converter prius para phev


Autor do tópico
srecologico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 101
Registado: terça abr 03, 2012 3:01 pm

converter prius para phev

Mensagem por srecologico »

carissimos,

Porquê PHEV e não EV? porque infelizmente hoje em dia um VE único não é viável devido á deficiente rede de postos abastecimento de veiculos eletricos assim como o tempo que demora um EV demora a carregar. Para se possuir um meio de transporte sem haver um limite de km é necessário ter um EV e um veiculo "normal". Ora ter 2 veiculos é, hoje em dia, ecnomica e ecologicamente bastante pior do que ter um PHEV como veiculo unico.

Porquê um prius? Porque é a forma mais ecnomica de arranjar um PHEV. Neste momento não é possivel adquirir um PHEV por menos de 40mil €. Um luxo. Existem outros veiculos hibridos mais ecnomicos que o prius no entanto apenas o prius permite uma condução exclusivamente em modo EV. Outras conversões para PHEV de outros hibridos apenas permitem uma condução em modo hibrido.

Neste momento é possivel adquirir um prius com relativamente pouco uso e convertê-lo para phev tudo por menos de 20mil €. Permite-se desta forma uma condução em modo exclusivamente electrico com uma autonomia de cerca de 80km. Sendo que nunca se fica limitado a essa autonomia pois pode-se, em qualquer altura, conduzir em modo hibrido. Desta forma, obtem-se o melhor dos dois mundos.

criei este topico de forma a juntarmos o máximo de informação relativa á legalização / aprovação do IPO de conversões para phev.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16151
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: converter prius para phev

Mensagem por serges »

Volto a repetir os meus parabens e que vou acompanhar muito de perto.

Concordo com tudo o que disse e sim la fora sao melhores e mais baratos e com muito menos kms...

Desejo toda a sorte e no que poder ajudar ...

Obrigado pela partilha.

Sent by Tapatalk with Motorola Defy.
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


joseneves
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 152
Registado: terça fev 09, 2010 12:27 pm

Re: converter prius para phev

Mensagem por joseneves »

viva,

srecologico escreveu:neste momento é possivel adquirir um prius com relativamente pouco uso e convertê-lo para phev tudo por menos de 20mil €.

Que empresa(s) fazem a transformação, e aonde.

cumprimentos


Joséneves


Autor do tópico
srecologico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 101
Registado: terça abr 03, 2012 3:01 pm

Re: converter prius para phev

Mensagem por srecologico »

serges Escreveu:Volto a repetir os meus parabens e que vou acompanhar muito de perto.

Concordo com tudo o que disse e sim la fora sao melhores e mais baratos e com muito menos kms...
A questão é que importar um hibrido é extremamente barato devido ao desconto que os hibridos têm, devida á reduzida emissão de CO2 e por não teremcilindrada não muito elevada. O ISV é bastante baixo. Logo compensa bastante.
joseneves Escreveu:viva,

srecologico escreveu:neste momento é possivel adquirir um prius com relativamente pouco uso e convertê-lo para phev tudo por menos de 20mil €.

Que empresa(s) fazem a transformação, e aonde.

cumprimentos


Joséneves
A autosil faz conversões em Portugal usando o kit engineer. Várias empresas em espanha também fazem conversões. Também podes adriquirir tu um kit, e existem uns bem melhores que outros. Cada um com as suas limitações, ou não. Consulta aqui: http://www.eaa-phev.org/wiki/Prius_PHEV ... onversions" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do Utilizador

e_bike
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1706
Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm
Localização: Abrantes

Re: converter prius para phev

Mensagem por e_bike »

A ideia é excelente! Nunca me tinha ocorrido, mas realmente fica-se com o melhor de 2 mundos e por metade do preço de um Ampera/Volt!

