Lavagem de BD com Cal hidraulica

Local onde se pode colocar tópicos com receitas e protocolos.
Também serve para fotos e vídeos sobre as nossas experiências.
Responder

Autor do tópico
nautiluscb
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: terça jan 22, 2008 11:06 pm

Lavagem de BD com Cal hidraulica

Mensagem por nautiluscb »

alguém já experimentou lavar o bd com cal hidráulica ou mesmo com gesso ou inclusive com cimento.
tenho lido aqui no fórum que se utiliza muito silicato de magnésio pra fazer a lavagem do bd.
não sou químico, nem pra lá caminho, mas lembrei-me que talvez fosse viável utilizar algum deste "pós" que estão amplamente disponíveis no mercado a preços relativamente económicos.
todos eles reagem com a água que eventualmente possa existir no óleo usado, e com eles, também conseguimos retirar alguma água que ainda possa existir no final da lavagem. depois é só filtrar.

eu ainda não produzi nenhum lt de bd por isso é normal que tenha dito muitas babuseiras pelo meio.

agradeço coment's

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Lavagem de BD com Cal hidraulica

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas:

toda experiência é válida. temos aqui mesmo no forum, o caso do bio feito com sebo bovino. nada dava certo, até que o red baron, tentou fazer a reação à uma temperatura maior ( 70ºc ).
destaco que quando ele falou, todo mundo deu contra, pois o consenso é de que a temperatura tem que ser 55ºc. depois que repetimos os testes, chegamos à conclusão de que para o bio feito à partir de sebo, esse temperatura tem que ser mantida.

o mesmo pensamento pode ser feito ao seu post. entretanto, carece um pouco mais de prática de sua parte. faça um lote de bio, mesmo pequeno e adicione os produtos que entende ser viáveis, e depois poste os resultados.
assim se constroi conhecimento.
por isso estamos aqui, aprendendo e ensinando.

tenho feito testes com o pó de talco, que é um produto que por suas características quimicas, "absorve" as sujidades do bio e decanta no fundo do bidon.
tentei também a sílica trisyl, com ótimos resultados.
estamos precisando de mais colaboradores, para multiplicar os testes e relatar aqui.
topas ?

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

rikomen
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: sexta nov 23, 2007 7:05 pm
Localização: Brasil

Re: Lavagem de BD com Cal hidraulica

Mensagem por rikomen »

ola, tenho adicionado a cal, ja na mistura do etanol com a soda, e o resultado é imediato, logo apos colocar no recipiente de separação de fases, em menos de 1 hora o biodiesel fica limpo e transparente. mas ainda estou com dificuldade pois estou conseguindo somente 70% de recuperação, não consegui ainda o hidroxido de potásio, e o hidroxido de sodio não esta funcionando bem com o etanal.


Autor do tópico
nautiluscb
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: terça jan 22, 2008 11:06 pm

Re: Lavagem de BD com Cal hidraulica

Mensagem por nautiluscb »

qual é a percentagem que colocas? 2% 2,5%.

a minha intenção é retirar alguma da água que exista ou que se forme na reacção, pois a cal ou o gesso reagem com h2o, logo não atrapalham a reação.

depois da reacção completa, lava-se com h2o o bd e depois de decantar, introduz-se novamente cal / gesso para que este reaja com alguma h2o dissolvida.

assim acredito que obtenhamos um bd isento de água.


saudações ecológicas
nautiluscb

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Lavagem de BD com Cal hidraulica

Mensagem por RED BARON »

hidroxido de sodio não esta funcionando bem com o etanol.
boas:
já tentei fazer bio com hidroxido de sódio e nunca resultou, mais tarde li na net que o koh é mais solúvel e não provoca a formação de espuma e gel.
abraço.


