MOTOR DIESEL

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jossef
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 780
Registado: quinta jun 08, 2006 10:58 am
Localização: LISBOA

MOTOR DIESEL

Mensagem por jossef »

com isto n quero dar lições de mecânica a ninguém (pois eu também tenho q ler para saber o q estou a falar) muito menos achem q isto é um curso de mecânica isto é simplesmente umas noções básicas do funcionamento dos motores diesel.

a alimentação dos motores diesel nos 2 primeiros tempos (admissão e compressão) só existe ar no interior do cilindro sendo o combustível ali introduzido quando o ar já estiver quase totalmente comprimido, portanto o mesmo tem q ser alimentado por um potente sistema de injecção capaz de submeter o gasóleo a uma pressão elevada e introduzi-lo devidamente pulverizado nas câmaras de combustão .
o sistema de injecção é constituído por uma bomba injectora; injectores (um para cada cilindro do motor) uma bomba de combustível (nome técnico bomba de alimentação) um filtro de principal e outro auxiliar (pelo menos) um reservatório e uma série de tubos.

o sistema de alimentação do motor diesel compreende 3 circuitos de combustível
1º- no circuito designado por baixa pressão a bomba de alimentação obriga o gasóleo a passar do reservatório para a bomba injectora com passagem por o filtro
2º- no circuito de alta pressão a bomba injectora força passagem do gasóleo para os injectores q o pulverizam nas câmaras de combustão do motor
3º- o circuito de retorno serve para reconduzir ao reservatório o gasóleo excessivo q chegue ao filtro principal e ainda algum q se desperdiça para a retaguarda da agulha dos injectores

bomba injectora
a bomba injectora serve para enviar o gasóleo sob pressão para os injectores (80 a 300 kg/cm2 ) e para dosear a quantidade q deve ser enviada de modo a variar o regime de aceleração do motor.

bomba de combustível
a bomba serve para aspirar o gasóleo do depósito e faze-lo chegar sob pressão a bi mantendo-a permanentemente abastecido

a filtragem do gasóleo
as mais pequenas impurezas contidas no gasóleo podem danificar a bi ou os injectores para evitar q isto aconteça o sistema de injecção tem filtros de muito boa qualidade
as impurezas mais maiores ficam retidas no filtro auxiliar situado á entrada da bomba de combustível (no caso do land este fica por baixo do deposito)

os injectores
estes estão fixados na cabeça do motor ou no bloco dos cilindros de modo q o gasóleo
ao passar por eles sejam pulverizados com elevada pressão para o interior da camara de combustão (80 a 300kg/cm2)
"A vida é uma folga que a morte nos dá"

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Mensagem por Flamingo »

tudo o que aqui está escrito tá explicito e muito bem dito. pelo que eu conheço de mecânica, tenho uma ou duas questões que aqui gostaria de colocar que completam melhor o texto do joseff. todos os carros tem bomba de alimentação da bi? eu penso que só alguns, pois há deles que eu penso ser a propria bomba injetora que o puxa do depósito...
jossef Escreveu:3º- o circuito de retorno serve para reconduzir ao reservatório o gasóleo excessivo q chegue ao filtro principal e ainda algum q se desperdiça para a retaguarda da agulha dos injectores
no caso do carro que eu tenho que é uma sw passat 1600 td de 1989, o motor tem de facto o tubo do retorno do combustivel a passar pelo filtro, isso é para que? esta situação evita necessitar da valvula de purga do ar? como o filtro tem aquela admissão, posso realimentar o retorno por lá ou tenho que o ligar atravéz de um t ou y antes do filtro?[/quote]


Adamastor
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: terça out 02, 2007 11:47 am

Mensagem por Adamastor »

este tipo de apanhados de informação são sempre úteis para noviços como eu.

obrigado por partilhar informação, temos de começar por qualquer lado

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”