Duvidas, muitas duvidas

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente
Responder

Autor do tópico
fasfa
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: segunda jul 23, 2007 6:30 pm

Duvidas, muitas duvidas

Mensagem por fasfa »

boas tardes, antes de mais peço desculpa se o que vou dizer é alguma barbaridade ou são duvidas a mais para uma pessoa que vem ao forum pela primeira vez. é que eu ja li muito mas parece que quanto mais eu ando a ler menos sei.

então é assim, vou construir uma moradia e com a legislação actual vou ter que colocar paineis solares obrigatoriamente. com essa situação começei a procurar, e vi que afinal as vantagens de ter um sistema deste é muito boa. por isso começei a pesquisar, depois de algumas horas a ler vi que existem modelos com paineis solares e uns modelos termodinamicos que funcionam com uma gás que são muito mais eficientes.
então a minha questão era, querendo eu mais do que aquecimento de aguas sanitárias ou seja aquecimento central é possivel faze-lo com um sistema termodinamico e que ao mesmo tempo me aqueça as aguas sanitárias? associado a este sistema terei de colocar outro em caso que este falhe como por exemplo a biodisel e electrico?
quais os custos quais as vantagens?

outra questão, em relação ao aqueciemento central, compensa colocar em vez de os radiadores, piso radiante? claramente o piso radiante é melhor mas a diferença de custos compensa? quais os custos por m2?

uma ultima questão (prometo q é a ultima), paineis fotovoltaicos, são caros mas compensa? poderei com estes fazer o aquecimento central e aquecimento de aguas sanitárias? quais os preços destes sistemas? terá muita manutenção?

como viram eu não percebo nada disto, quer dizer tenho uma ideias mas muito vagas, por isso gostaria de se fosse possivel darem-me umas dicas que a informação disponivel é muita mas n sabendo bem o que procurar é dificil...

um abraço e obrgado desde já a quem se deu ao trabalho de ler o meu testamento..

Avatar do Utilizador

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 899
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm
Localização: portugal

Mensagem por ventoinhas »

ha por ai muita informaçao ( opiniao dos membros)pesquiza por ai encontraras certamente depois a decizao é tua
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.


jcn.jnunes
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 123
Registado: quinta jul 19, 2007 5:26 pm
Localização: Olhão/Faro

Mensagem por jcn.jnunes »

caro fasfa,

quanto à parte dos sistemas de energia não renovável e da legislação em vigor ver: http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... c&start=20

o piso radiante requer menor temperatura de funcionamento (da água, refira-se), logo é melhor para o sistema solar pois não necessita de temperaturas altas mesmo em dias mais cinzentos.

quanto ao solar fotovoltaico, não é boa opção para aqs ou climatização devido ao muito baixo rendimento do sistema. de 1000 w/m2 de energia solar que atingem a superfície da terra, o solar térmico pode retirar entre 50 e 80% enquanto o fotovoltaico retira entre 12 e 17% (mais coisa, menos coisa).
a vantagem do solar fotovoltaico é poder vender electricidade durante o dia e comprá-la à noite em tarifa bi-horária.


cumprimentos,
joão nunes


Autor do tópico
fasfa
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: segunda jul 23, 2007 6:30 pm

Mensagem por fasfa »

então segundo o que eu percebi é que um sistema termodinamico com piso radiante é a melhor opção, pois permite um maior aproveitamento. sabem dizer-me mais ou menos os custos de um sistema destes para uma moradia de 250m2, n estou a pedir um orçamento mas é so para ter mais ou menos uma ideia.
quando se faz um aquecimento central baseado na energia solar teremos de ter umoutro sistema em paralelo, não vá este faltar n é? qual a opção?

eu sei q estou a ser chato, mas mais uma questão, existem marca e marcas destes sistemas e existem instaladores e instaladores (n sei se me fiz entender), será que me poderiam indicar marcas de confiança e empresas especializadas neste tipo de serviço que tenham conhecimentos?

obrigado mais uma vez pela vossa atenção


jcn.jnunes
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 123
Registado: quinta jul 19, 2007 5:26 pm
Localização: Olhão/Faro

Mensagem por jcn.jnunes »

caro fasfa,

peço que tome atenção numa coisa: um sistema termodinâmico não é um sistema solar! só poderá instalar um sistema solar que esteja certificado pela certif ou pela solarkeymark (é isto que encontrará escrito na legislação em vigor, decreto-lei 80/2006).

