N U C L E A R , ficção ou realidade ?

Energia Nuclear

Autor do tópico
mtavares
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 199
Registado: sexta jun 16, 2006 12:24 am

N U C L E A R , ficção ou realidade ?

Mensagem por mtavares »

ola companheiros do forum,

será o nuclear necessário? no actual contexto global.

energia nuclear ,

representa utilizar uma rede eléctrica já existente.
representa preparar refeições a electricidade, e não a gas que é importado !
representa aquecer a casa com um vulgar aquecedor , cujo rendimento é 99,9 % , cuja aquisição é económica, nao se utilizando gasóleo de aquecimento, gas ou lenhas.
representa a viabilidade de produzir hidrogénio apartir da electrolise directa da agua, sendo este utilizado nos veículos automóveis. sem precisar-mos de importar o ouro negro que tanto utilizamos


ajudem-me sff a debater este assunto, que estou a ficar adepto do nuclear....

abraço a todos


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Mensagem por Ferra »

penso que o nuclear era uma boa possibilidade uma vez que podia ser nacional, no entanto acho que só se deve passar a essa possibilidade quando as possibilidades de energia renovável (também nacional) estiverem esgotadas. é apenas a minha opinião.
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Mensagem por Bluesky »

as centrais nucleares são dispendiosas, a manutenção do reactor é dispendiosa e o material radioactivo tambem acaba, tal como o petroleo. não entendo como isso possa ser uma alternativa. se o objectivo é usar as ogivas nucleares sovieticas como materia prima já existem centrais de sobra pela europa e america. e já nem falo em questoes de segurança e de poluiçao radioactiva, que vem desde a exploraçao mineira até ao rescaldo post-nuclear. tem soluçoes para isto tudo?


RPL
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 290
Registado: sexta jul 13, 2007 7:03 pm
Localização: Painça/Entroncamento/Carregado e agora Alhadas, Figueira da Foz
Contacto:

Mensagem por RPL »

plenamente de acordo, a nuclear só pode ser equiparada a centrais a carvão-supercritico e fuelóleo , devemos apostar no futuro, h2 solar mais baratinha para o pessoal, mais umas quanta eólicas , das ondas e espremer ainda mais as ccgt's, mas ccgt's não é futuro a mamarem 50000nm3/h de gás natural para darem 331mw...
Boas frituras
Rui Leal
Associado Nº-18


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Mensagem por Ferra »

blueskyh20 Escreveu:as centrais nucleares são dispendiosas, a manutenção do reactor é dispendiosa e o material radioactivo tambem acaba, tal como o petroleo. não entendo como isso possa ser uma alternativa. se o objectivo é usar as ogivas nucleares sovieticas como materia prima já existem centrais de sobra pela europa e america. e já nem falo em questoes de segurança e de poluiçao radioactiva, que vem desde a exploraçao mineira até ao rescaldo post-nuclear. tem soluçoes para isto tudo?
isso já foi discutido noutro post e a resposta é sim existem, mas nenhuma é melhor em termos de segurança e poluição que as que utilizam energia renovável.
em termos de custo as centrais a carvão e derivados de petróleo com a subida que se está a verificar, num futuro também vão ficar muito dispendiosas por causa do preço do combustivel.
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Mensagem por Bluesky »

de acordo ferra, mas em vez de soluções temporárias não seria melhor investir em soluções definitivas, por mais dificeis ou caras que aparentemente possam parecer?
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Mensagem por Ferra »

claro!!! por isso é que disse que só depois das possibilidades, no que toca a energias renovaveis, estarem esgotadas!
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Mensagem por Bluesky »

claro!!! por isso é que disse que só depois das possibilidades, no que toca a energias renovaveis, estarem esgotadas!
sim, mas há o custa da oportunidade, se está uma não está a outra, se uma é prioritaria a outra é secundaria e os fundos nao são elasticos. e já basta o petroleo para condenar as energias renovaveis, quanto mais agora o nuclear. seria mesmo a bomba h.


HLopes
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 452
Registado: terça mar 21, 2006 6:40 pm

Mensagem por HLopes »

vocês leram bem o que escreveram?

"quando as renováveis se esgotarem..."

meus amigos, quando as renováveis se esgotarem, não sei se ainda haverá alguém preocupado com questões energéticas...

definitivas? não há. renováveis? muito bem, há que continuar, mas necessitamos do nuclear para contrabalançar o preço final da electricidade.

a não instalação do nuclear vai-nos custar muuuuuuuuito caro... aliás, já custa.... importamos energia eléctrica de espanha que é fabricada numa central nuclear a 100km da fronteira... e importamos todo o petróleo e carvão, aos preços mais altos de sempre.

é só para mandar umas achas para a fogueira

resta sempre a esperança do desenvolvimento tecnológico, nomeadamente das fotovoltaicas, pois se atingirem um rendimento de 80%, conseguirão suprimir a procura. já vamos em 40%, já não falta tudo...

