XANTREX/KAKO/KOSTAL; QUAL O MELHOR???

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.

Autor do tópico
tcassa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 39
Registado: quinta mar 17, 2011 2:55 pm

XANTREX/KAKO/KOSTAL; QUAL O MELHOR???

Mensagem por tcassa »

brevemente irei juntar-me ao clube da microgeração... eis então que descubro este sitio e de repente.... só dúvidas
ora bem como tal vou precisar de ajuda aqui do ppl ao qual desde já agradeço a ajuda/informação que eventualmente aqui irei conseguir acerca dessas dúvidas. que como o próprio tópico diz, se tratam de dúvidas acerca do inversor.
a instalação vai ter as seguintes caracteristicas;
3,45 kw
paineis bp solar com 180w *24 = 4320w (tensão circuito aberto (voc) 43,6v), cada painel.
seguidor e restante material
cumps e obrigado pela ajuda

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: XANTREX/KAKO/KOSTAL; QUAL O MELHOR???

Mensagem por visitante1 »

viva,
tem que saber exactamente o que pretende, se alta fiabilidade ou mais para os picos de produção, de qq forma penso que o xantrex estara mais bem posicionado em relação aos que mensiona, o preço rondará os 1200 euro+iva (informaçoes do comercializador/fabricante)
se quiser um best seller terá que optar pelo sma.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


jasmim
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1068
Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
Localização: Stª Mª da Feira

Re: XANTREX/KAKO/KOSTAL; QUAL O MELHOR???

Mensagem por jasmim »

o kaco também parece-me bem. oferece 7 anos de garantia.
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: XANTREX/KAKO/KOSTAL; QUAL O MELHOR???

Mensagem por JDuarte »

tcassa Escreveu:brevemente irei juntar-me ao clube da microgeração... eis então que descubro este sitio e de repente.... só dúvidas
ora bem como tal vou precisar de ajuda aqui do ppl ao qual desde já agradeço a ajuda/informação que eventualmente aqui irei conseguir acerca dessas dúvidas. que como o próprio tópico diz, se tratam de dúvidas acerca do inversor.
a instalação vai ter as seguintes caracteristicas;
3,45 kw
paineis bp solar com 180w *24 = 4320w (tensão circuito aberto (voc) 43,6v), cada painel.
seguidor e restante material
cumps e obrigado pela ajuda
boas,

a tensão em circuito aberto não deve ser um dos factores de escolha, pois pode jogar com o número de paineis por string em função das características do inversor.
com o xantrex em colocaria 3 strings de 8 paineis (8*43,6v=349v), a janela mpt é entre 185 e 600v
com o kaco colocaria 2 strings de 12 paineis (12*43,6v=523v), a janela mpt é entre 350 e 800v
etc... etc...

quanto ao preço... o meu xantrex (em maio/2010) custou cerca de 1800€+iva. o instalador mostrou a factura de aquisição (inicialmente esteva previsto o kaco, mas a informação que tinhamos é que para instalações thinfilm deveria ser usado um inversor com transformador daí a troca).
para que eu não ficasse na dúvida de que a troca é por razões técnicas e não comerciais, o instalador mostrou os valores de aquisição de ambos e pode constatar que o xantrex era mais caro... embora o ser mais caro não indique que seja superior.

cmps,


Autor do tópico
tcassa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 39
Registado: quinta mar 17, 2011 2:55 pm

Re: XANTREX/KAKO/KOSTAL; QUAL O MELHOR???

Mensagem por tcassa »

ok. pelo que parece então o xantrex será uma boa opção uma vez que pretendo obter o máximo de rendimento possivel da mp aproveitando os picos de produção e claro ter alguma fiabilidade do sistema
sendo então provávelmente a minha opção (se for esse o caso eu depois informo do seu desempenho aqui no sitio)
no entanto fico ainda com uma duvida a potencia máxima de paineis para este inversor, julgo ser de 4180 w tendo a minha uma potencia prevista de 24*180=4320, não irá isto afectar o rendimento do inversor e até mesmo a sua durabilidae/garantia?


jasmim
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1068
Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
Localização: Stª Mª da Feira

Re: XANTREX/KAKO/KOSTAL; QUAL O MELHOR???

Mensagem por jasmim »

aquando da minha mp, optei pelo kaco 3600 xi com capacidade para 4400 em módulos. ainda ponderei colocar mais potência, mas após consulta junto da kaco, fui alertado para a anulação da garantia caso houvesse avaria. sendo assim, fiquei-me pelos 4400w.
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo


Autor do tópico
tcassa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 39
Registado: quinta mar 17, 2011 2:55 pm

Re: XANTREX/KAKO/KOSTAL; QUAL O MELHOR???

Mensagem por tcassa »

sim, mas e as perdas? será que a produzir em pleno atinja essa potencia??
eu estava a fazer conta com eventuais perdas, uma vez que o inversor vai ficar afastado dos paineis cerca de 20 metros
cumps


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: XANTREX/KAKO/KOSTAL; QUAL O MELHOR???

Mensagem por JDuarte »

tcassa Escreveu:ok. pelo que parece então o xantrex será uma boa opção uma vez que pretendo obter o máximo de rendimento possivel da mp aproveitando os picos de produção e claro ter alguma fiabilidade do sistema
sendo então provávelmente a minha opção (se for esse o caso eu depois informo do seu desempenho aqui no sitio)
no entanto fico ainda com uma duvida a potencia máxima de paineis para este inversor, julgo ser de 4180 w tendo a minha uma potencia prevista de 24*180=4320, não irá isto afectar o rendimento do inversor e até mesmo a sua durabilidae/garantia?
viva,

o facto de colocar mais potência que o recomendado não é motivo para perda de garantia, a julgar pelo que está escrito no manual. se o campo fv entregar mais que 4180w ao inversor, este protege-se regulando a saída para 3300w em vez típicos 95,5% de rendimento (aprox. 4000w).
com 4320w instalados ter mais de 4180 úteis só deve acontecer em períodos curtos e em dias fresquinhos.
mas quem tiver seguidor com potência semelhante pode validar essa informação melhor que eu.

cmps,


Autor do tópico
tcassa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 39
Registado: quinta mar 17, 2011 2:55 pm

Re: XANTREX/KAKO/KOSTAL; QUAL O MELHOR???

Mensagem por tcassa »

ok obrigado. fica então aqui o meu apelo aos usuários aqui do forum... se houver por aqui alguem que tenha a potencia de 4320w (valor aprox.) com seguidor e que queira compartilhar se atinge a potência máxima dos paineis com muita frequência e em que condições e que possa esclarecer... eu só sei que nada sei!
obrigado cumps


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: XANTREX/KAKO/KOSTAL; QUAL O MELHOR???

Mensagem por JDuarte »

tcassa Escreveu:ok obrigado. fica então aqui o meu apelo aos usuários aqui do forum... se houver por aqui alguem que tenha a potencia de 4320w (valor aprox.) com seguidor e que queira compartilhar se atinge a potência máxima dos paineis com muita frequência e em que condições e que possa esclarecer... eu só sei que nada sei!
obrigado cumps
tenho acompanhado a mp do pedro lopes (http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... 3&start=20) no site http://www.solar.zezere.com/, tem 4140w em seguidor e nos dias de sol que tivemos na semana passada os picos diários estiveram entre os 3500 e 3550.
como o kaco apresenta um rendimento médio na casa dos 93,5%, concluiu-se que os paineis entregam 3750 a 3800w, o que aponta para uma perda de 340 a 390w em relação à potência nominal nesta altura do ano.
claro que ainda não temos os 1000w/m2 das condições stc, mas quando os tivermos devemos ter temperaturas superiores a 25 graus...
hoje por exemplo com o sol a espreitar por entre as nuvens o pico máximo chegou aos 3800w ( e só não ultrapassou porque o kaco corta), logo os paineis entregavam nessa altura mais de 4050w ao inversor, aproximando-se assim da potência nominal.
só por curiosidade hoje os meus chinocas chegaram a entregar 4151w ao inversor quando só tenho 4125w nominais instalados!

cmps,


Autor do tópico
tcassa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 39
Registado: quinta mar 17, 2011 2:55 pm

Re: XANTREX/KAKO/KOSTAL; QUAL O MELHOR???

Mensagem por tcassa »

bom ker isso dizer k não vale a pena entao arriscar em ter tanta potencia para o xantrex.... provavelmente irei ter melhor resultados se tiver uma potencia de paineis mais em coformidade com o inversor, para dessa forma evitar que o mesmo apenas debite os 3300w quando a potencia de paineis ultrapassar os 4180w. correcto?
cumps. e desculpem a "chatice"


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: XANTREX/KAKO/KOSTAL; QUAL O MELHOR???

Mensagem por JDuarte »

tcassa Escreveu:bom ker isso dizer k não vale a pena entao arriscar em ter tanta potencia para o xantrex.... provavelmente irei ter melhor resultados se tiver uma potencia de paineis mais em coformidade com o inversor, para dessa forma evitar que o mesmo apenas debite os 3300w quando a potencia de paineis ultrapassar os 4180w. correcto?
cumps. e desculpem a "chatice"
boas,

veja o link que está em http://www.jgduarte.com/links o que diz dimensionamento para instalações com xantrex.

cmps,


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: XANTREX/KAKO/KOSTAL; QUAL O MELHOR???

Mensagem por PaulOL »

jduarte Escreveu:
tcassa Escreveu: hoje por exemplo com o sol a espreitar por entre as nuvens o pico máximo chegou aos 3800w ( e só não ultrapassou porque o kaco corta), logo os paineis entregavam nessa altura mais de 4050w ao inversor, aproximando-se assim da potência nominal.

cmps,

boas!

é preciso ter em atenção que o kaco em termos de registo fica-se por aí (3800w), mas na realidade o kaco injecta mais, pois já vi no contador da edp 3895w, portanto o valor de 3800 é meramente indicativo, não é efectivo...

cumpts.


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: XANTREX/KAKO/KOSTAL; QUAL O MELHOR???

Mensagem por JDuarte »

paulol Escreveu: boas!

é preciso ter em atenção que o kaco em termos de registo fica-se por aí (3800w), mas na realidade o kaco injecta mais, pois já vi no contador da edp 3895w, portanto o valor de 3800 é meramente indicativo, não é efectivo...

cumpts.
viva paulol,

é por isto é que gosto deste fórum, desconhecia esse comportamento do kaco.
tal característica só bem mostrar que o kaco acaba por ser um dos inversores mais bem equilibrado.
no passado já tinha falado com um colega que tem kaco sobre o assunto, uma vez que em vez dos 4000w limite tinha no contador 4100 como ponta máxima, nessa altura ficamos convencidos que isso se devia ao facto do inversor contar menos que o contador ( o contador tem cerca de 4,5% a mais que o inversor).
qual o desvio de contagem nessa mp?

cmps,

Avatar do Utilizador

lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: XANTREX/KAKO/KOSTAL; QUAL O MELHOR???

Mensagem por lopes »

jduarte Escreveu:
tcassa Escreveu:ok obrigado. fica então aqui o meu apelo aos usuários aqui do forum... se houver por aqui alguem que tenha a potencia de 4320w (valor aprox.) com seguidor e que queira compartilhar se atinge a potência máxima dos paineis com muita frequência e em que condições e que possa esclarecer... eu só sei que nada sei!
obrigado cumps
tenho acompanhado a mp do pedro lopes (http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... 3&start=20) no site http://www.solar.zezere.com/, tem 4140w em seguidor e nos dias de sol que tivemos na semana passada os picos diários estiveram entre os 3500 e 3550.
como o kaco apresenta um rendimento médio na casa dos 93,5%, concluiu-se que os paineis entregam 3750 a 3800w, o que aponta para uma perda de 340 a 390w em relação à potência nominal nesta altura do ano.
claro que ainda não temos os 1000w/m2 das condições stc, mas quando os tivermos devemos ter temperaturas superiores a 25 graus...
hoje por exemplo com o sol a espreitar por entre as nuvens o pico máximo chegou aos 3800w ( e só não ultrapassou porque o kaco corta), logo os paineis entregavam nessa altura mais de 4050w ao inversor, aproximando-se assim da potência nominal.
só por curiosidade hoje os meus chinocas chegaram a entregar 4151w ao inversor quando só tenho 4125w nominais instalados!

cmps,
boas, desculpem lá não me ter pronunciado ainda, mas estes ultimos dias têm andado complicado, o que vale é tenho pessoal atento à minha mp!
e acho que está tudo dito... picos máximos de 3800w tive por exemplo uns periodos ontem entre algumas abertas, regra geral e como já foi dito... está abaixo disso, mesmo num dia repleto de sol (tendo em conta que só tenho 4140w instalados).
quanto ao injectar mais na rede do que realmente o kaco indica, também confirmo.
abraço,


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: XANTREX/KAKO/KOSTAL; QUAL O MELHOR???

Mensagem por PaulOL »

jduarte Escreveu:
paulol Escreveu: boas!

é preciso ter em atenção que o kaco em termos de registo fica-se por aí (3800w), mas na realidade o kaco injecta mais, pois já vi no contador da edp 3895w, portanto o valor de 3800 é meramente indicativo, não é efectivo...

cumpts.
viva paulol,

é por isto é que gosto deste fórum, desconhecia esse comportamento do kaco.
tal característica só bem mostrar que o kaco acaba por ser um dos inversores mais bem equilibrado.
no passado já tinha falado com um colega que tem kaco sobre o assunto, uma vez que em vez dos 4000w limite tinha no contador 4100 como ponta máxima, nessa altura ficamos convencidos que isso se devia ao facto do inversor contar menos que o contador ( o contador tem cerca de 4,5% a mais que o inversor).
qual o desvio de contagem nessa mp?

cmps,

boas jduarte,

o desvio, em termos médios, anda em + 2,15% no contador edp/kaco!...

cumpts,


Autor do tópico
tcassa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 39
Registado: quinta mar 17, 2011 2:55 pm

Re: XANTREX/KAKO/KOSTAL; QUAL O MELHOR???

Mensagem por tcassa »

quantas strings tem o kako? eu penso que é apenas uma. a confirmar-se nãovai servir para a minha instalação
cumps


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: XANTREX/KAKO/KOSTAL; QUAL O MELHOR???

Mensagem por JDuarte »

tcassa Escreveu:quantas strings tem o kako? eu penso que é apenas uma. a confirmar-se nãovai servir para a minha instalação
cumps
quer o xantrex, quer o kaco funciona com uma string real (um só mpt). o xantrex possui entrada para duas strings, o kaco para três (julgo eu), mas estas são colocadas em paralelo dentro do inversor em ambos.
no meu caso, tenho 15 strings em paralelo fora do inversor, que são entregues ao inversor como se fosse uma só.

quanto ao facto das mps com kaco terem potências superiores no contador a 3800w, segundo a própria kaco deve-se às diferenças de calibração. no caso do paulol se consideramos o desvio de 2,5%, temos que 3800+2,5% dá 3895w de máximo.

cmps,


Autor do tópico
tcassa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 39
Registado: quinta mar 17, 2011 2:55 pm

Re: XANTREX/KAKO/KOSTAL; QUAL O MELHOR???

Mensagem por tcassa »

isso permite então ao xantrex obter resultados semelhantes aos do kako!?


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: XANTREX/KAKO/KOSTAL; QUAL O MELHOR???

Mensagem por JDuarte »

tcassa Escreveu:isso permite então ao xantrex obter resultados semelhantes aos do kako!?
o rendimento do xantrex anda entre os 95 e 96%, excepto quando existe uma variação muito brusca na potência dc e pelo que vejo nas outras mps que têm dados online o kaco ronda os 93-94%.
outra vantagem para o xantrex é o facto de não cortar nos 3800w...

mas o kaco para além de suportar mais potência em paineis, não tem consumo nocturno e suporta melhor tensões de rede elevadas (por defeito vai até aos 264v em vez dos 260 máximos do xantrex).

cmps,

Responder

Voltar para “Micro-Produção”