FORD PROBE'94
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: FORD PROBE'94
uma pequena volta para a roda uma volta gigante para o automovel.
o prometido link para o video do youtube, não liguem muito aos comentarios, hoje havia uns quantos ajudantes extra.
http://www.youtube.com/watch?v=xpogy0vojea
o prometido link para o video do youtube, não liguem muito aos comentarios, hoje havia uns quantos ajudantes extra.
http://www.youtube.com/watch?v=xpogy0vojea
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Re: FORD PROBE'94
vivam ...
funciona !!!!..parabens..
aguardemos a prova de estrada..
abraços
[***************]
p.s.-estás algo distante..eu vivo em lagoa..mas se for mesmo necessario conta comigo..
pmcbf_ev Escreveu:uma pequena volta para a roda uma volta gigante para o automovel.
o prometido link para o video do youtube, não liguem muito aos comentarios, hoje havia uns quantos ajudantes extra.
http://www.youtube.com/watch?v=xpogy0vojea
funciona !!!!..parabens..
aguardemos a prova de estrada..
abraços
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Re: FORD PROBE'94
parabens, já s vê qualquer coisa.
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Re: FORD PROBE'94
pmcbf_ev Escreveu:uma pequena volta para a roda uma volta gigante para o automovel.
o prometido link para o video do youtube, não liguem muito aos comentarios, hoje havia uns quantos ajudantes extra.
Link
muito bom!
força com o projecto!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
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Re: FORD PROBE'94
muito bom o projecto, achei piada foi ao senhor do "esta m**** esta a deitar fumo pá". muito bem continua assim com o trabalho que é o que se quer.
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Re: FORD PROBE'94
excelente! grande monstro de motor (no bom sentido)!
um regalo para a vista
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Re: FORD PROBE'94
parabens pedro, pena teres uns amigos um pouco exagerados... queriam andar a 50 km/h sobre 12 volts? fumo no motor? quanto muito sobre a pobre bateria que estava cá fora... gostei do led que acusa falta de combustivel, afinal o carro já vem equipado com um sistema de inteligençia artificial - falta mas nao faz falta. chama-se a isso progresso. agora vais entrar na parte mais importante: as baterias e o seu acondicionamento. e no clube dos eleitos. boa continuaçao.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______
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Re: FORD PROBE'94
vivam ...
baterias "moldaveis"..ou seja..tipo baterias pequenas individuais que se interliguem por forma a mais ou menos podermos dar uma forma ao conjunto..não necessariamente impeditivo da existencia de varios conjuntos..
o objectivo é o seguinte (tem a ver com distribuição de peso sem ocupação de espaço util na viatura) :
tenho um tvr griffith 500 de 1993 (igual a este mas em navy-blue) (carro bastante leve..considerando ter um v8..cerca de 1 tonelada) e o que tenho em mente seria ir passar uma quinzena a inglaterra (que é onde o tenho) e converte-lo á religião ve..a venda do motor original (5.0 v8 340hp) e outros componentes doravante desnecessarios render-me-iam o suficiente para a conversão..estadia..despesas de importação/matriculação em portugal..etc..e ainda me sobrariam uns trocos..
para manutenção das performances equiparadas ao ci original tenho de encontrar um motor electrico com mais ou menos a mesma potencia..(prometo não rolar a mais de 160 kms/h na a-22 muitas vezes)..
a questão é que o carro convertido ficaria mais leve cerca de 200kg e a redistribuição dos pesos seria determinante para uma condução eficaz..tenho andado a pensar que a melhor solução passaria por colocar baterias espalhadas pelo carro sem lhe retirar o seu já pouco espaço util disponivel..para isso..e na eventualidade de ser possivel..pensei em colocar baterias :
no fundo das portas..existem cerca de 14 centimetros disponiveis..
nas embaladeiras..cerca de 12 centimetros disponiveis..
nas passagens de roda dianteiras..cerca de 8 dm3 disponiveis..
duma penada resolveria o congénito problema de frente algo pesada (não tem direcção assistida) versus uma trazeira algo leve e solta se apenas com um ocupante..é um carro para partilhar em boa companhia..de preferencia de peso..
resumindo..antes de ponderar avançar preciso de saber se existem baterias ou esquemas de baterias que se adequem ao que pretendo..já agora se alguem souber dum motor....
abraços
[***************]
bluesky..eu ando cá com umas ideias e talvez me possas ajudar já que nisto de baterias e tal tens muito mais conhecimentos que eu..bluesky Escreveu: agora vais entrar na parte mais importante: as baterias e o seu acondicionamento. e no clube dos eleitos. boa continuaçao.
