Monitorização de sistema SMA3300

Tudo que seja relacionado com Projectos

Autor do tópico
Knegra70
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 38
Registado: quinta mai 26, 2011 12:03 am

Monitorização de sistema SMA3300

Mensagem por Knegra70 »

Gostava de pedir aqui a comunidade ajuda para monitorizar a minha micro com inversor SMA3300, tipo, que aparelho(s) tenho que adquirir de maneira a ver graficos de produção, picos etc... Poder descarregar para o Pc ou ate vêr dados em tempo real atraves da net.
Alguem com SMA tenha alguma coisa parecida, que me possa dar umas luzinhas...

Cumprimentos:
Knegra....

Avatar do Utilizador

lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Monitorização de sistema SMA3300

Mensagem por lopes »

Boas!

Eu tenho um inversor Kaco, mas foi só mesmo à ultima da hora que mudei pois também era para ter instalado esse inversor.
Como também dava grande importância à monitorização, estava para adquirir o material necessário.
Dá uma vista de olhos aqui para veres as possibilidades: http://www.sma.de/en/products/monitoring-systems.html

No meu caso cheguei a ter encomendado o SUNNY BEAM, que é um aparelho que funciona por bluetooth (o inversor tem que levar instalado um emissor para o efeito). Acho que na altura era o sistema que ficava mais em conta. Além de poderes ver em tempo real no aparelho, tens a possibilidade de ligar ao PC e descarregar dados para construção de gráficos, estatísticas, etc. Funcionando em bluetooth tem um raio de acção limitado, pelo que convém ver se as distãncias dão para o efeito.

Mas há outras possibilidades que não explorei tanto, mas que outros te poderão dar opinião! ;)

Abraço,


Autor do tópico
Knegra70
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 38
Registado: quinta mai 26, 2011 12:03 am

Re: Monitorização de sistema SMA3300

Mensagem por Knegra70 »

Sim...
Ja tive a ver esse mas parece-me que não dá para ligar ao pc e depois acompanhar a produção atraves da net.. Pelo menos foi a ideia que fiquei acerca dele...


Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 404
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
Localização: Curia - Anadia - Bairrada!

Re: Monitorização de sistema SMA3300

Mensagem por Valter Silva »

Knegra70 Escreveu:Sim...
Ja tive a ver esse mas parece-me que não dá para ligar ao pc e depois acompanhar a produção atraves da net.. Pelo menos foi a ideia que fiquei acerca dele...
Eu tenho um sunnybeam e dá para fazer isso....
Abraço
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem


Autor do tópico
Knegra70
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 38
Registado: quinta mai 26, 2011 12:03 am

Re: Monitorização de sistema SMA3300

Mensagem por Knegra70 »

Valter Silva Escreveu:
Knegra70 Escreveu:Sim...
Ja tive a ver esse mas parece-me que não dá para ligar ao pc e depois acompanhar a produção atraves da net.. Pelo menos foi a ideia que fiquei acerca dele...
Eu tenho um sunnybeam e dá para fazer isso....
Abraço
Boas Valter..
Entao ajuda-me la aqui com um coisa....Sff.... :)
Tens um emissor Bluetooth no inversor, que manda os dados para o SunnyBeam(que tens em casa).
Tens depois o SBeam ligado a um portatil que ta ligado a net em permanencia, ou ta ligado a algum modem?
E depois como é que acedes a ele atraves da net?

Tenho preço de 270€ para essas duas peças (Sunny beam + rádio piggy-back), axas caro?
Desculpa la tar a chatear, mas não tou mesmo a ver como é que tens isso a funkar... E queria mesmo ter uma cena assim.

Cumprimentos....


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Monitorização de sistema SMA3300

Mensagem por alexjp4 »

Knegra70 Escreveu:
Valter Silva Escreveu:
Knegra70 Escreveu:Sim...
Ja tive a ver esse mas parece-me que não dá para ligar ao pc e depois acompanhar a produção atraves da net.. Pelo menos foi a ideia que fiquei acerca dele...
Eu tenho um sunnybeam e dá para fazer isso....
Abraço
Boas Valter..
Entao ajuda-me la aqui com um coisa....Sff.... :)
Tens um emissor Bluetooth no inversor, que manda os dados para o SunnyBeam(que tens em casa).
Tens depois o SBeam ligado a um portatil que ta ligado a net em permanencia, ou ta ligado a algum modem?
E depois como é que acedes a ele atraves da net?

Tenho preço de 270€ para essas duas peças (Sunny beam + rádio piggy-back), axas caro?
Desculpa la tar a chatear, mas não tou mesmo a ver como é que tens isso a funkar... E queria mesmo ter uma cena assim.