Pena não haver mais opções hibridas doutro género no mercado, pois o prius não serve as minha necessidades de espaço num automóvel.
A explosão dos hibridos será durante este ano, pois em Genebra quase todas as marcas apostavam em hibridos, e a Peugeot surge agora com hibridos diesel, o que para mim faz muito mais sentido.
ImagemSW PREDATOR GTI - 60Ah - 71.000 km
Blogue da minha Predator
Galeria de Fotos da Predator


Autor do tópico
srecologico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 101
Registado: terça abr 03, 2012 3:01 pm

Re: converter prius para phev

Mensagem por srecologico »

e_bike Escreveu: pois em Genebra quase todas as marcas apostavam em hibridos, e a Peugeot surge agora com hibridos diesel, o que para mim faz muito mais sentido.
Vamos clarificar, aqui trata-se de um PHEV PLUGIN HIBRYD ELECTRIC VEICHLE. o que é bem diferente de um hibrido normal.

Nem sequer vou referir os carros que muitas vezes são ditos hibrodos quando apenas têm um motor eletrico com sistema start/stop. isso não é nada. é ridiculo.

Os hibridos "normais" são uma treta de marketing. usam pequenas baterias, 2Kw e por aí, e obtêm a energia eletrica APENAS através da regeneração dos travões etc E NÃO permitem uma condução exclusivamente e eletricidade. Não são ecnomicos. Há carros a diessel que consomem menos do que um hibrido e que custam bem menos.
http://www.spritmonitor.de/en/evaluatio ... odels.html" onclick="window.open(this.href);return false; (Exemplo, um ford fiesta, um renault clio um skoda fabia a diessel consomem o mesmo que um prius hibrido)


Um PHEV por seu lado é um verdadeiro hibrido, é um carro que pode ser conduzido EXCLUSIVAMENTE em modo eletrico (não é bem verdade mas não faz muito sentido a meu ver, existem kits phev para outros hibridos que nao permitem a condução exclusivamente eletrica, por exemplo para honda civic ou honda insight) E QUE tem um sistema que permite abastecer as baterias internas através de uma fonte externa.
(daqui advem a limitação do prius e dos kits, alguns kits apenas permitem uma velocidade máxima de 54km/h em modo exclusivamente eletrico enquanto outros já permitem 115km/h)

Depois claro está, depende muito dos PHEV's, existem PHEV's com autonomias ridiculas a modo exclusivamente eletrico, tipo 15km, como é o caso do novo prius phev de série. Além disso são carissimos para o que oferecem.

Há vários tipos de PHEV, neste caso do prius phev e dos kits phev, existe um motor hibrido que permite uma condução de 3 tipos, exclusivamente a gasolina, exclusivamente a eletricidade, ou num modo hibrido em que o motor a gasolina é ajudado pelo "motor" eletrico.
O ampera por seu lado tem apenas um motor eletrico e permite uma condução exclusivamente eletrica. tem também, um gerador a gasolina que entra em acção para carregar as baterias quando se encontram abaixo de determinado nivel.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16151
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: converter prius para phev

Mensagem por serges »

Obrigado pelo esclarecimento. Concordo com a opinião... a minha é a mesma...

Mas porque raio não fazem isto ha mais tempo tibham a tecnologia... enfim...

Força srecologico... quero ver esse bolide a rolar alias muitos podem seguir este exemplo...

Mais uma vez pela partilha depois ainda lhe vou pedir conselhos... :)

Sent by Tapatalk with Motorola Defy.
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
srecologico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 101
Registado: terça abr 03, 2012 3:01 pm

Re: converter prius para phev

Mensagem por srecologico »

Mas converter é relativamente fácil. Há montes de kits montes de videos na net etc etc. o problema é mesmo a legalização da transformação em Portugal. Deram-me um contacto de alguem no IMTT para falar sobre o assunto, segunda vamos ver.
Isto nos outros países nem se coloca porque basta seguirem certas regras que é logo legal sem IPO nem nada. não sei se cá também é assim.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16151
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: converter prius para phev

Mensagem por serges »

Então depois elucida nos como será novela!!!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: converter prius para phev

Mensagem por Jorge Rocha »

Olá srecologico,

Muitos parabéns!
Até que enfim encontro este assunto a ser debatido, e com o objetivo de o tornar real a curto prazo!

Eu já ando a namorar esta mesma ideia, já faz tempo, mas ainda não surgiu a oportunidade.

Aviso já que poderei dizer coisas que poderão ser difíceis de realizar, mas eram os meus projetos... se se aprovitar alguma coisa já é bom!