baterias "moldaveis"..ou seja..tipo baterias pequenas individuais que se interliguem por forma a mais ou menos podermos dar uma forma ao conjunto..não necessariamente impeditivo da existencia de varios conjuntos..
o objectivo é o seguinte (tem a ver com distribuição de peso sem ocupação de espaço util na viatura) :
tenho um tvr griffith 500 de 1993 (igual a este mas em navy-blue) (carro bastante leve..considerando ter um v8..cerca de 1 tonelada) e o que tenho em mente seria ir passar uma quinzena a inglaterra (que é onde o tenho) e converte-lo á religião ve..a venda do motor original (5.0 v8 340hp) e outros componentes doravante desnecessarios render-me-iam o suficiente para a conversão..estadia..despesas de importação/matriculação em portugal..etc..e ainda me sobrariam uns trocos..
para manutenção das performances equiparadas ao ci original tenho de encontrar um motor electrico com mais ou menos a mesma potencia..(prometo não rolar a mais de 160 kms/h na a-22 muitas vezes)..
a questão é que o carro convertido ficaria mais leve cerca de 200kg e a redistribuição dos pesos seria determinante para uma condução eficaz..tenho andado a pensar que a melhor solução passaria por colocar baterias espalhadas pelo carro sem lhe retirar o seu já pouco espaço util disponivel..para isso..e na eventualidade de ser possivel..pensei em colocar baterias :
no fundo das portas..existem cerca de 14 centimetros disponiveis..
nas embaladeiras..cerca de 12 centimetros disponiveis..
nas passagens de roda dianteiras..cerca de 8 dm3 disponiveis..
duma penada resolveria o congénito problema de frente algo pesada (não tem direcção assistida) versus uma trazeira algo leve e solta se apenas com um ocupante..é um carro para partilhar em boa companhia..de preferencia de peso..
resumindo..antes de ponderar avançar preciso de saber se existem baterias ou esquemas de baterias que se adequem ao que pretendo..já agora se alguem souber dum motor....
abraços
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Re: FORD PROBE'94
alteração suporte motor e eixo transmissão direito
fiz as alterações que tinha descrito anteriormente e pareçe-me ter ficado tudo bastante bem.
com estas alterações é agora possivel ajustar ao milimetro os alinhamentos e de acordo com as minhas medições está perfeito.
o eixo, que era minha maior preocupação, com a ligação ao parafuso do suporte central, fica muito bem fixo e também de acordo com as minhas medições, alinhado. tanto o eixo direito como o esquerdo estão muito leves, julgo que até mais leves do que quando o carro tinha o motor ci, apenas com a força de uma mão é possivel faze-los girar.
as fotos :
fiz as alterações que tinha descrito anteriormente e pareçe-me ter ficado tudo bastante bem.
com estas alterações é agora possivel ajustar ao milimetro os alinhamentos e de acordo com as minhas medições está perfeito.
o eixo, que era minha maior preocupação, com a ligação ao parafuso do suporte central, fica muito bem fixo e também de acordo com as minhas medições, alinhado. tanto o eixo direito como o esquerdo estão muito leves, julgo que até mais leves do que quando o carro tinha o motor ci, apenas com a força de uma mão é possivel faze-los girar.
as fotos :
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Re: FORD PROBE'94
fernando, esse tvr é bem lindo e tem todos os atributos para se transformar num excelente veiculo electrico, mas nao vai ficar barato. o especialista em baterias é o jmal e poucas duvidas tenho que ele construiria-te modulos configurados à tua carroçaria, mas penso que seria um erro porque os modulos de baterias são para ser substituidos quando chega a altura deles. no teu caso usaria 4 motores electricos às rodas (hubs) e as baterias e controladores ficariam na zona do motor tradicional.
pedro, na minha modesta opiniao está espetacular. pareçe que ja o vejo a fazer pioes na marginal...
pedro, na minha modesta opiniao está espetacular. pareçe que ja o vejo a fazer pioes na marginal...
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Re: FORD PROBE'94
não sei se já conhecem a conversão de um honda s2000 que imagino que seja muito semelhante a esse tvr, se não fica aqui http://s2kev.blogspot.com/
mesmo com baterias de litio o eixo traseiro ficou quase com o peso máximo permitido e pelas imagens penso que não caberiam muito mais baterias...

concordo que agora vai começar a parte mais complicada para o pmcbf, mas agr já não podes desistir
continua com o bom trabalho e boa sorte!
[[]]
mesmo com baterias de litio o eixo traseiro ficou quase com o peso máximo permitido e pelas imagens penso que não caberiam muito mais baterias...