Cumprimentos....
Boas

O meu Sunny Beam e o emissor ficou por 150€ a 2 anos mas foi negociado quando fiz a compra dos paineis.
Ao instalares o equipamento tens leituras durante o dia de X em X tempo (são programados os intrevalos de tempo para ele emitir), depois podes descarregar os valores para o teu computador ou se quizeres podes descarregar as informações para o site da SMA e toda a gente pela internet pode consultar os valores.
Tambem tens a possibilidade se o inversor estiver perto do computador ligares um cabo entre o inversor e o computador e transferires os dados.
Espero ter ajudado se precisares de mais laguma informação diz, que no que possa ajudar eu ajudo.

cumprimentos


Autor do tópico
Knegra70
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 38
Registado: quinta mai 26, 2011 12:03 am

Re: Monitorização de sistema SMA3300

Mensagem por Knegra70 »

Boas...

Então se tou a perceber, isso é um bom aparelho, regista leituras, picos etc.. Dá para descarregar tudo para pc, mas nem com o sunny Beam nem com esse tal cabo ligado directo ao pc dá para pôr as leituras em tempo real de alguma maneira na net.(Dá para por na net mas tens de ser tu a descarregar manualmente para o site deles, é isso?)
É que o meu objetivo era ver as leituras mais ou menos em tempo real na internet.
E esse cabo, é um cabo normal USB ou é algum cabo especial, e ja agora, pa ligar o cabo tem que ser o tecnico não tem...é que no inversor eu não vejo nenhuma saida que dê para ligar algum cabo.
Obrigado pela ajuda, e desculpa a minha ignorancia em relação a isto, mas sou mesmo um leigo na materia...

Cumprimentos

Avatar do Utilizador

jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: Monitorização de sistema SMA3300

Mensagem por jama »

Knegra70 Escreveu:Boas...

Então se tou a perceber, isso é um bom aparelho, regista leituras, picos etc.. Dá para descarregar tudo para pc, mas nem com o sunny Beam nem com esse tal cabo ligado directo ao pc dá para pôr as leituras em tempo real de alguma maneira na net.(Dá para por na net mas tens de ser tu a descarregar manualmente para o site deles, é isso?)
É que o meu objetivo era ver as leituras mais ou menos em tempo real na internet.
E esse cabo, é um cabo normal USB ou é algum cabo especial, e ja agora, pa ligar o cabo tem que ser o tecnico não tem...é que no inversor eu não vejo nenhuma saida que dê para ligar algum cabo.
Obrigado pela ajuda, e desculpa a minha ignorancia em relação a isto, mas sou mesmo um leigo na materia...

Cumprimentos
boa noite, penso eu que tens que ter um programa instalado no pc para fazeres as descargas, pelo menos no meu fronius alem da datalloger, tenho que ter um programa instalado no pc.e é partir desse programa que se fazem as descargas,e envia os dados para o site da fronius todos os dias.
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM


Autor do tópico
Knegra70
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 38
Registado: quinta mai 26, 2011 12:03 am

Re: Monitorização de sistema SMA3300

Mensagem por Knegra70 »

Boas....

Ja tenho o sunny Explorer a comunicar com o inversor, e encontrei um script em VB (http://code.google.com/p/sma-uploader/" onclick="window.open(this.href);return false;) que acho dar para actualizar constantemente todos os valores. Fica uns ficheiros CSV. Agora vou tentar de alguma forma pôr as leituras na net em tempo real (a parte mais dificil).
Aguem sabe de algum site que de para alojar os ficheiros em tempo real e que não seja assim muito complicado, é que isso não é bem a minha area...

Cumps......

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Monitorização de sistema SMA3300

Mensagem por visitante1 »

Knegra70 Escreveu:Boas....

Ja tenho o sunny Explorer a comunicar com o inversor, e encontrei um script em VB (http://code.google.com/p/sma-uploader/" onclick="window.open(this.href);return false;) que acho dar para actualizar constantemente todos os valores. Fica uns ficheiros CSV. Agora vou tentar de alguma forma pôr as leituras na net em tempo real (a parte mais dificil).
Aguem sabe de algum site que de para alojar os ficheiros em tempo real e que não seja assim muito complicado, é que isso não é bem a minha area...