Pelas medidas da sub-mala, (o compartimento que fica entre o pneu de reserva e a mala) que já tirei medidas e cubiquei, e daria para levar bem perto de 13Kw de LiFePO4, que na minha opinião já daria para fazer uns 100 kms (a velocidades muito moderadas).

A questão do bms, para a proteção das baterias, e uma vez que se trata de muitas células em série (64) sairia muito caro.
Seria então substituido por um pequeno sistema com a possibilidade de programação, podendo controlar apenas algumas das células, nunca as deixando levar aos limites extremos. Fazendo assim uma utilização entre os 30% e os 95% de sua capacidade.

Em relação à modificação da programação da velocidade (que deve vir limitada em modo 100% elétrico a uns 50 kms ou pouco mais), teria duas possibilidades:
Deixar simplesmente assim, e tentar fazer as viagens por fora das AE´s e IP´s, e apenas numa situação de maior necessidade utilizar os dois sistemas em conjunto CI+EV.

Ou arranjar solução para esse tipo de programação passar um pouco mais para cima, e poderia ser apenas até aos 80 km/h Mais do que isso as baterias poderiam aquecer e danificar. (temos que ver sempre a máxima potencia de débito do pack das baterias, com a potencia do motor em situações de maior esforço.

Ouvi falar que na Inglaterra faziam essas programações...

O facto de a tensão estar próxima da tensão da rede até poderia ser uma mais valia para a poupança no alimentador...
Uma boa ponte retificadora, em conjunto com o tal sistema de proteção das baterias (que falei em cima), poderia ser o suficiente para uma boa carga (12A 230v em 4 horas).

Continuação de bom trabalho!
Tudo por um mundo mais limpo!


civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1464
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: converter prius para phev

Mensagem por civic »

(Exemplo, um ford fiesta, um renault clio um skoda fabia a diessel consomem o mesmo que um prius hibrido)
Acho que está tudo correto, só não concordo com este tipo de afirmações, pois são no minimo ridiculas, será normal um clio gastar menos do que um laguna, também será normal um clio gastar menos que um prius, pois não são nada comparaveis. Ainda mais ridiculo é comparar preços só porque sim, ainda por cima de segmentos diferentes, um pouco menos de fanatismo é aconselhavel, dizer que hibridos são mais caros do que os diesel? digam-me um diesel mais barato do que o honda insight?
Nissan LEAF 2018 40kWh
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16151
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: converter prius para phev

Mensagem por serges »

Ui la vamos nos...

Civic é uma opinião e como tal respeita se siga se é com o projecto...

Sent by Tapatalk with Motorola Defy.
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1464
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: converter prius para phev

Mensagem por civic »

Claro que é uma opinião, embora descabida, só isso.
Nissan LEAF 2018 40kWh
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0


Autor do tópico
srecologico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 101
Registado: terça abr 03, 2012 3:01 pm

Re: converter prius para phev

Mensagem por srecologico »

civic Escreveu:
(Exemplo, um ford fiesta, um renault clio um skoda fabia a diessel consomem o mesmo que um prius hibrido)
Acho que está tudo correto, só não concordo com este tipo de afirmações, pois são no minimo ridiculas, será normal um clio gastar menos do que um laguna, também será normal um clio gastar menos que um prius, pois não são nada comparaveis. Ainda mais ridiculo é comparar preços só porque sim, ainda por cima de segmentos diferentes, um pouco menos de fanatismo é aconselhavel, dizer que hibridos são mais caros do que os diesel? digam-me um diesel mais barato do que o honda insight?
Vamos ter calma e não ser extremistas. Os dados são reais de utilizadores reais. Claro que não se pode levar tudo á letra. É obvio que existem dezenas e dezenas de modelos de clios fabias fiestas etc. E muitos outros de outros segmentos superiores ou inferiores. Alguns destes, sim, são mais ecnomicos do que um prius conduzido em condições REAIS. É um facto e não um argumento.

