Zoe ze 40 intense flex

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico

Autor do tópico
jbdigit
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: domingo dez 18, 2016 12:06 pm

Zoe ze 40 intense flex

Mensagem por jbdigit »

Para começar, espero a entrega do meu primeiro ve durante a próxima semana se tudo correr bem.
Depois serão duas semanas intensas de testes, provas.
Vou tentar manter aqui um DB, para além do Facebook, YouTube, blog, etc.... depende do tempo e paciência disponíveis para por tudo em todo o lado.

Será o primeiro desta gama, a circular por Aveiro e arredores. Segundo me disseram, serei provavelmente o primeiro particular no mundo a ter um. Sei de uma empresa em Aveiro, que com a vinda do meu, adquiriu 12.... é de louvar

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Zoe ze 40 intense flex

Mensagem por t3lmo »

Parabéns pela opção!
Venha esse DB e toda a informação valiosa que será para todos por aqui!
Ficamos á espera de novidades ;)
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Zoe ze 40 intense flex

Mensagem por Emanuel Couto »

Meus parabéns!

Muitos km's com ele ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Zoe ze 40 intense flex

Mensagem por jmlflorencio »

Ainda hoje estive a olhar para este carro (olhar...no PC)! Bons Km com ele!


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Zoe ze 40 intense flex

Mensagem por O_volt »

Parabéns pela aquisição.
Sendo uma versão de aluguer não estás limitado em kms anuais?
E continuam a cobrar por cada carga rápida? Ou o teu é apenas semi-rápido de 22kw?
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+


Autor do tópico
jbdigit
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: domingo dez 18, 2016 12:06 pm

Re: Zoe ze 40 intense flex

Mensagem por jbdigit »

Regime de aluguer preve um número máximo de kms por ano, que ao ultrapassar serão cobrados ou ao ser menos serão devolvidos.
Cobrar por carga rápida? Não... liberdade de carregamento como qq outro, excepto ligação chademo.


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Zoe ze 40 intense flex

Mensagem por O_volt »

jbdigit Escreveu:Regime de aluguer preve um número máximo de kms por ano, que ao ultrapassar serão cobrados ou ao ser menos serão devolvidos.
Cobrar por carga rápida? Não... liberdade de carregamento como qq outro, excepto ligação chademo.
Ligação Chademo.....?
Então mas o Zoe não tinha sá carga semi rápida de 22kw AC!?
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+


Autor do tópico
jbdigit
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: domingo dez 18, 2016 12:06 pm

Re: Zoe ze 40 intense flex

Mensagem por jbdigit »

Tem menekes até 43kw


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Zoe ze 40 intense flex

Mensagem por O_volt »

A mennekes não tem nada a ver para o assunto dos protocolos de carga.
Sendo assim, tens o Zoe Q90 com motor Continental que te permite cargar até 43kw em AC.
É menos eficiente que o motor de origem Renault, o R90, mas pelos menos tens carga rápida.
Tenho muita curiosidade em saber se consegues usar os PCR por cá, pois há vários relatos que a Renault optou pela carga de 22kw por causa dos problemas conhecidos das cargas rápidas de 43kw.
Experimenta, tenho certeza que tudo irá correr bem, pois a Renault deve ter conseguido ultrapassar essas anteriores limitações.
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+


Autor do tópico
jbdigit
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: domingo dez 18, 2016 12:06 pm

Re: Zoe ze 40 intense flex

Mensagem por jbdigit »

Afinal só para a próxima semana é que me entregam o ze40. Até lá emprestaram um 240.
1as impressões ao andar sem limite de tempo de um test drive:
Pontos negativos:
-banco sem regulação em altura, apesar de o volante dar para regular. Como sou baixo, a dificuldade em ver a frente, em ter noção da distância que possa sobrar numa manobra, deixa-me sempre muito distante do obstáculo.
-não ter hipótese de armazenamento dos cabos de carregamento mais próximo da porta de carregamento, ter de andar sempre a abrir a mala e dar duas voltas ao carro

Positivos:
-Silêncio
-regeneração
-a facilidade intuitiva de adaptação

Próximos dias terei mais que dizer

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16147
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Zoe ze 40 intense flex

Mensagem por serges »

Os meus parabéns aguardamos contigo esse dito!

Força e já sabes fotos do mesmo:..