Autor do tópico
nautiluscb
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: terça jan 22, 2008 11:06 pm

Re: Lavagem de BD com Cal hidraulica

Mensagem por nautiluscb »

a minha intenção é juntar óxido de cálcio (cal viva) ao oleo usado antes da reacção por forma a que este reaja com algum h2o residual.
depois de feita a reacção e da lavagem com h2o, para remover a mesma, volta-se a introduzir óxido de cálcio e este irá reagir novamente com alguma água, libertando o bd da indesejada água. depois é só filtrar o bd normalmente.

eu acho que poderá resultar. mas ainda não tive tempo de experimentar. por isso a minha ideia vale o k vale...

see u

nautilus

Avatar do Utilizador

rikomen
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: sexta nov 23, 2007 7:05 pm
Localização: Brasil

Re: Lavagem de BD com Cal hidraulica

Mensagem por rikomen »

como utilizo etanol, adiciono 6% de soda e 1% de cal, depois da reação, adiciono 5% de agua + 1% de cal, deixo agitar por 2 min, depois coloco para decantar, em 5 min esta completa a separação das fases, depois de 1 hora o bio esta limpido e transparente, com cheiro de oleo novo. o mesmo ocorre com a glicerina que fica sem cheiro.
obs: utilizo oleo de fritura.
ricardo

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Re: Lavagem de BD com Cal hidraulica

Mensagem por escalavardo »

nautiluscb Escreveu:a minha intenção é juntar óxido de cálcio (cal viva) ao oleo usado antes da reacção por forma a que este reaja com algum h2o residual.
depois de feita a reacção e da lavagem com h2o, para remover a mesma, volta-se a introduzir óxido de cálcio e este irá reagir novamente com alguma água, libertando o bd da indesejada água. depois é só filtrar o bd normalmente.

eu acho que poderá resultar. mas ainda não tive tempo de experimentar. por isso a minha ideia vale o k vale...

see u

nautilus
para quê tanto trabalho?? se deixares o óleo a assentar uns dias, mesmo que o óleo tenha água, concerteza será residual, pouco significativa.. não faz sentido andares preocupado em retirar a água antes..

já na parte do bd, é uma hipotese a considerar.. irás é ter muitos problemas para filtrar isso..
3º sócio novaenergia

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Lavagem de BD com Cal hidraulica

Mensagem por jmal »

rikomen Escreveu:como utilizo etanol, adiciono 6% de soda e 1% de cal, depois da reação, adiciono 5% de agua + 1% de cal, deixo agitar por 2 min, depois coloco para decantar, em 5 min esta completa a separação das fases, depois de 1 hora o bio esta limpido e transparente, com cheiro de oleo novo. o mesmo ocorre com a glicerina que fica sem cheiro.
obs: utilizo oleo de fritura.
ricardo

olá, não te importas de explicar o processo mais ao detalhe, como é que a cal lava o bd ?
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Carlos Filho
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registado: sábado jan 24, 2009 3:14 pm
Localização: Remanso-BA, Brasil

Re: Lavagem de BD com Cal hidraulica

Mensagem por Carlos Filho »

olá, espero que esteja tudo bem com vocês. sou químico, professor e sou novo aqui no fórum. não tenho tanto conhecimento sobre biodiesel como vocês (realmente conhecem o assunto) por que nunca tive contato com o mesmo (principalmente por não ter tempo), mas me interesso muito pela produção do mesmo, é sem dúvida, uma iniciativa honrosa. bom, mais vamos aos comentários:
- qual seria o processo indicado para retirar o sal do óleo (proveniente de coxinhas, pasteis, carnes, frituras em geral, etc), no caso de se usar óleo de fritura?
- quanto ao reator, é necessário colocar algum escape (com o aumento da temperatura, a pressão de vapor dentro do reator iria aumentar consideravelmente)?
- alguem aí do fórum já tentou fazer algum tipo de prensa para extrair o óleo?
- uma outra questão interessante é quanto a colocação do combustível dentro do tanque do carro, em quantidades menores dá-se um jeito, mas em quantidades maiores, alguém já pensou em algum tipo de bomba (a mesma do reator pode ser utilizada)?
- vocês já ouviram falar em purolita pd 206 para lavagem à seco?
espero não estar abusando da boa vontade de vocês e fico muito grato pelas informações.
atenciosamente,
carlos filho.
ps.: se puder ajudar com alguma coisa, fico a disposição.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Lavagem de BD com Cal hidraulica