Obvio que podemos comparar por segmento (que é desde já um conceito abstracto) mas também podemos comparar por niveis de equipamento e por PREÇO. Com certeza que alguns não hibridos são mais baratos a longo prazo do que um hibrido. Tudo depende com o que se compara, com certeza que os hibridos serão muito mais baratos que outros modelos mas não são uma oferta por aí além.
Basta fazer as contas e comparar. Vou dar como exemplo o valor dado pelas marcas e 100.000km. Um prius 1.8 HSD custa 27.873€ e tem um consumo misto de 3,7L/100km. Considerando 1.8€/L = 3.700€ o custo total = 31.537€
Façam as vossas contas e considerações.

Uma coisa é certa todos queremos PHEV's mais baratos.

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: converter prius para phev

Mensagem por Jorge Rocha »

Qual será o tempo de aceleração dos 0 ao 50 km/h apenas com o modo elétrico?
Alguém sabe a potência do controlador que alimenta o motor do Prius?
Esse facto, em conjunto com o motor e as baterias, determina os melhores tempos possíveis...
Tudo por um mundo mais limpo!


civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1464
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: converter prius para phev

Mensagem por civic »

Não são ecnomicos. Há carros a diessel que consomem menos do que um hibrido e que custam bem menos
Isto é ser extremista, generalizar desta maneira pode ser compreendido num meio onde sejam leigos na materia, comparar um clio com um Prius é no minimo ser extremista para dar razão ao seu ponto de vista, pois se um prius custa mais de 27000€, um insight pode ser comprado por menos de 20000€, os consumos não são muito diferentes, agora ainda tens o jazz e o yaris no reino dos hibridos. Fico por aqui no capitulo de extremismos. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0


Autor do tópico
srecologico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 101
Registado: terça abr 03, 2012 3:01 pm

Re: converter prius para phev

Mensagem por srecologico »

Jorge Rocha Escreveu:Qual será o tempo de aceleração dos 0 ao 50 km/h apenas com o modo elétrico?
Alguém sabe a potência do controlador que alimenta o motor do Prius?
Esse facto, em conjunto com o motor e as baterias, determina os melhores tempos possíveis...
A potencia do controlador é limitada eletronicamente para reduzir o stress ás baterias internas. Basicamente os kits mais basicos enganam o sistema para este ficar a pensar que o veiculo está sem gasolina, forçando assim a condução em EV. Esta forma é limitativa em termos de velocidade e não é a ideal. só poucos kits têm outro sistema menos restritivos.
Dos 0 aos 50km/h em cerca de 8 segundos em modo EV.
A potencia do controlador realmente não sei.
Mas existe muita informação relativa a prestações dos kits etc.

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: converter prius para phev

Mensagem por Jorge Rocha »

srecologico Escreveu:
Jorge Rocha Escreveu:Qual será o tempo de aceleração dos 0 ao 50 km/h apenas com o modo elétrico?
Alguém sabe a potência do controlador que alimenta o motor do Prius?
Esse facto, em conjunto com o motor e as baterias, determina os melhores tempos possíveis...
A potencia do controlador é limitada eletronicamente para reduzir o stress ás baterias internas. Basicamente os kits mais basicos enganam o sistema para este ficar a pensar que o veiculo está sem gasolina, forçando assim a condução em EV. Esta forma é limitativa em termos de velocidade e não é a ideal. só poucos kits têm outro sistema menos restritivos.
Dos 0 aos 50km/h em cerca de 8 segundos em modo EV.
A potencia do controlador realmente não sei.
Mas existe muita informação relativa a prestações dos kits etc.
Muito obrigado!
Os 8 segundos aos 50 km/h já é um arranque muito bom!
Tudo por um mundo mais limpo!


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: converter prius para phev

Mensagem por marcopns »

civic Escreveu:
Não são ecnomicos. Há carros a diessel que consomem menos do que um hibrido e que custam bem menos
Isto é ser extremista, generalizar desta maneira pode ser compreendido num meio onde sejam leigos na materia, comparar um clio com um Prius é no minimo ser extremista para dar razão ao seu ponto de vista, pois se um prius custa mais de 27000€, um insight pode ser comprado por menos de 20000€, os consumos não são muito diferentes, agora ainda tens o jazz e o yaris no reino dos hibridos. Fico por aqui no capitulo de extremismos. ;)
Por estas e por outras é que o pessoal dos híbridos efectuou testes independentes devidamente documentados, em percursos feitos simultaneamente, lado a lado, e claro comparando carros do mesmo tamanho. Um Prius consome menos que um Megane 1,5dci 105cv, em auto-estrada 0,4L/100km em estradas nacionais 0,9L/100km.