Obrigado pela partilha!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

esaraiva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: sábado jan 07, 2017 7:02 pm

Re: Zoe ze 40 intense flex

Mensagem por esaraiva »

Comprei um ZOE importado de França, também em regime de aluguer e já tive a primeira
surpresa: - nenhuma companhia me segura o carro contra terceiros por causa de uma
cláusula do aluguer da bateria que diz que o proprietário tem que ter um seguro de danos
próprios sobre o valor bateria.
Assim, todas as companhias que contactei me obrigam a fazer um seguro de danos próprios do carro
e, que coincidência! a mais barata é a AGEA, que está associada ao banco RCI que, por sua vez, é o
proprietário das baterias.
A vantagem é que o seguro pode ser pago mensalmente a acrescer ao aluguer da bateria sem mais
encargos. No meu caso o seguro ficou em €35 por mês porque o carro é de 2013, com um valor
de €11.500 e o da bateria é de €5.600. Assim, quem comprar um ZOE nas mesmas condições do meu
vai ficar a pagar €105 por mês de aluguer e seguro. É quase como se fosse um crédito!
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Eduardo Pimentel Saraiva
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Avatar do Utilizador

RSSilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 355
Registado: quinta fev 04, 2016 9:33 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Zoe ze 40 intense flex

Mensagem por RSSilva »

esaraiva Escreveu:Comprei um ZOE importado de França, também em regime de aluguer e já tive a primeira
surpresa: - nenhuma companhia me segura o carro contra terceiros por causa de uma
cláusula do aluguer da bateria que diz que o proprietário tem que ter um seguro de danos
próprios sobre o valor bateria.
Assim, todas as companhias que contactei me obrigam a fazer um seguro de danos próprios do carro
e, que coincidência! a mais barata é a AGEA, que está associada ao banco RCI que, por sua vez, é o
proprietário das baterias.
A vantagem é que o seguro pode ser pago mensalmente a acrescer ao aluguer da bateria sem mais
encargos. No meu caso o seguro ficou em €35 por mês porque o carro é de 2013, com um valor
de €11.500 e o da bateria é de €5.600. Assim, quem comprar um ZOE nas mesmas condições do meu
vai ficar a pagar €105 por mês de aluguer e seguro. É quase como se fosse um crédito!
Olá,

Com esses valores e a meu ver, retira uma das mais valias de um carro elétrico, que é o custo ao quilómetro.
E já agora,o seguro para as baterias inclui o valor da devolução das mesmas?
É que segundo o que me disseram, as seguradoras cobrem o valor das baterias mas não o do transporte para a fábrica que as recebe, ao que parece na América. Se assim for, pode contar com mais um milhar de euros (pelo mínimo).
Felicidades
Bem Haja!

55 Mkms numToyota Yaris GPL
42 Mkms eletrizantes num Nissan Leaf de 30kw
"Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim evitarás muitos aborrecimentos."
Confúcio


rdias1
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: domingo mai 24, 2015 2:07 am

Re: Zoe ze 40 intense flex

Mensagem por rdias1 »

O aluguer não faz sentido acima de tudo porque vai ser muito difícil vender algo com uma renda vitalícia.
Para os futuros proprietários de zoe ZE40 gostava de saber dos problemas de carregamento se eventualmente vierem a acontecer.

Pelo que se ouve dizer esta ultima versão é mais permissiva a redes eléctricas menos boas . No entanto gostava de ouvir vosso feedback.

No entanto deixo alguns conselhos :

A rede tem de ter boa terra. No mínimo 212 V e para ter uma eficiência aceitável carregar acima de 20 A em Monofasico.

Em PCR se possível segurem no cabo suportando o peso do mesmo na tomada menekes do carro no inicio do carregamento. A tomada tem o pino de comunicação um pouco curto e o peso do cabo faz com que muitas vezes não exista comunicação no inicio do carregamento. Ao fim do terceiro erro , muitas vezes torna-se impossível carregar.
Geralmente ao fim de 1 hora os erros apagam do carro.

