Mistura com óleo vegetal é um perigo!!!!!!!!!!!!!!!

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.

JP.M
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: segunda jul 03, 2006 10:53 pm

Acroleína

Mensagem por JP.M »

pesquisei um pouco e encontrei muitas coisas interessantes acerca da acroleína. entre elas isto:

http://es.wikipedia.org/wiki/acrole%c3%adna

é necessário investigar mais sobre o assunto e se for possível de alguma maneira minorar ou eliminar a produção de acroleína tanto melhor, mas pelos vistos anda para aí muita no ar e não é só produzida na combustão de ov.


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

não temos conhecimentos suficientes para comentar este aspecto da combustão do oleo vegetal. de qualquer forma importar observar que, do ponto de vista dos interesses comerciais não existe um lobby do ovd. existe um para o gasoleo, um para o biodiesel, mas o ovd não interessa a ninguém. este combustivel não tem nenhum interesse comercial ao nivel do abastecimento automóvel, pelo contrário, se alguem quiser especular com os preços, os consumidores voltam todos aos supermercados.
portanto, do ponto de vista da industria de combustiveis o ovd é apenas um empecilho ao consumo dos produtos cuja venda lhes enche os bolsos. isto em portugal ainda não é nada, mas num país como o brasil, se a moda pega alguem fica a arder. de qualquer forma é um tema interessante de se seguir, andamos todos a referir as enormes vantagens do consumo do ovd mas pode acontecer que não sejam só vantagens.


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Mensagem por Tó Miguel »

então e os combustiveis fóssei curam o cancro
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Avatar do Utilizador

padrinho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 129
Registado: sexta ago 04, 2006 4:40 pm
Localização: Faro/Algarve

Mensagem por padrinho »

se o gasoleo é tão melhor ke o ov então calhando é melhor começarmos a fritar batatas com gasoleo.....
M.B 200D 1989 650.000 Klms
OVD 50%/25%.45.000Klms


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Mensagem por Tó Miguel »

e já agora beber um cópo de gasolina em cima das refeições para arrebater
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Mensagem por Tó Miguel »

por mim os combustives fósseis, estão acabados e não á retorno na minha decisão
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
faria
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: quinta jun 29, 2006 4:35 pm

Mensagem por faria »

boas, acredito que nenhuma queima, seja do que for, é inocua para o ambiente...
se por ventura o ovd emitir um poluente a mais que o diesel, mas emitir 10 a menos... continua a ser uma solução preferivel! a noticia vale o que vale... mas realmente não interessa a ninguem (a n ser a nós) que a moda do ovd pegue... por isso é preciso lançar o "panico"!

a principio fiquei um bocado preocupado, (não tanto pela minha saude em particular, já que sou fumador e devo engolir muito mais porcaria que akela k sai do escape do meu rr), mas mais por uma questão de "consciencia social"! agora já tou como o tò... será que devia começar a cozinhar com diesel...

abrraço


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Mensagem por Tó Miguel »

pois é faria para os incredulos, nada melhor que fazerem a experiência e podem começar por fritar batatas com gasóleo, pode ser que baixe os niveis de colestrol no sangue
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Mensagem por Tó Miguel »

actualmente o ov vai para os injectores do meu carro a 80 graus mais a temperatura de combustão deve rondar os 120 penso que já fica pouco por queimar
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Avatar do Utilizador

tractortp
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 79
Registado: quarta mai 10, 2006 4:33 pm

Mensagem por tractortp »

a temperatura da combustão interna dos motores diesel ronda os 600 graus celcius, acredito que à essa temperatura a acroleína não faça tão mal.....

