com o arranque no dia seguinte.

para assegurar que fique no circuito só gasóleo, tem de ter pelo menos 2 válvulas de 2 vias, para separação completa dos circuitos.

vou fazer uns esquemas e vamos discutir, no tópico que abriu o manuelcar ( http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=1460 ), uns prós e contras.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


mtavares
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 199
Registado: sexta jun 16, 2006 12:24 am

Mensagem por mtavares »

ola!

esse filtro da astra, tb existe no opel corsa gasoleo!! como fucniona??? é uma resistencia , que está em contacto com o oleo directamente?
entao é possível fazer uma resistencia dessas que trabalhar no máximo a 90ºc! isso era o ideal.
conheço uma empresa que faz elementos de aquecimento, para tudo. e vou descobrir se é possivel fazer as velas apenas a 90ºc, asuperficie destas estar a 90ºc.

sobre as velas que estão nos tudos dos injectores, tenta colocar uma resitencia em paralelo para baixares a temperatura da vela.
isso é preciso ser calculado. vou fazer a experiencia hoje sobre isso.

obrigado
mtavares


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

hynek, estive pensar porque é que as velas queimam aí e não queimam no interior de um permutador.
parece-me que a superfície, e a massa, das peças que usas para permutar o calor é demasiado pequena. uma maior massa e superfície tería uma vantagem adicional de possuir maior inércia térmica (mais tempo a aquecer, mas também mais tempo a arrefecer, para além de permitir uma mais eficaz transferência e menos tempo de activação. colocaste o termocontacto nestas peças?
existem velas de incandescência de dois contactos, já vi referência a isso. se uma vela aquece até 70º o fluxo de gasoleo da bomba de injecção, em poucos segundos, não devería ser necessário 4 vezes esse consumo para aquecer um fluxo muito inferior...

Avatar do Utilizador

opelcorsa15d
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: quarta set 06, 2006 5:39 pm
Localização: gondomar porto

aqucedor filtro

Mensagem por opelcorsa15d »

o0 meu corsa tb tem esse alicador no filtro qual e a temperatura que aquece o filtro
BIODIESEL POR UM MUNDO MELHOR

vendo OPEL CORSA A 1.5 D

Avatar do Utilizador

opelcorsa15d
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: quarta set 06, 2006 5:39 pm
Localização: gondomar porto

mtavares

Mensagem por opelcorsa15d »

no livro que tens a venda do corsa la nao diz a que temperatura aquece a peça que ta no flitro de gasoleo do corsa
BIODIESEL POR UM MUNDO MELHOR

vendo OPEL CORSA A 1.5 D

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

mtavares Escreveu:ola!

esse filtro da astra, tb existe no opel corsa gasoleo!! como fucniona??? é uma resistencia , que está em contacto com o oleo directamente?
entao é possível fazer uma resistencia dessas que trabalhar no máximo a 90ºc! isso era o ideal.
conheço uma empresa que faz elementos de aquecimento, para tudo. e vou descobrir se é possivel fazer as velas apenas a 90ºc, asuperficie destas estar a 90ºc.

sobre as velas que estão nos tudos dos injectores, tenta colocar uma resitencia em paralelo para baixares a temperatura da vela.
isso é preciso ser calculado. vou fazer a experiencia hoje sobre isso.

obrigado
mtavares

é uma espécie de chapa, ou melhor, duas chapas sobrepostas e no interior, provavelmente, está qq que aquece.

por favor, pergunta naquela empresa se vendem um fio de resistência, uns 20 m e quanto custa.

é melhor limitar a temperatura por um termocontacto. a resistência em paraleo só aumenta consumo. se for em série, o consumo diminui mas aquece, desnecessariamente, a outra resistência. há outras soluções.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

manuelcar Escreveu:hynek, estive pensar porque é que as velas queimam aí e não queimam no interior de um permutador.
parece-me que a superfície, e a massa, das peças que usas para permutar o calor é demasiado pequena. uma maior massa e superfície tería uma vantagem adicional de possuir maior inércia térmica (mais tempo a aquecer, mas também mais tempo a arrefecer, para além de permitir uma mais eficaz transferência e menos tempo de activação. colocaste o termocontacto nestas peças?
existem velas de incandescência de dois contactos, já vi referência a isso. se uma vela aquece até 70º o fluxo de gasoleo da bomba de injecção, em poucos segundos, não devería ser necessário 4 vezes esse consumo para aquecer um fluxo muito inferior...
as velas queimam porque estão ligadas tempo demais e aquecem a partir da resistência (sobreaquecem). hoje de manhã instalei no suporte de uma vela um termocontacto de 140 ºc. isso parece ter resolvido o problema. as velas mantém, na mesma, a temperatura na chegada aos injectores entre 85 e 105 ºc, mas não sobreaquecem.

se eu tiver uma massa maior para aquecer, demora mais tempo a aquecer. eu preciso é aumentar a superfície de contacto com o tubo a aquecer.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: aqucedor filtro