Autor do tópico
srecologico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 101
Registado: terça abr 03, 2012 3:01 pm

Re: converter prius para phev

Mensagem por srecologico »

marcopns Escreveu:
civic Escreveu:
Não são ecnomicos. Há carros a diessel que consomem menos do que um hibrido e que custam bem menos
Isto é ser extremista, generalizar desta maneira pode ser compreendido num meio onde sejam leigos na materia, comparar um clio com um Prius é no minimo ser extremista para dar razão ao seu ponto de vista, pois se um prius custa mais de 27000€, um insight pode ser comprado por menos de 20000€, os consumos não são muito diferentes, agora ainda tens o jazz e o yaris no reino dos hibridos. Fico por aqui no capitulo de extremismos. ;)
Por estas e por outras é que o pessoal dos híbridos efectuou testes independentes devidamente documentados, em percursos feitos simultaneamente, lado a lado, e claro comparando carros do mesmo tamanho. Um Prius consome menos que um Megane 1,5dci 105cv, em auto-estrada 0,4L/100km em estradas nacionais 0,9L/100km.
Se quiserem posso fazer uma lista de carros mais ecnomicos que o prius. mas não vale a pena. não é este o porposito do projecto. se fosse para diminuir ao máximo o CUSTO TOTAL do veiculo seria apenas convertido pra GPL e já estava. uma conversão PHEV só começa a compensar se bem usado a partir dos 150.000km....
Claro que o custo mensal baixa drasticamente. em vez de passar a gastar 150€ passo a gastar 20 ou 30. claro que para chegar a esses valores tenho de gastar 8000.
mas enfim já me tou a repetir.


Adiante. Averiguei. No IMTT não souberam responder mas ficaram de me dar uma resposta. De facto não consegui perceber se realmente um KIT PHEV constitui uma TRANSFORMAÇÃO ao carro. no fundo não transforma quase nada a não ser o peso. transformará EVENTUALMENTE o tipo de combustivel. Foi isso que não sabiam. no fundo um hibrido, plugin ou não, consome energia electrica... ora, se for hibrido PLUG-IN pode consumir de uma fonte externa. Mas isso é relativo, também posso meter paneis solares no prius. confuso não?
A MEU VER, não têm nada que reclamar. nem em relação ao peso. se eu for ás compras, e carregar o carro de sacos, ou mesmo comprar um movel ou eletrodomestico pesado, o carro fica obviamente mais pesado. tal como se meter baterias, fica mais pesado. não é que o kit pese 1 tonelada. ora, também 5 gordos num carro podem fazer 500kg e o carro anda na mesma.
Outra cena é que, as baterias nada alteram. De origem o prius consegue guiar-se em modo EV (ok talvez alterações minimas não relevantes). Então, meter mais baterias, é semelhante a instalar um deposito de combustivel com maior capacidade.

Fiquei com receio. É um risco grande comprar o kit e depois não o poder utilizar, é que não é nada barato... e ninguem me garante que o possa usar. Imagine-se que seja impossivel de ser autorizado.
Depois não sei o que fazer, se instale o kit e ande normalmente e quem sabe até passa na boa na inspecção... nenhuma norma de segurança é alterada....
OU consideram que é TRANSFORMAÇÃO e acusam-me de xuning e tou lixado pra sempre com cadastro no IMTT por ser ganda manfio de andar aí a acelarar a 50km/h em eletrico.... -.- dos 0 aos 50 em 8segundos.
Ninguem me garante que a alteração seja aprovada pelo IMTT.
Estou a aguardar respostas do IMTT. a ver vamos.
Entretanto vou falar com os senhores da autosil a ver se são fx e me ajudam- Até os contractava para meterem o kit que eu quero. pagava a mão de obra.
a ver vamos......

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”