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

ele quis dizer "quando os recursos aproveitáveis das renováveis se esgotarem"

aproveitáveis = pelo preço aceitável

hoje as renováveis já estão altamente subsidiadas, custam a cada português 100 €/ano
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Mensagem por katzilla »

meus amigos

existem lobbys potentes actualmente no nosso país a tentar impingir que o nuclear é uma necessidade. tudo treta.
as fabricas de sines estão a trabalhar a meio gas e a fabrica de aproveitamento das ondas (não lembro o nome) está a trabalhar a 25%, a energia que produz vai inteirinha para a espanha, belgica e holanda. a energia produzida da fabrica das ondas existente em sines há mais de 20 anos dava por si só para alimentar os distritos de grândola, sines e santiago de cacém.
estamos dependentes em grande parte dos espanhois por sermos pequenos e sem voz, com politicos mediocres e fracos.
o nuclear está provado que não é solução, não é preciso dizer muito mais que isto:
qual o destino que se dá ao residuos nucleares?
são enterrados ou deitados ao mar. não existe até á data solução para os residuos. no subsolo são autenticas bombas e no mar mata tudo á sua volta, o que não morre é geneticamente alterado.
ainda acham ser uma boa opcção?

abraços


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Mensagem por Ferra »

hynek Escreveu:ele quis dizer "quando os recursos aproveitáveis das renováveis se esgotarem"

aproveitáveis = pelo preço aceitável

hoje as renováveis já estão altamente subsidiadas, custam a cada português 100 €/ano
exatamente. foi isso mesmo que quiz dizer!
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

katzilla Escreveu:meus amigos

existem lobbys potentes actualmente no nosso país a tentar impingir que o nuclear é uma necessidade. tudo treta.
as fabricas de sines estão a trabalhar a meio gas e a fabrica de aproveitamento das ondas (não lembro o nome) está a trabalhar a 25%, a energia que produz vai inteirinha para a espanha, belgica e holanda. a energia produzida da fabrica das ondas existente em sines há mais de 20 anos dava por si só para alimentar os distritos de grândola, sines e santiago de cacém.
estamos dependentes em grande parte dos espanhois por sermos pequenos e sem voz, com politicos mediocres e fracos.
o nuclear está provado que não é solução, não é preciso dizer muito mais que isto:
qual o destino que se dá ao residuos nucleares?
são enterrados ou deitados ao mar. não existe até á data solução para os residuos. no subsolo são autenticas bombas e no mar mata tudo á sua volta, o que não morre é geneticamente alterado.
ainda acham ser uma boa opcção?

abraços
estás a dizer mentiras e disparates usados por populistas demagógicos. tens uma visão muito estreita do problema, que é global. a áustria também é muito anti-nuclear e verde, mas importa 30% da sua energia a partir das centrais nucleares na frança.

o nuclear está provado que é a solução, ou mais exactamente, uma das soluções.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

e portugal também importa energia nuclear de frança.

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

orbis Escreveu:e portugal também importa energia nuclear de frança.
pois, os que são contra energia nuclear, afinal não se importam de usá-la....
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Mensagem por jmal »

hynek Escreveu:
orbis Escreveu:e portugal também importa energia nuclear de frança.
pois, os que são contra energia nuclear, afinal não se importam de usá-la....
sabes, a ignorância afecta.

quando se fala em nuclear pensa-se em chernobill, é a vida, só acho estranho os tugas continuarem a conduzir nas estradas, não entendo, todos os anos morrem milhares de pessoas nas estradas e mesmo assim continuam a ir para a estrada. estranho.....
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

catástrofe em chernobyl foi uma grande lição, mas, sobretudo, é preciso ter em conta o estado avançado de podridão da antiga ussr, onde já nada funcionava em condições. é como comparar uma bicicleta dos anos 60 com último modelo de bmw.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 899
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm
Localização: portugal

Mensagem por ventoinhas »

mas com o acidente de chernovill tiraram-se esperiencias a prova é que ultimamente nao tem havido acidentes . ja nas estradas portuguesas cada vez ha mais acidentes .contrariamente a outros paises onde cada ves se faz respeitar mais o codigo da estrada . e os acidentes cada ves sao menos
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.

Avatar do Utilizador

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 899
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm
Localização: portugal

Mensagem por ventoinhas »

mas com o acidente de chernovill tiraram-se esperiencias a prova é que ultimamente nao tem havido acidentes . ja nas estradas portuguesas cada vez ha mais acidentes .contrariamente a outros paises onde cada ves se faz respeitar mais o codigo da estrada . e os acidentes cada ves sao menos
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Mensagem por katzilla »

hynek Escreveu:estás a dizer mentiras e disparates usados por populistas demagógicos. tens uma visão muito estreita do problema, que é global.
em primeiro lugar não aceito que me chamem mentiroso, em segundo toda a gente sabe e está tudo documentado na internet (basta procurar) que o que escrevi é a verdade absoluta, em terceiro lugar para afirmares o que escreves é porque não sabes nada de nada e andas a mandar postas de bacalhau.
hynek Escreveu:o nuclear está provado que é a solução, ou mais exactamente, uma das soluções.
o que queres dizer é que é uma solução momentanea, mas tas-te a lixar para as gerações que se seguem.
por isso devo concluir que és solteiro, sem filhos e muito mal informado.

abraços

Responder

Voltar para “Energia Nuclear”