Mas gostava de feedback sobre os carregamentos.


rdias1
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: domingo mai 24, 2015 2:07 am

Re: Zoe ze 40 intense flex

Mensagem por rdias1 »

jbdigit Escreveu:Afinal só para a próxima semana é que me entregam o ze40. Até lá emprestaram um 240.
1as impressões ao andar sem limite de tempo de um test drive:
Pontos negativos:
-banco sem regulação em altura, apesar de o volante dar para regular. Como sou baixo, a dificuldade em ver a frente, em ter noção da distância que possa sobrar numa manobra, deixa-me sempre muito distante do obstáculo.
-não ter hipótese de armazenamento dos cabos de carregamento mais próximo da porta de carregamento, ter de andar sempre a abrir a mala e dar duas voltas ao carro

Positivos:
-Silêncio
-regeneração
-a facilidade intuitiva de adaptação

Próximos dias terei mais que dizer
Infelizmente faz falta a regulação do banco. Também não gosto da posição de joelhos flectidos no banco traseiro. Duas falhas graves, a meu ver.´
O apoio central de braços devia ser de série e não um acessório caro.

Quanto aos cabos, aqui está uma ajuda para a resolução da arrumação :

http://renault-zoe.forumpro.fr/t7951-ra ... -de-coffre

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Avatar do Utilizador

esaraiva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: sábado jan 07, 2017 7:02 pm

Re: Zoe ze 40 intense flex

Mensagem por esaraiva »

RSSilva Escreveu:
esaraiva Escreveu:Comprei um ZOE importado de França, também em regime de aluguer e já tive a primeira
surpresa: - nenhuma companhia me segura o carro contra terceiros por causa de uma
cláusula do aluguer da bateria que diz que o proprietário tem que ter um seguro de danos
próprios sobre o valor bateria.
Assim, todas as companhias que contactei me obrigam a fazer um seguro de danos próprios do carro
e, que coincidência! a mais barata é a AGEA, que está associada ao banco RCI que, por sua vez, é o
proprietário das baterias.
A vantagem é que o seguro pode ser pago mensalmente a acrescer ao aluguer da bateria sem mais
encargos. No meu caso o seguro ficou em €35 por mês porque o carro é de 2013, com um valor
de €11.500 e o da bateria é de €5.600. Assim, quem comprar um ZOE nas mesmas condições do meu
vai ficar a pagar €105 por mês de aluguer e seguro. É quase como se fosse um crédito!
Olá,

Com esses valores e a meu ver, retira uma das mais valias de um carro elétrico, que é o custo ao quilómetro.
E já agora,o seguro para as baterias inclui o valor da devolução das mesmas?
É que segundo o que me disseram, as seguradoras cobrem o valor das baterias mas não o do transporte para a fábrica que as recebe, ao que parece na América. Se assim for, pode contar com mais um milhar de euros (pelo mínimo).
Felicidades
O seguro da bateria inclui a substituição imediata por uma nova quando a disponibilidade baixa dos 75%. A substituição
é feita na Renault da Boavista no caso do Norte. Em Lisboa é na Renault de Chelas.
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Eduardo Pimentel Saraiva
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Zoe ze 40 intense flex

Mensagem por jmlflorencio »

Boas.

Provavelmente até será pelo melhor ficar com um seguro de danos próprios num carro ainda 'tão' caro...

Quanto ao aluguer, qual é o limite de km associado? Fazemos já as contas ao custo por km, para tirar as dúvidas...

Bons km eléctricos!


Autor do tópico
jbdigit
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: domingo dez 18, 2016 12:06 pm

Re: Zoe ze 40 intense flex

Mensagem por jbdigit »

Relato de uma primeira experiência a sério, com fotos:

http://http://jbdigit.blogspot.pt/2017/ ... nomia.html

Transcrevo o texto aqui, mas copiar links das fotos, é um pincel....

8h30 da manhã, 5º graus Celsius, bateria a 100%, 292km de autonomia no guessometer.
Carro com 5 pessoas, mala cheia e vontade de passear.


Viagem iniciada junto à praia em Aveiro, com destino próximo a Castro Daire, 109km previstos no gps, sempre por Auto-estrada (A25 e A24), sem eco ligado, sem AC ligado, ligando somente a ventoinha de vez em quando, a 23º para desembaciamento do parabrisas, com cruise control fixo nos 96 km/h.


Chegados ao 1º destino, com 98,9km efectuados, restando xx% de bateria e 96km de autonomia no guessometer.

