Mudar para BI Bosch

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
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Camaleo
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Mudar para BI Bosch

Mensagem por Camaleo »

caros amigos

venho deixar o meu testemunho do uso de ov

tenho lido todos os tópicos deste fórum de ponta a ponta, e muito tenho aprendido sobre o uso de ov directo.

tenho um peugeot 306 xad, que vinha equipado (por azar) com uma bi lucas.

com alguns post's e muita ajuda dos expert's aqui do fórum ( entre eles em especial hynek), aconselhei-me sobre a melhor forma de por o meu carro a usar ov sem no entanto correr riscos desnecessários.

sugeriram-me mudar de bi.
pareceu-me complicado... tratei de arranjar uma usada por 200€.
mecânico com o carrito e voilá, já rolava e ainda a puxar melhor que com a bi lucas.

no 1º depósito coloquei 30 litros gasóleo e 2 litros de oleo novo

n 2º depósito 30 litros gasóleo e 4 litros de oleo novo e 600cc de gasolina

até agora problemas 0
puxa melhor, e consome menos...

ainda é muito cedo para tirar conslusões, mas o saldo é positivo.
pretendo subir gradualmente conforme explica no inamovíveis, mas partir para um kit quanto antes.

ainda inseguro quanto ao kit de 1 depósito por permitir apenas concentrações de 50 a 60% no inverno...

o amigo hynek sugeriu-me eu tentar instalar o kit, mas pelo que analisei, é impossível, em parte por causa da instalação eléctrica. pois tenho medo de meter água................ e o que se pretende é meter oleo

ainda tenho algumas dúvidas sobre os esquemas de montagem, por exemplo:

vale a pena investir na válvula de purga de ar? qual a sua verdadeira importância?

qual a vantagem do uso das velas próprias para ov? vale a pena?

quero instalar o kit, logo que veja respondidas estas pequenas dúvidas.

tenho fácil acesso a oleo vegetal usado... e também estou a engenhar um esquema para fazer a sua filtração lavagem e secagem

cheguei à conslusão que os primeiros 2 são fáceis.
usando a receita do fry, filtrei o oleo 2 vezes usando umas pernas de calça de ganga, e aparentemente fica porreiro, no entanto não sei se a filtração chegará ao 1 micron que deveria.

a lavagem também foi fácil.... misturar água, agitar e decantação.......

o pior é a secagem.....

aqui tenho muitas dúvidas:

como é que sei que o oleo já está devidamente seco?

como é que sei que a lavagem foi eficiente?

pensei em arranjar uma resistencia de uma fritadeira.... ou então a solução da resistencia da máquina de lavar roupa... mas esta parte ainda está em falta.


deixo aqui o meu testemunho....

vou dar noticias sobre a continuação do uso de ov no meu carro...

quero rentabilizar o oleo usado, mas com segurança...

saudações

camaleo


manuelcar
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Mensagem por manuelcar »

ainda inseguro quanto ao kit de 1 depósito por permitir apenas concentrações de 50 a 60% no inverno.
o único kit 1t que existe no mercado português é o do elsbett e deve permitir 90% mesmo nos piores dias. as outras aplicações que se comercializam e que consistem em esquemas de pré-aquecimento do combustivel sem adaptação das condições de injecção não permitem mais do que 30% nesta época.
qual a vantagem do uso das velas próprias para ov? vale a pena?
eu tenho 4 dessas instaladas no meu mercedes, embora nunca tivesse problemas em pegar antes de as instalar parece-me que são uma mais valia para quem abusa das percentagens ocasionalmente (quem abusa sistematicamente não há nada que lhe valha) e para quem tem kits 2t e realizou uma purga incompleta ou deixou o carro estacionado por mais tempo do que previa. para o preço que custam penso que são uma opção interessante por pôr o motor a funcionar eficientemente logo de inicio.
vale a pena investir na válvula de purga de ar? qual a sua verdadeira importância?
isso depende grandemente da preferencia de cada um. num sistema 2t quando o combustivel pode acabar inadvertidamente pode poupar-te o trabalho de estacionar para sangrar a meio de uma viagem. de resto, desde que os tubos estejam em condições e as ligações bem apertadas pode ser dispensável uma vez que a remoção de eventuais bolhas de ar não é uma tarefa complexa nem demorada. convém ainda ponderar a sua utilidade no caso de o carro ser utilizado por outras pessoas. este é o mais dispensável componente de um kit 2t e aquele que mais espaço ocupa
espero ter ajudado.