Cumps......
Viva,
está a comunicar com porta 485 ou bluetooth? eu tenho instalado uma porta 485 dentro do sunnyboy mas nunca a coloquei a funcionar, exprimentei com conversor 485/232 e depois desisti.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Monitorização de sistema SMA3300

Mensagem por JDuarte »

Knegra70 Escreveu:Boas....
Ja tenho o sunny Explorer a comunicar com o inversor, e encontrei um script em VB (http://code.google.com/p/sma-uploader/" onclick="window.open(this.href);return false;) que acho dar para actualizar constantemente todos os valores. Fica uns ficheiros CSV. Agora vou tentar de alguma forma pôr as leituras na net em tempo real (a parte mais dificil).
Aguem sabe de algum site que de para alojar os ficheiros em tempo real e que não seja assim muito complicado, é que isso não é bem a minha area...
Cumps......
Viva,
O PVOUTPUT.ORG é um serviço gratuito de recolha de dados de produção. O alojamento é feito nos EUA mas existem várias instalações europeias lá registadas.
O que terás de fazer é ir ao site http://www.pvoutput.org" onclick="window.open(this.href);return false; e fazer o registo. Depois da conta criada o script sma-uploader instalado no teu pc de casa irá enviar os dados de 10 e 10 minutos para o site de forma automática. Assim de uma forma fácil poderás visualizar os dados e compara-los com os de outras MPS.
Se o objectivo for visualizar a produção e não a partilha de dados, então o teamviewer ou o logmein instalado no pc de casa também resolve o problema.
Existe ainda a possibilidade de construíres um site e fazeres a representação dos dados, claro que dará mais trabalho mas fica mais personalizado. Se avançares por este caminho conta com a ajuda do pessoal que já tem sites semelhantes online.
Cmps,


Autor do tópico
Knegra70
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 38
Registado: quinta mai 26, 2011 12:03 am

Re: Monitorização de sistema SMA3300

Mensagem por Knegra70 »

pnunes Escreveu:
Knegra70 Escreveu:Boas....

Ja tenho o sunny Explorer a comunicar com o inversor, e encontrei um script em VB (http://code.google.com/p/sma-uploader/" onclick="window.open(this.href);return false;) que acho dar para actualizar constantemente todos os valores. Fica uns ficheiros CSV. Agora vou tentar de alguma forma pôr as leituras na net em tempo real (a parte mais dificil).
Aguem sabe de algum site que de para alojar os ficheiros em tempo real e que não seja assim muito complicado, é que isso não é bem a minha area...

Cumps......
Viva,
está a comunicar com porta 485 ou bluetooth? eu tenho instalado uma porta 485 dentro do sunnyboy mas nunca a coloquei a funcionar, exprimentei com conversor 485/232 e depois desisti.
cumprimentos
Boas...
Esta com Bluetooth, o inversor tem uma antena e tenho o Sunny Beam em casa. Não estava era a conseguir que o sunny explorer se liga-se ao inversor, dizia sempre "Erro...ja se encontra 4 mestres ligados ao inversor....etc....). Estava a tentar com uma pen e com o software "BlueSoleil", agora sakei um soft novo, Stack Bluetooth Toshiba, e começou a comunicar bem com o inversor, não sei se foi do sftware mas parece que sim...(vamos ver se é para continuar ou se vai voltar aos erros). O software diz é que esta em periodo de avaliação...
Estas a fazer monitorização do teu sistema de alguma maneira?

Cumps....


Autor do tópico
Knegra70
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 38
Registado: quinta mai 26, 2011 12:03 am

Re: Monitorização de sistema SMA3300

Mensagem por Knegra70 »

JDuarte Escreveu:
Knegra70 Escreveu:Boas....
Ja tenho o sunny Explorer a comunicar com o inversor, e encontrei um script em VB (http://code.google.com/p/sma-uploader/" onclick="window.open(this.href);return false;) que acho dar para actualizar constantemente todos os valores. Fica uns ficheiros CSV. Agora vou tentar de alguma forma pôr as leituras na net em tempo real (a parte mais dificil).
Aguem sabe de algum site que de para alojar os ficheiros em tempo real e que não seja assim muito complicado, é que isso não é bem a minha area...
Cumps......
Viva,
O PVOUTPUT.ORG é um serviço gratuito de recolha de dados de produção. O alojamento é feito nos EUA mas existem várias instalações europeias lá registadas.
O que terás de fazer é ir ao site http://www.pvoutput.org" onclick="window.open(this.href);return false; e fazer o registo. Depois da conta criada o script sma-uploader instalado no teu pc de casa irá enviar os dados de 10 e 10 minutos para o site de forma automática. Assim de uma forma fácil poderás visualizar os dados e compara-los com os de outras MPS.
Se o objectivo for visualizar a produção e não a partilha de dados, então o teamviewer ou o logmein instalado no pc de casa também resolve o problema.
Existe ainda a possibilidade de construíres um site e fazeres a representação dos dados, claro que dará mais trabalho mas fica mais personalizado. Se avançares por este caminho conta com a ajuda do pessoal que já tem sites semelhantes online.
Cmps,
Viva..
Sim, o site fica mesmo altamente, mas parece-me coisa para profissionais na materia, e construção de sites não é a minha area.
Em relação ao script ainda esta a dar uns erros lá em duas opçoes, tenho que passar mais um tempinho a ver se me consigo familiarizar com aquilo.
Eu tenho uma conta no LogMeIn, por acasso não não me sabes dizer se aquilo depois do periodo de avaliação ainda fica a funcionar, ou tem que comprar alguma licença. E já agora pergunto mais uma coisa, por acasso não sabes de algum programa que agarre nos ficheiros CSV e os transforme em graficos, tipo aqueles que se vem nos vossos site de monitorização.(fazer aqueles graficos diarios, mas no computador)