Avatar do Utilizador

padrinho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 129
Registado: sexta ago 04, 2006 4:40 pm
Localização: Faro/Algarve

Mensagem por padrinho »

e os gases provenientes dessa keima siem palo cano de escape e não para dentro do habitaculo.........
e entre o petroleo e o ov..............
são os lobbies a funcionar.....
M.B 200D 1989 650.000 Klms
OVD 50%/25%.45.000Klms

Avatar do Utilizador

Sa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 237
Registado: quarta set 13, 2006 11:51 am
Localização: BERÇO DO LEITÃO À BAIRRADA

Mensagem por Sa »

faria Escreveu:então confirma-se??

a ser assim está posta em causa a utilização de ovd!

se se confirmar, com muita pena minha, vou ser obrigado a parar com a utilização de ovd no meu rr!
o assunto é muito sério para facilitar ou levar de animo leve...

fico a aguardar comentários...

abrraço
boas
sou menbro a pouco tempo e acabei de chegar a este topico.
alguem me sabe dizer onde posso encontar este relatorio.sera que alguem acredita numa palhaçada destas.
nao sou ecologista mas tento ser o mais possivel amigo do ambiente [e da carteira ),por isso inetressa-me o ovd.
a quercus é uma ssociaçao financiada pelo estado e por empresas privadas entre as quais petroliferas. se nao sabem os senhores directores destas associaçoes ganhao pequenas fortunas que nem nos passa pela cabeça. tanto papel gasto em notas nao sera anti-ecologia.
podem pensar que estou contra estas associaçoes, mas nao estou, estou so irritado com o tamanho destes lobbies, se nao vejamos:
o g.p.l. nao é bio combustivel mas lança para a atmosfera uma pequena parte das emissoes comparando com a gasolina e gasoleo. alguem viu a querqus a defender o seu uso. nao
a uns anos em junto ao porto de aveiro projectou-se um parque eolico, nunca se chegou a concluir o projecto, sabem porque? justificaçao : o tamannho das pas dos aerogeradores iria interferiar no caminho das gaivotas, coitadinhas nao podiao passar ao lado. entao e preferivel queimar petroleo para produzir a nossa preciosa electricidade. podiamos ter sido pioneiros nesta energia na pnisula iberica mas nao temos que andar sempre ao reboque dos ouros.
em trás os montes passou-se o mesmo, coitadinhos dos passarinho, nao conseguiam o nó de acesso ao ip4.
estes sao so alguns exemplos destes lobbies quew nos impedem de tentar proteger o nosso meio, e que o dinheiro tambem e preciso para eles e nao se podem dar ao luxo de perderem as sua percentagens.
isto aplica-se a qualquer outra associaçao do mesmo genero, estou contra a maior parte delas.
continuemos o nosso caminho ecologista passando por cima destes lobbies, sejamos fortes e coesos. viva o ovd o biodiesel e tambem o gpl, porque nao.
ate logo


P.Almada
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 31
Registado: terça mai 30, 2006 1:53 am
Localização: Lisboa

Mensagem por P.Almada »

sa, quando dizes:

" quercus é uma ssociaçao financiada pelo estado e por empresas privadas entre as quais petroliferas."

posso saber de onde é que soubeste essa informação?

peço desculpa, mas para primeiro post, puseste muita teoria de conspiração ai pelo meio...

adiciono que conheço muita gente na quercus, a vários niveis de administração. pode-se dizer que não é uma associação idilica, mas dai a dizer que são fantoches das gasolineiras, peço desculpa, não passa de conjectura descabida.

edit nº 2:
http://www.ambienteonline.pt/noticias/d ... a1240e0ff5
Última edição por P.Almada em quarta set 13, 2006 1:50 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
faria
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: quinta jun 29, 2006 4:35 pm

Mensagem por faria »

boas
sou menbro a pouco tempo e acabei de chegar a este topico.
alguem me sabe dizer onde posso encontar este relatorio.
ora ai está uma boa pergunta... a resposta que citas-te(minha), vinha na sequencia de um post. logo acima do meu, que remetia para um estudo realizado no brasil!! parece que o autor do post resolveu apaga-lo!
a confirmar-se, não axo correcto que o tenha feito, 1º porque o topico deixa de fazer sentido! 2º, porque não é a esconder ou "camuflar" o problema que ele deixa de existir... 3º porque vai contra as "regras do forum"
estamos aki para debater e aprender, se o estudo vai contra os nossos interesses, paciencia, cabe-nos verificar a sua validade e tirar as nossas conclusões... agora "apagar" e fazer de conta que nunca se ouviu falar é que não me parece correcto...

como se pode verificar pelas restantes respostas, todos ficamos com a sensação de que este estudo estava realmente relacionado com o lobie anti ovd e pro-petroleo... seja como for, aki vai o tal "estudo" :

