Lavar o BD a seco

Local onde se pode colocar tópicos com receitas e protocolos.
Também serve para fotos e vídeos sobre as nossas experiências.
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Ex-lunatico
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 52
Registado: sexta mai 12, 2006 1:28 pm

Lavar o BD a seco

Mensagem por Ex-lunatico »

ja alguem exprimentou isto?
http://www.ukfueltech.com/biodiesel-mag ... ashing.htm

será que resulta?[/url]


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

eu não vou usar. esse sistema obriga a mudar filtros a toda a hora.
prefiro fazer com água.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Ex-lunatico
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 52
Registado: sexta mai 12, 2006 1:28 pm

Mensagem por Ex-lunatico »

fry, estou interessado nestes filtros, uma vez que se funcionarem bem, podem ser um complemnto ou substituirem a lavagem com agua.
mesmo que seja necessario mudar regularmente os filtros, desde que não sejam muito caros, tudo bem.
vou tentar recolher mais informações.
outra coisa que quero implementar é um filtro como os que usam nos postos de abastecimento, que fazem a retenção da agua.
deste modo é possivel assegurar que o bd está mesmo seco, e a sua utilização é segura.

tambem encontrei isto:

. identificação do produto


nome comercial
magnesol

registro no m.a
4.707



2. especificações técnicas


descrição
sulfato de magnésio heptahidratado

garantias
magnésio: 9%

aspecto físico




3. informações adicionais


principais aplicações


volume da emb.
sacos de 25 kg

embalagem

outro link interessante.
http://www.rti-inc.com/magnesol.htm

paarece que isto é utilizado para filtrar o oleo queimado, para ser novamente utilizado


barbas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 464
Registado: sábado abr 01, 2006 10:40 am
Localização: Carnaxide/Oeiras

Mensagem por barbas »

silicato de magnesio também é conhecido como pó de talco

é muito usado para limpar oleos alimentares e re introduzi-los nas fritadeiras.

fiz um pequeno teste a ver se limpava oleo usadp, mas até agora sem resultados práticos visiveis.
acho que o po talco que tenho não é bem selicato de magnésio.

o pessoal na net usa 2% por peso de oleo!

experimenta e conta-nos o teu resultado!

cumprimentos

barbas


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Mensagem por visitante »

vivam...

barbas...mas o pó de talco é utilizado como filtrante ?

eu estou á espera que me cedam uns litros de oleo usado para experimentar processos de filtragem..

e o que tenho idealizado é um sistema tipo cascata vertical..á falta de melhor termo..

1º uma rede com um certo calibre
2º outra rede com um calibre mais apertado
3º um tecido
4º areia sobre tecido

cada elemento filtrante apoiado numa estrutura reaproveitada das protecções frontais de ventoinhas que encontrei no lixo perto da oficina

cada estrutura dessas ficará através de suportes de diferentes alturas apoiada aos bordos de um tambor de 208 litros...

nesse tambor colocarei duas torneiras..uma rente ao fundo..a outra a cerca de 20 cms do fundo..sendo que interiormente entre as torneiras
estou a pensar colocar um disco metalico perfurado com o diametro interno do tambor...para evitar o efeito sucção entre as densidades que irão estar no interior do tambor...abrindo assim 1º a torneira superior...extraindo o oleo filtrado e depois a outra para retirar o "lixo"..por assim dizer..

um abraço
[***************]

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Ex-lunatico
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 52
Registado: sexta mai 12, 2006 1:28 pm

Mensagem por Ex-lunatico »

ja agora fernando, qual será a utilização desse filtro?
oleo vegetal usado?


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Mensagem por visitante »

vivam...

exactamente ...para filtrar oleo vegetal usado

um abraço
[***************]


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

esse sistema de filtrar por cascata é interessante. a viscosidade do oleo limita a aceleração da filtragem, e esse processo se for bem calculado, filtra 100 litros sem darmos qualquer assitência.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Filtragem

Mensagem por hynek »

também ando experimentar a filtragem do óleo usado. comprei um filtro para filtragem da água (corpo com cartucho). bobinei sobre o cartucho um rolo de papel higiénico e deixei ligado a um recipiente com torneira. a filtragem ocorreu por gravidade própria. 20 litros demoraram umas 2 horas.

precisava um conselho de como fazer teste do óleo filtrado - partículas, água, etc.

