Mudar para BI Bosch
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Mudar para BI Bosch
caros amigos
venho deixar o meu testemunho do uso de ov
tenho lido todos os tópicos deste fórum de ponta a ponta, e muito tenho aprendido sobre o uso de ov directo.
tenho um peugeot 306 xad, que vinha equipado (por azar) com uma bi lucas.
com alguns post's e muita ajuda dos expert's aqui do fórum ( entre eles em especial hynek), aconselhei-me sobre a melhor forma de por o meu carro a usar ov sem no entanto correr riscos desnecessários.
sugeriram-me mudar de bi.
pareceu-me complicado... tratei de arranjar uma usada por 200€.
mecânico com o carrito e voilá, já rolava e ainda a puxar melhor que com a bi lucas.
no 1º depósito coloquei 30 litros gasóleo e 2 litros de oleo novo
n 2º depósito 30 litros gasóleo e 4 litros de oleo novo e 600cc de gasolina
até agora problemas 0
puxa melhor, e consome menos...
ainda é muito cedo para tirar conslusões, mas o saldo é positivo.
pretendo subir gradualmente conforme explica no inamovíveis, mas partir para um kit quanto antes.
ainda inseguro quanto ao kit de 1 depósito por permitir apenas concentrações de 50 a 60% no inverno...
o amigo hynek sugeriu-me eu tentar instalar o kit, mas pelo que analisei, é impossível, em parte por causa da instalação eléctrica. pois tenho medo de meter água................ e o que se pretende é meter oleo
ainda tenho algumas dúvidas sobre os esquemas de montagem, por exemplo:
vale a pena investir na válvula de purga de ar? qual a sua verdadeira importância?
qual a vantagem do uso das velas próprias para ov? vale a pena?
quero instalar o kit, logo que veja respondidas estas pequenas dúvidas.
tenho fácil acesso a oleo vegetal usado... e também estou a engenhar um esquema para fazer a sua filtração lavagem e secagem
cheguei à conslusão que os primeiros 2 são fáceis.
usando a receita do fry, filtrei o oleo 2 vezes usando umas pernas de calça de ganga, e aparentemente fica porreiro, no entanto não sei se a filtração chegará ao 1 micron que deveria.
a lavagem também foi fácil.... misturar água, agitar e decantação.......
o pior é a secagem.....
aqui tenho muitas dúvidas:
como é que sei que o oleo já está devidamente seco?
como é que sei que a lavagem foi eficiente?
pensei em arranjar uma resistencia de uma fritadeira.... ou então a solução da resistencia da máquina de lavar roupa... mas esta parte ainda está em falta.
deixo aqui o meu testemunho....
vou dar noticias sobre a continuação do uso de ov no meu carro...
quero rentabilizar o oleo usado, mas com segurança...
saudações
camaleo
venho deixar o meu testemunho do uso de ov
tenho lido todos os tópicos deste fórum de ponta a ponta, e muito tenho aprendido sobre o uso de ov directo.
tenho um peugeot 306 xad, que vinha equipado (por azar) com uma bi lucas.
com alguns post's e muita ajuda dos expert's aqui do fórum ( entre eles em especial hynek), aconselhei-me sobre a melhor forma de por o meu carro a usar ov sem no entanto correr riscos desnecessários.
sugeriram-me mudar de bi.
pareceu-me complicado... tratei de arranjar uma usada por 200€.
mecânico com o carrito e voilá, já rolava e ainda a puxar melhor que com a bi lucas.
no 1º depósito coloquei 30 litros gasóleo e 2 litros de oleo novo
n 2º depósito 30 litros gasóleo e 4 litros de oleo novo e 600cc de gasolina
até agora problemas 0
puxa melhor, e consome menos...
ainda é muito cedo para tirar conslusões, mas o saldo é positivo.
pretendo subir gradualmente conforme explica no inamovíveis, mas partir para um kit quanto antes.
ainda inseguro quanto ao kit de 1 depósito por permitir apenas concentrações de 50 a 60% no inverno...
o amigo hynek sugeriu-me eu tentar instalar o kit, mas pelo que analisei, é impossível, em parte por causa da instalação eléctrica. pois tenho medo de meter água................ e o que se pretende é meter oleo
ainda tenho algumas dúvidas sobre os esquemas de montagem, por exemplo:
vale a pena investir na válvula de purga de ar? qual a sua verdadeira importância?