"o óleo de soja misturado diretamente ao diesel, como vem sendo adotado por alguns produtores rurais de mato grosso, é altamente cancerígeno e proibido por lei. o alerta foi dado, no dia primeiro de junho, pela superintendente de qualidade de combustível da agência nacional de petróleo (anp), maria antonieta andrade de souza, e pelo coordenador de química e pesquisador da uiversidade federal de mato grosso (ufmt) evandro luiz dall‘oglio.

ambos participam do seminário de biodiesel br2006 “novas perspectivas”, que ocorreu até o dia 2, no centro de eventos do pantanal. de acordo com o pesquisador, o motor 5d não tem força de compressão necessária para queimar o óleo vegetal, que acaba acumulando um subproduto da glicerina queimada, a acroleína, uma substância altamente prejudicial à saúde humana e ao meio ambiente.

“esse procedimento é um desastre, uma questão de saúde pública. o governo federal deveria fazer um comunicado nacional sobre as implicações de misturar óleo vegetal in natura diretamente no diesel”, sugeriu o coordenador da ufmt. a superintendente da anp afirmou que a agência não tem o poder de controlar a qualidade do biocombustível utilizado para o consumo próprio, a intervenção ocorre somente naqueles destinados à comercialização. “estou fazendo o alerta de que o uso do óleo de soja como vem sendo feito é proibido, pois produz agentes tóxicos cancerígenos comprovados cientificamente”, advertiu maria antonieta.

para reduzir o custo da produção agrícola e garantir renda num cenário hostil para a agricultura, com o dólar baixo, o preço do diesel muito alto e o endividamento, agricultores de mato grosso passaram a utilizar o óleo de soja diretamente no motor das máquinas.

além de sério danos à saúde e ao meio ambiente, o coordenador de química adverte que o uso de óleo vegetal puro, em longo prazo, destrói completamente o motor.

segundo a superintende da anp, o biocombustível é uma matriz energética que precisa ser produzida dentro das especificações legais. “a anp publicou novas resoluções quanto a produção, a distribuição e a armazenagem do produto. o biodiesel precisa ter qualidade e uma identidade desde a origem até o consumidor final”, frisa.



autor: joana dantas
fonte: folha do estado – cuiabá/mt

Avatar do Utilizador

Sa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 237
Registado: quarta set 13, 2006 11:51 am
Localização: BERÇO DO LEITÃO À BAIRRADA

Mensagem por Sa »

[quote="p.almada"]sa, quando dizes:

" quercus é uma ssociaçao financiada pelo estado e por empresas privadas entre as quais petroliferas."

posso saber de onde é que soubeste essa informação?

peço desculpa, mas para primeiro post, puseste muita teoria de conspiração ai pelo meio...


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Mensagem por Tó Miguel »

a quercus desde que é financiada pelo estado e tem direito a tempo de antena, tem que defender os interesses do patrão... ou não será assim
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Avatar do Utilizador

Sa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 237
Registado: quarta set 13, 2006 11:51 am
Localização: BERÇO DO LEITÃO À BAIRRADA

Mensagem por Sa »

sa Escreveu:
p.almada Escreveu:sa, quando dizes:

" quercus é uma ssociaçao financiada pelo estado e por empresas privadas entre as quais petroliferas."

posso saber de onde é que soubeste essa informação?

peço desculpa, mas para primeiro post, puseste muita teoria de conspiração ai pelo meio...