neste momento estou a idealizar um filtro, também na base do papel higiénico. um rolo tampa-se no meio e veda-se de maneira a forçar passar o óleo axialmente, por entre as folhas. se o papel estiver mais peludo (macio) possível, terá capacidade de filtrar muito bem as partículas microscópicas. também tem, supostamente, a capacidade de reter água. se resultar, seria um método fácil e barato.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


barbas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 464
Registado: sábado abr 01, 2006 10:40 am
Localização: Carnaxide/Oeiras

Mensagem por barbas »

viva,

o selicato de magnésio (po de talco) não é filtrante, tem de ser filtrado.

o po de talco tem a propriedade de se agarar à água e o que é mais interessante ao sabão e aos ffa.

tem de ser filtrado a 5 micron (minimo com adição de uma argila) ou 1 micron (ideal).

fazer passar o oleo por 1 micron não deve ser pera doce.


o facto é que existe máquinas disto dedicadas a recuperar oleo alimentar usado.

também é usado pela malta do biodiesel para evitar a lavagem por completo!

infelizmente não se dá bem com a glicerina pelo que o bio tem de ser decantado primeiro. (já agora para isto também já há solução, ha´uns tipos que fazem bio em 3 horas...)

tou doido para ir tentar com bio decantado mas tenho dificuldade com os filtros.

no oleo usado onde tentei o pó já assentou por comleto, visivelmente o oleo está na mesma, mas não posso garantir que não há particulas em suspensão.

tou a tentar arranjar magnesol, quando conseguir faço umas experiências ...

amigo escalavardo, a tal emrpesa do algarve que recicla oleos alimentares, será que nos pode ajudar?!

cumprimentos

barbas

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Ex-lunatico
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 52
Registado: sexta mai 12, 2006 1:28 pm

Mensagem por Ex-lunatico »

pois o problema é que não sabemos ao certo a composição do po de talco, povavelmente contem mais produtos, como, prefumes etc....

barbas, já exprimentaste tentar passar o bio depois de decantado por uma coluna de pó?


astronauta
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: quinta mai 04, 2006 12:59 pm

Mensagem por astronauta »

barbas,

em vez de pó de talco tenta encontrar silicato de magnésio heptahidratado.
já se sabe que nestas coisas a qualidade do produto é fundamental e provavelmente até se vende em alguma empresa de químicos mais em conta do que o magnesol (que é a mesma coisa com um nome comercial).

já ando há algum tempo de olho nisto, mas a forma de filtração é o mais dificil (a nivel caseiro) pois na industria utilizam-se filtros de placas e julgo que também em conjunto com terra de diatomáceas para ajudar a filtração.

aproveito para comunicar que este fim de semana experimentei uma abordagem diferente à pré lavagem: após decantar a glicerina acidifiquei 25% dela com ácido fosfórico a 10% (10ml/l de óleo) e voilá, após decantar novamente fiz a 1ª lavagem e nem vestígios de emulsão. acho que é esta a fórmula, mas tenho de testar mais vezes.

utilizei o método "foolproof" e esta é uma táctica lá descrita para facilitar a lavagem.

cumprimentos


barbas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 464
Registado: sábado abr 01, 2006 10:40 am
Localização: Carnaxide/Oeiras

Mensagem por barbas »

nadinha,

ainda não fiz nada, tenho estado muito ocupado a construir o processador de 100 litros e sinceramente não tenho tido mesmo tempo.

o meu problema é exactamente esse, não tenho maneira de o filtrar...

quando dizes coluna de pó estás te a referir ao po de talco, mas na net o que eu li é que o pó é para misturar a 2%, ou seja para 100 litros 2 kilos de pó e misturar bem. o resultado é uma pasta castanha espessa a que curiosamente os camones chamam cake, alias tá lá no site que referiste.

o pó é muito fino pelo que dificilmente se aguentaria nessa coluna, penso eu... (eu de filtros nao pesco nadinha)

a composição do pó que tenho é de facto magnésio mas acho que não é silicato e não faço a minima ideia da concentração, quando chegar a casa logo vejo. (imaginem la a cara da minha esposa quando me viu com o po de talco na cozinha... já não bastava o vinagre e o sal...)

estou a tentar encontrar magnesol (tm) (mesmo!) que até é capaz de trazer outras coisas...

no entanto tem de ser possivel encontrar silicato de magnesio (a x% ?) pois é um aditivo alimentar comum (e533x)