qual a vantagem do uso das velas próprias para ov? vale a pena?
quero instalar o kit, logo que veja respondidas estas pequenas dúvidas.
tenho fácil acesso a oleo vegetal usado... e também estou a engenhar um esquema para fazer a sua filtração lavagem e secagem
cheguei à conslusão que os primeiros 2 são fáceis.
usando a receita do fry, filtrei o oleo 2 vezes usando umas pernas de calça de ganga, e aparentemente fica porreiro, no entanto não sei se a filtração chegará ao 1 micron que deveria.
a lavagem também foi fácil.... misturar água, agitar e decantação.......
o pior é a secagem.....
aqui tenho muitas dúvidas:
como é que sei que o oleo já está devidamente seco?
como é que sei que a lavagem foi eficiente?
pensei em arranjar uma resistencia de uma fritadeira.... ou então a solução da resistencia da máquina de lavar roupa... mas esta parte ainda está em falta.
deixo aqui o meu testemunho....
vou dar noticias sobre a continuação do uso de ov no meu carro...
quero rentabilizar o oleo usado, mas com segurança...
saudações
camaleo
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o único kit 1t que existe no mercado português é o do elsbett e deve permitir 90% mesmo nos piores dias. as outras aplicações que se comercializam e que consistem em esquemas de pré-aquecimento do combustivel sem adaptação das condições de injecção não permitem mais do que 30% nesta época.ainda inseguro quanto ao kit de 1 depósito por permitir apenas concentrações de 50 a 60% no inverno.
eu tenho 4 dessas instaladas no meu mercedes, embora nunca tivesse problemas em pegar antes de as instalar parece-me que são uma mais valia para quem abusa das percentagens ocasionalmente (quem abusa sistematicamente não há nada que lhe valha) e para quem tem kits 2t e realizou uma purga incompleta ou deixou o carro estacionado por mais tempo do que previa. para o preço que custam penso que são uma opção interessante por pôr o motor a funcionar eficientemente logo de inicio.qual a vantagem do uso das velas próprias para ov? vale a pena?
isso depende grandemente da preferencia de cada um. num sistema 2t quando o combustivel pode acabar inadvertidamente pode poupar-te o trabalho de estacionar para sangrar a meio de uma viagem. de resto, desde que os tubos estejam em condições e as ligações bem apertadas pode ser dispensável uma vez que a remoção de eventuais bolhas de ar não é uma tarefa complexa nem demorada. convém ainda ponderar a sua utilidade no caso de o carro ser utilizado por outras pessoas. este é o mais dispensável componente de um kit 2t e aquele que mais espaço ocupavale a pena investir na válvula de purga de ar? qual a sua verdadeira importância?
espero ter ajudado.
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oh manuelcar já agora diz me uma coisa, como se purga o sistema, pr ficar com o sistema sem bolhas, tenho varias duvidas a esse ponto, e como n quero fazer mer** podias me dar umas dicas, pode ser?
existe um parafuso por cima do filtro do gasoleo e abrindo o parafuso com o carro a trabalhar, quando sair gasol é pk ta purgado em termos de ar.
mas em termos de purga de combustivel por td o sistema???para qualquer mecanico deve ser trivial, ms como nos queremos poupar e aprender alguma coisa.......
existe um parafuso por cima do filtro do gasoleo e abrindo o parafuso com o carro a trabalhar, quando sair gasol é pk ta purgado em termos de ar.
mas em termos de purga de combustivel por td o sistema???para qualquer mecanico deve ser trivial, ms como nos queremos poupar e aprender alguma coisa.......
OV30 + Petro70 para já...
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mt camaleo, eu n considero isso um kit, mas sim um motor :pcamaleo Escreveu:amigo manuelcar
o kit de 1 depósito de que falo é o kit v1.1b que pela informação do site de vendas pode fazer 50% - 60% de inverno e 60% - 70% de verão
já agora esse kit ellsbert de 1 tanque... é coisa para custar quanto?
camaleo
o motor ellsbert é o unico motor no mundo que funciona quase a 100% a ovd
OV30 + Petro70 para já...
