XANTREX/KAKO/KOSTAL; QUAL O MELHOR???

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.

Autor do tópico
tcassa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 39
Registado: quinta mar 17, 2011 2:55 pm

Re: XANTREX/KAKO/KOSTAL; QUAL O MELHOR???

Mensagem por tcassa »

finalmente vão começar a instalar a minha mp , estou com uma dúvida na medida dos fios a utilizar. numa distância de cerca de 15 metros entre inversor e os paineis qual a medida mais indicada para utilizar? e entre o inversor e a rede? (40 metros).
cumps e desde já o meu muito obrigado pela ajuda que aqui me tem sido facultada.
cumps


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: XANTREX/KAKO/KOSTAL; QUAL O MELHOR???

Mensagem por JDuarte »

tcassa Escreveu:finalmente vão começar a instalar a minha mp , estou com uma dúvida na medida dos fios a utilizar. numa distância de cerca de 15 metros entre inversor e os paineis qual a medida mais indicada para utilizar? e entre o inversor e a rede? (40 metros).
cumps e desde já o meu muito obrigado pela ajuda que aqui me tem sido facultada.
cumps
viva,

eu colocaria 6mm do lado dc (paineis) e 16mm na parte ac (inversor/contador), embora os 4mm e 10mm tenham perdas dentro do esperado...

curiosidade: qual o inversor que escolheu?

cmps,


Autor do tópico
tcassa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 39
Registado: quinta mar 17, 2011 2:55 pm

Re: XANTREX/KAKO/KOSTAL; QUAL O MELHOR???

Mensagem por tcassa »

acabei por optar pelo xantrex. espero não me arrepender por causa da potencia de paineis ser superuior aos 4180w de potencia max que este aceita
cumps


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: XANTREX/KAKO/KOSTAL; QUAL O MELHOR???

Mensagem por JDuarte »

tcassa Escreveu:acabei por optar pelo xantrex. espero não me arrepender por causa da potencia de paineis ser superuior aos 4180w de potencia max que este aceita
cumps
segundo o manual irá baixar o output para protecção... mas segundo o manual o output máximo também deveria ser 3800w e tal não se verifica... por isso não me espanta, que nada aconteça quando os 4180w dc forem atingidos.
mais uns dias e já ficamos a saber o comportamento...

cmps


sestevao
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 146
Registado: sexta abr 22, 2011 6:07 am

Re: XANTREX/KAKO/KOSTAL; QUAL O MELHOR???

Mensagem por sestevao »

e afinal como o xantrex se comporta com a potencia dc superior ao que vem no manual? alguem tem conhecimento se corta a potencia de saida, ou é mais permissivo neste campo?

cumprimentos


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: XANTREX/KAKO/KOSTAL; QUAL O MELHOR???

Mensagem por JDuarte »

sestevao Escreveu:e afinal como o xantrex se comporta com a potencia dc superior ao que vem no manual? alguem tem conhecimento se corta a potencia de saida, ou é mais permissivo neste campo?

cumprimentos
dentro de poucos dias ficamos a saber...
tcassa Escreveu:há... vieram hoje (06/06) instalar os paineis e respectivo inversor
força tcassa... aguardo ansiosamente esses logs

cmps,


Autor do tópico
tcassa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 39
Registado: quinta mar 17, 2011 2:55 pm

Re: XANTREX/KAKO/KOSTAL; QUAL O MELHOR???

Mensagem por tcassa »

ola boa tarde... finalmente esta tudo paineis/inversor montados no sitio (06/06) estou agora apenas a espera da inspecção e respectivo contrato. assim que a coisa estiver a funcionar coloco aqui o comportamneto do xantrex em relação ao facto de este apenas admitir 4180w e a potencia de paineis ser 2320w.
aproveitava para perguntar ao jduarte como tenho de fazer para ligar o inversor ao xantrex... é que estive no site da xantrex e aquilo é uma confusão e depois o meu inglês...


joluano
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: quinta jun 09, 2011 11:49 am

Re: XANTREX/KAKO/KOSTAL; QUAL O MELHOR???

Mensagem por joluano »

boas,
também estou próximo de vir a ser um novo micro-produtor!
em relação aos painéis, acho que já não tenho dúvidas, vou optar por 18 painéis da sanyo 240 hde4 = 4320 wp (sistema fixo ao telhado)
tenho contrato de 6,90 com a edp, portanto será para injectar 3,45 na rede.

a minha maior dúvida prende-se precisamente com o inversor.
não sei por qual optar.
a empres apropõe o sma sb3300. só que pelo que li aqui não é o mais indicado para a potência dos painéis.
pelo que li aqui no fórum existem 3 (três) boas soluções, a saber:
- xantrex, ... mas não sei qual o modelo mais indicado para a potência dos painíes que vou aplicar.
- kaco 3600xi, ... este dizem que injecta na rede mais do que qualquer um dos outros, ... será mesmo assim?
- fronius ig40.

não sei por qual optar.

gostava que me informassem qual o mais indicado para o meu sitema e porquê?

agradeço a v/ colaboração.

oliveira

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: XANTREX/KAKO/KOSTAL; QUAL O MELHOR???

Mensagem por visitante1 »

viva,
já lhe disseram cá no forum que não pode utilizar o ig40.
em relação aos outros dois vai bem servido sendo que o xantrex (3.8gt) tem ainda melhor performance que o kaco.
veja o projecto do jduarte em que ele utiliza esse inversor a bombar na casa dos 3900wp, o kaco dá no max 3800wp.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

MarioSolar
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 62
Registado: sábado out 02, 2010 12:37 pm
Localização: Zona Norte

Re: XANTREX/KAKO/KOSTAL; QUAL O MELHOR???

Mensagem por MarioSolar »

bem cada um de nos "vende" de preferência os seus produtos como os instaladores e empresas o fazem.

eu vou defender o kaco e explicar certas coisas que alguma gente ainda não sabe.

existe no mercado 1 kaco powador 3600xi

em portugal, para sermos diferentes como sempre!!!a kaco tece de adaptar um modelo apenas para portugal, o powador 3600xi pt-3.45.

assim existem dois modelos em portugal:
powador 3600xi dcs-pt-3.6 para instalações 3.68 ac 4000w
powador 3600xi dcs-pt-3.45 para instalações 3..45 ac 3800w

os dois são praticamente iguais as diferenças é que o 3.45 foi "bloqueado" na potencia nominal e na saída do inversor.

o pessoal que tem inversor kaco sabem bem que não o que o inversor mostra ao fim do dia/mês não bate certo com o contador da edp, ou seja, no final há sempre mais kw no contador da edp. porque ????

esse tal bloqueio não limita o inversor nos 3800w, ele na verdade nas horas de pico esta a produzir bastante a cima disso...

passo a explicar, e para que não acreditar, quem tiver um kaco 3.45 faça o seguinte: nas horas de pico(sempre nos 3800w ), por ex no inversor marca 20.000kw se cronometrarem 15 minutos ao fim dos tais 15m o inversor marca 21.000kw, ao fim de 1hora marca 24.000kw, assim sendo o inversor esteve a injetar 4000w/h.

agora informo que sei tanto como vocês, não sou nenhum técnico nesta matéria.

espero que me tenha feito entender e se não concordarem estejam a vontade, pois são conclusões que tirei apenas num dia que andei a fazer testes...

fiquem bem...

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: XANTREX/KAKO/KOSTAL; QUAL O MELHOR???

Mensagem por visitante1 »

ora aí está a explicação que faltava em relação ao kaco, só assim se percebe por exemplo as fortes produções do mario solar, que provavelmente nas horas de maior radiação solar está acima dos 3800w, porque se assim não fosse haveria algumas duvidas nas medias diarias.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


joluano
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: quinta jun 09, 2011 11:49 am

Re: XANTREX/KAKO/KOSTAL; QUAL O MELHOR???

Mensagem por joluano »

também tenho grandes dúvidas sobre qual o inversor a escolher.
vou colocar 18 painéis sanyo 240 hde4 = 4.320 wp
a potência contratada é de 6,90 kv, por isso só posso injectar 3,45 kv.

pelo que tenho lido aqui no forum, existem 4 boas possibilidades, a saber:

- kaco 3600xi
- xantrex, não sei qual o modelo a optar para esta potência!
- fronius ig40
- sma sb 3300 (este recomendado pelo instalador)

quem me ajuda?

qual o inversor que mais se adapta à potência que vou instalar.

vou deixar mais dados, para me ajudarem melhor:
estou a penar colocar o inversor na cave, a cerca de 10/12mts. dos painéis, depois entre o inversor e o contador são cerca de 8 mts.

existe alguma marca de contador que me queiram recomendar também?

obrigao pela eventual ajuda que me possam dar.

oliveira

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: XANTREX/KAKO/KOSTAL; QUAL O MELHOR???

Mensagem por visitante1 »

joluano Escreveu:também tenho grandes dúvidas sobre qual o inversor a escolher.
vou colocar 18 painéis sanyo 240 hde4 = 4.320 wp
a potência contratada é de 6,90 kv, por isso só posso injectar 3,45 kv.

pelo que tenho lido aqui no forum, existem 4 boas possibilidades, a saber:

- kaco 3600xi
- xantrex, não sei qual o modelo a optar para esta potência!
- fronius ig40
- sma sb 3300 (este recomendado pelo instalador)

quem me ajuda?

qual o inversor que mais se adapta à potência que vou instalar.

vou deixar mais dados, para me ajudarem melhor:
estou a penar colocar o inversor na cave, a cerca de 10/12mts. dos painéis, depois entre o inversor e o contador são cerca de 8 mts.

existe alguma marca de contador que me queiram recomendar também?

obrigao pela eventual ajuda que me possam dar.

oliveira
acho que ha aqui alguem com um problema grave... a essas perguntas já teve respostas concretas, não vale a pena invadir todos os topicos com as mesmas questões se acaba por não as ler...
dou um exemplo: em relação ao fronius ig40 que já lhe disseram nao poder utilizar numa ligação 3,45kw e continua a insistir.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


joluano
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: quinta jun 09, 2011 11:49 am

Re: XANTREX/KAKO/KOSTAL; QUAL O MELHOR???

Mensagem por joluano »

caro mariosolar!

pelo que percebi da sua explicação defende que o kaco 3600xi. produz mais que o xantrex, certo?

para injectar 3,45 na rede, pelo que diz, devo optar pelo:

kaco powador 3600xi dcs-pt-3.45 para instalações 3..45 ac 3800w?

para injectar 3,45 o modelo kaco powador 3600xi dcs-pt-3.6 para instalações 3.68 ac 4000w, não serve, pois não? portanto, presumo que este está fora de questão.

para a minha produção qual o inversor mais recomendado?

o inversor vai ficar a cerca de 10 mts dos painéis e do inversor ao contador são cerca de 8 mts.

quais os cabos mais indicados para estas distâncias?

agradeço v/ ajuda

oliveira


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: XANTREX/KAKO/KOSTAL; QUAL O MELHOR???

Mensagem por JDuarte »

pnunes Escreveu:ora aí está a explicação que faltava em relação ao kaco, só assim se percebe por exemplo as fortes produções do mario solar, que provavelmente nas horas de maior radiação solar está acima dos 3800w, porque se assim não fosse haveria algumas duvidas nas medias diarias.
cumprimentos
esta é mais uma que não vem no manual...

hoje falei com um colega microprodutor que tem um xantrex 3.8gt sp como o meu...
no manual do xantrex diz que a potência máxima é de 3800w... e se a potência dc for superior a 4180 este regula a saída para 3300w (potência nominal).
eu já vi 3961w ac no meu... mas esse colega diz que várias vezes o xantrex vai acima dos 4200w ac (tem 4600w dc).

o manual do fronius ig 40 tb diz que a potênica máxima é 4100... mas todos nós sabemos que o amigo jama e mario solar mantêm longos períodos a injectar acima dos 4200w, aliás se bem me recordo o pico no inversor do jama é superior a 4500w.

só podemos concluir que a "vida real " é diferente da "vida dos livros" e neste caso felizmente é para melhor.

cmps,


joluano
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: quinta jun 09, 2011 11:49 am

Re: XANTREX/KAKO/KOSTAL; QUAL O MELHOR???

Mensagem por joluano »

caro pnunes!

se continuo a insistir é porque ainda não estou esclarecido, não acha?

fiquei a saber que o fronius não serve, ok! obrigado, ... uma hipótese descartada.

mas, ainda restam dúvidas quanto aos outros, porque ainda ninguém me disse concretamente por qual devia optar!

qual será o inversor que melhor vai servir os meus interesses!

caro pnunes!
não é para isso que serve o forum?
interagir uns com outros, ... ajudarmo-nos uns aos outros?

se insisto é porque preciso da v/ ajuda para não cometer erros, ... de que depois me venha arrepender.

agradeço a v/ opinião e ajuda

obrigado

oliveira


Autor do tópico
tcassa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 39
Registado: quinta mar 17, 2011 2:55 pm

Re: XANTREX/KAKO/KOSTAL; QUAL O MELHOR???

Mensagem por tcassa »

((ola boa tarde... finalmente esta tudo paineis/inversor montados no sitio (06/06) estou agora apenas a espera da inspecção e respectivo contrato. assim que a coisa estiver a funcionar coloco aqui o comportamneto do xantrex em relação ao facto de este apenas admitir 4180w e a potencia de paineis ser 4320w.
aproveitava para perguntar ao jduarte como tenho de fazer para ligar o inversor ao pc... é que estive no site da xantrex e aquilo é uma confusão e depois o meu inglês...))
jduarte, parece que a minha questão ficou esquecida:(
....... gostava de saber respostas a minha questão será que me podes ajudar!?? obrigado e cumprimentos ao ppl do forum


r_d_m
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: sexta fev 25, 2011 8:47 pm

Re: XANTREX/KAKO/KOSTAL; QUAL O MELHOR???

Mensagem por r_d_m »

joluano Escreveu:caro pnunes!

se continuo a insistir é porque ainda não estou esclarecido, não acha?

fiquei a saber que o fronius não serve, ok! obrigado, ... uma hipótese descartada.

mas, ainda restam dúvidas quanto aos outros, porque ainda ninguém me disse concretamente por qual devia optar!

qual será o inversor que melhor vai servir os meus interesses!

caro pnunes!
não é para isso que serve o forum?
interagir uns com outros, ... ajudarmo-nos uns aos outros?

se insisto é porque preciso da v/ ajuda para não cometer erros, ... de que depois me venha arrepender.

agradeço a v/ opinião e ajuda

obrigado

oliveira
boas!
nessa tua lista, corto imediatamente dois: o fronius (pelas razões já faladas) e o sma (apesar de ser o recomendado, é inferior ao kaco e ao xantrex. as recomendações dos instalações nem sempre se prendem com o melhor para nós clientes, mas para eles!!!!)
eu também estive numa situação semelhante e acabei por optar pelo kaco.
ainda estou à espera do contrato da edp mas deixei ligado o seguidor uns dias para ver o que produzia. neste pequeno teste pode afirmar aquilo que alguns utilizadores já o disseram.... a produção no contador é ligeiramente superior à produção no inversor.
por isto, posso afirmar que fiz um boa escolha.
se bem me lembro, o xantrex é uma boa opção para 3.68 mas não tao boa para 3.45.... aqui parece-me que o kaco é a melhor solução... estamos a falar do kaco 3600xi 3.45 dcs pt.

esta é a minha opinião.... contudo, deves considerar também opiniões de outros utilizadores em relação a outros inversores.

um abraço,
david teixeira
Imagem


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: XANTREX/KAKO/KOSTAL; QUAL O MELHOR???

Mensagem por PaulOL »

r_d_m Escreveu:boas!
nessa tua lista, corto imediatamente dois: o fronius (pelas razões já faladas) e o sma (apesar de ser o recomendado, é inferior ao kaco e ao xantrex. as recomendações dos instalações nem sempre se prendem com o melhor para nós clientes, mas para eles!!!!)
eu também estive numa situação semelhante e acabei por optar pelo kaco.
ainda estou à espera do contrato da edp mas deixei ligado o seguidor uns dias para ver o que produzia. neste pequeno teste pode afirmar aquilo que alguns utilizadores já o disseram.... a produção no contador é ligeiramente superior à produção no inversor.
por isto, posso afirmar que fiz um boa escolha.
se bem me lembro, o xantrex é uma boa opção para 3.68 mas não tao boa para 3.45.... aqui parece-me que o kaco é a melhor solução... estamos a falar do kaco 3600xi 3.45 dcs pt.

esta é a minha opinião.... contudo, deves considerar também opiniões de outros utilizadores em relação a outros inversores.

um abraço,
david teixeira

boas! david teixeira

concordo e subscrevo em pleno a sua opinião!...


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: XANTREX/KAKO/KOSTAL; QUAL O MELHOR???

Mensagem por JDuarte »

tcassa Escreveu:((ola boa tarde... finalmente esta tudo paineis/inversor montados no sitio (06/06) estou agora apenas a espera da inspecção e respectivo contrato. assim que a coisa estiver a funcionar coloco aqui o comportamneto do xantrex em relação ao facto de este apenas admitir 4180w e a potencia de paineis ser 4320w.
aproveitava para perguntar ao jduarte como tenho de fazer para ligar o inversor ao pc... é que estive no site da xantrex e aquilo é uma confusão e depois o meu inglês...))
jduarte, parece que a minha questão ficou esquecida:(
....... gostava de saber respostas a minha questão será que me podes ajudar!?? obrigado e cumprimentos ao ppl do forum
viva,

para ligar ao xantrex só é necessário o sg-view da xantrex ou o sgt (está no meu site página links - www.jgduarte.com/links com o nome "software sgt"). depois do download é só correr o setup.
a ligação ao pc é feita através de um cabo série (rs232), ou se o pc não tiver porta série utilizar um cabo usb-série.
(as portas rj45 do inversor não devem ser usadas porque não são ethernet, utilizam um protocolo diferente o xan-bus.)
se houver dificuldades na ligação ou configuração eu posso ajudar remotamente se o pc estiver ligado à net.
no meu caso o eepc está em casa a 40 metros do inversor (utilizei um cabo utp cat 5, em que nas extremidades soldei duas fichas rs232, se necessário mando a configuração do pin-out (mas julgo que vem no manual).

cmps,

Responder

Voltar para “Micro-Produção”