Mistura com óleo vegetal é um perigo!!!!!!!!!!!!!!!
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ou muito me engano, ou esse estudo refere-se a óleo não refinado (diferente do óleo de cozinha). se assim for, não tenho a certeza se se aplica a mesma lógica ao ovd visto que a maior parte das pessoas não usam óleo puro (pelo menos da ideia que tenho do fórum).
nesse relatório da quercus a única referência que encontrei a efeitos cancerígenos (fiz search, não li tudo) referia-se às vantagens do biodiesel, e na utilização nas rações alimentares...
nesse relatório da quercus a única referência que encontrei a efeitos cancerígenos (fiz search, não li tudo) referia-se às vantagens do biodiesel, e na utilização nas rações alimentares...
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pois, também me parece que o óleo não é refinado. no entanto, o problema resulata um subproduto da glicerina queimada. ora o óleo refinado também tem glicerina. quem tem razão????
já estive a ler o pdf com mais atenção e na página 10 é referido esse problema. portanto, em princípio, qualquer óleo vegetal, produz essa substância.
já estive a ler o pdf com mais atenção e na página 10 é referido esse problema. portanto, em princípio, qualquer óleo vegetal, produz essa substância.
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pois, é como tudo na vida, é natural que estas 'mensagens' começem a aparecer rápidamente, isto vai começar a parecer a opa da pt! quando as acções descem ( ou seja, regressam para perto da realidade, ou seja empresa falida de ideias ) toca de 'invertar' contra-opas, para levantar as acções!
o que eu quero dizer com isto, é que o uso de ovd mexe com muita gente/ interesses/carteiras! e como tal estas noticias vão andar bem depressa a circular.
em que me fundamento para dizer isto? ora bem, o governo inglês permite o uso legal em carros do ovd? serão os ingleses doidos? é que ainda por cima exigem pagamento de taxa sobre o uso de ovd! se calhar são doidos! ou será que como arranjaram um alternativa ( cobrar um taxa ao consumidores ) não é então necessário lançar noticias destas? hum, será?
viva portugal, terra do não anda nem deixa andar!
o que eu quero dizer com isto, é que o uso de ovd mexe com muita gente/ interesses/carteiras! e como tal estas noticias vão andar bem depressa a circular.
em que me fundamento para dizer isto? ora bem, o governo inglês permite o uso legal em carros do ovd? serão os ingleses doidos? é que ainda por cima exigem pagamento de taxa sobre o uso de ovd! se calhar são doidos! ou será que como arranjaram um alternativa ( cobrar um taxa ao consumidores ) não é então necessário lançar noticias destas? hum, será?
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- Membro Platinium
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não vamos por aí.
o que temos são afirmações de cientistas. uma verdade científica só pode ser contestada cientificamente. portanto, apesar de estar de acordo com aquilo que dizes relativamente ao país, acho que aqui não colhe.
uma das piores coisas que nos pode acontecer é acreditarmos cegamente na bondade de uma coisa e não aceitarmos argumentos em contrário. toda a gente sabe que o ovd não é uma boa solução. é a solução daqueles que não querem fazer biodiesel.
agora também sabemos que o ovd está muito longe de ser completamente queimado, senão não havia o cheiro a frito (aliás o petrodiesel tb não não é todo queimado e tb é cancerígeno). portanto, não vamos fazer de conta que não sabemos de nada.
o que temos são afirmações de cientistas. uma verdade científica só pode ser contestada cientificamente. portanto, apesar de estar de acordo com aquilo que dizes relativamente ao país, acho que aqui não colhe.
uma das piores coisas que nos pode acontecer é acreditarmos cegamente na bondade de uma coisa e não aceitarmos argumentos em contrário. toda a gente sabe que o ovd não é uma boa solução. é a solução daqueles que não querem fazer biodiesel.
agora também sabemos que o ovd está muito longe de ser completamente queimado, senão não havia o cheiro a frito (aliás o petrodiesel tb não não é todo queimado e tb é cancerígeno). portanto, não vamos fazer de conta que não sabemos de nada.
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- Membro Silver
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Cancro!
ola!
nada é perfeito, apenas temos de pesar as vantagens e desvantagens da utilizacao de combustiveis, ie, todos sabemos que as queimas nao sao perfeitas, e nenhuma ultrapassa a barreira dos 85% de eficacia.
quantas vezes se observa carros e camiões a diesel e gasolina, caldeiras industriais e caseiras a queimar nafta e gasoleo, caldeiras de biomassa que largam quantidades brutais de particulas e outros compostos menos agradaveis para o planeta!
smog, lembra alguma coisa a alguem, ozono atmosferico, esta treta dos incendios florestais, ainda na sexta feira observei um ceu limpo e azul as 16,30 e por volta das 18h , tava tudo com imensas colunas de fumo preto a surgirem das nossas matas. penso que este senao do oleo vegetal directo pesa muito menos que as outras desvantagens, mas vou estar atento ao que dizem os nosso amigos alemaes , que ja estao a tentar controlar as plantacoes no brasil de oleo, e recordem-se eles estao a fechar as centrais nucleares, e entrar nas alternativas naturais.
ab a todos.
nada é perfeito, apenas temos de pesar as vantagens e desvantagens da utilizacao de combustiveis, ie, todos sabemos que as queimas nao sao perfeitas, e nenhuma ultrapassa a barreira dos 85% de eficacia.
quantas vezes se observa carros e camiões a diesel e gasolina, caldeiras industriais e caseiras a queimar nafta e gasoleo, caldeiras de biomassa que largam quantidades brutais de particulas e outros compostos menos agradaveis para o planeta!
smog, lembra alguma coisa a alguem, ozono atmosferico, esta treta dos incendios florestais, ainda na sexta feira observei um ceu limpo e azul as 16,30 e por volta das 18h , tava tudo com imensas colunas de fumo preto a surgirem das nossas matas. penso que este senao do oleo vegetal directo pesa muito menos que as outras desvantagens, mas vou estar atento ao que dizem os nosso amigos alemaes , que ja estao a tentar controlar as plantacoes no brasil de oleo, e recordem-se eles estao a fechar as centrais nucleares, e entrar nas alternativas naturais.
ab a todos.
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sabe-se que o óleo quente, em ebulição, altera as características químicas e orgânicas no alimento que é mergulhado nele. na dieta moderna, a concentração calórica de alimentos encharcados em óleo tiram o lugar das hortaliças, frutas e cereais in natura. enquanto o óleo borbulha na frigideira, ele sofre mudanças químicas que o transformam em bomba dietética.
os triglicerídios, importantes constituintes de óleos e gorduras, são desmembrados pelo calor em glicerol e ácidos graxos. o glicerol continua sofrendo a ação do calor, provocando a desidratação da molécula. este processo de perda de água forma uma substância chamada acroleína, que é potencialmente cancerígena. a acroleína destrói as fibras elásticas, e irrita as mucosas gastrintestinal e nasal.
entre as maiores vítimas da acroleína, estão as artérias. as fibras elásticas, que conferem firmeza, elasticidade e higidez à parede arterial, são destruídas sistematicamente.
o resultado é a degeneração e envelhecimento precoce. esta questão deveria merecer toda a atenção das pessoas, pois as artérias são o conduto da vida. elas atuam como segundo coração, impulsionam o sangue por meio da elasticidade que as caracteriza. porém, a destruição das fibras elásticas diminui, pouco a pouco, esta capacidade.
quando o funcionamento delas é comprometido, todo o organismo sofre as conseqüências. o fornecimento inadequado de sangue favorece a degeneração orgânica, diminui a vitalidade e reduz o tempo de vida.
além de danificar as artérias, a acroleína acelera o enrugamento e envelhecimento da pele. não há dúvida de que, sem fritura, a vida é mais agradável. pessoas que aspiram conservar a pele jovem por mais tempo devem recusar frituras. o óleo reutilizado, que é aquecido sucessivamente, tem efeito mais danoso sobre o organismo. a formação de acroleína e a decomposição da gordura ocorrem de forma mais acentuada.
está comprovado que o consumo de gordura, carne vermelha e laticínios tem relação direta com a incidência de câncer de próstata, intestino e mama. nos estados unidos, país conhecido como a “terra da gordura”, a cada quatorze minutos o câncer de próstata faz uma vítima. a concentração de gordura dos alimentos acelera o aparecimento de tumores.
carnes vermelhas, leites e derivados ativam a produção do hormônio testosterona que, em excesso, intensifica o desenvolvimento das células prostáticas, aumentando consideravelmente o risco de câncer.
entre as mulheres, de cada dez diagnósticos de câncer de mama, nove ocorrem em pessoas com hábitos insalubres. dieta rica em gordura, excesso de peso e vida sedentária são apontados como as principais causas de enfermidades hormonais femininas.
http://www.portalbrasil.net/medicina.htm
seja a queimar no motor do carro, bem como na frigideira, a acroleina está presente sempre que se aquece óleo.
nos carros volatiliza-se e sai junto com os fumos do escape, e a cozinhar será que também não se volatiliza através dos fumos de fritura?
fry, esses vapores que saiem das tuas frigideiras...
outra coisa que deverá ser posta de parte seriam as caldeiras de aquecimento que queimem glicerina..
os triglicerídios, importantes constituintes de óleos e gorduras, são desmembrados pelo calor em glicerol e ácidos graxos. o glicerol continua sofrendo a ação do calor, provocando a desidratação da molécula. este processo de perda de água forma uma substância chamada acroleína, que é potencialmente cancerígena. a acroleína destrói as fibras elásticas, e irrita as mucosas gastrintestinal e nasal.
entre as maiores vítimas da acroleína, estão as artérias. as fibras elásticas, que conferem firmeza, elasticidade e higidez à parede arterial, são destruídas sistematicamente.
o resultado é a degeneração e envelhecimento precoce. esta questão deveria merecer toda a atenção das pessoas, pois as artérias são o conduto da vida. elas atuam como segundo coração, impulsionam o sangue por meio da elasticidade que as caracteriza. porém, a destruição das fibras elásticas diminui, pouco a pouco, esta capacidade.
quando o funcionamento delas é comprometido, todo o organismo sofre as conseqüências. o fornecimento inadequado de sangue favorece a degeneração orgânica, diminui a vitalidade e reduz o tempo de vida.
além de danificar as artérias, a acroleína acelera o enrugamento e envelhecimento da pele. não há dúvida de que, sem fritura, a vida é mais agradável. pessoas que aspiram conservar a pele jovem por mais tempo devem recusar frituras. o óleo reutilizado, que é aquecido sucessivamente, tem efeito mais danoso sobre o organismo. a formação de acroleína e a decomposição da gordura ocorrem de forma mais acentuada.
está comprovado que o consumo de gordura, carne vermelha e laticínios tem relação direta com a incidência de câncer de próstata, intestino e mama. nos estados unidos, país conhecido como a “terra da gordura”, a cada quatorze minutos o câncer de próstata faz uma vítima. a concentração de gordura dos alimentos acelera o aparecimento de tumores.
carnes vermelhas, leites e derivados ativam a produção do hormônio testosterona que, em excesso, intensifica o desenvolvimento das células prostáticas, aumentando consideravelmente o risco de câncer.
entre as mulheres, de cada dez diagnósticos de câncer de mama, nove ocorrem em pessoas com hábitos insalubres. dieta rica em gordura, excesso de peso e vida sedentária são apontados como as principais causas de enfermidades hormonais femininas.
http://www.portalbrasil.net/medicina.htm
seja a queimar no motor do carro, bem como na frigideira, a acroleina está presente sempre que se aquece óleo.
nos carros volatiliza-se e sai junto com os fumos do escape, e a cozinhar será que também não se volatiliza através dos fumos de fritura?
fry, esses vapores que saiem das tuas frigideiras...
outra coisa que deverá ser posta de parte seriam as caldeiras de aquecimento que queimem glicerina..
3º sócio novaenergia
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não me parece que se produza acroleína nas fritadeiras embora os fritos contribuam para o cancro. não vamos misturar as coisas. se alguém cientificamente validado nos diz que isto é uma prática perigosa, e nós não sendo cientistas, não podemos argumentar, temos de aceitar para não corrermos o risco de sermos casmurros.
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a glicerina ,acima de 280 ºc, decompõe-se e liberta uma toxina (acroleína) potencialmente cancerígena.
http://membership.acs.org/c/ccs/pubs/cl ... 030025.pdf
normalmente as fritadeiras trabalham à volta dos 100 ºc por isso este problema não deve existir nas cozinhas.
creio que a incineração da glicerina a uma temperatura muito superior não tem este efeito indesejado.
temos de arranjar formas de nos livrarmos da glicerina que vamos acumulando de forma a não destruir o meio ambiente.
http://membership.acs.org/c/ccs/pubs/cl ... 030025.pdf
normalmente as fritadeiras trabalham à volta dos 100 ºc por isso este problema não deve existir nas cozinhas.
creio que a incineração da glicerina a uma temperatura muito superior não tem este efeito indesejado.
temos de arranjar formas de nos livrarmos da glicerina que vamos acumulando de forma a não destruir o meio ambiente.
Opel Corsa Van 1.7 DI (2002)- 10000km B50
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as fritadeiras trabalham à volta dos 100 ○c? pensava que era muito mais, + perto dos 200..vladdrac Escreveu:a glicerina ,acima de 280 ºc, decompõe-se e liberta uma toxina (acroleína) potencialmente cancerígena.
normalmente as fritadeiras trabalham à volta dos 100 ºc por isso este problema não deve existir nas cozinhas.
creio que a incineração da glicerina a uma temperatura muito superior não tem este efeito indesejado.
temos de arranjar formas de nos livrarmos da glicerina que vamos acumulando de forma a não destruir o meio ambiente.
a incineração da glicerina terá de ser feito no incinerador de rsu, ou na co-incineração das cimenteiras, e aí concerteza não haverá qualquer problema.
quanto a soluções para a glicerina, existem algumas, mas algumas requerem uso de energia, e outras não existem sitios para a deixar.
3º sócio novaenergia
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tens razão é mesmo a 190 ºc (eu devia ter ido à minha cozinha ver a temperatura na fritadeira, lol), mas mesmo a essa temperatura não se libertam toxinas.
aqueles que queimam a glicerina resultante da produção de biodiesel têm de ter cuidado e devem informar-se da melhor forma possível sobre este assunto.
não sei se a temperaturas muito superiores (acima de 800 ºc) estas toxinas se formam ou se é segura a queima da glicerina.
aqueles que queimam a glicerina resultante da produção de biodiesel têm de ter cuidado e devem informar-se da melhor forma possível sobre este assunto.
não sei se a temperaturas muito superiores (acima de 800 ºc) estas toxinas se formam ou se é segura a queima da glicerina.
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desculpem a ignorância, mas pelo que vejo acima, os "cancros" só começam a aparecer após os 280ºc, ora no meu caso a temperatura do meu motor, marca aproximadamente 90-95ºc.vladdrac Escreveu:a glicerina ,acima de 280 ºc, decompõe-se e liberta uma toxina (acroleína) potencialmente cancerígena.
http://membership.acs.org/c/ccs/pubs/cl ... 030025.pdf
normalmente as fritadeiras trabalham à volta dos 100 ºc por isso este problema não deve existir nas cozinhas.
creio que a incineração da glicerina a uma temperatura muito superior não tem este efeito indesejado.
temos de arranjar formas de nos livrarmos da glicerina que vamos acumulando de forma a não destruir o meio ambiente.
será que existe problemas?
e os ingleses acima mencionados? serão então doidos?
Um oleoso abraço
Corsa B 1.5TD -80% OVU
Sócio Nº55
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Sócio Nº55
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atenção:desculpem a ignorância, mas pelo que vejo acima, os "cancros" só começam a aparecer após os 280ºc, ora no meu caso a temperatura do meu motor, marca aproximadamente 90-95ºc.
será que existe problemas?
90-95ºc é a temperatura do líquido de arrefecimento do motor. a temperatura da combustão (do ovd, ou diesel ou o que for) é superior aos 300ºc. agora não sei ao certo mas é de certeza acima dos 300º.
no meu entender é um assunto que merece ser muito bem esclarecido:
que tipos de óleos produzem esta substância (todos ou só alguns) e em que condições. necessitamos de pessoal com conhecimentos químicos e farmacêuticos. em setembro poderei tentar ver com uma amiga que é farmacêutica o que ela me diz.
à procura do primeiro diesel
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vladdrac, as dioxinas aparecem perto dos 200 graus, e dependem do que se está a queimar.
sabelo, realmente a temperatura de combustão dentro do motor é muito acima dos 300 graus.
em frança penso que é proibido o ovd e o bd, sem ser o que já vem adicionado no combustível, pois é uma forma de evitar o fabrico de bd a martelo e todos os problemas associados.
sabelo, realmente a temperatura de combustão dentro do motor é muito acima dos 300 graus.
em frança penso que é proibido o ovd e o bd, sem ser o que já vem adicionado no combustível, pois é uma forma de evitar o fabrico de bd a martelo e todos os problemas associados.
3º sócio novaenergia
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a minha questão é, se a combustão do gasóleo e da gasolina produzem um elevado número de poluentes incluindo substâncias cancerígenas, será que a combustão do óleo vegetal é assim tão mais perigosa?
é que não é só em inglaterra que se está a usar ov directo, os ingleses até aderiram bastante tarde. será que os alemães, franceses, suecos, dinamarqueses, americanos... decidiram todos cometer suicídio em massa? até há países que já estão a misturar uma % de óleo vegetal no gasóleo normal.
eu tenho algumas dúvidas, será que o risco de se apanhar cancro é superior na utilização de ov? na gasolina não é necessário sequer queimar para se estar em risco, basta ter contacto com as mãos ou respirar os vapores.
tenho lido muita coisa sobre este assunto em diversos fóruns internacionais, alguns relacionados com grupos ambientalistas e nunca li nada que desse a entender que a utilização de ov implicasse um risco, muito menos um risco tão elevado.
os estudos “científicos” são muito interessantes, durante muito tempo provaram que o tabaco não fazia mal nenhum, os resultados estão muitas vezes relacionados com que os encomenda. não ponho de parte a possibilidade de a combustão do ov produzir gases que contenham poluentes cancerígenos, gostava de saber qual o risco quando comparado com os outros combustíveis. penso que vou esperar por um estudo que não seja promovido pela superintendente de qualidade de combustível da agência nacional de petróleo.
é que não é só em inglaterra que se está a usar ov directo, os ingleses até aderiram bastante tarde. será que os alemães, franceses, suecos, dinamarqueses, americanos... decidiram todos cometer suicídio em massa? até há países que já estão a misturar uma % de óleo vegetal no gasóleo normal.
eu tenho algumas dúvidas, será que o risco de se apanhar cancro é superior na utilização de ov? na gasolina não é necessário sequer queimar para se estar em risco, basta ter contacto com as mãos ou respirar os vapores.
tenho lido muita coisa sobre este assunto em diversos fóruns internacionais, alguns relacionados com grupos ambientalistas e nunca li nada que desse a entender que a utilização de ov implicasse um risco, muito menos um risco tão elevado.
os estudos “científicos” são muito interessantes, durante muito tempo provaram que o tabaco não fazia mal nenhum, os resultados estão muitas vezes relacionados com que os encomenda. não ponho de parte a possibilidade de a combustão do ov produzir gases que contenham poluentes cancerígenos, gostava de saber qual o risco quando comparado com os outros combustíveis. penso que vou esperar por um estudo que não seja promovido pela superintendente de qualidade de combustível da agência nacional de petróleo.
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