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eu estou a falar dos kits que eles produzem para alguns motores. tens que ver se é o teu caso. http://www.elsbett.com infelizmente os preços são elevados.
isso é verdade para os motores que vêm equipados com bomba de transferência, infelizmente em todos os outros ao abrir esse parafuso com o motor a rodar o que vai suceder é o ar entrar. nestes casos, a menos que o próprio filtro venha com uma bomba manual, o que se faz é intercalar uma pêra de borracha das que equipam os tanques dos barcos antes do filtro e utilizá-la para sangrar o circuito.
existe um parafuso por cima do filtro do gasoleo e abrindo o parafuso com o carro a trabalhar, quando sair gasol é pk ta purgado em termos de ar.
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Autor do tópico - Membro Dedicado
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caro sag
o elbertt não é necessáriamente um motor.
há kit's de aplicação com injectores etc...
esses é que custam os 690€, não é o motor completo.....
vê no site http://www.elsbett.com/
ok?
o elbertt não é necessáriamente um motor.
há kit's de aplicação com injectores etc...
esses é que custam os 690€, não é o motor completo.....
vê no site http://www.elsbett.com/
ok?
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recomendo prudência. pode fazer ov100 mas com gasóleo já não é grande coisa. aliás conheço alguns que também dizem que os kits deles permitem altas percentagens. eu não estou convencido disso....manuelcar Escreveu:+ instalação
mas faz ov100
diese nehmen die montage ab ca. 800 euro für sie vor. - qq coisa como montagem pelo preço até 800 €.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net
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desmontar os tubos
desmontar os injectores
montar novos injectores
retirar as velas de incandescencia
colocar novas velas de incandescencia
montar novo filtro de combustivel
montar permutador
ligar tês e mangueiras para os componentes acima
instalar aquecedor no corpo do filtro
instalar sonda de temperatrura
fazer as ligações eléctricas todas
ligar controlo na cabine
(não esquecer que o nosso clima não permite o retorno ao tanque)
devem ser 3 dias de trabalho x 8 horas cada dia.
no inamovivel dos nossos linques está alguma coisa sobre isto, com fotos e relatório da instalação.
desmontar os injectores
montar novos injectores
retirar as velas de incandescencia
colocar novas velas de incandescencia
montar novo filtro de combustivel
montar permutador
ligar tês e mangueiras para os componentes acima
instalar aquecedor no corpo do filtro
instalar sonda de temperatrura
fazer as ligações eléctricas todas
ligar controlo na cabine
(não esquecer que o nosso clima não permite o retorno ao tanque)
devem ser 3 dias de trabalho x 8 horas cada dia.
no inamovivel dos nossos linques está alguma coisa sobre isto, com fotos e relatório da instalação.
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Autor do tópico - Membro Dedicado
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Re: Mudar para BI Bosch
bom.... boas.....
actualizando a situação do meu carro
relembro um 306 xad de 1996.....
depois de mudar a bi lucas para uma bosch, comecei com a seguinte concentração
30l de gasóleo
4 litros de óleo
1/2 litro de gasolina
já rodei 2000 klm
sem qualquer adapatação e notei redução do consumo
até agora 0 problemas
vou no entanto instalar um kit com permutador e pretendo subir consideravelmente as concentrações...
quanto ao óleo usado já acumulei mais de 130 litros, já filtrado....
mas a secagem..... ainda não está operacionalizada como deve ser
espero que a experiência continue a ser positiva
vou dando notícias
actualizando a situação do meu carro
relembro um 306 xad de 1996.....
depois de mudar a bi lucas para uma bosch, comecei com a seguinte concentração
30l de gasóleo
4 litros de óleo
1/2 litro de gasolina
já rodei 2000 klm
sem qualquer adapatação e notei redução do consumo
até agora 0 problemas
vou no entanto instalar um kit com permutador e pretendo subir consideravelmente as concentrações...
quanto ao óleo usado já acumulei mais de 130 litros, já filtrado....
mas a secagem..... ainda não está operacionalizada como deve ser
espero que a experiência continue a ser positiva
vou dando notícias
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Autor do tópico - Membro Dedicado
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Re: Mudar para BI Bosch
bom agora sim... kit monotanque instalado com pré-aquecedor combinado e realimentação do retorno....
comecei a ov40 para testar mas vou subir esta concentração rápidamente
mas para ver fotos de como ficou ir a
http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... =18&t=6159
um dia inteiro de trabalho... ufa...
mas valeu a pena!!!!!!!!!!!
comecei a ov40 para testar mas vou subir esta concentração rápidamente
mas para ver fotos de como ficou ir a
http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... =18&t=6159
um dia inteiro de trabalho... ufa...
mas valeu a pena!!!!!!!!!!!