boas
para perceberes o que digo basta pensares comigo. onde vao estas associaçoes buscar o dinheiro para subsistirem? o resto nao posso revelar.
teoria da conspiraçao, sim talves, mas pensa um pouco no que podem fazer mas nao fazem, limitando-se a refugiar na teoria dos transportes publicos, andem a pe. isto é muito bonito para quem mora nas grandes cidades e arredores onde tem transportes a qulquer hora e de qualquer tipo, mas nos aqui na provinçia nao nos podemos dar a esse luxo, porque mao temos comboios, autocarros barcos a horas decentes para os nossos postos de trabalho. percebes onde quero chegar. aqui a cp da-se ao luxo de pos a circular comboios com mais de trinta anos a queimar gasoleo feitos parvos e por fim chegar ao ponto de as encerrar por nao ser rentaveis. o que sera mais prejudicial. nos autocarros é igual.
como podes ver acho que tenho alguma razao?
porque e que nao apoiao o combustiveis alternativos; biodiesel ovd gpl metanol, etanol, etc.
o sr francisco da quercus mostrou na tv a uns tempos um carro que tinha comprado novo toyota pryus, hibrido sim senhor, mas queima gasolina, quando podia transformalo para gpl e ai sim estaria a ser um ecologista a 80% e nao a 50% como na altura. pensa nisto.
qunato a conheceres pessoas la, nao quer dizer que essas pessoas sejam mas, mas acredita a maioria delas nao faz ideia do que se passa nos bastidores, so sao bons ecologistyas porque seguem a risca as normas de conduta ecologica, eu pessoalmente conheço algumas.
como disse no primeiro post nao sou ecologist mas sim tento ser o mais amigo do ambiente possivel.
nao estou contra ninguem, mas irrita-me a hipocrisia neste pais
vomos pra frente com isto dos biocombustiveis, talves seja nisto que estara a nossa salvaçao a nivel energetico e economico daixando assim de sermos dependentes de outros que fazem de nos uns otarios.


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Mensagem por Tó Miguel »

tens toda a razão, o que é necessário, para se ser um bom ecologista, é sermos uns bons hipócritas e não termos vergonha na cara, para mandarmos os outros fazer aquilo, que não fazemos; esta faz-me lembrar, a do carro do ministro, que foi apanhado 215km/h
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16


P.Almada
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 31
Registado: terça mai 30, 2006 1:53 am
Localização: Lisboa

Mensagem por P.Almada »

limitando-se a refugiar na teoria dos transportes publicos, andem a pe.
desde quando?

sinceramente, eles são quanto mais culpados de inactividade, não de serem pro-gasolina... o que tu dizes é uma conspiração...

e tó, não creio que a quercus tenha que defender os interesses do patrão, isso seria anti-democrático. o governo aliás pode falar mal até da quercus, acredita...

sinceramente, estes comentários resultam de ignorância. não me interpretem mal, não é um insulto nem nada que se pareça! simplesmente quero dizer que as pessoas não se apercebem de uma coisa muito simples: tanto quercus como o icn foram "castrados" durante a administração barroso. passaram de instituições com poder legal e vinculativo para meros conselheiros. hoje em dia são simplesmente ignorados no governo e embora recebam dinheiro do mesmo, são mais considerados chatos do que "armas na conspiração gasolino/militar/industrial"...
o que resulta disto é que as pessoas começam a ter uma ideia das associações deste tipo como inuteis e ineficazes (o que é verdade, o governo certificou-se disso). é desta percepção alterada que resultam comentários desses, que tenho que dizer, são infelizes pois não passam de expeculação.

de onde tiras-te essa do "mantenham-se pelos transportes públicos" não sei. podes estar a interpretar mal o que eles dizem, que é enquanto não há alternativa mais ambiental, os transportes públicos são a melhor opção. mas, tal como disse, eles quanto mais podem ser acusados de inactividade no que toca a esse aspecto.
e mesmo isto não podes considerar errado, pois não é o objectivo deles. eles têem uma missão especifica que é a da ecologia e conservação, que tem um cariz diferente das acções das novas energias. nem eles têem orçamento para o que já fazem, quanto mais o que poderiam fazer. podes mandar o argumento do dinheiro transviado, mas é um argumento oco, pois pode-se aplicar a tudo (governo, clubes, associações) sem ser verdade muitas das vezes. mas no entanto lá gosta o povo de dizer que não tem mais no bolso por causa dos politicos. eles não são perfeitos, e uns quantos deviam ser presos, mas dai a generalizar para todos...


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Mensagem por Tó Miguel »

para mim, qualquer instituição, que passe a ter dirigentes e estatutos, apesar de se dizer muito democrática, corre sempre o risco de cair na autocracia, em que deixa de vigorar a filosofia do grupo e passa a imperar a ideia dos dirigentes, que a troco de alguns favores, vão ajustando a filosofia do grupo, aos interesses dos governos e lobys.
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”