Obrigado por estares sempre disponivel a ajudar o pessoal aqui do forum...
Cumps...
Knegra...


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Monitorização de sistema SMA3300

Mensagem por JDuarte »

Viva,
O logmein ficará a funcionar na versão free sem qualquer custo, para o objectivo será suficiente uma vez que se pretende apenas visualizar o estado do inversor em casa.
Para converter o csv em gráfico no pc local, os scripts que o Volt disponibiliza no site dele (http://www.microproducao.isgreat.org) conseguem fazer isso com pequenas alterações - terá de se adaptar ao formato do log SMA em vez de Kaco. Os que eu fiz também servem desde que esteja instalado o php no computador local.
Quanto ao site, já ajudei várias pessoas a construir de forma que mais um não fará qualquer diferença. Por msg privada ou por email podemos trocar impressões sobre a melhor forma de o fazer.
Cmps,

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Monitorização de sistema SMA3300

Mensagem por Volt »

Então como é que isso ficou? É preciso alguma ajuda minha? :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Monitorização de sistema SMA3300

Mensagem por JDuarte »

Volt Escreveu:Então como é que isso ficou? É preciso alguma ajuda minha? :-).
Não voltei a ter contato, no último post o colega mencionou estar com problemas na ligação do PC ao SMA por Bluetooth.
Assim que tenhamos os logs... o site os gráficos é rápido!

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Monitorização de sistema SMA3300

Mensagem por Volt »

Cool! +1. ;-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


Autor do tópico
Knegra70
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 38
Registado: quinta mai 26, 2011 12:03 am

Re: Monitorização de sistema SMA3300

Mensagem por Knegra70 »

JDuarte Escreveu:
Volt Escreveu:Então como é que isso ficou? É preciso alguma ajuda minha? :-).
Não voltei a ter contato, no último post o colega mencionou estar com problemas na ligação do PC ao SMA por Bluetooth.
Assim que tenhamos os logs... o site os gráficos é rápido!
Boas...

Pesso desculpa por não dar sinal de vida, mas não tenho tido mesmo tempo livre.
O ponto da situação é o seguinte: o sunny explorer já comunica bem com o inversor, inclusivamente o script que arranjei na net descarrega os ficheiros do inversor para o computador, com um pequeno senão, só descarrega se clicar no "PVupload_live". Tava a tentar que o Wind. o fizesse automaticamente mas tá dificil. Tipo uma tarefa agendada e faze-lo de 10 em 10 minutos..
Amanha vou começar a montar um computador com peças que tenho aqui em casa (só me falta a Ram) para depois ficar só a trabalhar com o inversor.

De qualquer maneira agradeço desde já a vossa simpatia e vontade de ajudar, são mesmo pessoal 5 ******...... Sempre prontos a ajudar..
(Vou tentar fazer-vos chegar um ficheiro CSV do meu SMA, só mesmo para analisarem e verem se depois futuramente dará para fazer alguma coisa de jeito)

Cumps...
K...


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Monitorização de sistema SMA3300

Mensagem por JDuarte »

Boas,
Como o log é de 5 em 5 minutos, o gráfico fica um pouco "ratado".
É algo semelhante a isto que pretendes?
KNegra70.png
Cmps,


Autor do tópico
Knegra70
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 38
Registado: quinta mai 26, 2011 12:03 am

Re: Monitorização de sistema SMA3300

Mensagem por Knegra70 »

Boas...

Sim. É isso mesmo..
Já tentei por de 10 e 10 mas não consegui.

Cumps....

Responder

Voltar para “Projectos”