Sag
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Mensagem por Sag »

oh manuelcar já agora diz me uma coisa, como se purga o sistema, pr ficar com o sistema sem bolhas, tenho varias duvidas a esse ponto, e como n quero fazer mer** podias me dar umas dicas, pode ser?

existe um parafuso por cima do filtro do gasoleo e abrindo o parafuso com o carro a trabalhar, quando sair gasol é pk ta purgado em termos de ar.

mas em termos de purga de combustivel por td o sistema???para qualquer mecanico deve ser trivial, ms como nos queremos poupar e aprender alguma coisa.......
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Camaleo
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Mensagem por Camaleo »

amigo manuelcar

o kit de 1 depósito de que falo é o kit v1.1b que pela informação do site de vendas pode fazer 50% - 60% de inverno e 60% - 70% de verão

já agora esse kit ellsbert de 1 tanque... é coisa para custar quanto?

camaleo


Sag
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Mensagem por Sag »

camaleo Escreveu:amigo manuelcar

o kit de 1 depósito de que falo é o kit v1.1b que pela informação do site de vendas pode fazer 50% - 60% de inverno e 60% - 70% de verão

já agora esse kit ellsbert de 1 tanque... é coisa para custar quanto?

camaleo
mt camaleo, eu n considero isso um kit, mas sim um motor :p

o motor ellsbert é o unico motor no mundo que funciona quase a 100% a ovd
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manuelcar
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Mensagem por manuelcar »

eu estou a falar dos kits que eles produzem para alguns motores. tens que ver se é o teu caso. http://www.elsbett.com infelizmente os preços são elevados.

existe um parafuso por cima do filtro do gasoleo e abrindo o parafuso com o carro a trabalhar, quando sair gasol é pk ta purgado em termos de ar.
isso é verdade para os motores que vêm equipados com bomba de transferência, infelizmente em todos os outros ao abrir esse parafuso com o motor a rodar o que vai suceder é o ar entrar. nestes casos, a menos que o próprio filtro venha com uma bomba manual, o que se faz é intercalar uma pêra de borracha das que equipam os tanques dos barcos antes do filtro e utilizá-la para sangrar o circuito.

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hynek
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Mensagem por hynek »

o kit de 1t elsbett, em questão, custa 690 € + iva + portes de envio
Um abraço
Hynek
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manuelcar
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Mensagem por manuelcar »

+ instalação
mas faz ov100

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Mensagem por Camaleo »

quer dizer que se consegue o kit ellsbert por 1000 euritos instalado no sítio?

mas o kit depende na mesma de uma bomba injectora bosch. certo?


Sag
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Mensagem por Sag »

camaleo Escreveu:quer dizer que se consegue o kit ellsbert por 1000 euritos instalado no sítio?

mas o kit depende na mesma de uma bomba injectora bosch. certo?
690+iva+portes(de um motor)+montagem=1000 nnc na vida

instalado no sitio????que sitiu, alemanha?
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Mensagem por Camaleo »

caro sag

o elbertt não é necessáriamente um motor.

há kit's de aplicação com injectores etc...

esses é que custam os 690€, não é o motor completo.....

vê no site http://www.elsbett.com/

ok?

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Mensagem por hynek »

manuelcar Escreveu:+ instalação
mas faz ov100
recomendo prudência. pode fazer ov100 mas com gasóleo já não é grande coisa. aliás conheço alguns que também dizem que os kits deles permitem altas percentagens. eu não estou convencido disso....

diese nehmen die montage ab ca. 800 euro für sie vor. - qq coisa como montagem pelo preço até 800 €.
Um abraço
Hynek
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Mensagem por manuelcar »

desmontar os tubos
desmontar os injectores
montar novos injectores
retirar as velas de incandescencia
colocar novas velas de incandescencia
montar novo filtro de combustivel
montar permutador
ligar tês e mangueiras para os componentes acima
instalar aquecedor no corpo do filtro
instalar sonda de temperatrura
fazer as ligações eléctricas todas
ligar controlo na cabine
(não esquecer que o nosso clima não permite o retorno ao tanque)
devem ser 3 dias de trabalho x 8 horas cada dia.
no inamovivel dos nossos linques está alguma coisa sobre isto, com fotos e relatório da instalação.

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Re: Mudar para BI Bosch

Mensagem por Camaleo »

bom.... boas.....

actualizando a situação do meu carro

relembro um 306 xad de 1996.....

depois de mudar a bi lucas para uma bosch, comecei com a seguinte concentração

30l de gasóleo
4 litros de óleo
1/2 litro de gasolina

já rodei 2000 klm

sem qualquer adapatação e notei redução do consumo

até agora 0 problemas

vou no entanto instalar um kit com permutador e pretendo subir consideravelmente as concentrações...

quanto ao óleo usado já acumulei mais de 130 litros, já filtrado....


mas a secagem..... ainda não está operacionalizada como deve ser


espero que a experiência continue a ser positiva

vou dando notícias


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Re: Mudar para BI Bosch

Mensagem por Camaleo »

bom agora sim... kit monotanque instalado com pré-aquecedor combinado e realimentação do retorno....

comecei a ov40 para testar mas vou subir esta concentração rápidamente

mas para ver fotos de como ficou ir a

http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... =18&t=6159

um dia inteiro de trabalho... ufa...

mas valeu a pena!!!!!!!!!!!

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