concordo que agora vai começar a parte mais complicada para o pmcbf, mas agr já não podes desistir
continua com o bom trabalho e boa sorte!
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13000km a electrões
Sócio nº 60
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Re: FORD PROBE'94
vivam ..
quanto á hipotese do tvr..novidades..se vierem a haver..expo-las-ei aqui..mas uma outra oportunidade de negocio paira no ar (dei uma volta pelo mercado e vale muito mais que o que eu pensava..a income tax relembrou-me a sua existencia)..
quanto ao probe do pmcvb_ev :
parece que a transmissão está muito bem fixa..não parece ?..mas não está..
dos maiores momentos (torque) que uma transmissão sofre o arranque e aceleração são exemplos..há que considerar a inercia e a sua ultrapassagem..
junta a isso a vibração propagada pelo piso em que se rola..
não pretendo passar ou transparecer pessimismo..apenas pretendo alertar para factos fisicos da area automovel..e..fazendo figas para que esteja enganado..não acredito que esse suporte esteja preparado para suportar as forças que sobre ele irão incidir..(quase que visualizo o completo empeno da chapa no local em que suporta o apoio da transmissão)..
mas aguardemos o veredicto da prova de estrada..
abraços
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quanto á hipotese do tvr..novidades..se vierem a haver..expo-las-ei aqui..mas uma outra oportunidade de negocio paira no ar (dei uma volta pelo mercado e vale muito mais que o que eu pensava..a income tax relembrou-me a sua existencia)..
quanto ao probe do pmcvb_ev :
parece que a transmissão está muito bem fixa..não parece ?..mas não está..
dos maiores momentos (torque) que uma transmissão sofre o arranque e aceleração são exemplos..há que considerar a inercia e a sua ultrapassagem..
junta a isso a vibração propagada pelo piso em que se rola..
não pretendo passar ou transparecer pessimismo..apenas pretendo alertar para factos fisicos da area automovel..e..fazendo figas para que esteja enganado..não acredito que esse suporte esteja preparado para suportar as forças que sobre ele irão incidir..(quase que visualizo o completo empeno da chapa no local em que suporta o apoio da transmissão)..
mas aguardemos o veredicto da prova de estrada..
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Re: FORD PROBE'94
http://www.evsource.com/tls_warp9.php
fernando, o warp 9 pesa somente 65 kg (bem mais ligeiro que um motor classico) e gera um torque de 16 kgm, o suporte é em aço... além disso a falha nao é critica, levei à garagem uma berlingo com um suporte de motor rebentado e só cria uma grande chiadeira, facil de constactar e facil de resolver. claro que desejo que este carro rebente com tudo, a autonomia, o suporte (eh eh), as melhores espectativas, a velocidade maxima, o gozo etc...
fernando, o warp 9 pesa somente 65 kg (bem mais ligeiro que um motor classico) e gera um torque de 16 kgm, o suporte é em aço... além disso a falha nao é critica, levei à garagem uma berlingo com um suporte de motor rebentado e só cria uma grande chiadeira, facil de constactar e facil de resolver. claro que desejo que este carro rebente com tudo, a autonomia, o suporte (eh eh), as melhores espectativas, a velocidade maxima, o gozo etc...
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Re: FORD PROBE'94
baterias
vai ser longo…
é um tema difícil mas vamos já abreviar, a decisão está tomada lifepo4 thunder sky lfp-100aha. 45 células para o pack de 144v.
passamos a segunda fase, como compra-las com garantia e pelo mais baixo preço possivel ?
a thunder sky, como muitos devem saber, têm uma política de preços por escalões e leva sempre algum tempo a responder. como em muitos outros casos o melhor preço, de certeza, não vamos obter directamente da fábrica, no meu entender o que temos de procurar é os melhores clientes da fábrica (sejam eles distribuidores ou fabricantes de qualquer tipo de produto que inclua as baterias da ts).
seguindo este critério pesquisei até conseguir encontrar 3 empresas: uma empresa italiana de veículos eléctricos, uma finlandesa de sistemas de potência auxiliar (em diversos locais esta empresa é até referida como representante da ts para a europa) e um revendedor nos estados unidos.
sem grandes surpresas a empresa americana foi a primeira a responder e julgo que dificilmente será possível encontrar melhor, mas teremos de aguardar. basicamente o que a evcomponents faz é organizar compras de vários particulares, de forma a alcançar o desconto máximo de fábrica, e provavelmente ainda mais alguma coisa.
a cotação da evcomponents é de $1,10/ah, com os acessórios necessários a união das diversas células incluídos neste preço. não inclui transporte, taxas e impostos. a expedição é directa da fábrica (china) para portugal e a próxima saída está programada para dia 28 de julho.
aguardo que me informem o custo do transporte que numa primeira informação me deram como ideia um valor de $250 a $300. para o transporte e taxas quanto maior for a compra menor será a incidência sobre cada uma das células, ou seja, alguém precisa de baterias ?
ainda aguardo pelas cotações de itália e finlândia, quase de certeza a de itália vai chegar amanha.
cumps
pedro
vai ser longo…
é um tema difícil mas vamos já abreviar, a decisão está tomada lifepo4 thunder sky lfp-100aha. 45 células para o pack de 144v.
passamos a segunda fase, como compra-las com garantia e pelo mais baixo preço possivel ?
a thunder sky, como muitos devem saber, têm uma política de preços por escalões e leva sempre algum tempo a responder. como em muitos outros casos o melhor preço, de certeza, não vamos obter directamente da fábrica, no meu entender o que temos de procurar é os melhores clientes da fábrica (sejam eles distribuidores ou fabricantes de qualquer tipo de produto que inclua as baterias da ts).
seguindo este critério pesquisei até conseguir encontrar 3 empresas: uma empresa italiana de veículos eléctricos, uma finlandesa de sistemas de potência auxiliar (em diversos locais esta empresa é até referida como representante da ts para a europa) e um revendedor nos estados unidos.
sem grandes surpresas a empresa americana foi a primeira a responder e julgo que dificilmente será possível encontrar melhor, mas teremos de aguardar. basicamente o que a evcomponents faz é organizar compras de vários particulares, de forma a alcançar o desconto máximo de fábrica, e provavelmente ainda mais alguma coisa.
a cotação da evcomponents é de $1,10/ah, com os acessórios necessários a união das diversas células incluídos neste preço. não inclui transporte, taxas e impostos. a expedição é directa da fábrica (china) para portugal e a próxima saída está programada para dia 28 de julho.
aguardo que me informem o custo do transporte que numa primeira informação me deram como ideia um valor de $250 a $300. para o transporte e taxas quanto maior for a compra menor será a incidência sobre cada uma das células, ou seja, alguém precisa de baterias ?
ainda aguardo pelas cotações de itália e finlândia, quase de certeza a de itália vai chegar amanha.
cumps
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Re: FORD PROBE'94
primeiro o warp, agora as thundersky.. ok ja percebi, queres dar um ataque cardiaco a alguem, pá! superar isso vai ser dificil, quiçá um warp 13 com umas nanosafe... temos que reunir o pessoal e combinar o fim destas obscenas montagens electricas... o toze deve andar com as orelhas a arder e com razão, talvez fosse melhor voltarmos aos velhos carochas e minis com baterias industriais de tracçao
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Re: FORD PROBE'94
pmcbf_ev acho que a configuração com essas baterias vais ter alguma sobrecarga nelas, e provavelmente quem te deu orçamentos te alertou para isso, elas aguentam até 3c, neste caso 300 amperes contínuos, mas de a descarga ideal é de 1c ou 100 amperes, ora pelos cálculos a 45 células = 144 v * 100 amperes = 14400 watts ou 14.4 kw contínuos, isto parece-me um pouco baixo para o peso e tamanho do ford.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
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Re: FORD PROBE'94
ando por aqui com 2 projetos em paralelo mas felizmente ou infelizmente vou usar baterias odyssey 2150
, e porque?
porque são mais baratas, apesar de não ficarem mais baratas a longo prazo...
não têm manutenção
podem suportar descargas brutais
vou montar geradores a gasolina para backup
já fiz alguns testes e é por ai que vou apostar agora.
tenho andado desaparecido mas muito ocupado...em breve dou mais noticias verdes...
em relação as baterias já pediste cotações ao jmal?
tenho ideia dos preços serem bons.
bluesky Escreveu:primeiro o warp, agora as thundersky.. ok ja percebi, queres dar um ataque cardiaco a alguem, pá! superar isso vai ser dificil, quiçá um warp 13 com umas nanosafe... temos que reunir o pessoal e combinar o fim destas obscenas montagens electricas... o toze deve andar com as orelhas a arder e com razão, talvez fosse melhor voltarmos aos velhos carochas e minis com baterias industriais de tracçao
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Re: FORD PROBE'94
também acho essas baterias um pouco limitadas, e para andarem sempre no limite...já se sabe o futuro.jmal Escreveu:pmcbf_ev acho que a configuração com essas baterias vais ter alguma sobrecarga nelas, e provavelmente quem te deu orçamentos te alertou para isso, elas aguentam até 3c, neste caso 300 amperes contínuos, mas de a descarga ideal é de 1c ou 100 amperes, ora pelos cálculos a 45 células = 144 v * 100 amperes = 14400 watts ou 14.4 kw contínuos, isto parece-me um pouco baixo para o peso e tamanho do ford.
o ideal seria um sistema com a123, já se arranjam a um preço pouco mais elevado do que essas thunder sky.
Diario de bordo da Chopper
E-Chopper(White): :badgrin:
Motor: Hub 1,2KW c\ DELTA/WYE
Controller by e-crazyman
Twist Grip by Crystalyte
Battery by A123(26650A) and SONY KONION(US18650V)
E-Chopper(White): :badgrin:
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Controller by e-crazyman
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Re: FORD PROBE'94
baterias
de momento não tenho grandes avanços no carro, estou a trabalhar nas medições e na melhor forma de colocar as baterias.
de 5 em 5 minutos lembro-me de uma nova configuração e volta tudo ao principio.
nas fotos está uma das possiveis soluções, das que reune mais votos entre toda a equipa. tento equilibrar o mais possivel o peso, mas tendo em conta que cada bloco de 5 celulas pesa 16kg de certeza que qualquer que seja a configuração não vai desequilibrar muito o carro.
não sou um grande entendido sobre a tecnologia de baterias e particularmente destas lifepo4, mas ficam umas notas ao que disse o jmal, tendo por base informações de outros utilizadores e da propria ts.
a corrente maxima de descarga é de 10c, ou seja neste caso 1.000a, isto é o que a ts chama de impulse e penso que será fornecida por menos de 1 segundo.
a corrente constante de descarga maxima é de 3c ou seja 300a e aqui ao que pareçe também é apenas por alguns segundos, pois a tensão das celulas acaba por descer ao seu limite inferior (2,5v) ao fim de algum (pouco) tempo.
para assegurar a protecção das baterias temos o bms (as placas electronicas incluidas no sistema da belktronix) e segundo relatos de alguns utilizadores, que têm sistemas muito semelhantes ao que estou a montar, na pratica o que aconteçe é que quando carregamos a fundo repentinamente no acelarador este sistema acaba por "cortar" a alimentação , pois as celulas descem abaixo dos 2,5v, que é a tensão de corte do sistema bms.
no sistema da belktronix, para evitar esta situação temos um controle de acelaração, que será necessario calibrar e que é diferente para cada sistema, a calibração faz-se através de umas resistencias que vamos trocando até conseguirmos a melhor acelaração possivel sem corte.
cumps
pedro
p.s estes "posts" começam a ficar muito grandes, sorry...
de momento não tenho grandes avanços no carro, estou a trabalhar nas medições e na melhor forma de colocar as baterias.
de 5 em 5 minutos lembro-me de uma nova configuração e volta tudo ao principio.
nas fotos está uma das possiveis soluções, das que reune mais votos entre toda a equipa. tento equilibrar o mais possivel o peso, mas tendo em conta que cada bloco de 5 celulas pesa 16kg de certeza que qualquer que seja a configuração não vai desequilibrar muito o carro.
não sou um grande entendido sobre a tecnologia de baterias e particularmente destas lifepo4, mas ficam umas notas ao que disse o jmal, tendo por base informações de outros utilizadores e da propria ts.
a corrente maxima de descarga é de 10c, ou seja neste caso 1.000a, isto é o que a ts chama de impulse e penso que será fornecida por menos de 1 segundo.
a corrente constante de descarga maxima é de 3c ou seja 300a e aqui ao que pareçe também é apenas por alguns segundos, pois a tensão das celulas acaba por descer ao seu limite inferior (2,5v) ao fim de algum (pouco) tempo.
para assegurar a protecção das baterias temos o bms (as placas electronicas incluidas no sistema da belktronix) e segundo relatos de alguns utilizadores, que têm sistemas muito semelhantes ao que estou a montar, na pratica o que aconteçe é que quando carregamos a fundo repentinamente no acelarador este sistema acaba por "cortar" a alimentação , pois as celulas descem abaixo dos 2,5v, que é a tensão de corte do sistema bms.
no sistema da belktronix, para evitar esta situação temos um controle de acelaração, que será necessario calibrar e que é diferente para cada sistema, a calibração faz-se através de umas resistencias que vamos trocando até conseguirmos a melhor acelaração possivel sem corte.
cumps
pedro
p.s estes "posts" começam a ficar muito grandes, sorry...
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