é começar a experimentar lunatico, vai dando noticias dos teus testes!

barbas


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

amigo astronauta

parabéns pelo teu desempenho neste forum.

ainda não fiz o processo ácido, por ter sido muito criticado pelos biodielers em outros foruns. claro que cada um pode atingir niveis de qualidade com receitas muito diversificadas. o importante é realmente no teste da garrafa não haver emulsões.

quanto á lavagem a seco, acho que é dificil para quem faz pequenas quantidades além de não se justificar. deve ser um processo que obriga ao consumo e substituição de vários filtros. não vou complicar o que é tão simples de se fazer com água.

só tive dificuldades em lavar na primeira experiência que fiz. todas as outras me tem corrido muitissímo bem. também tiro partido da resistência que tenho no processador o que facilita tudo.

da ultima vez nem usei os sprays, lavei enérgicamente recorrendo á circulação normal da bomba como se tivesse a fazer a transesterificação.

quando pretendo acelerar a separação da água da lavagem basta ligar a resistência a 40º e ....tá feito.

boas mistelas
Última edição por Fry em quarta mai 31, 2006 3:43 pm, editado 1 vez no total.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

amigo barbas, nunca vi uma empresa "ajudar" alguém..

e ao que parece que fazem, é apenas uma filtragem do óleo usado, que é obrigado a passar por um filtro com apenas alguns microns (não sei ao certo quantos).

ex-lunatico, esse método da coluna de pó parece bom, mas depois tens de arranjar um filtro suficientemente pequeno para não deixar passar o pó e suficientemente largo para deixar passar o bd.. achar os microns correctos parece-me um pouco difícil..
3º sócio novaenergia


astronauta
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: quinta mai 04, 2006 12:59 pm

Mensagem por astronauta »

fry,

também estou a pensar em não incluir sprinklers no reactor maior, pois até aqui tenho agitado sempre com o berbequim sem problemas.

no grandão tb vou utilizar apenas a bomba, que já adquiri. consegui uma de baixa potência (0,37 kw) e elevado caudal (18 m3/h, se calhar é demais mas posso controlar na compressão com uma válvula).

o preço foi elevado (200 euros + iva) mas é construida em inox 316 e pode bombear liquidos até 100ºc enquanto as bombas comuns podem funcionar no máximo até aos 60ºc (demasiado perto do limite).

cumprimentos


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

essa bomba é uma maquinão a fazer bd o processador é de quantos litros?

se fizeres a lavagem no mesmo deposito aproveitas a resistência para as lavagens, o que facilita imenso.

já agora não tens fotos para vermos?
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4


barbas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 464
Registado: sábado abr 01, 2006 10:40 am
Localização: Carnaxide/Oeiras

Mensagem por barbas »

escalavardo,

não era a empresa que pode, eu referia-me a vossa excelencia

arranja la o contacto deles para a gente telefonar para lá e perguntar se usam magnesol e onde compram ou se estão dispotos a venderem-nos uma pequena amostra.


astronauta
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: quinta mai 04, 2006 12:59 pm

Mensagem por astronauta »

o processador tem um volume total de 1000 litros e vou fazer tudo ali. tb é de inox e agora falta a tubagem, filtros e instalação eléctrica.

o fundo é côncavo e não cónico pelo que tenho algumas reservas....mas se até aqui decantava numa barrica metálica com umas marteladas no fundo, este tb terá de funcionar!!

por incrivel que pareça ainda não tenho máquina digital pelo que as prometidas fotos vão ter de esperar mais um pouco...

abraço

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Ex-lunatico
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 52
Registado: sexta mai 12, 2006 1:28 pm

Mensagem por Ex-lunatico »

pois o problema dos meus testes é que so podem ser feitos ao fim de semana, pois durante a semana um apartamento a coisa fica complicada.

no fim de semana passado, fiz uma experiencia, com 4l de oleo novo, obive uma boa separação da glicerina, mas na lavagem tive alguns problemas...
depois lembrei-me que nao fiz a lavagem a temperatura certa.
peguei em mais um bocado de bio e lavei, e desta vez ja consegui uma separação boa.
mas ainda tenho lá prai 4l por lavar, e tenho prai 200ml ja lavados, muito clarinhos
mas depois faço um post com mais info, e umas fotos.

barbas, pois não me tinha lembrado, acho que manter o pó em coluna vai ser complicado

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos”