Energia no prédio

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder

Autor do tópico
airjoni
Membro
Membro
Registado: sexta jul 03, 2009 10:14 pm

Energia no prédio

Mensagem por airjoni »

boas camaradas...
tenho uma duvida pertinente que espero que me possam ajudar.
vivo num prédio de 6 andares com dois elevadores, escada independente dos patamares de acesso aos elevadores e garagem com dois pisos. a duvida persiste no facto de querer instalar energia fotovoltaica no prédio de forma a "alimentar" o mesmo, somente nos locais que referi anteriormente. quantos paineis fotovoltaicos tenho de instalar e o conversos adequado para a referida alimentação?

obrigado pela ajuda camaradas,

abraço "energético"

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Re: Energia no prédio

Mensagem por serges »

boas

tenho exactamente o mesmo tipo de prédio mas creio que seria de todo muito difícil já que o investimento é avultado, talvez para iluminação do mesmo já seria uma opção agora os elevadores...

mas aguarda mais opiniões.
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Autor do tópico
airjoni
Membro
Membro

Mensagem por airjoni »

obrigado pela ajuda. mas o que dizes se pôr 8 paineis fotovoltaicos de 180w e um conversor sma sunny boy 2100tl ? achas que iria resultar ? tem em conta que a luzes acendem patamar a patamar, funcionam com senssores.

serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

eh eh

exactamente como o meu, terias de ter em conta qual o tipo de lampada a instalar, atenção que eu por exemplo tenho de halogeneo e são umas gastadoras de primeira apanha...
Mapa dos pontos de carga

brunojsn
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta jan 23, 2009 6:55 pm

Mensagem por brunojsn »

não sei em que nível estão a nível de eficiencia energética, mas lembro só que os paineis fotovoltaicos são um balurdio e que no inverno pouco ou nada produzem (tenho 3 candeeiros solares e sei bem do que falo).

antes de se colocar a instalação de paineis recomento vivamente uma aposta bem séria na eficiência energética do prédio.

. colocação de lâmpadas led (consomem 10x menos que as normais).

. separação da iluminação por andares e instalação de sensores de movimento.

. se necessário substituir o sistema de iluminação por candeeiros que iluminem directamente caso o prédio possua iluminação indirecta.

. campanha de sensibilização para a diminuição do uso do elevador.

mesmo assim, se instalarem paineis para fazer a iluminação já seria um grande feito. os elevadores consomem aos kilowatts de cada vez. nem quero imaginar o que seria preciso em paineis para alimentar um elevador.

brunojsn
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por brunojsn »

só para ter uma ideia, paguei 60 euros por um painel fotovoltaico que me alimenta uma lâmpada flurescente de 7w 3 horas por dia no verão. e 30 euros pela lâmpada e bateria.

e no inverno este candieeiro nem acende...

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

brunojsn Escreveu:só para ter uma ideia, paguei 60 euros por um painel fotovoltaico que me alimenta uma lâmpada flurescente de 7w 3 horas por dia no verão. e 30 euros pela lâmpada e bateria.

e no inverno este candieeiro nem acende...
será que no inverno ele recebe luz solar, mesmo com nuvens o painel produz alguma energia, cerca de 30 % do seu máximo.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

brunojsn
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por brunojsn »

30% do seu máximo em dias nublados??? que paineis? os meus não!

30% do seu máximo produzem eles num dia de sol de inverno. o sol do verão tem uma potência muito maior.

sem luz directa, nenhum dos meus candeeiros acende.

ps. os candeeiros são de marcas e sistemas diferentes.

ps2. o máximo dos paineis só é produzido quando a luz solar inside a 90º na perpendicular sobre o painel. segundo o ineti, um painel produz em média por dia 5x a sua potência máxima se estiver correctamente inclinado a 37º a sul. ou seja, um painel de 5 w, produzirá em média 25wh por dia.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

brunojsn Escreveu:30% do seu máximo em dias nublados??? que paineis? os meus não!

30% do seu máximo produzem eles num dia de sol de inverno. o sol do verão tem uma potência muito maior.

sem luz directa, nenhum dos meus candeeiros acende.

ps. os candeeiros são de marcas e sistemas diferentes.

ps2. o máximo dos paineis só é produzido quando a luz solar inside a 90º na perpendicular sobre o painel. segundo o ineti, um painel produz em média por dia 5x a sua potência máxima se estiver correctamente inclinado a 37º a sul. ou seja, um painel de 5 w, produzirá em média 25wh por dia.
no verão produz mais não pela incidência solar, mas sim porque tem mais horas de sol, a incidência de sol no inverno produz a mesma energia, isto porque o painel não aquece tanto e mantêm a resistência ao mínimo, mas como temos mais nuvens de inverno é natural que produza menos, mas nada tem a ver com a incidência solar, estou a falar de painéis mono cristalinos.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Nuno Veloso
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta mai 15, 2009 2:41 pm

Mensagem por Nuno Veloso »

brunojsn Escreveu:
acho isso muito estranho, a inclinação para maior rendimento ao longo do ano é de +10º do que a latitude do local onde te encontras. ao longo do ano, se fôr para usar só no verão é +5º.

Autor do tópico
airjoni
Membro
Membro

Mensagem por airjoni »

boas camaradas....

já percebi que a minha pergunta é bastante pertinente e que posso já tirar umas ilações acerca da matéria. é consensual que energia fotovoltáica não é a melhor medida a aplicar, pois no que toca a elevadores, nem vale apena falar. segundo alguns dados e pelas minhas contas também, só em material seriam gastos entre 8 a 9 mil euros, o que diga-se de passagem para um conduminio comum é muito dinheiro. e o rendimento dos paineis não seria o esperado em diferentes épocas do ano.
chego por fim a esta conclusão. contudo, esta questão cria muito debate de ideias e seria uma pena acabar com a mesma discução, amistosa e cordial claro está, da mesma.
a todos um muito obrigado pelos esclarecimentos, pois é nesta troca de ideias que vamos aprendendo e construindo um futuro melhor, e de melhor qualidade de vida.
abraço

serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

boas,

a unica forma será mesmo a racionalização da energia, algo que tenho feito é quando funde uma lampada de halogeneo faço a substituição por uma mais fraca, originalmente existiam de 50w e estão a ser trocadas por de 5w pois chegam perfeitamente e algumas por de led!

os elevadores já é mais controvérsio pois nem todos estão interessados na "ecologia" oram chamam os 2 ou simplesmente brincam...

enfim fazer as pessoas subirem pelas escadas era bonito mas...
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Geral”