Famílias e PME com novas regras para produzir energia

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.

Autor do tópico
areosa
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Famílias e PME com novas regras para produzir energia

Mensagem por areosa »

sousacastro Escreveu:Segundo dizem no artigo 4 painéis de 250 custam cerca de 500 euros valor que me parece pouco. Claro que depende do tipo de painéis de mas mesmo assim parece pouco.
Os 500€ deve ser só para os painéis, falta o inversor, cabos elétricos, estrutura para fixação dos painéis, mão de obra, etc.

Cps, :mrgreen:
Última edição por areosa em quinta jun 26, 2014 1:47 am, editado 2 vezes no total.

Autor do tópico
areosa
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por areosa »

Emanuel Couto Escreveu:Bem... não há dúvida que esta medida vai lixar os microprodutores....
Quem acabou de se aventurar nesta área (com os respectivos investimentos) ainda pior.
Pois, também tenho esse receio. Eu espero que para quem tem contratos já assinados, a nova lei não irá ter efeitos secundários, a questão é o que irá acontecer quando o contrato acabar?
Para quem quer entrar agora é que pode já não ser um investimento vantajoso, ou pelo menos já não o é como antigamente.

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm

Mensagem por Emanuel Couto »

(Está, assim, desenhado o primeiro regime de produção própria de energia sem recorrer a subsídios que oneravam o Estado, ou melhor, todos os consumidores. "O atual regime é suportado por todos porque o subsidio que é pago aos micro e mini produtores está inserido nos custos políticos que fazem parte da tarifa e este tipo de subsídios não é suportável", adiantou Artur Trindade.

Contudo, o regime da micro e mini geração não é extinto com a criação do autoconsumo, mas sim alterado. Assim, a micro e minigeração deixam de existir e passam a chamar-se pequena produção, mas o conceito é o mesmo, ou seja, instalar painéis solares para produzir energia e vendê-la à rede mediante uma tarifa subsidiada.
Essa tarifa será, contudo, bem mais baixa que é atualmente
, garantiu o secretário de Estado da Energia, e além disso, a energia disponível para instalar será reduzida. "Não podemos continuar a dar o nível de subsídios que se dava. A tarifa já tem vindo a descer e a nova sairá depois de aprovado o novo diploma numa portaria", acrescentou.
Hoje, a tarifa a que a energia produzida num regime de mini geração (para empresas) é de 105 euros por MWh, o que significa que o subsídio é cerca de metade deste valor uma vez que a tarifa de venda de energia no mercado é de cerca de 50 euros. E na micro geração a tarifa como nos 66 euros por MWh mas vai até 145 euros por MWh)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Mensagem por CrOhN »

A microgeração subsidiada já está morta desde o inicio do ano. O regime geral é muito mais atractivo.

Offtopic: Onde posso comprar os tais 4 paineis de 250W por 500eur?

Emanuel Couto
Moderador
Moderador

CrOhN Escreveu:Onde posso comprar os tais 4 paineis de 250W por 500eur?
Eu Tb.... :shock:
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

mda
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jul 30, 2006 12:36 pm

Mensagem por mda »

Acho que só se for thin film. O que a meu ver até tem as suas vantagens. :)
Caldeira, Fogão com caldeira, Recuperador a Biomassa.
40 Tubos x Solares térmicos C.F.
Projecto SMA Island, Bateria 20KW, Batrium BMS

sousacastro
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jul 29, 2011 9:22 pm

Mensagem por sousacastro »

areosa Escreveu:
sousacastro Escreveu:Segundo dizem no artigo 4 painéis de 250 custam cerca de 500 euros valor que me parece pouco. Claro que depende do tipo de painéis de mas mesmo assim parece pouco.
Os 500€ deve ser só para os painéis, falta o inversor, cabos elétricos, estrutura para fixação dos painéis, mão de obra, etc.

Emanuel Couto Escreveu:
CrOhN Escreveu:Onde posso comprar os tais 4 paineis de 250W por 500eur?
Eu Tb.... :shock:
É como eu estou a dizer para eles é tudo às mil maravilhas muito barato o investimento e muito rapido a recuperação desse mesmo investimento mas na realidade não é bem assim.

Não estou a dizer que com isto não vale a pena investir no autoconsumo mas os valores são mais altos e demoram mais tempo a serem amortizados.

Temos que ver o que sai e depois já se saber melhor com o que podemos contar. Por falar nisso a onde está o tal diploma para consulta publica?

PS - Já alteraram a noticia para 500 euros por painel de 250 w por indicação de um leitor - http://observador.pt/2014/06/24/energia/" onclick="window.open(this.href);return false;
Cumprimentos,

Sousa Castro
_______
O Sol nas nossas mãos.
Micro-produção 3,45 kW
Seguidor Das4, 20 painéis LG 240w, inversor Kaco 4200
Citroen CZERO

JMLorenzo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm

Mensagem por JMLorenzo »

Esses do observador não dão uma para a caixa:
então 4 painéis de 250W dão 1,522KWh (devem ser muito bons) e se os painéis custam 500€ cada com uma poupança de 341€ ano estão pagos em quatro anos...
passam do 8 para o 80 no preço dos painéis...
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão) :mrgreen: .

Emanuel Couto
Moderador
Moderador

Tenho lido alguns comentários por ai (((que fico abismado.....))) :shock: então o preço de (4) painéis, passaram para (1)..... (500€) por (250Wp) nos dias que correm é de loucos!!

Referente às potências, a retirar dos mesmos! A coisa vai de mal a pior......!!!

Um painel fotovoltaico não consegue produzir ((250Watts) em contínuo!!)) Nem num sistema (fixo), nem num sistema (rotativo)...! Sem falar nas outras variáveis envolvidas no processo que vão diminuir a potencia final!!

Acho que há pessoal a falar em assuntos que não percebe patavina... :ugeek:
Imagem

mda
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jul 30, 2006 12:36 pm

Mensagem por mda »

A verdade é que estamos a ficar um bocadito offtopic.
Alguém sabe ou tem acesso ao texto da proposta de lei? Se tem que o divulgue.
Tenho curiosidade acerca de como vai ser o processo de mudança de contador, e depois a portaria que vai regulamentar os inversores permitidos assim como, a parte técnica ou inspecções necessárias, ou até que potencia é só literalmente ligar a ficha. Ainda ha muito por esclarecer. Por enquanto fico como estou.
Ah e ja me esquecia. Em alguns sitios ja é literalmente um flagelo injectar o que quer que seja ou manter o inversor a funcionar devido as tensões da rede, se se generalizar como vai ser?
Caldeira, Fogão com caldeira, Recuperador a Biomassa.
40 Tubos x Solares térmicos C.F.
Projecto SMA Island, Bateria 20KW, Batrium BMS

Emanuel Couto
Moderador
Moderador

mda Escreveu:A verdade é que estamos a ficar um bocadito offtopic.
Acho que não (estamos) em off-tópic..!!
Referente ao documento! Já procurei..... na net e nada!!!
Imagem

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm

Mensagem por MRider »

Alguns contadores bi horário já mede nos 2 sentidos é só uma questão de programação.

Quanto a preços e potências isso não importa para agora...

O ideal é saber como vai ser aplicada a legislação.
Live long and prosper!

Autor do tópico
areosa
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por areosa »

observador Escreveu: O anteprojeto da proposta de lei fica disponível esta quarta-feira para consulta pública e “beneficiará dos contributos” que o Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia receber dos parceiros do sector energético.
Pelo acima exposto parece-me que esta "consulta pública" é mais privada que pública :evil: :evil: :evil:, pelos vistos só quem tem estatuto de "parceiro do sector energético" é que tem direito a dar opinião.

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Mensagem por CrOhN »

É, primeiro mostra-se aos operadores para eles contabilizarem as percas de ganhos que terão. E depois aplica-se a "taxa" respectiva de forma a que não sejam prejudicados.

Autor do tópico
areosa
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por areosa »

CrOhN Escreveu:É, primeiro mostra-se aos operadores para eles contabilizarem as percas de ganhos que terão. E depois aplica-se a "taxa" respectiva de forma a que não sejam prejudicados.
Eu presumo que nenhum operador deve ver com bons olhos este decreto de lei porque o autoconsumo representa uma efetiva perda de receita. Vamos ver se o Secretário de Estado tem força suficiente para resistir aos lóbis e avançar com decreto de lei tal como está, pelo menos pelo que já é conhecido, ou então, quais serão as contrapartidas a dar pelo governo para compensar as perdas!!! Nunca confiando...

sousacastro
Membro Silver
Membro Silver

areosa Escreveu:
CrOhN Escreveu:É, primeiro mostra-se aos operadores para eles contabilizarem as percas de ganhos que terão. E depois aplica-se a "taxa" respectiva de forma a que não sejam prejudicados.
Eu presumo que nenhum operador deve ver com bons olhos este decreto de lei porque o autoconsumo representa uma efetiva perda de receita. Vamos ver se o Secretário de Estado tem força suficiente para resistir aos lóbis e avançar com decreto de lei tal como está, pelo menos pelo que já é conhecido, ou então, quais serão as contrapartidas a dar pelo governo para compensar as perdas!!! Nunca confiando...

Concordo.
Cumprimentos,

Sousa Castro
_______
O Sol nas nossas mãos.
Micro-produção 3,45 kW
Citroen CZERO

mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm

Mensagem por mcarneiro »

Vamos esperar e ver o que sai em diario da Republica , porque me parece que há muito disparate escrito na noticia...

e se o que está na noticia está certo, alguem meteu os pés pelas mãos violentamente, porque se é possivel ter o dobro da potencia da instalação, isto quer dizer que uma pessoa que tenha 6,9 de potencia contratada pode ter um inversor com de 13,8 de potencia nominal ...

sousacastro
Membro Silver
Membro Silver

Alguem já sabe mais alguma coisas desta proposta da lei?
Cumprimentos,

Sousa Castro
_______
O Sol nas nossas mãos.
Micro-produção 3,45 kW
Citroen CZERO

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

Para já ainda não temos notícias.

Vamos aguardar por mais coisas
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm

Mensagem por Celestino »

Boas!
Para quem ainda não tem, fica aqui a proposta de lei lançada para discussão.
Algumas coisas com relevância ainda virão depois através de Portaria e por isso não sabemos exactamente como funcionarão... :?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets

Responder

Voltar para “Micro-Produção”