não irá encontrar nenhum sistema termodinâmico com qualquer destas certificações.

quanto ao apoio ao sistema solar: um sistema termodinâmico é uma opção; outras serão caldeira ou esquentador de chama modulante (chamados esquentadores solares) ou uma resistência eléctrica no depósito.
no entanto, se pretende utilizar piso radiante ou radiadores, esqueça a resistência eléctrica... tem um consumo inaceitável.

quanto aos instaladores, estes têm que possuir certificação emitida pela dgeg (direcção geral de energia e geologia). se os há honestos e aldrabões, não sei. acredito que possa haver ignorantes ou com pouca experiência, mas não serão certamente "burros" pois o exame no final do curso não é "pêra doce".

em relação às marcas ou empresas, pode apanhar uma boa marca com um mau instalador ou vice-versa. as marcas alemãs são as mais fortes no mercado nacional mas não quer dizer que outras não estejam à altura (italianas, australianas, nacionais, etc). a minha sugestão é pedir que lhe indiquem instalações executadas e possa, de algum modo, consultar a satisfação do cliente.

cumprimentos,
joão nunes


Autor do tópico
fasfa
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: segunda jul 23, 2007 6:30 pm

Mensagem por fasfa »

antes de mais obrigado @jcn.jnunes pelo teu tempo disponibilizado a tentar explicar-me as coisas. mas vais-me desculpar mas agora fiquei com mais algumas duvidas. é assim, como tu dizes e bem (e eu n disse) um sistema termodinamico n é um sistema solar, pois este não só aproveita do sol como de toda a temperatura que pode obsorver (vento, chuva, etc...). mas segundo a legislação actual eu terei de colocar um sistema solar ou poderei optar por um outro sistema de energias renováveis (eólica, termodinamico, etc..)?
um sistema de aquecimento central termodinamico, poderá servir para aquecimento de aguas sanitarias?
por ultimo (e mais uma vez desculpa ser chato) eu imagino que um sistema de aquecimento central termodinamico depende de muitas coisas (marca, tamanho da instalação, etc...) mas quanto custará mais ou menos um sistema destes (com piso radiante) para uma vivenda normal? é que eu não tenho nenhuma ideia dos custos de uma coisa desta.

cumprimentos
rui josé

Avatar do Utilizador

MacSousa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 148
Registado: quarta jul 04, 2007 11:36 am
Localização: Porto

Re: Duvidas, muitas duvidas

Mensagem por MacSousa »

fasfa Escreveu: então é assim, vou construir uma moradia e com a legislação actual vou ter que colocar paineis solares obrigatoriamente.
a colocação de painéis solares nas moradias é, julgo, uma boa opção. no entanto julgo que só é obrigatória a instalação de sistemas de energias renováveis (não necessariamente painéis solares) em edifícios de área de construção superior a (julgo que) 2000 m2.
é uma questão de se informar melhor. também há-de alguem surgir alguém neste forum a confirmar ou corrigir esta minha informação.
cumprimentos


Junglas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 61
Registado: quarta ago 22, 2007 11:40 am

Mensagem por Junglas »

típico... estão a pensar em soluções de aquecimento... mas para quê?

porque é que não se preocupam em construir a casa de forma a que não necessite de aquecimento/arrefecimento?

agora dizem "ah e tal é uma utopia"... utopia porquê? nos países nórdicos, a legislação existe a que existam perdas térmicas máximas nas casas, cerca de duas ordens de grandeza inferiores á nossa, ou seja, os materiais e revestimentos térmicos das habitações têm que ser melhores. é verdade que se gasta mais um bocado na construção, mas o que se poupa em energia é muito mais! o investimento tem retorno em poucos anos.

como és tu que vais construir a casa, começa por escolher um bom terreno. a fachada principal deverá estar voltada a sul e ter bastantes superfícies de vidro.

os quartos deverão estar na fachada nascente, a sala a sul e poente. a cozinha e instalações sanitárias na fachada norte, a cozinha por ser uma zona já de si quente, as is por ser uma estupidez ocupar fachadas solares com casas de banho...

deverás utilizar caixa de ar, com poliuretano projectado na parede interior e no exterior deverás utilizar uma solução que se baseia em esferovite.

o tijolo deverá ser tijolo de 11, pelo menos.

deverás ainda ter em conta que necessitas de sombreamento, isto é, ter varandas no piso superior, ou então ter um telhado que te faça o sombreamento.

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”