Mensagem por hynek »

opelcorsa15d Escreveu:o0 meu corsa tb tem esse alicador no filtro qual e a temperatura que aquece o filtro
tem um termocontacto que não permite aquecimento para ov. julgo que não vai além dos 25 a 30 ºc. podes é fazer uma ligação paralela. na entrada do combustível há um conector, com 2 fios. estes dois fios ligas a um interruptor (comutador). não sei se não terá de ser através de um relé.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


mtavares
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 199
Registado: sexta jun 16, 2006 12:24 am

Re: mtavares

Mensagem por mtavares »

opelcorsa15d Escreveu:no livro que tens a venda do corsa la nao diz a que temperatura aquece a peça que ta no flitro de gasoleo do corsa
ola
o livro fala sobre as manutenções e identifica todos os componentes do carro.

esta imagem vale mais de mil palavras.

como a cabeça do filtro tem 1 termocontacto , podes ver pela peça, ao consultar um catálogo da concorrencia aque temperaturas dispara as tais resistencia.

eu tb reparei, que na minha opel campo de motor izuzo tem uma rosca para introduzir o dito termocontacto mas nao tem pre aquecedor de gasoleo.

Imagem

Avatar do Utilizador

opelcorsa15d
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: quarta set 06, 2006 5:39 pm
Localização: gondomar porto

hynek

Mensagem por opelcorsa15d »

que valvula usaste p controlar o aquecedor que montaste no filtro

ja agora como fizeste a ligaçao
BIODIESEL POR UM MUNDO MELHOR

vendo OPEL CORSA A 1.5 D

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: hynek

Mensagem por hynek »

opelcorsa15d Escreveu:que valvula usaste p controlar o aquecedor que montaste no filtro

ja agora como fizeste a ligaçao
o aquecedor do filtro não tem válvula (?)

a ligação está feita ao circuito do isqueiro que tem um fusível de 20 a. liga, quando se mete chave na 1.ª posição. durante o trabalho do motor está sempre ligado.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

opelcorsa15d
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: quarta set 06, 2006 5:39 pm
Localização: gondomar porto

Re: hynek

Mensagem por opelcorsa15d »

hynek Escreveu:
opelcorsa15d Escreveu:que valvula usaste p controlar o aquecedor que montaste no filtro

ja agora como fizeste a ligaçao
o aquecedor do filtro não tem válvula (?)

a ligação está feita ao circuito do isqueiro que tem um fusível de 20 a. liga, quando se mete chave na 1.ª posição. durante o trabalho do motor está sempre ligado.
hynec no meu corsa a tem este aquecedor e tem um termocontacto que o controla que por sua vez ta ligado a uma rele com um fusivel que dizer5 quando chega a temperatura desliga la p os 30ºc
eu queria saber se ele pos algo p controlar o aqucimento?
BIODIESEL POR UM MUNDO MELHOR

vendo OPEL CORSA A 1.5 D

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

eu testei o funcionamento sem termocontacto. medi as temperaturas e estas nunca ultrapassaram 60 ºc, por isso não-lhe instalei o dito termocontacto.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

opelcorsa15d
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: quarta set 06, 2006 5:39 pm
Localização: gondomar porto

Mensagem por opelcorsa15d »

ok obrigado pela ajuda
BIODIESEL POR UM MUNDO MELHOR

vendo OPEL CORSA A 1.5 D


mtavares
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 199
Registado: sexta jun 16, 2006 12:24 am

hynec

Mensagem por mtavares »

termocontaco do filtro gasoleo opel corsa!

ola hynec.

hoje falei com uns individos de aquecimento electrico, e ... as velas incandescencia que colocas-te nos tubos dos injectores nao sao uma coisa interessante, interessante sera envolver o tubo injector com um metal, dentro desse metal colocar a dita resistencia, e essa sim teria um contacto ideal com o tudo o tubo injecto, com as chapas que tens, apenas 2 linhas finas de transmissao de calor, ou pontes termicas...

nao falei isso com eles mas ele isolam electricamente a resistencia com mica, será que nao se poderia fazer o mesmo aqui , isolar electricamente o tubo de injeccao e colocar a reistencia e novamente mica pra isolar !! talvez fosse interesante, a superficie de contacto seria total!!

vou apresentar-lhes isso estes dias.

sobre a valvula de temperatura do teu filtro, já tb tenho um igual, e tentei saber por catalogo a sua referencia, a opel so me identificou e informou o preço +- 12€.
já agora sabes qual a resistencia desse aquecimento pra calcular a potencia, é que assim comparo com o meu, so tenho de encotrar o meu multimetro, que a pinça amperimetrica nao tem resolucao para tal.

abraço
mtavares


mtavares
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 199
Registado: sexta jun 16, 2006 12:24 am

Mensagem por mtavares »

ate me passo, na busca por diesel filter heater aparece isto !!!!

http://vegburner.co.uk/heat.htm


dahh ja tive um filtro destes !!!! aparenta ser mais simples a brincadeira !!!

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”