Ajuda em projecto Fotovoltaico

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder

Autor do tópico
RENOV21
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: quinta jul 16, 2015 3:28 pm

Ajuda em projecto Fotovoltaico

Mensagem por RENOV21 »

Olá,
Estou fazendo um pequeno projeto com um painel fotovoltaico, que está ligado a um controlador CMP12 /10A e a uma bateria de automóvel(nova) de 12V, 45A/h. Tenho também um diodo de 3A ligado no cabo positivo que sai do painel.

Preciso medir a tensão e a corrente a cada hora do dia.
Alguém pode dizer-me se estou fazendo as conexões correctamente?
Tenho o voltímetro ligado em paralelo com a bateria que me dá uma tensão de 18V
Já o amperímetro está ligado em série com o painel (no cabo positivo que sai do painel, depois do diodo e ligo o cabo preto do amperímetro ao + do controlador ) e não mostra nenhuma corrente.

Já testei o diodo, os multímetros, o painel e está tudo ok.
Pode ser o controlador que avariou ou estou fazendo algo errado na montagem?

Agradeço imenso a ajuda.


Alves10
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 198
Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Ajuda em projecto Fotovoltaico

Mensagem por Alves10 »

Boas, com essa informação é difícil adivinhar o que pode estar mal, mas 18V é logo algo que não deve estar bem. Dicas:
O voltímetro pode não estar a medir correctamente, a bateria com 18v devia estar a borbulhar bastante e para ter esta tensão tinha de estar a receber uma carga fortíssima que não deve ser o caso.
Podes ter algum borne da bateria que não faça o contacto correcto, isto explicava a corrente ser 0 e os 18v de tensão, como tens o circuito em aberto a tensão está no máximo. assim que houver carga por parte da bateria esta tensão deve descer para um intervalo entre 12 e 14V.
Por acaso não compras-te uma bateria nova daquelas que vem seca e depois tens de encher com o "liquido" e esqueceste-te de fazer esta parte?

Responder

Voltar para “Autoconsumo”