Pois, como é que se gastou tanto? Basta ver o gráfico de altimetria, a diferença de altitude, o facto do carro ir cheio, eco desligado, a temperatura exterior, a media efectuada.... mas tanto? Comecei a panicar pensando no regresso, sofrendo por antecipação, da ansiedade habitual provocada pelo medo da autonomia.




Saídos do 1º destino em direção ao centro histórico de Viseu, paragem no caminho para um piquenique fresquinho, mas debaixo de um sol maravilhoso e...


Chegada Viseu e a a procura de um ponto de carregamento, sendo facil a escolha, pois no electromaps, estavam todos funcionais, mas eram dos lentos (quando refiro dos lentos, sempre em Mennekes)

Ao estacionar, no 2º destino, junto à sé de Viseu, com 137,5km efectuados, restando 25% de bateria e 54km de autonomia no guessometer.


2h10 depois, verifiquei que já tinha 42% de bateria e 93km de autonomia no guessometer, mas tendo cerca de 93km para fazer de regresso, era muito à justa, tendo em conta onde pretendia ir no caminho.

Saímos do centro histórico, em direção ao Palácio do Gelo, para umas compras, aproveitando a informação no electromaps de que havia uma schuko disponível para carregar no parque subterrâneo.

Azar dos azares, não existe, pelo menos para o público, conforme me informaram os diversos seguranças que fui abordando. Ataque de ansiedade, pois tinha hora de chegada prevista e não podia falhar e a autonomia prevista era insuficiente, olhando para o que tinha feito até ali.

Mais uma busca ao electromaps e vejo que existe um ponto de carga acelerada a caminho de casa, com um ligeiro desvio de 1,5 km, no exterior de umas instalações da EDP, em Repeses, mas sinalizada como avariada por não conseguir efectuar leitura do cartão Mobi.e, já com report de umas semanas atrás.
Entretanto recordei que alguém num fórum havia dito que isso podia acontecer naquele​ ponto, mas que o segurança reiniciava atraves do disjuntor e que ficava tudo bem, decidi arriscar. Talvez isso tivesse sido feito há pouco tempo, ou até estivesse lá e fazia-o no momento.

Mais uma vez, azar dos azares, não funcionava, não havia ninguém no local, da mobi.e não conseguem aceder remotamente para fazer reset, e, aconselham-me o ponto mais próximo, no caminho do meu destino, mais propriamente no Instituto Politécnico de Viseu. Ponto de carga lento e ocupado por um Zoe.

Comecei a pensar e fez-se luz.

Tenho agora 94km para fazer, tenho 42% de bateria, 93km de autonomia previstos no guessometer, mas parte do percurso é agora a descer.
Se fizer um controle no acelerador, mantendo o consumo nas subidas baixo, eco ligado, aproveitando a regeneração ao máximo, pode ser que dê, já que não tinha tempo para ficar mais uma hora ou duas a carregar em Viseu num ponto de carga lento, fiz-me ao caminho.

A meio do percurso, já estava a coisa mais equilibrada.

À medida que ia aproximando do destino final, a autonomia prevista e os kms que faltavam fazer, distanciavam-se, sobrando autonomia.

Muito a medo, com ansiedade e panico de ficar a pé, cheguei ao destino com 22km de autonomia no guessometer, 8% e as medias finais da imagem.




237,2km feitos, 2h10 de carga lenta pelo meio.



Pede-se novo teste, autoestrada, mais plana, mais controlado no pé, modo eco e com mais experiência.

Entretanto ao pé de casa, arrisco testar um posto de carga "acelarada" e durante 1h00 carregou 33%..... tou piurso com esta velecidade de carga.


Aguardem novos episódios.


aljesus
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 105
Registado: domingo fev 13, 2011 11:23 pm

Re: Zoe ze 40 intense flex

Mensagem por aljesus »

Parabéns pela aquisição!
Para início de experiências, foi um passo demasiado arriscado!
Julgo que o pior foi ter utilizado o CC num percurso com declives acentuados...
O CC é muito útil em percursos planos.
Com declives será preferível utilizar o pé para evitar regenerar nas descidas, ganhando assim balanço para atacar as subidas sem ter que acelerar demasiado.
Boa sorte!

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16147
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Zoe ze 40 intense flex

Mensagem por serges »

Enfim a ansiedade é sempre grande com o electrico mas temos de ver a coisa de outra forma somos mais eficientes na condução e no trajecto

Muito obrigado pela partilha...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Automóveis”