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas carlos
- qual seria o processo indicado para retirar o sal do óleo (proveniente de coxinhas, pasteis, carnes, frituras em geral, etc), no caso de se usar óleo de fritura?
se for fazer biodiesel, o sal acaba saindo primeiro na decantação, junto com as demais sujeiras existentes no óleo. depois sai junto com a glicerina e por fim, se sbrar, acaba saindo na lavagem, tanto com água, como à seco.
- quanto ao reator, é necessário colocar algum escape (com o aumento da temperatura, a pressão de vapor dentro do reator iria aumentar consideravelmente)?
os reatores que indicamos, sempre usa-se ele de forma aberta. eventualmente, usamos ele fechado para destilação do metanol, mas em qualquer caso de uso de reator fechado, deve-se sempre possuir pelo menos 2 válvulas de segurança, que rompem acima de determinada pressão.
- alguem aí do fórum já tentou fazer algum tipo de prensa para extrair o óleo?
é o meu sonho construir uma prensa. chegamos a abrir tópicos sobre isso, mas não evoluiu. a prensa é uma coisa simples, o segredo está no eixo helicoidal, mas faltou quem tivesse paciência para explicar o funcionamento.
- uma outra questão interessante é quanto a colocação do combustível dentro do tanque do carro, em quantidades menores dá-se um jeito, mas em quantidades maiores, alguém já pensou em algum tipo de bomba (a mesma do reator pode ser utilizada)?


bomba de transferência, elétrica de 12 volts, ou colocar o tanque mais alto para descer por gravidade.
- vocês já ouviram falar em purolita pd 206 para lavagem à seco?
não, se tiver informações, abra um tópico sobre o assunto.
espero não estar abusando da boa vontade de vocês e fico muito grato pelas informações.
aqui é um grupo que se ajuda e partilha conhecimento. você, com conhecimentos de quimica e sendo professor, pode ajudar muitas questões, especialmente na parte de reações.

você recém chegou, mas jpa sabe como encontrar aquilo que busca. vais encontrar por aqui muita explicação e também muitas dúvidas. participe, aprenda e ensine. afinal é isso que fazem bons professores.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


Carlos Filho
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registado: sábado jan 24, 2009 3:14 pm
Localização: Remanso-BA, Brasil

Re: Lavagem de BD com Cal hidraulica

Mensagem por Carlos Filho »

luciano,
valeu conterrâneo, obrigado pelo incentivo e pela força. aprendi muito com vocês (apesar de ser químico nunca tive contato com biodiesel) e o que descobri, posto no fórum. esse tipo de conhecimento deve ser partilhado, estamos juntos nessa batalha. fazendo minhas pesquisas encontrei um site (www.purolite.com.br) fazendo referência a essa resina:

benefícios da purolite pd 206
baixo custo operacional
alta capacidade de remoção de multi-componentes
melhora a qualidade do b100 para atender as especificações
astm d6751 ou en i4212, que são mais restritas que as normas
brasileiras
possibilita o aumento de produção
fácil de implementar ou adaptar em processos existentes
menor geração de detritos
operação de baixo gasto energético (eficiente em temperatura
ambiente)
aplicável para processos contínuos ou em batelada
sem adicional processo de filtração

se não for propaganda enganosa, pode ser de grande ajuda!
você conhece algum processo eficaz para retirar água do etanol (mesmo sendo higroscópico, queria testar algumas substâncias)
- usar cao para produzir ca(oh)2?
- usar benzeno (menos provável pois o mesmo é muito tóxico)?
- usar etilenoglicol (etan-1,2-diol - com o problema de encarecer o processo)?
onde você comprou silicato de magnésio? qual é a quantidade colocada por litro? por quanto tempo se deve agitar? coloca-se a que temperatura? para etanol é melhor koh?
desculpe a saraivada de perguntas!
carlos filho.
ps.: vi uma postagem sua sobre o problema da solidificação do bio feito com gordura animal em temperaturas baixas, que tal tentar usar uma substância exotérmica?

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos”